• Nenhum resultado encontrado

Regulamento de estagio 2009 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regulamento de estagio 2009 2"

Copied!
35
0
0

Texto

(1)

3

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Para consolidar o perfil profissional do aluno da FAROL, o Estágio Supervisionado será realizado a partir do 6º semestre do Curso e terá uma carga horária total de 280 horas.

Minuta de Regulamento do Programa de Estágio Supervisionado do Curso de Administração da FAROL

1. INTRODUÇÃO

1.1 Este instrumento legal regulamenta o componente curricular Estágio Supervisionado do Curso de Administração de Empresas da FAROL – Faculdade Rolim de Moura, em relação aos pré-requisitos, coordenação, supervisão e orientação dos estagiários, elaboração do Projeto e Relatório de Estágio e critérios de avaliação.

1.2 O Estágio Supervisionado é condição precípua e obrigatória para que o discente do Curso de Administração possa obter o diploma de Bacharel em Administração, conforme determina a Lei nº 6.494 de 07/12/77 e pelo Decreto nº 87.497 de 18/08/ 82.

2. OBJETIVOS

2.1 São objetivos do componente curricular Estágio Supervisionado:

• Proporcionar aos acadêmicos do Curso de Administração de Empresas a oportunidade de aplicarem os conhecimentos já adquiridos pelo estudo das disciplinas curriculares durante o curso, bem como realizar diagnósticos, avaliações e sugerir estratégias e soluções no contexto da administração das organizações;

• promover o processo de integração faculdade-empresa, possibilitando o intercâmbio de conhecimentos e experiências.

• Permitir uma avaliação do campo e mercado de trabalho do futuro profissional Administrador, bem como das realidades sociais, econômicas e comportamentais de sua futura classe profissional.

• Desenvolver a consciência da necessidade de contínuo aprimoramento individual e atualizações periódicas, face ao dinamismo das transformações do mundo moderno.

(2)

3. DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

3.1 Estágio Supervisionado é um exercício pré-profissional em que o acadêmico fundamenta os conhecimentos teóricos adquiridos no Curso de Administração. 3.2 Esta modalidade de aprendizado visa principalmente favorecer a formação profissional do aluno do curso de administração da FAROL – Faculdade Rolim de Moura, sendo, portanto, necessário que o estagiário desenvolva atividades em empresas ou segmentos concernentes aos eixos supra-citados.

3.3 A duração do Estágio Supervisionado tem carga horária mínima de 280 (duzentos e oitenta) horas aulas, podendo ser realizado da seguinte maneira:

1. Estágio I (60 horas) 1° Fase – Instruções Gerais – 20 horas

O estágio I terá sua carga horária dividida da seguinte forma a cumprir:

a) Entrevista(acompanhamento) com Administrador de Empresa (com formação), dos quais deverão ser pesquisados os seguintes aspectos:

1. Nome

2. Tempo de formação 3. Dificuldades da profissão 4. Aspectos de relevância

5. Mercado de trabalho para os administradores 6. Trajetória

7. Aplicabilidade do contexto teórico com prática institucional

8. Relato referente ao dia de acompanhamento com o administrador

Para esta etapa serão computados 20 horas sendo que 10 horas para a entrevista e acompanhamento com o Administrador e 10 horas elaboração do relatório.

2ª Fase – Instruções gerais – 40 horas

Nesta fase, o aluno deverá trazer da empresa, onde realizará seu estágio específico à sua habilitação, o resumo das atividades a serem desenvolvidas com supervisão do profissional responsável pela área. O plano será analisado pelo Professor Orientador no curso de Administração.

Obs.: Para melhor monitoramento e orientação dos estagiários serão cadastradas 10 (dez) empresas para que sejam realizados os estágios, sendo que o responsável por este cadastramento e divulgação é o professor coordenador de estágio, caberá aos alunos a execução e adaptação de seus horários para que o estágio seja realizado, sob pena de reprovação do Estágio I.

O aluno entregará no final do semestre, encadernado em espiral, em data a ser definida pela coordenação dos estágios, o Projeto do seu estágio de acordo com as orientações e detalhamentos a seguir:

(3)

b. Folha de Rosto

c. Dedicatória, agradecimento e epígrafe (opcionais) d. Resumo e palavras-chave

e. Sumário f. Introdução

g. Desenvolvimento: fundamentação teórica, descrição e análise: • Capítulo I – Caracterização da Empresa

• Capítulo II – Análise da Organização • Capítulo III - Características da Área

h. Considerações Finais

i. Referências Bibliográficas (mínimo de 5 fontes de consulta) j. Anexos e/ou apêndice (quando houver)

OBS: No Projeto deverão ser descritas, detalhadamente, todas as atividades contidas no plano, realizadas e/ou observadas durante o estágio, conforme roteiro definido a seguir.

Avaliação

A avaliação será feita ao final de cada semestre, pelo Professor Orientador. Para que o aluno possa passar de uma fase (estágio) para outra, ele necessitará da aprovação de seu relatório, do comparecimento aos horários reservados à orientação, do cumprimento das leituras supervisionadas e da participação nas discussões em grupo.

Etapas para a realização do estágio e posteriormente elaboração

do Projeto de Estágio Supervisionado

ESCOLHA DO TEMA DO PROJETO

Escolher bem o tema do projeto é o primeiro passo para um estágio bem sucedido. Uma boa escolha deve atender a três requisitos:

a. Deve ser algum assunto que você gosta, se identifica e pelo qual se entusiasma. Assim, dedicar tempo e esforço ao trabalho não vai parecer pesado para você.

b. O objeto do estudo deve ser acessível para você. Se você vai estudar uma empresa, deve ter acesso fácil a ela e aos dados que você vai precisar para fazer o trabalho. De outra forma você vai se desgastar para obter os dados e, mesmo que consiga, não vai ter tempo para elaborar adequadamente o seu trabalho. Quando você tem facilidade para obter os dados, o projeto evolui naturalmente e você se desgasta menos para desenvolvê-lo.

c. O projeto deve ser relevante para a sua carreira. O projeto de estágio é uma realização importante no início de sua carreira profissional, enriquecendo seu currículo, aumentando sua confiança em si mesmo, proporcionando uma grande satisfação intelectual.

(4)

Se você acredita que não é possível fazer os três itens coincidirem, é bom parar um pouco para pensar nas suas opções de vida. O seu sucesso, em termos de status profissional, rendimento e qualidade de vida, depende de decisões que só você pode tomar.

Peça ajuda. Converse com o orientador, com os professores, com os colegas e os chefes para obter informações, mas lembre-se que a decisão final é sua.

Você deverá também escolher a área em que seu projeto deverá ser enquadrado. Caso o seu projeto envolva mais de uma disciplina, escolha a que você considera a mais importante para o desenvolvimento do seu trabalho.

Roteiro para elaboração do Projeto de Estágio Supervisionado

Trata-se de um trabalho escrito sobre o Estágio Supervisionado na área de Administração, que deverá refletir tanto a base teórica como o aprendizado obtido no trabalho de campo na empresa, contendo:

• A aplicação dos conhecimentos adquiridos durante o curso; • A formação fundamental das Teorias de Administração; • A capacidade investigativa e produtiva do aluno.

Para contemplar essas etapas o Relatório de Estágio deve conter todos os itens sugeridos e na ordem proposta abaixo.

a. Capa

b. Folha de rosto + Ficha Catalográfica

c. Dedicatória, agradecimento e epígrafe (opcionais) d. Resumo e palavras-chave

e. Sumário f. Introdução

g. Desenvolvimento: fundamentação teórica, descrição e análise. • Capítulo I – Caracterização da Empresa

• Capítulo II – Análise da Organização • Capítulo III - Características da Área h. Considerações finais

i. Referências bibliográficas (mínimo de 5 fontes de consulta) j. Anexos e/ou apêndice (se houver).

Para dirimir possíveis dúvidas, abaixo disponibilizaremos o conteúdo de cada um desses itens. Para sua orientação é importante você observar que o relatório se divide em três partes: o ante texto, o texto e o pós-texto. Detalharemos a seguir cada uma dessas partes.

1. O antetexto – São os elementos que antecedem as informações do relatório, sendo composto por: capa, folha de rosto, ficha catalográfica, dedicatória, agradecimento, epígrafe, resumo, palavras-chave e sumário. Verifique abaixo o que deve conter em cada uma dessas partes.

(5)

Capa: na capa deverão constar nome do autor (no alto da página), título do trabalho (no centro), nome da instituição, cidade e ano (embaixo). Ver modelo no início deste manual.

Folha de rosto: A página de rosto entra logo depois da capa e deve conter nome do autor (no alto da página), título do trabalho (no centro), nome da instituição, cidade e ano (embaixo). E, à direita, abaixo do título, num retângulo, explicitar: a natureza do trabalho, a instituição e o nome do orientador (se for o caso).

Dedicatória / Agradecimento / Epígrafe: são elementos opcionais, em que o autor presta homenagem, agradece ou dedica seu trabalho a alguém ou alguma instituição. Ver modelo no início deste manual.

Resumo: apresentar de forma breve e geral um resumo do projeto de pesquisa informando: o tema que pretende desenvolver, a área escolhida, os objetivos a serem alcançados, a empresa que o receberá no estágio e o nome do responsável que o acompanhará. Você pode incluir outras informações que acredite ser importante. Dimensão: aproximadamente 15 linhas. O resumo é a ultima coisa a ser feita quando da elaboração de um projeto.

Palavras-Chave: selecionar até cinco palavras-chave tendo como referencial o Projeto.

Sumário: Deve constar todas as etapas (itens e sub-itens) do relatório e suas respectivas páginas. O sumário deve obedecer a um sistema de numeração progressiva:

◦ Utilizar algarismos arábicos;

◦ Seções primárias seguem a seqüência dos números inteiros, iniciando-se de 1;

◦ Seção secundária é formada pelo indicativo da seção primária a que pertence, seguido do número que lhe for atribuído;

◦ Números são divididos por pontos;

◦ Não existe recuo de um item ou sub-item para outro. Tabelas ou Quadro ou Gráficos

◦ Apresentam informações tratadas estatisticamente.

◦ Outras ilustrações (desenhos, quadros, mapas, fotografias, etc) Recebem a designação: Ilustração (desenho, imagem ou gravura que acompanha o texto) ou Quadro (arranjo de palavras e/ou números dispostos em colunas e linhas). 2) O texto – fase de desenvolvimento. Essa fase deve conter: a Introdução, os três capítulos (Capítulo I – Caracterização da Empresa; Capítulo II – Análise da Organização e Capítulo III - Características da Área) e as Considerações Finais. Trata-se do corpo do trabalho e devem ser desenvolvidas conforme etapas descritas abaixo.

(6)

2.1) Introdução

A introdução deve oferecer ao leitor um panorama geral da atividade que você está realizando, da empresa e os objetivos do trabalho a ser desenvolvido. Deve esclarecer a temática do Projeto, ou seja, o que se pretende fazer (objetivo) e como será feito (metodologia). Deve descrever também, de forma breve, como o trabalho está organizado (divisão de capítulos, de itens e sub-itens). Será a última parte a ser desenvolvida. É importante acrescentar algum referencial teórico. Deve ter entre 5 a 10 páginas.

Inserir os seguintes dados para identificação da empresa: Nome, Endereço (rua, nº, bairro, cidade, etc.), Supervisor do Estágio (nome e cargo / função), área onde foi realizada, período e carga horária (total de horas estagiadas). A introdução nunca deve ser numerada.

2.2) Desenvolvimento

É nesta fase que estão os três capítulos. Além disso, é importante incluir: Fundamentação Teórica, Descrição e Análise. Pelo fato do trabalho ser composto por vários assuntos, você deverá estudar os respectivos autores que tratam o tema e, ao mesmo tempo, analisar e descrever como essa teoria ocorre na realidade da empresa pesquisada. Convém que você saiba exatamente o que ler em cada livro. À medida que vai lendo, você identifica as informações que efetivamente irão contribuir para o seu relatório.

2.3) Considerações Finais

Uma reflexão sobre a contribuição das atividades para sua formação, especialmente no que se refere a área da Administração. Também pode ressaltar as principais conclusões feitas sobre o objeto (ou tema) estudado (se for o caso). Esse procedimento deve englobar uma breve descrição que responda aos objetivos que foram propostos pela pesquisa. Deve conter os aspectos teóricos estudados frente às constatações feitas na empresa pesquisada. Destaque deve ser dado aos principais contrastes entre essa teoria e prática.

Exemplos das Estruturas dos Capítulos

Exemplo do Capítulo I – Caracterização da Empresa

Neste capítulo o aluno deverá caracterizar a empresa, descrevendo sua fundação, história, evolução (aquisições e fusões), produtos e serviços oferecidos, tendências do mercado de atuação e da empresa, etc. Você poderá anexar fotos, catálogos, reportagens, gráficos, etc.

Além disso, conversar com pessoas com maior tempo de casa pode ser de grande valia, pois elas vivenciaram muitas situações pelas quais a já empresa passou.

Exemplo de Capítulo – Análise da Organização Neste capítulo o aluno deverá:

(7)

• Apresentar a organização ao leitor e enfatizar os agentes com os quais ela se relaciona;

2.1. Missão da empresa

Para que a empresa existe? Para que ela serve em termos sociais? Onde ela quer chegar?

A Brasília S.A. tem por missão:

• promover o bem estar interno e externo dos participantes da organização; • oferecer produtos e serviços de vanguarda aos seus clientes e parceiros; • atender seus clientes com o maior grau possível de qualidade;

• auxiliar no progresso da comunidade local e do país; • etc…

2.2. Política da empresa

Como a empresa pretende atuar para alcançar suas metas, objetivos e missão?

A Brasília S.A. tem a seguinte política de desenvolvimento:

• operar de acordo com a legislação pertinente promulgada pelos órgãos públicos oficiais;

• Promover o contínuo treinamento e aperfeiçoamento do corpo funcional; • Mesclar metas conservadoras e agressivas no sentido de balancear a

dinâmica de funcionamento da empresa; • etc…

2.3. Setor econômico

Qual o setor econômico que a empresa atua: siderurgia, telecomunicações, financeiro, varejo, papel e celulose, etc. Descreva esse setor citando números (os mais atuais possíveis, gráficos de desempenho, participação na economia desse setor brasileiro etc).

2.4. Segmento de mercado

Um setor econômico tem dentro de si vários segmentos de mercado. Assim sendo, pode-se focar mais ainda a análise a partir da correta escolha e identificação do segmento de mercado no qual a empresa atua. Por exemplo, dentro do setor “Telecomunicações” você tem segmentos de mercado tais como: telefonia móvel, telefonia fixa, comunicação de dados, informática, canais de televisão, canais de TV a cabo, rádio, etc.

2.5. Concorrência

Descrever os principais concorrentes que atuam no mesmo segmento de mercado da empresa. Cite números, índices, evoluções, lançamentos de novos produtos ou serviços, etc. Crie subtópicos para cada concorrente citado, exemplo:

(8)

2.5.1. Concorrente A; 2.5.2. Concorrente B; etc.

2.6. Fornecedores

Descrever os principais fornecedores que atuam junto a empresa. Cite números, índices, evoluções, tipos de insumos ou matérias primas ofertados, etc. Crie subtópicos para cada fornecedor citado, exemplo:

2.6.1. Fornecedor A; 2.6.2. Fornecedor B, etc.

2.7. Clientes

Descrever o relacionamento com os principais clientes da empresa. Cite números, índices, evoluções, tipos de produtos ou serviços adquiridos, etc. Crie subtópicos para cada cliente citado, exemplo:

2.7.1. Cliente A; 2.7.2. cliente B; etc. 2.8. Influências Externas

Descrever os demais agentes externos que influenciam e são influenciados pela empresa (governo federal, governo estadual, governo municipal, demais órgãos públicos, sindicatos patronais, sindicatos de empregados, etc.). Cite números, índices, evoluções, etc. Crie subtópicos para cada agente externo citado, exemplo:

2.8.1. Agente A; 2.8.2. Agente B; etc.

2.9. Ambiente Interno

Descrever a cultura, tradições, comunicação existentes entre os vários órgãos internos da empresa, bem como matriz e filiais.

2.10. Tecnologias Empregadas

Descrever as principais tecnologias empregadas na empresa (no processo fabril, nas comunicações – softwares e hardwares etc). Cite números, índices, evoluções, etc. Crie subtópicos para cada tecnologia citada:

2.10.1. Software de gestão corporativa – SAP R/3; 2.10.2. Internet Home Banking;

2.10.3. Rede de dados de comunicação interna;

2.10.4. Comunicação externa com transmissão de dados via telefone; etc.

Exemplo do Capítulo III – Característica da Área Neste capítulo o aluno deverá:

(9)

• citar as principais características da área na qual trabalha; • descrever cada uma delas minuciosamente;

Seja bastante detalhista neste capítulo. Procure relatar e descrever a sua área com clareza e objetividade para que o leitor possa se posicionar e entender a estrutura de seu departamento ou setor.

Exemplo de um aluno que trabalha no Departamento Comercial, mais precisamente na área de Telemarketing.

3.1. Organograma geral da área

Desenhe o organograma geral da área na qual você vai realizar a pesquisa. Procure representar o relacionamento de autoridade e subordinação entre as áreas desde o órgão máximo até a sua área.

3.2. Organograma da área

Desenhe o organograma específico da área na qual você vai realizar a pesquisa. Procure representar o relacionamento de autoridade e subordinação entre os componentes da área.

(10)

3.3. Fluxograma da área

Desenhe um fluxograma em nível macro dos processos e respectivas atividades executadas na sua área. Você deverá abrir um novo subtópico para cada processo, por exemplo:

3.3.1. Atendimento Telefônico Passivo; 3.3.2. Atendimento Telefônico Ativo; 3.3.3. …, etc.

(Exemplo)

(11)

3.4. Estrutura da área

Inicie explicando a estrutura da área, por exemplo: A área de Telemarketing é composta por:

• 4 supervisores (1 para cada turno);

• 64 operadores (16 para cada turno), sendo; • 16 operadores Sr (4 para cada turno); • 16 operadores Pl (4 para cada turno); • 24 operadores Jr (6 para cada turno);

• 8 operadores Estagiários (2 para cada turno); • 4 mesas de supervisão (1 para cada turno); • 4 centrais telefônicas (1 para cada equipe); • 4 arquivos (1 para cada equipe);

• 200 m2 de área útil (50 m2 para cada equipe);

• 64 mesas de operação (16 para cada equipe / 1 por operador); • 64 cadeiras de operação (16 para cada equipe / 1 por operador); • 64 micros de operação (16 para cada equipe / 1 por operador); • 4 micros de supervisão (1 para cada equipe);

• 64 linhas telefônicas (16 para cada equipe / 1 por operador); • 64 aparelhos telefônicos (16 para cada equipe / 1 por operador); • 4 banheiros (2 masculinos e 2 femininos);

• 1 sala de reuniões.

Além disso, desenhe um layout identificando a disposição do mobiliário disponível na área física na qual seu departamento está instalado.

(12)

3.5. Contribuição da área para a missão da empresa

Correlacione e explique no que a sua área auxilia a empresa a alcançar os seus objetivos. Qual a importância de sua área para a empresa: trata de clientes, fornecedores, concorrentes, outros agentes externos, áreas internas, etc. Tente convencer o leitor do por quê a sua área é importante para a empresa ou ainda como ela agrega valor ao negócio da empresa.

3.6. Áreas correlacionadas

Faça um desenho ilustrando as áreas que mantém mais troca de informações com a sua, evidenciando a afinidade entre elas:

Feito isso, procure abrir novos subtópicos para explicar cada relacionamento: Por exemplo:

(13)

3.6.1. Área 1 (Diretoria Comercial) X Telemarketing

A Diretoria Comercial envia as metas de crescimento nas vendas para cada mês do trimestre. Em contrapartida, recebe da área de Telemarketing o mapa contendo o resumo de atendimentos efetuados em cada quinzena.

3.6.2. Área 2 (Diretoria de Operações) X Telemarketing

3) O Pós-texto - fase de finalização

Finalmente chegamos à última fase de nosso Projeto. Ela deve conter: Referências bibliográficas: Se necessárias. Consistem da relação, em ordem alfabética, das obras utilizadas para a elaboração do relatório, obedecendo as normas da ABNT.

Apêndice: Obrigatório. Aqui estarão todos os comprovantes (certificados, cópias de materiais, outros) fundamentais para a compreensão de seu trabalho, separados de acordo com os capítulos detalhados em seu Projeto, bem como as cartas, documentos, atividades de pesquisa, Folhas de Acompanhamento do Estágio etc. Anexo(s): Opcional. Seu objetivo é complementar as reflexões do autor. São materiais suplementares considerados de interesse para o leitor, servindo para esclarecimento ou como documento. Só devem ser usados se forem indispensáveis. Não fazem parte integrante do trabalho e nem sempre são de autoria do próprio autor. São tabelas, roteiro de entrevistas etc. Os anexos devem ser numerados, conforme ordem que aparecem no corpo do trabalho.

2. Estágio II (100 horas) Consiste em três etapas a serem realizadas: Etapa I do Estágio II.

Para esta fase serão computados 40 horas dispostas da seguinte forma: - 20 horas para os estágio in loco.

- 20 horas para a elaboração do relatório de acordo com as etapas abaixo: Item Descrição do Conteúdo Fonte da Pesquisa

1 – Apresentação / Introdução Deverá conter comentários da visão geral do plano de estagio, ou seja, ao ler a introdução/apresentação de seu plano de estágio ficará claro para o leitor qual é a finalidade, a importância, a justificativa e o conteúdo do plano de estágio.

Escrever sob o foco da temática para estudo, problema, suporte teórico, metodologia, e dados coletados junto à organização. A apresentação / introdução deverá ser descrita após a coleta e definição dos dados dos itens 5 ao 13 da estrutura do plano de estágio.

2 – Sumário É a parte de um documento que apresenta seu conteúdo, enumerando as principais divisões,

Escrever, após o relatório todo digitado e paginado.

(14)

seções e outras partes, na ordem em que se sucedem, logo após a página de rosto. Não confundir com índice.

3 – Dados do estagiário Identificação pessoal de cada estagiário, componente do grupo de estágio com: nome, curso, período, matrícula, e endereço completo.

Escrever e digitar na estrutura do plano de estágio.

4 – Dados do encarregado Dados do encarregado da organização que acompanhou as atividades do estágio. São os dados de identificação pessoal: nome completo escrito sem abreviaturas, profissão, se for contador ou administrador, por exemplo, citar o número do CRC ou CRA, formação profissional etc.

Digitar na estrutura do plano de estágio.

5 – Temática para estudo Descrição sucinta do que se pretende analisar.

Escrever em conjunto e digitar na estrutura do plano de estágio.

6 – Problema Deverá ser apresentado em forma de pergunta, baseado na situação prática estimada na organização.

Definir e digitar na estrutura do plano de estágio. 7 – Suporte teórico Fundamentação teórica sobre o

tema e problema. É a indicação e comentários de obras e autores baseados na sua temática e problema de pesquisa.

Definir digitar em conjunto na estrutura do plano de estágio.

8 – Metodologia É a forma como vocês, estagiários, vão se utilizar de procedimentos científicos para dar resposta ao seu problema e temática de estudo.

Definir, e digitar na estrutura do plano de estágio.

9 – Histórico da organização Informações da história da organização coletadas junto a mesma.

Coletar e digitar na estrutura do plano de estágio. 10 – Resultados esperados Soluções práticas e viáveis para seu

problema e tema de pesquisa.

Definir e digitar na estrutura do plano de estágio. 11 – Missão e objetivos da

Organização

Informações sobre a missão e objetivos da organização coletadas junto a mesma. Coletar e digitar na estrutura do plano de estágio. 12 – Estrutura e funcionamento da empresa***

Informações sobre a estrutura funcional e administrativa da organização coletadas junto a mesma: como encarregados/ colaboradores,

gerência/departamentos/secretarias etc.

O estagiário deverá coletar, descrever e digitar na estrutura do

(15)

13 – Atividades a desenvolver Informações baseadas na temática e problema de pesquisa que o estagiário deverá definir.

Definir e digitar na estrutura do plano de estágio.

14 – Cronograma Informações de etapas e atividades distribuídas no tempo em que o estágio vai acontecer.

Definir e digitar na estrutura do plano de estágio.

15 – Referências Não confundir com citação. É um conjunto de elementos de uma obra escrita (como título, autor, editora, local de publicação e outras) que permite a sua identificação. Deverá ser feito conforme as normas da ABNT.

Definir, escrever e digitar na estrutura do plano de estágio.

Lista de exemplos de temas para estágio para cada área da Administração. 3. Área de administração pública

• Modernização administrativa • Análise ambiental

• Planejamento governamental • Análise organizacional

*** No Item 12 (Estrutura e funcionamento da empresa) o estagiário deverá observar principalmente:

a. Definição da Empresa Pública: identificar qual o tipo de instituição pública será realizado o estágio, o estagiário deverá buscar uma organização onde tenha acesso as informações necessárias para analise.

b. Organograma da empresa: buscar junto a empresa o organograma atual. c. Descrição dos cargos: Descrever a função de cada cargo da empresa

pública pesquisada (se prefeitura descrever também os cargos das secretarias).

d. Identificação dos departamentos: descrever a rotina de cada departamento identificado.

e. Atividades Principais: Pesquisar e descrever as principais atividades desenvolvidas pelo órgão público.

f. Objetivos: Descrever as principais metas e objetivos.

g. Administração: analisar e descrever o funcionamento da administração do órgão.

h. Processo de Tomada de Decisão: Analisar e descrever como é o processo de tomada de decisão e de que as decisões são repassadas.

i. Alcance dos Objetivos: verificar se o órgão possui objetivos definidos e quais ações estão sendo tomadas para alcançá-los.

j. Analise do ambiente interno: analisar e descrever o ambiente interno da empresa, como comunicação, feedback, cultura, Relacionamento dos colaboradores, Relacionamento dos líderes e liderados, etc.

(16)

b) Etapa II do Estágio II: Participações em trabalhos em parceria com o Observatório de Rolim de Moura, e aulas presenciais com a coordenação de estágio.

Atividades propostas:

- Acompanhamento do Pregão;

- Acompanhamento de recebimento de mercadorias e/ou outros materiais por uma comissão do órgão;

- Acompanhamento das audiências em plenário; - Estudo e análise de processos públicos, etc.

Para estas atividades poderão ser contados até 40 horas b) Etapa III do Estágio II: Fórum de debates.

A coordenação de Estágio terá a responsabilidade de organizar o Fórum de Debate a respeito do funcionalismo público (com temas a definir), sendo que ficará sob responsabilidade dos acadêmicos a inscrição e freqüência no Fórum citado.

Para esta etapa serão computados 20 horas.

OBS.: as horas citadas serão dispostas da seguinte forma: 10 horas para os acadêmicos que auxiliarem de alguma forma na execução do Fórum, 4 horas para a palestra e 6 horas para a elaboração do relatório.

3.3.3 Estágio III (120 horas) Consultoria Administrador Júnior

As equipes (máximo de 04 integrantes) deverão escolher uma empresa que esteja credenciada a Empresa Júnior fazer um estudo e apresentar proposta de intervenção, com sugestões de melhoria (estratégica, ou de atividades de valor). Esta proposta de melhoria deverá ser apresentada em forma de relatório estruturado no qual o aluno realizará esta etapa com auxílio da Empresa Júnior e do professor coordenador de estágio, seguindo o roteiro:

a) Definição do objetivo da proposta: apresentar o objetivo da intervenção

b) Justificativa da escolha: procurar mostrar a relevância da escolha dentro do contexto organizacional.

c) Definição teórica das ferramentas de análise e diagnóstico: aqui devem ser definidas as ferramentas de análise e diagnóstico da área de administração que servirão de base para a proposta de melhoria, explicando suas origens e aplicabilidade.

d) Apresentação da proposta de melhoria: desenvolvimento de uma proposta fundamentada no item anterior e justificada com as devidas projeções de melhoria do desempenho da organização.

(17)

Projeto de Execução Empresa Junior: (poderá ser desenvolvido em equipe de até 04 membros)

a. Apresentar um projeto de melhoria (consultoria, treinamento e/ou ciclo de palestras) através da Empresa Junior para empresas conveniadas. Obs.:

Caso a equipe de acadêmicos opte por ciclo de palestras, estas deverão ser desenvolvidas em oito (oito) empresas impreterivelmente. Caso a opção seja por treinamento a carga horária mínima é de 8 (oito)horas impreterivelmente. O não cumprimento das regras com relação as cargas horária acarretará na reprovação das equipes.

b. Execução do Projeto: O projeto somente poderá ser executado após a aprovação do Professor Coordenador de Estágio, Professor responsável pela Empresa Júnior ou Professor Orientador.

Segue abaixo os modelo do Projeto de Consultoria a ser seguido pelos Consultores Junior.

CAPA

FAROL – FACULDADE DE ROLIM DE MOURA

MODELO DE PROJETO DE CONSULTORIA

(18)

LOCAL/DATA

1.

1.TÍTULOTÍTULO

O título deve traduzir de forma sintética o tema central do Trabalho, a ser apresentado no estágio supervisionado.

2. PROBLEMATIZAÇÃO 2. PROBLEMATIZAÇÃO

Neste campo o Consultor Junior identificará um problema que servirá de base para a elaboração do projeto assim como as intervenções.

3. JUSTIFICATIVA 3. JUSTIFICATIVA

Revela a oportunidade do projeto para o acadêmico e empresa; relevância e atualidade do tema, bem como a importância e viabilidade. Neste campo o Consultor Junior deverá justificar a escolha da organização, área ou departamento objeto do estudo e elaboração do projeto.

4. DELIMITAÇÃO 4. DELIMITAÇÃO

Na delimitação o Consultor Junior deverá especificar qual área, departamento, ou organização será focado o estudo para elaboração do projeto.

5. 5. OBJETIVOSOBJETIVOS 9.1 Geral: 9.2 Específicos: a) a) b) b) c) c) d) d) 6. DURAÇÃO 6. DURAÇÃO

(19)

Tempo que a consultoria levará para cumprir todas as etapas do projeto, lembrando que não se trata de um cronograma, para isto, este modelo de projeto traz um campo específico.

7. RESULTADOS ESPERADOS 7. RESULTADOS ESPERADOS

Nos resultados esperados o consultor Junior deverá expor onde a consultoria pretende chegar com as analises, ou seja, reestruturação da empresa, melhor comunicação, aumento da satisfação dos clientes, etc.

9.

9. FUNDAMENTAÇÃOFUNDAMENTAÇÃO

Implica em levantar, descrever e comparar conceitos teóricos sobre o tema. Pode-se rever métodos e instrumentos de análiPode-se, trabalhos ou aplicações Pode-semelhantes em outros contextos. Com foco no tema, ou melhor, na área a ser estudada na organização o consultor Junior deverá fundamentar o seu trabalho com no mínimo 10 (dez) páginas impreterivelmente.

10. METODOLOGIA 10. METODOLOGIA::

Os consultores deverão especificar claramente qual ou quais os métodos que serão aplicados para se diagnosticar os problemas.

11.

11. RECURSOS:RECURSOS:

Os recursos são todos aqueles envolvidos na elaboração do projeto. 11.1

11.1 Recursos Humanos:Recursos Humanos: 11.2

11.2 Recursos FinanceirosRecursos Financeiros:: 11.3 Recursos áudio-visual: 11.3 Recursos áudio-visual: 15. CRONOGRAMA

15. CRONOGRAMA

O cronograma servirá para que os consultores tenham domínio do tempo, assim como sua melhor divisão e seqüência lógica para que o projeto completo seja entrega em tempo hábil.

16. PLANILHA ORÇAMENTÁRIA(ELABORAÇÃO DO PROJETO) 16. PLANILHA ORÇAMENTÁRIA(ELABORAÇÃO DO PROJETO)

A planilha orçamentária diz respeito a elaboração do projeto somente, não a sua execução. Nele deverá estar contidos todos os gastos com as visitas, material impresso, etc.

17. Referencias 17. Referencias

RELATÓRIO FINAL DA CONSULTORIA RELATÓRIO FINAL DA CONSULTORIA (DEVERÁ SER ENTREGUE APÓS A APROVAÇÃO

(DEVERÁ SER ENTREGUE APÓS A APROVAÇÃO E EXECUÇÃOE EXECUÇÃO DO PROJETODO PROJETO ENCADERNADO EM ESPIRAL) ENCADERNADO EM ESPIRAL) 1.Capa 1.Capa 2. Contra-capa 2. Contra-capa 3. Resumo 3. Resumo 4. Sumario 4. Sumario 5. Introdução 5. Introdução 6. Identificação da Empresa(Perfil) 6. Identificação da Empresa(Perfil)

(20)

PERFIL DA EMPRESA PERFIL DA EMPRESA Razão Social

Nome Fantasia Endereço:

Bairro Município CEP

Atividade

Inicio da operação Origem:

Composição acionária nome e %: Diretoria nome:

Nome Fantasia: Cargo:

Formação: Tempo de casa:

Classificação da Empresa CNPJ

Constituição e Forma Jurídica N° Funcionários

7. DIAGNÓSTICO 7. DIAGNÓSTICO 7.1 Diagnóstico:

7.1 Diagnóstico: Analise organizacional

O consultor deverá realizar um estudo sobre os principais aspectos organizacionais, como: Estrutura de Funcionamento, público-alvo, Comunicação, processos, conhecimento, recursos físicos, gestão de pessoas, marketing, Aspectos da liderança, objetivos organizacionais, metas, planejamento estratégico, investimentos, aspectos financeiros como: utilização do fluxo de caixa, financiamento e Capital de Giro, formação de preço e custo. Observação: os aspectos a serem observados na análise organizacional dependerão da abrangência que o Consultor Junior dará ao estudo da organização, ou seja, uma

(21)

observação global ou apenas de uma área/departamento. Podendo as áreas ser divididas e analisadas da seguinte forma:

• SETOR DE TECNOLOGIA • Infra-Estrutura • Aquisição de Softwares ◦ ERP e CRM • Servidor • Redes • POLÍTICAS DE SEGURANÇA • Internet • Treinamento • Migração e Atualização • Gestão de Colaboradores • GESTÃO DE PESSOAS • Banco de Dados do RH • Departamento Pessoal ◦ Atuação

• Plano de Cargos e Salários

• Programa de Incentivos e Benefícios • Políticas de Remuneração • Avaliação de Desempenho • Treinamento • Organograma e Funciograma • Recrutamento e Seleção • Planejamento Estratégico do RH • Turnos de Trabalho • MARKETING • Plano de Marketing ◦ Da Instituição

◦ Reestruturação das Mídias – Ferramentas do Marketing ◦ A importância da Marca

• Definição de Objetivos e Metas • Definição de Estratégias

◦ Avaliação e Controle

• Marketing Interno – Endomarketing • LOGISTICA/PATRIMÔNIO

• Políticas de Patrimônio

◦ Movimentação e Remanejamento • Políticas de Compras

(22)

• Distribuição • Fornecedores • Armazenamento • FINANCEIRO

• Elaboração de Centros de Custos: ◦ Custos Fixos e Variáveis • Ponto de Equilíbrio

• Análise de formação de preço de venda • Métodos/Departamentalização e Compras • Fluxo de caixa

• PLANEJAMENTO FINANCEIRO • Política de Crédito

• Projeção de Fluxo de Caixa • Orçamentário

• Políticas de Pagamento

• INDICADORES DE DESEMPENHO • Lucro x Capital Investido

• Viabilidade x Retorno

• Indicadores de Inadimplência

• Programa de Gerenciamento Financeiro • PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

• Missão, Visão, Valores, Crenças, Políticas • Análise Ambiental Externo

◦ Concorrentes, Fornecedores, Clientes, Produtos/Serviços substitutos, Novos entrantes (Ameaças e Oportunidades).

• Análise de Ambiente Interno

◦ Serviços/Produtos, Funcionários, CG, Estrutura, Resolução de Problemas, Agilidade na tomada de Decisões, Liderança, Comunicação, Processos Internos, Cadeia de Valores.

Pontos fortes e Fracos. • PLANO DE AÇÃO Objetivos e Metas

• ADMINISTRAÇÃO GERAL • Limpeza/LAY OUT

• Controle (Deferimento de ações dos diversos Departamentos, Hierarquia); 88. Intervenção. Intervenção

Neste campo o Consultor Junior baseado nas informações colhidas na analise organizacional, fará as sugestões das intervenções, dos quais estas não serão implantadas, somente sugeridas as empresas.

99. Recomendação. Recomendação

As recomendações serão feitas de acordo com as intervenções sugeridas, como por exemplo: ÁreaÁrea dede GestãoGestão dede Pessoas:Pessoas: IntervençãoIntervenção proposta:proposta: criaçãocriação dede umum

(23)

funciograma.

funciograma. Recomendação:Recomendação: AnaliseAnalise sobresobre osos cargoscargos existentesexistentes nana organização,organização, com

com intuitointuito dede compreendercompreender asas etapasetapas ee processosprocessos dede cadacada cargo,cargo, ee casocaso necessário,

necessário, providenciarprovidenciar osos ajustesajustes dosdos mesmosmesmos parapara aa elaboraçãoelaboração dodo funciogramafunciograma da empresa. da empresa. 10. Conclusão 10. Conclusão 11. Referencias 11. Referencias

FAROL – FACULDADE DE ROLIM DE MOURA

FAROL – FACULDADE DE ROLIM DE MOURA

MODELO DE PROJETO DE TREINAMENTO

MODELO DE PROJETO DE TREINAMENTO E/OU CICLO DE

E/OU CICLO DE

PALESTRAS

PALESTRAS

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III/EMPRESA JÚNIOR

(24)

1. TÍTULO 1. TÍTULO

O título deve traduzir de forma sintética o tema central do Trabalho, a ser apresentado no estágio supervisionado.

2.

2. PERFIL DA EMPRESAPERFIL DA EMPRESA Razão Social

Nome Fantasia Endereço:

Bairro Município CEP

Atividade

Inicio da operação Origem:

Composição acionária nome e %: Diretoria nome:

Nome Fantasia: Cargo:

Formação: Tempo de casa:

Classificação da Empresa CNPJ

Constituição e Forma Jurídica N° Funcionários

33. PROBLEMATIZAÇÃO. PROBLEMATIZAÇÃO

Neste campo a equipe identificará um problema que servirá de base para a elaboração do projeto assim como as intervenções.

(25)

44. JUSTIFICATIVA. JUSTIFICATIVA

Revela a oportunidade do projeto para o acadêmico e empresa; relevância e atualidade do tema, bem como a importância e viabilidade. Neste campo a equipe deverá justificar a escolha da organização, área ou departamento objeto do estudo e elaboração do projeto.

55. DELIMITAÇÃO. DELIMITAÇÃO

Na delimitação a equipe deverá especificar qual área, departamento, ou organização será focado o estudo para elaboração do projeto.

66.. OBJETIVOSOBJETIVOS 6.1 Geral: 6.2 Específicos: a) a) b) b) c) c) d) d)

6. ESTRUTURA DO TREINAMENTO OU CICLO DE PALESTRAS 6. ESTRUTURA DO TREINAMENTO OU CICLO DE PALESTRAS 6.1

6.1 Necessidade de TreinamentoNecessidade de Treinamento

• Diagnóstico – objetivos da organização, competências necessária, problemas de produção, problemas de pessoas etc.

1. Analise organizacional - Determinação da missão, visão, objetivos estratégicos da organização.

2. Análise dos recursos humanos – determinação de quais comportamentos, atitudes e competências necessários ao alcance dos objetivos organizacionais

3. Analise dos cargos – exame dos requisitos exigidos pelos cargos, especificações e mudanças nos cargos.

6.2 Desenho do Programa de Treinamento 6.2 Desenho do Programa de Treinamento

• Quem treinar? • Como treinar? • Em que treinar? • Onde treinar? • Quando treinar? 6.3 Técnicas de Treinamento 6.3 Técnicas de Treinamento

• Quanto ao usoQuanto ao uso

1. orientadas p/ o conteúdo 2. orientadas para o processo 3. mistas

• Quanto ao tempoQuanto ao tempo

1. antes do ingresso na empresa 2. após o ingresso na empresa

(26)

1. no local de trabalho 2. fora do local de trabalho 6.4

6.4 AVALIAÇÃO DO TREINAMENTOAVALIAÇÃO DO TREINAMENTO

Realizados através de questionários objetivos direcionados a responder se o treinamento atendeu os objetivos descritos no projeto, que deverão ser aplicados aos treinados.

6.5

6.5 FORMATAÇÃO DOS DADOS DA AVALIAÇÃOFORMATAÇÃO DOS DADOS DA AVALIAÇÃO

A avaliação aplicada deverá ser compilada através de gráficos que demonstre com clareza o resultado do treinamento. O dados formatados deverão seguir anexo ao relatório final.

7. RESULTADOS ESPERADOS 7. RESULTADOS ESPERADOS

Nos resultados esperados a equipe deverá expor onde o treinamento pretende chegar com a execução do treinamento, melhor comunicação, aumento da satisfação dos clientes, etc.

9.

9. FUNDAMENTAÇÃOFUNDAMENTAÇÃO

Implica em levantar, descrever e comparar conceitos teóricos sobre o tema. Pode-se rever métodos e instrumentos de análiPode-se, trabalhos ou aplicações Pode-semelhantes em outros contextos. Com foco no tema, ou melhor, na área a ser estudada na organização a equipe deverá fundamentar o seu trabalho com no mínimo 10 (dez) páginas impreterivelmente.

10. METODOLOGIA 10. METODOLOGIA::

A equipe deverá especificar claramente qual ou quais os métodos que serão aplicados para se diagnosticar os problemas.

11.

11. RECURSOS:RECURSOS:

Os recursos são todos aqueles envolvidos na elaboração do projeto. 11.1

11.1 Recursos Humanos:Recursos Humanos: 11.2

11.2 Recursos FinanceirosRecursos Financeiros:: 11.3 Recursos áudio-visual: 11.3 Recursos áudio-visual: 14

14. CRONOGRAMA. CRONOGRAMA

O cronograma servirá para que as equipes tenham domínio do tempo, assim como sua melhor divisão e seqüência lógica para que o projeto completo seja entrega em tempo hábil.

15

15. PLANILHA ORÇAMENTÁRIA(ELABORAÇÃO DO PROJETO). PLANILHA ORÇAMENTÁRIA(ELABORAÇÃO DO PROJETO)

A planilha orçamentária diz respeito a elaboração e execução do projeto. Nele deverão estar contidos todos os gastos com as visitas, material impresso, impressões, etc.

16

(27)

3.3 Divisão da carga horária do Estágio III

• AtéAté 440h de planejamento0h de planejamento da proposta de intervenção na empresada proposta de intervenção na empresa

• AtéAté 440h0h nana EmpresaEmpresa JúniorJúnior dada FAROLFAROL EE ORIENTAÇÕESORIENTAÇÕES PROGRAMADASPROGRAMADAS PELO PROFESSOR DE ESTÁGIO EM SALA DE AULA

PELO PROFESSOR DE ESTÁGIO EM SALA DE AULA • AtéAté 440h de execução do projeto0h de execução do projeto

3.4. A carga horária destinada às ações descritas no Estágio I e Estágio II deverá ser cumprida individualmente, podendo ser realizada de forma parcelada, numa empresa previamente definida, atendendo sempre a obrigatoriedade de atuar em empresas cujas atividades a serem desenvolvidas durante o estágio, tenham alcance rural e urbano.

3.5 O aluno deverá entregar 3 (três) cópias do Projeto de Estágio, as quais terão por destinatários o Coordenador do Estágio Supervisionado e o Coordenador de cursos e mais uma cópia ao supervisor do estágio na Empresa. Também o Relatório Final de Estágio deverá ser elaborado em 3 (três) vias e entregues para a coordenação de estágio.

3.6 A conclusão do Estágio Supervisionado se dará com a entrega do Relatório de Estágio, pelo Estagiário a FAROL – Faculdade Rolim de Moura, cabendo a esta, através do seu coordenador de curso. O Relatório de Estágio é a síntese e interpretação teórica da prática realizada. Deve revelar mais que citação por ações ou sua descrição exaustiva. É a elaboração intelectual das atividades propostas e as efetivadas, desde suas intenções e condições de realização, justificativas, causas e conseqüências. É a análise teórica do trabalho realizado.

3.7 O Relatório de Estágio deve ser elaborado conforme determina a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou normas para apresentação de trabalhos científicos baseados nas mesmas.

3.8 Os acadêmicos que não lograrem aprovação no Estágio Supervisionado ou tiverem o mesmo cancelado, ficarão obrigados a renovar sua matrícula a fim de se submeterem a novo Estágio Supervisionado.

3.9 Para aprovação do Estágio Supervisionado, o Estagiário deverá ter a freqüência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) sobre a carga horária descrita no item 3.3 deste regimento.

3.10 O aluno deverá entregar o Relatório de Estágio até 30 (trinta) dias antes do término do semestre letivo no qual o estágio se finalizou.

3.11 O Estágio Supervisionado não poderá ser remunerado, mas a empresa concedente deverá efetuar o seguro de acidentes pessoais em benefício do Estagiário, conforme preceitua a Lei nº 6.494 de 07/12/77.

(28)

3.12 Somente os acadêmicos regularmente matriculados no 6º (quinto) período em diante poderão fazer/participar do Estágio Supervisionado.

3.13 As áreas para a realização do Estágio Supervisionado são as seguintes:

a. Administração Geral; (engloba todas as áreas administrativas de uma empresa, geralmente se aplica aos casos de pequenas e médias empresas). b. Planejamento Financeiro e Orçamento;

c. Administração de Materiais; d. Administração da Produção; e. Gestão de Recursos Humanos

f. Administração de Marketing; g. Administração Pública;

h. Organização, Sistemas e Métodos; i. Administração Rural;

j. Planejamento Empresarial; k. Sociologia do Trabalho;

3.14 A formalização do Estágio Supervisionado se dará com a assinatura do Convênio de Estágio Supervisionado – Anexo I, no qual as partes (Estagiário e Concedente) se obrigam a cumprir suas cláusulas e condições.

4. DA ESTRUTURA E DA ORGANIZAÇÃO DO ESTÁGIO 4. DA ESTRUTURA E DA ORGANIZAÇÃO DO ESTÁGIO

4.1 A estrutura do componente curricular Estágio Supervisionado comporta os seguintes atores:

• Coordenador de Estágio: professor responsável pelo componente curricular; • Supervisor: profissional vinculado à empresa concedente e ao campo de

aplicação capaz de orientar as atividades do aluno dentro dos objetivos do componente curricular;

• Orientador: professor responsável pela orientação do estágio do Relatório do Estágio.

• Estagiário: acadêmico regularmente matriculado no Curso de Administração da FAROL - Faculdade Rolim de Moura.

4.1 Do Coordenador do Estágio 4.1 Do Coordenador do Estágio

O Coordenador do componente curricular Estágio Supervisionado é o docente indicado pela Direção da FAROL - Faculdade Rolim de Moura, a quem cabe:

• fornecer as orientações gerais deste regimento aos demais atores;

• promover o convênio necessário à realização do Estágio de acordo com o formulário descrito no Anexo, deste regimento;

(29)

• indicar professores orientadores de áreas específicas contidas no item 3.13 e também do Relatório de Estágio;

• acompanhar o desenvolvimento do Estágio em classe ou extra-classe; • elaborar e organizar a programação geral do Estágio;

• encaminhar os estagiários às empresas concedentes, através do formulário em Anexo – “Carta de Apresentação do Estagiário”;

• administrar as atividades necessárias ao controle dos Estagiários e seus respectivos orientadores;

• executar a inscrição, manutenção, transferência e o desligando (quando couber) do acadêmico do Estágio;

• manter o registro de todos os eventos do Estágio Supervisionado e dos Estagiários com seus respectivos orientadores.

4.2 Do Supervisor 4.2 Do Supervisor

O supervisor é o profissional vinculado à empresa concedendo do estágio e ao campo de aplicação, a quem cabe:

• acompanhar o estagiário no campo de aplicação;

• firmar convênio de Estágio Supervisionado com a FAROL – Faculdade Rolim de Moura;

• fazer a avaliação confidencial conforme formulário enviado pela Coordenação do Estágio;

• prestar informações referentes às atividades do estagiário ao Orientador. 4.3 Do Orientador

4.3 Do Orientador

O orientador é o professor indicado pelo Coordenador do Estágio, a quem cabe: • orientar o Estagiário, quer individualmente ou em grupo, dirimir dúvidas,

sugerir soluções e recomendar bibliografias.

• acompanhar o desempenho do Estagiário e proceder a sua avaliação;

• comunicar-se com o Supervisor, visando obter informações referentes às atividades do Estagiário;

• levar ao conhecimento do Coordenador de Estágio quaisquer dificuldades que venham ocorrer no desenvolvimento dos trabalhos;

4.4 Do Estagiário 4.4 Do Estagiário

O Estagiário é o acadêmico do Curso de Administração de Empresas da FAROL -Faculdade Rolim de Moura, a quem compete:

• inscrever-se no Estagio Supervisionado a partir do 6º (quinto) período do curso de Administração de Empresas;

• escolher a área em que irá desenvolver suas atividades de estágio, constantes no item 3.14;

(30)

• cumprir e observar as diretrizes do presente regimento e do Convênio de Estágio com a empresa concedente;

• aceitar as sugestões do Professor Orientador e dela utilizar-se;

• manter atualizada e organizada a documentação exigida pela FAROL -Faculdade Rolim de Moura;

• executar as tarefas recebidas no Estágio, zelando pelos interesses do aprendizado, na empresa concedente e do Curso;

• administrar e catalogar todo o material necessário à elaboração do Estágio e o do Relatório do Estágio;

• elaborar o Projeto de Estágio, apresentando-o a FAROL - Faculdade Rolim de Moura e ao Professor Orientador para aprovação;

• aprovado o Projeto de Estágio, entregar uma cópia à Coordenação do Estágio para ser arquivado;

• elaborar, no prazo estipulado no item 3.9 deste regimento, o Relatório de Estágio para avaliação do Professor Orientador, dentro das normas da ABNT e dos prazos estabelecidos neste regimento.

6.0 DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

MODELO RELATÓRIO DE ESTÁGIOModelo de Capa e Folha de Identificação

FACULDADE DE ROLIM DE MOURA - FAROL

Relatório de Estágio Curricular em

__________________________

.

FACULDADE DE ROLIM DE MOURA – FAROL

Relatório de Estágio Curricular em

_______________________________

Dados do Estagiário

Nome:

Registro Acadêmico: Curso e Período:

Dados do Local de Estágio

Empresa: Supervisor: N° de registro:

(31)

Nome do Estagiário

Rolim de Moura - RO 200X

Período de Estágio

Início: ___/___/_____ Término: ___/___/_____ Jornadas de trabalho: ________ horas semanais.

Total de horas: _______horas em ____________________

Rolim de Moura - RO 200X

ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO GRÁFICA DO RELATÓRIO a. Papel: tamanho A4;

b. Margens: superior 2,5 cm, inferior 2,5 cm, esquerda 3,0 cm, direita 2,0 cm c. Parágrafos: 1 Tab (corresponde a 5 espaços);

d. Espaço entre as linhas do texto: 1,5 linhas;

e. Tamanho da fonte: 12 para o texto; 14 para os títulos dos elementos pré-textuais, os títulos dos capítulos e pós-textuais;

Para que o desempenho o aluno seja concluído, é necessário que seja elaborado um relatório descrevendo as atividades desempenhadas durante o estágio.

Estas recomendações tem a finalidade de orientar a preparação do Relatório de Estágio, para que o desempenho do aluno possa ser corretamente avaliado.

O relatório é o trabalho técnico/científico que identifica o Estagiário perante a empresa concedente e a faculdade, possibilitando uma análise do seu desenvolvimento durante o Estágio Supervisionado.

6.1 O relatório será composto de 3 (três) itens, quais sejam. a) Apresentação.

O relatório de estágio deve receber, por sua importância, cuidados especiais em sua apresentação. Assim, deve atender aos seguintes requisitos:

• deve ser impresso por computador, em apenas uma das faces do papel; • deve ser apresentado em papel formato A4, sem margem e sem pauta; • deve ser encadernado em capas plásticas e espiral ou com capa dura;

(32)

• as ilustrações devem ser claras e relacionadas com o texto e com suas legendas;

• o relatório deve ser composto por no mínimo 30 e no máximo 60 folhas. b) Recomendações de Estilo

A organização de um texto reflete a organização das idéias de seu autor. Assim, especial atenção deve ser dedicada à maneira pela qual apresenta-se as idéias.

• Deve-se respeitar rigorosamente as normas gramaticais e sintáticas;

• deve-se escrever de maneira concisa, evitando-se adjetivação exagerada, períodos extensos e emaranhados, e palavras supérfluas;

• deve-se escrever de modo claro, utilizando-se as palavras em seus sentidos estritos (evitar expressões como “estrutura cansada”);

• deve-se escrever de modo objetivo, limitando-se a descrever suas atividades, evitando-se a abordagem de assuntos paralelos. Deve-se dar ênfase às atividades desempenhadas e não às atividades da empresa, funcionamento de produtos, etc.

• deve-se evitar o uso de figuras de linguagem, que podem conduzir a interpretações dúbias;

• deve-se utilizar somente o jargão técnico de uso universal, evitando-se as gírias internas da empresa (somente utilizá-las em caso de absoluta necessidade, esclarecendo seu significado);

• limite-se a fazer observações em dados, evitando-se críticas e opiniões pessoais. Evite o uso de expressões como: muitos, poucos, alguns;

• “uma figura vale por mil palavras”, portanto procure usar ilustrações (esquemas, diagramas, gráficos, fotos), para substituir longas descrições e tabelas.

c) Partes do Relatório

O relatório deve ser composto das seguintes partes: Capa e Folha de Rosto(veja modelo acima)

A capa e a folha de rosto identificam o relatório.

Caso seja utilizada uma encadernação opaca, as informações de capa devem ser repetidas na encadernação.

Sumário

No sumário devem constar os títulos e subtítulos das seções que compõem o relatório, bem como o número de página onde se encontram.

A numeração deve ser feita na parte superior direita da folha e deve ser sequëncial (1,2,3...70) ou por seção (1-1, 1-2... 1-10).

(33)

Caso o sumário tenha mais de uma página, deve ser numerada com algarismos romanos minúsculos (i,ii,iii,iv). Deve-se usar de bom senso, para que o sumário nem fique muito pequeno, faltando informações relevantes, nem muito extenso, com excesso de dados.

Caso haja uma folha de agradecimento, deve ser colocada antes do sumário. No agradecimento, devem se citadas somente pessoas e instituições que contribuíram, além de suas obrigações, para a realização do estágio.

Introdução

É onde se define o assunto ao qual o relatório se refere, onde são indicados os processos empregados na obtenção dos dados para o relatório. Deve-se ser ainda apresentada a empresa, constando do histórico, produtos e produção, instalações e maquinários, dados econômicos, perspectivas da empresa, etc.

Também deve ser citada nesta seção alguma condição especial que tenha afetado o estágio, e a receptividade da empresa e do pessoal da empresa.

Corpo(Atividades Desenvolvidas)

Esta parte constitui o relatório propriamente dito. Portanto, especial atenção deve ser dedicada à sua elaboração.

Devem ser descritas as atividades realizadas durante o estágio e feitas considerações sobre a orientação e a metodologia empregadas na execução das tarefas, problemas ocorridos, resultados obtidos.

Na descrição das atividades, devem ser evitados detalhes excessivos que podem tornar o texto extremamente maçante (por exemplo, não se deve colocar um roteiro detalhado de manutenção de 400 peças). Caso sejam de real importância à compreensão das atividades, estes detalhes devem ser colocados em um anexo.

Conclusão

É uma análise crítica do trabalhado executado e da sua validade como elemento de formação profissional. Comentar se o estágio realizado foi satisfatório, como sentiu o contato com os futuros colegas de profissão. Fazer uma correlação entre o estágio prático e os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas relacionadas e no material de referência bibliográfica. Esta análise deve ser embasada nos fatos apresentados no relatório.

(34)

Bibliografia

Nesta seção devem ser enumeradas todas as obras citadas no relatório. Estas obras devem ser apresentadas conforme as normas da ABNT atual.

Anexos

Nos anexos devem ser incluídas informações que sejam importantes, mas não essenciais, para o entendimento do relatório. Cada anexo deve conter apenas um tipo de informação, podendo haver tantos anexos quantos forem necessários.

Cada anexo deve ser precedida por uma folha de identificação. DE ACORDO:

________________________________ e ________________________________ Carimbo e assinatura do Nome completo do

Supervisor Estagiário

6.1 O Relatório de Estágio, depois de aprovado pela banca examinadora e após ter recebido as devidas correções, caso sejam recomendadas pela mesma, deve ser entregue em 2 (duas) vias, das quais uma será destinada à Coordenação do Estágio e a outra à empresa concedente.

6.2 A via destinada à Coordenação deverá estar acompanhada do formulário “Controle de Freqüência Diária” e da “Avaliação de Desempenho do Estagiário”, devidamente preenchidos pela empresa concedente, cujos impressos serão fornecidos aos estagiários pela Coordenação, quando da sua inscrição.

7.0 DA AVALIAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO A avaliação será composta por:

• Cumprimento da carga horária de estágio: 280 horas; • Auto-avaliação;

• Avaliação do estagiário pela empresa; • Apresentação de relatórios;

(35)

• Aprovação do relatório final pela banca examinadora composta por professores indicados pela coordenação do estágio.

7.1. Para aprovação no Estágio Supervisionado o acadêmico necessita defender o Relatório de Estágio, e ser aprovado por uma Banca Examinadora descrita no item 3.6 deste regimento, que levará em consideração as avaliações realizadas em formulários próprios, pelo supervisor do estágio na empresa, bem como, obter freqüência mínima de 75% no somatório das etapas constituintes do item 3.3 deste regimento.

7.2. O Estagiário reprovado pela Banca Examinadora no Estágio Supervisionado não cabe direito a recurso, devendo matricular-se novamente no Estágio Supervisionado.

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 Os casos omissos neste Regimento serão resolvidos pelo CEPEX da FAROL -Faculdade Rolim de Moura.

8.2 Esse Regimento entre em vigor após sua aprovação pelo CEPEX. Parágrafo único - O estágio não cria vínculos empregatícios de qualquer natureza com a parte concedente de estágio.

Referências

Documentos relacionados

Tanto este como outros exemplos podem ser utilizados para realizar um exercício rápido sobre o modo de obter informação na internet que possa ser útil na resolução de um

Na minha opinião, são destaques inquestionáveis de 2012 os progressos no sentido do reforço da cooperação entre laboratórios de saúde pública dos diferentes Estados-Membros e

Segundo XRD, em todos os nanocompósitos houve intercalação em 2θ=2,70°, e de acordo com as imagens de transmissão o nanocompósito com 5% de PPMA apresentou a melhor distribuição

Ainda que hajam progressos marginais em fontes de energias alternativas, a economia energética do mundo industrial é tão profundamente dependente dos combustíveis fósseis

Vale destacar aqui o artigo de Begeres Bisnesto (2018), que enfatiza o fundamentalismo islâmico. Entretanto, pretendemos ampliar o escopo de análise e repensar esse modo-de-ser no

Recolhimento do Imposto de Renda Retido na Fonte correspondente a fatos geradores ocorridos no período de 1º a 10 de Fevereiro de 2019, incidente sobre rendimentos de: (a) juros

De modo análogo a Braverman, Coriat, ao estabelecer uma crítica ao processo de produção da grande indústria, torna explícita a vinculação de sua abordagem ao paradigma

E, para os mais exigentes, se a ruptura da hymen é o critério que deve guiar os peritos, esta ruptura não dando-se, como podia não ter-se dado no caso em questão, hade forçosa-