• Nenhum resultado encontrado

ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO GRÁFICA DO RELATÓRIO a Papel: tamanho A4;

No documento Regulamento de estagio 2009 2 (páginas 31-35)

MODELO DE PROJETO DE TREINAMENTO E/OU CICLO DE E/OU CICLO DE PALESTRAS

ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO GRÁFICA DO RELATÓRIO a Papel: tamanho A4;

b. Margens: superior 2,5 cm, inferior 2,5 cm, esquerda 3,0 cm, direita 2,0 cm c. Parágrafos: 1 Tab (corresponde a 5 espaços);

d. Espaço entre as linhas do texto: 1,5 linhas;

e. Tamanho da fonte: 12 para o texto; 14 para os títulos dos elementos pré- textuais, os títulos dos capítulos e pós-textuais;

Para que o desempenho o aluno seja concluído, é necessário que seja elaborado um relatório descrevendo as atividades desempenhadas durante o estágio.

Estas recomendações tem a finalidade de orientar a preparação do Relatório de Estágio, para que o desempenho do aluno possa ser corretamente avaliado.

O relatório é o trabalho técnico/científico que identifica o Estagiário perante a empresa concedente e a faculdade, possibilitando uma análise do seu desenvolvimento durante o Estágio Supervisionado.

6.1 O relatório será composto de 3 (três) itens, quais sejam. a) Apresentação.

O relatório de estágio deve receber, por sua importância, cuidados especiais em sua apresentação. Assim, deve atender aos seguintes requisitos:

• deve ser impresso por computador, em apenas uma das faces do papel; • deve ser apresentado em papel formato A4, sem margem e sem pauta; • deve ser encadernado em capas plásticas e espiral ou com capa dura;

• as ilustrações devem ser claras e relacionadas com o texto e com suas legendas;

• o relatório deve ser composto por no mínimo 30 e no máximo 60 folhas. b) Recomendações de Estilo

A organização de um texto reflete a organização das idéias de seu autor. Assim, especial atenção deve ser dedicada à maneira pela qual apresenta-se as idéias.

• Deve-se respeitar rigorosamente as normas gramaticais e sintáticas;

• deve-se escrever de maneira concisa, evitando-se adjetivação exagerada, períodos extensos e emaranhados, e palavras supérfluas;

• deve-se escrever de modo claro, utilizando-se as palavras em seus sentidos estritos (evitar expressões como “estrutura cansada”);

• deve-se escrever de modo objetivo, limitando-se a descrever suas atividades, evitando-se a abordagem de assuntos paralelos. Deve-se dar ênfase às atividades desempenhadas e não às atividades da empresa, funcionamento de produtos, etc.

• deve-se evitar o uso de figuras de linguagem, que podem conduzir a interpretações dúbias;

• deve-se utilizar somente o jargão técnico de uso universal, evitando-se as gírias internas da empresa (somente utilizá-las em caso de absoluta necessidade, esclarecendo seu significado);

• limite-se a fazer observações em dados, evitando-se críticas e opiniões pessoais. Evite o uso de expressões como: muitos, poucos, alguns;

• “uma figura vale por mil palavras”, portanto procure usar ilustrações (esquemas, diagramas, gráficos, fotos), para substituir longas descrições e tabelas.

c) Partes do Relatório

O relatório deve ser composto das seguintes partes: Capa e Folha de Rosto(veja modelo acima)

A capa e a folha de rosto identificam o relatório.

Caso seja utilizada uma encadernação opaca, as informações de capa devem ser repetidas na encadernação.

Sumário

No sumário devem constar os títulos e subtítulos das seções que compõem o relatório, bem como o número de página onde se encontram.

A numeração deve ser feita na parte superior direita da folha e deve ser sequëncial (1,2,3...70) ou por seção (1-1, 1-2... 1-10).

Caso o sumário tenha mais de uma página, deve ser numerada com algarismos romanos minúsculos (i,ii,iii,iv). Deve-se usar de bom senso, para que o sumário nem fique muito pequeno, faltando informações relevantes, nem muito extenso, com excesso de dados.

Caso haja uma folha de agradecimento, deve ser colocada antes do sumário. No agradecimento, devem se citadas somente pessoas e instituições que contribuíram, além de suas obrigações, para a realização do estágio.

Introdução

É onde se define o assunto ao qual o relatório se refere, onde são indicados os processos empregados na obtenção dos dados para o relatório. Deve-se ser ainda apresentada a empresa, constando do histórico, produtos e produção, instalações e maquinários, dados econômicos, perspectivas da empresa, etc.

Também deve ser citada nesta seção alguma condição especial que tenha afetado o estágio, e a receptividade da empresa e do pessoal da empresa.

Corpo(Atividades Desenvolvidas)

Esta parte constitui o relatório propriamente dito. Portanto, especial atenção deve ser dedicada à sua elaboração.

Devem ser descritas as atividades realizadas durante o estágio e feitas considerações sobre a orientação e a metodologia empregadas na execução das tarefas, problemas ocorridos, resultados obtidos.

Na descrição das atividades, devem ser evitados detalhes excessivos que podem tornar o texto extremamente maçante (por exemplo, não se deve colocar um roteiro detalhado de manutenção de 400 peças). Caso sejam de real importância à compreensão das atividades, estes detalhes devem ser colocados em um anexo.

Conclusão

É uma análise crítica do trabalhado executado e da sua validade como elemento de formação profissional. Comentar se o estágio realizado foi satisfatório, como sentiu o contato com os futuros colegas de profissão. Fazer uma correlação entre o estágio prático e os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas relacionadas e no material de referência bibliográfica. Esta análise deve ser embasada nos fatos apresentados no relatório.

Bibliografia

Nesta seção devem ser enumeradas todas as obras citadas no relatório. Estas obras devem ser apresentadas conforme as normas da ABNT atual.

Anexos

Nos anexos devem ser incluídas informações que sejam importantes, mas não essenciais, para o entendimento do relatório. Cada anexo deve conter apenas um tipo de informação, podendo haver tantos anexos quantos forem necessários.

Cada anexo deve ser precedida por uma folha de identificação. DE ACORDO:

________________________________ e ________________________________ Carimbo e assinatura do Nome completo do

Supervisor Estagiário

6.1 O Relatório de Estágio, depois de aprovado pela banca examinadora e após ter recebido as devidas correções, caso sejam recomendadas pela mesma, deve ser entregue em 2 (duas) vias, das quais uma será destinada à Coordenação do Estágio e a outra à empresa concedente.

6.2 A via destinada à Coordenação deverá estar acompanhada do formulário “Controle de Freqüência Diária” e da “Avaliação de Desempenho do Estagiário”, devidamente preenchidos pela empresa concedente, cujos impressos serão fornecidos aos estagiários pela Coordenação, quando da sua inscrição.

7.0 DA AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO A avaliação será composta por:

• Cumprimento da carga horária de estágio: 280 horas; • Auto-avaliação;

• Avaliação do estagiário pela empresa; • Apresentação de relatórios;

• Aprovação do relatório final pela banca examinadora composta por professores indicados pela coordenação do estágio.

7.1. Para aprovação no Estágio Supervisionado o acadêmico necessita defender o Relatório de Estágio, e ser aprovado por uma Banca Examinadora descrita no item 3.6 deste regimento, que levará em consideração as avaliações realizadas em formulários próprios, pelo supervisor do estágio na empresa, bem como, obter freqüência mínima de 75% no somatório das etapas constituintes do item 3.3 deste regimento.

7.2. O Estagiário reprovado pela Banca Examinadora no Estágio Supervisionado não cabe direito a recurso, devendo matricular-se novamente no Estágio Supervisionado.

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 Os casos omissos neste Regimento serão resolvidos pelo CEPEX da FAROL - Faculdade Rolim de Moura.

8.2 Esse Regimento entre em vigor após sua aprovação pelo CEPEX. Parágrafo único - O estágio não cria vínculos empregatícios de qualquer natureza com a parte concedente de estágio.

No documento Regulamento de estagio 2009 2 (páginas 31-35)

Documentos relacionados