• Nenhum resultado encontrado

1. AS NOVAS CONFIGURAÇÕES DE ESTÁGIO NA UFJF

1.3 A Universidade Federal de Juiz de Fora

1.3.3 Os Bacharelados e as licenciaturas da UFJF

O Ministério da Educação, em seu portal eletrônico, informa as modalidades de graduação:

Os cursos considerados de graduação são: os bacharelados, as licenciaturas e os tecnólogos. Os bacharelados proporcionam a formação exigida para que se possam exercer as profissões regulamentadas por lei ou não. Na maior parte dos cursos é expedido o título de bacharel, como em Administração e Direito. A licenciatura habilita para o exercício da docência em educação básica (da educação infantil ao ensino médio). Os tecnólogos são de graduação com características especiais, e obedecerão às diretrizes contidas no Parecer CNE/CES 436/2001, bem como conduzirão à obtenção de diploma de tecnólogo (Portal MEC)8.

Cabe destacar que os cursos de graduação da UFJF permitem aos acadêmicos a obtenção do título de bacharéis ou licenciados ou ainda, formação nas duas modalidades. Importante destacar que a UFJF vem implementando ações nos

7Portal do Colégio João XXIII. Disponível em: http://www.ufjf.br/joaoxxiii/institucional/filosofia/ Acesso

em 25 agosto 2012.

8 Portal do Ministério da Educação

– Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=14384&Itemid=818 Acesso em 02 dezembro 2012.

últimos anos para padronizar as diretrizes curriculares de seus cursos de licenciatura.

Dentro das diretrizes curriculares são previstas as modalidades e períodos de estágio, a fim de atender às demandas de cada curso, respeitando suas especificidades.

O estágio configura-se como um fator importante na formação dos futuros profissionais, pois haverá a possibilidade de desenvolver uma prática prévia dos conhecimentos adquiridos na graduação.

Desse modo, visando a atender à política educacional nacional, bem como às novas diretrizes curriculares que se impuseram pelo Ministério da Educação, a UFJF, através do seu Conselho Setorial de Graduação aprovou a resolução nº 23/2004 trazendo uma proposta de reestruturação das licenciaturas vigentes. A resolução relaciona as atividades acadêmicas curriculares a créditos ou carga horária por Atividade no Período Letivo, definindo diretrizes para a integralização dos cursos (Anexo 2).

No caso específico da formação de professores, o documento de Diretrizes Curriculares dos Cursos de Licenciatura de 2002 apresenta orientações para possíveis ajustes a novas demandas... O que gostaria de destacar aqui é o caso das disciplinas de estagio no contexto dessas mudanças. A carga horária total, dedicada a essa disciplinas nos cursos de licenciatura e definida pelas Diretrizes Curriculares de 2002, é de 400 horas (ZAN, 2011, p. 451-452).

O Projeto de Reestruturação das Licenciaturas da UFJF, iniciado no ano de 2004, possibilitou revisão e padronização das diretrizes curriculares institucionais em consonância com as diretrizes nacionais, respeitando as especificidades de cada área do conhecimento.

A reestruturação dos cursos de graduação impõe-se pela premissa de que a formação acadêmica não se limita à oferta de condições para que o aluno exerça futuramente uma profissão; além desse objetivo básico, é preciso capacitar os egressos para a identificação de problemas pertinentes às suas atividades profissionais, para a avaliação das diferentes posições quanto aos problemas propostos, e para a possibilidade de assumir uma postura consciente junto à sociedade (UFJF, 2008, p.1).

Nesse processo de reestruturação, a instituição voltou seu olhar para as questões de estágio, definindo diretrizes mais claras para sua realização e posteriormente, com Lei nº 11.788/08, muitos currículos foram reelaborados para garantir o cumprimento da Lei.

Considerando que o objetivo das licenciaturas é a formação de professores, multiplicadores do conhecimento e responsáveis pela educação de alunos que atuarão em diversas áreas, houve uma preocupação com os estágios nessa modalidade da graduação.

Segundo informações extraídas do portal da UFJF, a primeira coordenadora de estágios apresenta um recorte histórico da reestruturação das licenciaturas, especificamente nos estágios.

Ela explica que o projeto de reformulação das licenciaturas da UFJF foi desenvolvido no final de 2004. No entanto, segundo ela, "os estágios, parte importante do processo de aprendizagem, aconteciam de forma indisciplinada e em instituições sem convênio". Devido aos problemas enfrentados por 13 faculdades da instituição, o Conselho Setorial de Graduação (Congrad) criou uma comissão e regulamentou novas diretrizes para o projeto. A reforma tinha como objetivo construir um quadro comum de formação do professor. Depois, os cursos valorizariam as especificidades de cada área. (UFJF, 2008)9

A constituição de Comissões Orientadoras de Estágio (COEs) é prevista no Regulamento Acadêmico da Graduação (RAG) da UFJF. Elas são importantes, pois têm a “atribuição de programar, supervisionar e avaliar os estagiários”. (UFJF, 1997, s/p) e são constituídas mediante as especificidades de cada curso. Entretanto, nem todas as unidades acadêmicas as constituíram.

Atualmente essas comissões ou as Coordenações de Curso da UFJF, são responsáveis pela supervisão dos estagiários dos bacharelados e todos os alunos das diversas licenciaturas são acompanhados pelos professores das disciplinas de didática e prática de ensino da Faculdade de Educação (FACED).

9 Portal UFJF. Disponível em: http://www.ufjf.br/secom/2008/09/30/ufjf-participa-de-forum-das-

Essa estruturação vai ao encontro das considerações de BIANCHI (2005):

Nas licenciaturas, as disciplinas específicas oferecem fundamentos importantes para que o estagiário aprenda, por exemplo, a observar e planejar aulas utilizando a metodologia de ensino e conteúdos que são pertinentes à Didática. Para a formação de professores, a interface entre as disciplinas dos cursos é um fator primordial. Esse trabalho conjunto, certamente, servirá para o aluno aferir seu desempenho sobre as atividades que exerceu na instituição na qual estagiou bem como exercitar o senso crítico para inovações em atividades similares (BIANCHI, 2005, p. XV).

Os estágios cumprem um papel importante no entrosamento dos alunos com o mercado de trabalho, e para que essa preparação seja mais próxima da realidade, a instituição conta ainda, com o Colégio de Aplicação João XXIII.

Os estágios supervisionados dos cursos de bacharelado não passam pelo Colégio de Aplicação e podem ser desenvolvidos dentro e fora da UFJF. Essa modalidade obedece às Diretrizes Curriculares Nacionais e ao Regulamento Acadêmico da Graduação da Universidade, e não foram reestruturadas como as Licenciaturas nos últimos anos.

Os estágios supervisionados do Curso de Engenharia Civil seguem as seguintes normatizações:

O Estágio Curricular é regulamentado por Lei Federal (Lei nº 11.788, de 25/09/2008), pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Cursos de Graduação em Engenharia e pelo Regulamento Acadêmico de Graduação da UFJF aprovado pelo Conselho de Graduação – CONGRAD (UFJF, 2012)10.

Conforme os atuais currículos ativos do Curso de Engenharia Civil, a carga horária necessária para integralização do curso é de 180 horas de estágio, atendendo às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), que preveem uma carga horária mínima de 160 horas.

10 Portal da Faculdade de Engenharia. Disponível em:

Art. 7º A formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares obrigatórios sob supervisão direta da instituição de ensino, através de relatórios técnicos e acompanhamento individualizado durante o período de realização da atividade. A carga horária mínima do estágio curricular deverá atingir 160 (cento e sessenta) horas (MEC/Conselho Nacional de Educação, 2002).

Diferente das licenciaturas que atualmente têm a carga horária para estágios supervisionados padronizada em 400 horas, os bacharelados têm a carga horária definida pelos colegiados de curso em cada instituição. O Portal do MEC disponibiliza as DCNs para cada curso de graduação e através dos Pareceres do Conselho Nacional de Educação, é possível destacar um ponto comum para os estágios supervisionados dos cursos de bacharelado.

Art. 7º O estágio curricular supervisionado deverá ser concebido como conteúdo curricular obrigatório, cabendo à Instituição de Educação Superior, por seus colegiados acadêmicos, aprovar o correspondente regulamento, abrangendo diferentes modalidades de operacionalização (Conselho Nacional de Educação, 2010).

Desse modo, é possível perceber diferenças entre as licenciaturas e os bacharelados, e o tratamento dado aos estágios supervisionados em cada modalidade, configurando-se pontos distintos, nos quais poderão ser aprofundadas as futuras análises.