• Nenhum resultado encontrado

Capitulo 6. Coleta definitiva

6.1. Organização dos dados disponibilizados

Realizamos primeiramente a leitura integral das entrevistas, de forma a tomarmos conhecimento da totalidade do material coletado, bem como as peculiaridades inerentes à fala de cada participante.

Esta leitura inicial nos indicou que, para melhor aproveitamento de todo o material disponibilizado, deveríamos organizá-lo de forma que o fundamento para constituição das categorias de análise não estivesse limitado à resposta de apenas uma pergunta, mas considerasse o conjunto e a dinâmica de argumentação do participante durante toda a entrevista.

Isso porque ficou cada vez mais claro que, apesar de cada pergunta ter sido cuidadosamente planejada para a abordagem de um assunto específico, por muitas vezes nas respostas percebemos ampla quantidade de informações que não dizem respeito ao tema por ela suscitado, mas que podem complementar nossa compreensão sobre outros temas abordados mesmo em questionamento posterior.

É o que podemos observar neste exemplo:

E – Para o Sr, como é que poderia ser definida professor, a História no ensino fundamental?

P09 – Então, nós procuramos passar pra eles que a História é uma ciência que estuda o tempo através dos seus fatos históricos, das suas ocorrências, que vão transmitindo um pouco do que acontece no presente e pra que a pessoa possa tomar algumas definições no futuro, então, através da História, eles vão... o individuo consegue se situar no tempo que está hoje, já se preparando para a vida dele futura. É isso o que nós procuramos transmitir pra eles. É... você trabalha com a fonte histórica...é.... exemplos da família, o álbum de família, o registro, o qual ele vai desenvolvendo mais rápido a noção do que é a questão de se ter a História.

Como é possível perceber, a pergunta cumpre bem seu objetivo, possibilitando-nos contemplar a expressão do professor entrevistado sobre o tema “História para o Ensino Fundamental”, neste momento por ele conceituada como “ciência que estuda o tempo através dos seus fatos históricos, das suas ocorrências”.

No entanto, o complemento de sua resposta possibilita-nos ainda estudar outros temas que até aquele momento não eram abordados pelo entrevistador, entre os quais:

A importância da História: “pra que a pessoa possa tomar algumas definições no futuro, então, através da História, eles vão... o individuo consegue se situar no tempo que está hoje, já se preparando para a vida dele futura”.

E ainda o método para ensino de História: “você trabalha com a fonte histórica... é... exemplos da família, o álbum de família, o registro, o qual ele vai desenvolvendo mais rápido a noção do que é a questão de se ter a História”.

Um outro detalhe observado durante esta leitura integral, foi a grande quantidade de palavras, conectivos ou frases inconclusas, que foram expressas pelos entrevistados no momento em que construíam o pensamento fundamental para a emissão de sua resposta às perguntas e que constam no material de análise como garantia de fidelidade na transcrição da fala dos participantes, conforme o exemplo:

E – Como poderia ser definida a História no Ensino Fundamental? O que que é a História no Ensino Fundamental?

P7 - então, é...hoje eu acho que o ensino de história na... no ensino fundamental é...ai...[risos] ...

Estes itens que podem inclusive ser objetos de estudo em momento posterior, se dispostos no trabalho em sua totalidade, certamente agregariam uma quantidade considerável de material não aproveitável ao nosso objetivo central, logo deveriam ser excluídos no momento da análise para maior transparência e localização dos temas abordados pelos participantes na entrevista.

Conhecendo essas duas principais características inerentes ao nosso material, estudamos então as melhores possibilidades de sua organização para o máximo aproveitamento da riqueza de informações que disponibiliza.

Desta forma, realizamos primeiramente a exclusão dos itens citados e logo após a alocação do material resultante em quadros que dispostos paralelamente, deveriam indicar o código do participante emissor da resposta, o número de cada pergunta, as respostas e, para as entrevistas realizadas com os professores, o momento de reflexão a qual esta se refere, já que nestas, abordamos as “Condições Anteriores e Posteriores” à matricula e frequência dos alunos com deficiência intelectual nas escolas regulares.

Momento da reflexão (para entrevista com os professores)

Código do Participante Número da

Considerando a grande diversidade de temas19 suscitados pelas perguntas ou abordados pelos participantes (como nos apontou a leitura integral das entrevistas), após dispor todo o material nesta ordem procuramos sinalizar com uso de cores iguais, os trechos das entrevistas onde os participantes expressam suas idéias sobre um mesmo tema.

Realizada esta identificação, o conjunto de temas localizados foi intitulado de forma que pudesse representar de forma exata a que se refere. Estes títulos foram então agrupados em legendas para facilitar sua localização em meio à totalidade do material, conforme segue:

Após identificação e localização dos temas tratados pelos participantes no contexto integral das entrevistas, passamos à sua análise individual, agrupando e elencando em tabela específica para cada tema, os conteúdos20 e o número de vezes que estes são referenciados pelos grupos participantes.

Consideramos que, ao conhecer a reincidência de citações de mesmo conteúdo, podemos chegar a um efetivo e sustentável caminho para construção das categorias de análise.

19 Assunto sobre o qual a resposta faz referência.

20 Precisamente o que cada participante diz sobre um tema específico em sua resposta.

Entrevista - Professores (Condições Anteriores) 1 Definição de História 2 Importância da História 3 Habilidades necessárias 4 Método de ensino 5 Avaliação 6 Êxito X Dificuldades Entrevista – Alunos 1 Estar na escola

2 Razão Estar ou Não na Escola

3 O que gosta na escola

4 Amizades na escola

5 Como prefere estudar

6 Como estuda

7 Matéria que gosta / Razão

8 Matéria de que não gosta / Razão

9 Sobre História / Razão

10 Sobre aprender História

11 Método de ensino

12 Para aprender

13 Êxito

14 Ser bom aluno /razão

15 Avaliação do professor

16 Exemplo de Êxito

17 Perspectiva

Entrevista - Professores (Condições Posteriores)

7 Implicações da matrícula (D.I)

8 Habilidades necessárias (D.I)

9 Método de Ensino (D.I)

10 Avaliação (D.I)

11 Êxito (D.I)

12 Melhor experiência (D.I)

13 Sugestão ensino (D.I)

14 Esclarecimento