• Nenhum resultado encontrado

Organização e gestão

No documento TESE MESTRADO SÃO FINAL Júlio Quintas (páginas 80-84)

CAPÍTULO IV – ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

4.4. Análise dos resultados obtidos

4.4.7. Organização e gestão

Como se pode observar no gráfico seguinte (gráfico 1), 70% das mulheres pesquisadas não têm um plano de negócio, fazem-no de forma empírica e sem nenhum documento escrito. Têm tudo definido na cabeça. Realizam gastos diários para as suas famílias sem um apontamento de controlo de gastos. A sua gestão é muito liberal.

Gráfico 1: Realização do planeamento do negócio

Estrutura de um plano de negócio

Sem Estrutura de um plano de negócio

68

Apenas 30% afirmaram terem um plano de negócios, mas sem uma estrutura técnica, outras dizem não terem uma estrutura, mais que todas as manhãs antes de começar a vender fazem um plano contabilizando o que vai vender, gastos num caderno de entradas e saídas.

A única preocupação que têm é não gastar todo o dinheiro investido, sendo importante manter o investimento inicial. Ao analisarmos o aspecto plano podemos afirmar que é este o grupo que corre maior risco de entrar na falência. É este grupo que apresenta menos possibilidade de sair do informal para o mercado formal. Por um lado, o baixo nível de escolaridade que estas mulheres têm dificulta a execução de um plano de negócios e, por outro lado, a pouca cultura que se tem para fazer uma planificação, são, entre outros, os factores que fazem com que estas mulheres não planifiquem as suas actividades.

As mulheres que têm um plano de negócio apresentam maior possibilidade de crescimento do que aquelas que não têm um plano. O controlo de gastos ajuda-as a conter despesas, a controlar os lucros, sendo o grupo de mulheres que mais se organizam em associações, o que lhes garante uma menor probabilidade de entrar em falência, e uma maior possibilidade de transitar do mercado informal para o formal.

A administração correcta de um plano de negócio envolve dois aspectos fundamentais. O primeiro aspecto a ser considerado é a sistematização entre entradas e saídas de caixa (fluxo de caixa). Quando mais previsíveis forem as entradas e as saídas dos gastos, menor será os riscos de não cumprir o planificado. O segundo aspecto refere-se ao nível de actividade das vendas. À medida que o volume de vendas aumenta é necessário um aprimorar constante o plano de negócios.

O gráfico seguinte (gráfico 2) mostra que são poucas ainda as mulheres que se associaram a um grupo solidário. A falta de um plano de negócio, o individualismo, o medo de não conseguir honrar os compromissos, a burocracia dos bancos motivadas pelas políticas restritivas, a falta de uma política clara em relação mercado informal são os factores invocados pelas nossas entrevistadas.

69

Gráfico 2: Associação em grupo solidário

Mas dentro das próprias vendedoras existem grupos de mulheres que fazem o que elas próprias designam “Kixikila”, que quer dizer depósito de um valor mensal estipulado pelo grupo que é dividido no final de cada ano para cada participante. Infelizmente estas organizações ainda não são reconhecidas por não possuírem nenhum documento legal que as habilite como sendo uma associação. A burocracia, os custos e o tempo da legalização tornam estas iniciativas isoladas no círculo dos mercados informais.

Relativamente à intenção da formalidade, 95% de mulheres entrevistadas sonham deixar o mercado informal (gráfico). Mas o nível de organização, as estruturas dos seus negócios, a falta de planos, aliados à fraca colaboração e reconhecimento desta actividade pelo governo torna este sonho longe de acontecer. Um dos caminhos para isso acontecer implica uma melhor organização das mulheres e dos seus negócios, fazendo planos e associando-se a cooperativas. Mas passa, também, pela uma adopção de políticas do governo angolano em relação a estas vendedoras com as instituições do estado, facilitando, em primeiro lugar, a sua legalização, o acesso ao crédito bancário, um acesso à educação da maioria da população e o desenvolvimento de uma cultura de deposito dos seus rendimentos nos bancos.

Sim 10 Não 55 total 65

70

Gráfico 3: Intenção de formalidade

A grande maioria das mulheres entrevistadas foi unânime em afirmar não terem nenhum apoio do estado, com a excepção do espaço que ocupam e a limpeza na qual elas comparticipam com 200.00Kzs diários.

A correcta administração financeira de um negócio, seja grande ou pequeno, depende da participação e do desempenho operacional. Uma das possíveis consequências é que os planos podem não se concretizar, caso a gerência não cuide das questões financeiras cotidianas, as quais obrigam a um acompanhamento a partir do capital inicial, pagamento de compras e recebimento das vendas, entre outras. Uma gestão inadequada do capital inicial pode resultar em graves problemas financeiros, podendo levar o negócio à falência.

Para perceber este fenómeno no mercado informal, o estudo procurou conhecer as fontes de financiamento das mulheres vendedoras que actuam neste mercado. A tabela seguinte (tabela 9) indica que 33% do capital inicial provém de empréstimos entre famílias, evidenciando o esforço que as famílias fazem para obterem os níveis do seu sustento. O estudo revelou que são as famílias os maiores financiadores dos negócios do mercado informal. Por sua vez, 20% das mulheres recorreram aos amigos contra 12% que, por estarem associadas, tiveram empréstimos de uma empresa de kixi credito. Os bancos não aparecem em nenhum destes processos por terem políticas restritivas à forma como estas mulheres realizam os seus negócios, dada a inexistência de garantias válidas.

%

95,38 4,62 100,00 Si m 62 Não 3 total 65

71

Tabela 9: Composição dos Financiamentos

F % Familiar 33 50,77 Amigos 20 30,77 Banco 0 0,00 Inst.(Kixi credito) 12 18,46 Total 65 100

No documento TESE MESTRADO SÃO FINAL Júlio Quintas (páginas 80-84)

Documentos relacionados