• Nenhum resultado encontrado

5. RESULTADOS E DISCUSSÕES DA PESQUISA DE CAMPO

5.1. ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL

Para Estevam et al. (2016), é necessário construir interações que possam auxiliar no desenvolvimento estratégico da Indicação Geográfica no sentido de receber apoio governamental em forma de política pública e das Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão (IEPE‟s) que impulsionam a inovação local. As parcerias entre produtores, IEPE‟s e a participação do setor governamental é que propiciam a formação de uma „hélice tríplice‟ de inovação e empreendedorismo, chaves para a apropriação do conhecimento, transformando-o em uso prático ou criando novos conhecimentos sob a forma de ideias e tecnologia, que pode ser reproduzida em qualquer território como um modelo de inovação (ETZKOWITZ; ZHOU, 2017).

66

Nesse sentindo, o seguinte capítulo se propôs a levantar as instituições e os interesses envolvidos na IG da Prata Artesanal de Pirenópolis, nos níveis estadual e municipal, buscando conhecer e entender e o grau de interação e comprometimento entre as partes. Para o início da pesquisa, foi escolhida a data estratégica do lançamento simbólico da IG junto à comunidade, dada a reunião dos atores, debaixo de um mesmo propósito. Além das percepções durante o evento foram feitas entrevistas semiestruturadas em momentos distintos com os representantes institucionais, tesoureira, presidente e artesãos e não associados da ACEAPP.

5.1.1 Evento de apresentação simbólica da IG da Indicação Geográfica de Procedência, perante a sociedade, entidades nacionais, estaduais, associações do setor turístico e demais entidades.

A solenidade ocorreu no dia 06 de dezembro de 2019 as 19h00min no Cine Pireneus, localizado na Rua Direita (ver anexo 1). A centenária e histórica Pirenópolis, festejou o lançamento do Sinal Distintivo, concedida pelo INPI na modalidade da Indicação de Procedência, em grande estilo e com a casa lotada, contando com a participação do público externo e interno, entre autoridades do poder público, artesãos associados e convidados, que foram recepcionados ao o som do quarteto “Choro na Calçada”, uma formação musical de choro com flauta, violão, pandeiro e bandolim, que entoou clássicos da Música Popular Brasileira.

O evento foi a apresentação simbólica da Indicação Geográfica de Procedência, perante a sociedade, entidades nacionais, estaduais, associações do setor turístico e demais entidades. O convite público veio por parte do Prefeito Municipal de Pirenópolis, João Batista Cabral e do presidente da Associação Cultural e Ecológica dos Artesãos em Prata de Pirenópolis (ACEAPP), representada pelo presidente Rone Mendes de Morais. Na solenidade, estavam as representantes das instituições. Estavam presentes as autoridades representativas das seguintes instituições.

Quadro 11-Representantes Institucionais

Representante Cargo Instituição

Milena Dantas Cavalcante Chefe do Escritório Regional INPI- Goiás Daniela Pereira Caixeta Coordenadora Regional Sebrae -GO

Amanda Feitosa Coordenadora PAB-GO

Janaina Carneiro Diretora da unidade de Anápolis -GO

Adriano Baldy Secretário de Cultura GO

67

Beto Rego Secretário de Cultura Pirenópolis-GO

Marcos Vieira Secretário de Turismo

Delma Melo Artesã

ACEAPP

Rone Mendes Presidente

Fonte: Elaborada pela autora.

Abaixo, segue o resumo da fala dos representantes que apresentaram pontos relevantes para os objetivos da pesquisa. O evento foi aberto pelo presidente da ACEAPP, associação. De acordo com o presidente, a entidade conta com vários associados e a expectativa é de crescimento deste número. A conquista da IG possibilita maior visibilidade ao trabalho dos joalheiros e principalmente na garantia de autenticidade para o consumidor. “Sem dúvida alguma trará e já está se observando, um grande crescimento no mercado de joias local”, afirmou.

Para Delma Melo, uma das joalheiras pioneiras, a conquista melhorará a divulgação e a visão de Pirenópolis no patamar joalheiro. “A IG não divulga somente a prata, mas sim a cidade. Com absoluta certeza que só vem acrescentar uma demanda cultural de Pirenópolis. A Indicação Geográfica garante qualidade de procedência, garante o produto que a pessoa está comprando, comprova que tem alto padrão de qualidade, tanto na gema e no metal”, afirmou Delma. A artesã fez o apelo, para que as instituições entrem com ações de apoio nas etapas que sucedem a consolidação e a gestão da IG.

Segundo o Secretário de Cultura, Adriano Baldy, o selo é importantíssimo e fundamental, pois dá uma identidade a origem. “Adquirir essa honraria não é uma coisa simples. Conseguir esse selo é um desafio muito grande para os artesãos e empreendedores, pois certifica realmente seu produto. Foram pessoas que há 20, 30 anos atrás que iniciaram o processo e hoje estão colhendo os frutos. Se Pirenópolis já era uma referência muito importante no mercado de joias, hoje ela é reconhecida e isso agrega maior valor na mercadoria e produto final”, salientou o secretário.

Durante a solenidade o prefeito João Batista Cabral, enalteceu e agradeceu a conquista da comunidade, a notoriedade e o reconhecimento, que foi construído ao longo de uma história de 40 anos, iniciada pelos “Hippies”, que enfrentaram a resistência do perfil “coronelista” da cidade e resistiram pacificamente, manifestando sua arte e estilo de vida. Destacou que os mesmos “Hippies” subjugados como “forasteiros”, foram os que trouxeram transformação econômica, e a inclusão social aos jovens que não se adequaram a oferta de atividades econômicas oferecidas na

68

cidade, ou que não tinham como buscar oportunidades profissionais em outros locais. O prefeito declarou gratidão aos “hippies” pioneiros, fazendo menção aos artesãos que se encontravam presentes.

Ressaltou a importância das relações institucionais no apoio aos processos de implementação da Indicação Geográfica sobre os impactos positivos que serão trazidos, fazendo apelo pelas parcerias, principalmente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI. Demonstrou apoio ao processo e se prontificou a ceder um local público para as ações da ACEAPP.

Ao término das falas os convidados foram direcionados para um coquetel e a visitação ao evento da primeira edição do Salão de Negócios de Arte e Artesanato de Pirenópolis-SANARTE. Evento que reuniu vários artistas e artesãos da cidade e outras localidades, onde os associados da ACEAPP estavam presentes com peças expostas. Durante o coquetel e na visitação a feira, foi entrevistada, os representantes da ACEAPP Delma Melo, o Presidente Rone Moraes, e o prefeito João Batista Cabral.