• Nenhum resultado encontrado

Os diferentes tipos de tutoria no curso de Pedagogia a distância da

4.4 MATERIAIS DIDÁTICOS E METODOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO

4.4.1 Os diferentes tipos de tutoria no curso de Pedagogia a distância da

O curso de pedagogia a distância da UFRN, em todos os polos e períodos de desenvolvimento, é constituído por dois tipos de tutoria: tutoria presencial e tutorial a distância. A tutoria presencial tem duas classificações: individual e grupal.

O significado da palavra tutor vem do latim tutore e seu surgimento dá-se através da relação com a área jurídica, tendo diferentes significados, como: defensor e protetor (ARAÚJO, 2014). Contudo, na modalidade de EaD, o tutor é visto como alguém que aconselha e orienta na aprendizagem do aluno, exercendo também a função de multiplicador e monitor (BEZERRA; CARVALHO, 2011).

Buscando entender como ocorre o processo da tutoria no curso, obteve-se informações com o Professor/coordenador B e esse apresenta uma síntese de como se dá o processo de entrada dos tutores e como funciona a tutoria dentro do curso:

Os tutores passam por um processo seletivo, em que é feita uma análise de currículo, uma prova de conhecimentos básicos de pedagogia e de tecnologia da informação, informática, basicamente. Daí, o tutor selecionado é selecionado, geralmente, para uma determinada área, por exemplo: nós temos tutores que fizeram a seleção para atuar em fundamentos e políticas da educação, temos outros tutores que fizeram a seleção para atuar, especificamente, na área da educação, informática e tecnologia. Como esses tutores, muitas vezes, tem experiências em outras disciplinas, então, quando chega o momento em que preciso para atuar em fundamentos psicológicos da educação, eu verifico, nos currículos dos meus tutores de fundamentos, se tem alguns deles que tem formação mais especificamente para essa área. Se tiver, a gente convida, se eles estão a fim de acompanhar a tutoria a distância ou o professor da área. Se não tiver nenhum, a gente vai abrir uma seleção para tutores que tenham especialização nessa área, que sejam pedagogos e especializados nessa área. Esses tutores, feito esse processo, podem atuar conosco por um prazo de até quatro anos. A cada turma nova que entra no curso, tem que ser feita a seleção para tutores novos. Tutores de uma turma não podem atuar em outra turma. Isso é relativamente novo. A partir da turma atual, para uma turma nova, tem de fazer a seleção. Os tutores acompanham uma turma. (Com) os tutores presenciais, é da mesma forma. A gente faz uma seleção para tutores presenciais. Eles podem acompanhar por quatro anos

e eles acompanham a turma que entra. Exemplo: eu tenho um polo presencial em Currais Novos. Em Currais Novos, uma turma acabou de se formar e tenho uma turma caminhando e uma turma nova que entrou. A turma que se formou dispensou um tutor presencial para a turma que entrou. Fizemos uma seleção e vai se renovando conforme a turma vai se formando (PROFESSOR B/ EQUIPE DE COORDENAÇÃO C 2, 2017).

A Professora/vice-coordenadora explica que a coordenação da tutoria era comandada por ela. Acompanhava tanto os tutores presenciais como os a distância, em cada polo, questionando como estava funcionando os tutores.

Meu papel como vice coordenadora era a questão da tutoria. Fazendo o acompanhamento sistemático desse ator muito importante no processo. E, assim, é no período de estágio que esse acompanhamento se tornava mais efetivo ainda. Por quê? Porque o aluno tem, além de professor lá na página, o tutor presencial no polo e esse contato a gente percebe que alguns apresentam mais, bem mais. Acho que por pouca falta de tempo e tal, ou não ver necessidade. Não usufruí muito dessa figura do tutor no polo (PROFESSORA/VICE-COORDENADORA, 2017).

Compreende-se, nas falas da Professora/coordenadora A, da Professora/vice- coordenadora e do Professor/coordenador B, que a tutoria presencial é responsável pelo acompanhamento dos alunos, motivando-os durante o curso. Já a tutoria a distância acompanha as atividades e conteúdos, orientando os alunos no ambiente virtual. Fica claro que o tutor a distância é aquele que acompanha o professor e está diretamente ligado ao docente, enquanto o tutor presencial possui responsabilidade pela coordenação dos polos, estando diretamente ligado a estes, por vezes sem contato com os outros professores.

Então, percebe-se também, na concepção da Professora C, a importância da tutoria a distância, justamente por estar mais ligada ao professor. Ela destaca que a sua sintonia com os tutores é de extrema importância para o desenvolvimento da disciplina no curso. Ela, juntamente com os tutores, pesquisa e planeja os conteúdos da disciplina, construindo, assim, soluções e melhorias para o entendimento da matéria e das metodologias para esse fim.

No entanto, evidencia-se que a procura pelo tutor presencial não é muito grande. Isso é explicado na fala da professora/Vice-coordenadora, que justifica que os motivos devem ser porque o aluno possui pouco tempo ou não tem a necessidade de usufruir da figura do tutor no polo.

Percebe-se, nas falas sobre a tutoria no curso, que o tutor presencial possui diferentes papéis, além de ter o objetivo de manter um contato mais próximo do

aluno, para o acompanhamento deste durante o curso, tirando-lhe dúvidas e orientando-o. Nota-se, no entanto, que o tutor a distância acaba sendo um profissional que desenvolve, além de suas funções atribuídas, um maior envolvimento com o aluno no ambiente virtual. Justifica-se que, por ele estar mais próximo do professor, essa figura acaba se sobressaindo da tutoria presencial. Todavia, deve-se ter cuidado em relação à tutoria em detrimento do trabalho do professor. Refletindo sobre como acontece a execução do trabalho no curso de pedagogia, compreende-se que existe uma divisão dos profissionais no curso. Tal divisão aponta que existem profissionais com papeis diferentes, o que, por vezes, ocasiona, também, uma redução da interação entre professor e aluno.