• Nenhum resultado encontrado

2 – NAS ORIGENS E POR DENTRO DAS BATALHAS DE POESIA: DOS PERCURSOS ÀS NARRATIVAS SOBRE A INVENÇAO DO SLAM NO RS

2.1 Origens do Poetry Slam

Apesar de esta não ser uma tese sobre a história do movimento de poesia Slam, me parece inviável produzir determinados entendimentos e delinear práticas que caracterizam este fenômeno cultural sem chamar a atenção do leitor para alguns princípios e aspectos históricos que caracterizam o seu modus operandi até a atualidade. Por isso, acredito na necessidade de contextualizar o movimento Slam nas suas origens, em Chicago, até a sua chegada ao Brasil e, especialmente, ao Rio Grande do Sul.

O termo Slam deriva de uma onomatopeia da língua inglesa que indica o som de uma batida de porta ou janela, um estouro, um barulho que causa impacto – algo que na língua portuguesa seria equivalente ao nosso “pá!”. Slam também é uma palavra que se refere aos grandes torneios de tênis, beisebol, bridge e basquete, por exemplo - os chamados Grand Slam. De acordo com D’alva (2011), foi nesse sentido que o termo foi tomado de empréstimo por Marc Kelly Smith, então operário da construção civil e poeta, para dar nome ao Uptown Poetry Slam, evento de poesia criado em 1986 em Chicago, Estados Unidos. De início o termo foi cunhado para denominar a performance individual dos poetas e, mais tarde, foi ampliado para nomear as próprias competições de poesia (D’ALVA, 2011, p. 120).

Conforme Somers-Willett, Smith buscava popularizar a poesia junto a um público que estava fora dos espaços intelectuais sancionados e estabelecidos pela academia. Reuniu-se, então, com outros oito artistas locais e juntos criaram o Chicago Poetry Ensemble, que foi a base da experimentação inicial do Slam. Ele, então, passou a organizar espetáculos de variedades que reuniam poesia, cabaré, experimentação musical e performance em bares da vizinhança de classe trabalhadora branca da cidade (2009, p. 3). Foi no verão de 1986, em uma das noites de performances poéticas no Green Mill Jazz Club, por meio de um jogo improvisado, que o Poetry Slam nasceu:

(…) Smith encontrou, por acaso, um formato que ‘‘pegou’’. Ele realizou uma competição simulada no final do show, deixando o público julgar os poemas apresentados no palco - primeiro com vaias e aplausos e depois com pontuação numérica. O público foi impulsionado por este formato e Smith logo fez da

competição uma atração regular nas noites de domingo do bar Green Mill. Foi lá, entre o tilintar dos copos de uísque e baforadas de fumaça de cigarro, que o Uptown Poetry Slam nasceu33 (SOMERS-WILLETT, 2009, p. 4, tradução minha).

Segundo palavras de Smith, ele foi movido pela ideia de que, se a poesia fosse apresentada ou performada de maneira plena e apaixonada, atrairia diferentes públicos, de todos os estilos de vida, e, para ele, foi isso o que aconteceu (SMITH e KRAYNAK, 2009, p.22). Com uma audiência diversificada e não tradicional, longe do monopólio acadêmico e do ambiente intelectual dos eventos convencionais de leitura de poesia, o Slam produziu uma atmosfera própria, “turbulenta e contracultural”, segundo Sommers- Willet (2009, p. 4). A autora afirma que a invenção do Slam estabeleceu um tipo diferente de relação entre poetas e público, uma conexão “interativa, teatral, física e imediata”. Era algo diferente da “leitura estagnada” (stagnant reading), uma vez que a poesia passou a ser apresentada como uma experiência física e sensorial – o que contribuiu para alcançar outro nível de envolvimento e engajamento do público (SOMERS- WILLETT, 2009, p. 4).

Do bar de jazz, o Uptown Poetry Slam chegou às ruas das periferias de Chicago e conquistou adeptos em outras cidades dos Estados Unidos. As competições cresceram e atingiram nível nacional em 1990, quando aconteceu o primeiro National Poetry Slam na cidade de São Francisco, que reuniu três times de slammers de Chicago, São Francisco e Nova York (D’ALVA, 2011, p. 120). De acordo com o website34 de Mark Smith, desde então o Slam se espalhou pelo mundo em competições nacionais e internacionais (entre poetas de diferentes países), tendo sido exportado para mais de mil cidades (SMITH, 2018). Em 2002 aconteceu o primeiro campeonato internacional de Slam, em Roma, que reuniu poetas da Espanha, França, Rússia, Alemanha, Inglaterra, Itália e Estados Unidos, cada qual se apresentando em suas línguas nativas. O público acompanhava as traduções de forma simultânea em uma tela de projeção posicionada atrás dos poetas.

33 “Smith stumbled on a format that stuck. He held a mock competition in the show’s final set, letting the

audience judge the poems performed onstage - first with boos and applause and later with numeric scores. The audience was compelled by this format and Smith soon made the competition a regular attraction on Sunday nights at the Green Mill. It was there, among the clinking tumblers of whiskey and wafts of cigarette smoke, that the Uptown Poetry Slam was born”.

Desde 2007, acontece anualmente na França a Copa do Mundo35 de Poesia Falada (spoken word36), que envolve a participação de mais ou menos 20 slammers cada poeta representando seu respectivo país. O evento, que em maio de 2020 teve a sua 14ª edição, é realizado ao longo de uma semana no Théâtre Belleville de Paris, sendo organizado e financiado pelo governo parisiense e contando com ampla divulgação da mídia local através de reportagens na TV, jornais, rádios, cartazes e outdoors (NEVES, 2017, p.96).

Fig.3: Roberta Estrela D’alva (à esq.) e Cynthia Santos (Kimani), campeã do SLAM BR 2019.

Fonte: Sergio Silva/ SLAM BR.

Contudo, a edição de 2020 foi atípica em função da pandemia de Covid-1937 que assolou o mundo. O campeonato38 aconteceu de maneira on-line, de 18 a 24 de maio,

35 “La Coupe du Monde de Slam”, promovida pela Federação Francesa de Poesia Slam. Mais informações

em http://grandpoetryslam.com/

36 O Spoken word pode ser entendido como uma forma de arte performática baseada em palavras, na qual

as letras de músicas, poemas ou histórias são faladas ao invés de cantadas. De acordo com D’alva: “literalmente ‘palavra falada’ ou poeticamente ‘poesia falada’, é uma performance na qual as pessoas recitam textos. Pode acontecer em vários contextos: literatura, artes plásticas, música, mas sempre com foco na oralidade” (2009).

37 A competição foi transmitida ao vivo, da França, com a presença de um mestre de cerimônias

(slammaster) e de cinco jurados reunidos em um lugar fechado. O slammaster contou com o apoio de uma pessoa que controlava, em dois computadores, todas as informações que apareciam na tela para o público. Imediatamente após cada performance, os jurados levantavam placas com as suas notas e as exibiam para a câmera para que todos pudessem se certificar da avaliação. Os poetas, dos mais diversos locais do mundo, se apresentaram cada um de sua respectiva casa. Divididos em chaves, eles eram sorteados e escolhiam, dentre as opções previamente enviadas ao concurso, qual poema iriam apresentar. Assim, o público assistia simultaneamente (em uma tela dividida) o poeta se apresentando e, ao lado, a respectiva tradução do texto em três idiomas: na língua original do poeta, em inglês e em francês.

38 A Covid-19 é uma doença causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2), que apresenta um quadro clínico