• Nenhum resultado encontrado

2 DA ANÁLISE DAS PESQUISAS SELECIONADAS PARA A REVISÃO DE

5.4 OS DOCUMENTOS DA PESQUISA E A SRE/CARIACICA

Compreendemos que os cadernos do Pacto e os planejamentos orientados pela IES/Nepales se tratam de documentos construídos por uma equipe de elaboradores para uma finalidade específica, no caso, a Formação do Pacto. Trata-se de uma produção constituída por meio de discursos diversos, por onde vários passantes se entrecruzaram (CERTEAU, 1994). Segundo Geraldi (1995, p. 6), textos construídos por meio de “[...] um trabalho social e histórico seu e de outros e é para os outros e com os outros”.

Nesse sentido, entendemos os cadernos do Pacto e os planejamentos produzidos e utilizados pelos formadores/IES e pelos orientadores de estudo como um conjunto de textos destinados a um público específico, destinados aos envolvidos na Formação Continuada do Pacto. Documentos constituídos por sujeitos representantes de uma instância governamental, estadual ou municipal, e da universidade em prol de uma política educacional, a fim de alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano do ciclo de alfabetização, que se revelam por meio de “[...] um produto da sociedade que o fabricou segundo as relações de forças que aí detinham poder” (LE GOFF, 1996, p. 545). Nesse sentido, os discursos que atravessaram essa dinâmica de trabalho foram relevantes e (re)criados em um novo texto, visando à leitura e à escrita como produção do conhecimento, a fim de alfabetizar plenamente todas as crianças até o final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Diante do exposto, compreendemos que os cursistas e os sujeitos envolvidos nas ações do Pacto articularam com os acontecimentos advindos, a fim de transformar as estratégias em ocasiões, numa combinação do que lhe parece estranho com o que já está apropriado e, assim, transformando sua prática e se constituindo em um sujeito mais livre. Em outras palavras, segundo Bakhtin (2011), esse indivíduo age como ser (objeto), executando o proposto, encarando-o a princípio como uma coerção e, em meio à resistência, aproveita a ocasião, na decisão de aliar o que lhe foi imposto às suas vivências e experiências, para obter seus sucessos e tornar-se um sujeito de sentido. Assim, adquire forma no curso das relações sociais, por meio do encontro com o outro (BAKHTIN,1999). Esse locutor, autor ou coautor, na condição de sujeito, conforme

Geraldi (1997), ao escolher certas estratégias, desescolhe outras e, em certa medida, compromete-se com as estratégias por ele escolhidas e apropriadas.

Portanto, compreendemos os formadores da IES/Nepales/Ufes e os orientadores de estudo da SRE/Cariacica como sujeitos envolvidos de forma direta e indireta na pesquisa e como um grupo de atores e elaboradores de um material destinado à formação discursiva de outros sujeitos. Para tal, interessamo-nos, conforme Ludke e André (1986), por estudar e analisar o que os cadernos do Pacto e os planejamentos têm de único, o que apontam em relação às concepções de leitura. Nesse sentido, entendemos que tanto os autores dos cadernos do Pacto, quanto os formadores e os orientadores de estudo representam uma instância nesse processo de elaboração e implementação da ação formativa. Daí a necessidade de apresentação das instituições responsáveis por esses formadores e orientadores de estudo, no caso, a IES/Ufes, já apresentada, e a Superintendência Regional de Educação de Cariacica.

A SRE/Cariacica representa uma das divisões administrativas de apoio ao órgão central, Secretaria de Estado de Educação (Sedu), em que se executa a política do Governo do Estado na área da Educação, desenvolvendo atividades de ensino para estudantes de todos os níveis da rede estadual. Também presta assistência técnica, supervisão e fiscalização de estabelecimentos municipais e particulares de ensino.

A referida SRE é composta de 43.446 alunos distribuídos em 61 escolas e atende ao Ensino Fundamental (séries iniciais e finais), Ensino Médio, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos (1º e 2º segmentos e EM), sendo: 4 escolas do campo; 33 escolas de Ensino Fundamental séries iniciais; 35 escolas de Ensino Fundamental séries finais; 32 escolas de Ensino Médio; 22 escolas atendendo à Educação de Jovens e Adultos; 12 escolas com Educação Profissional com um total de 16 cursos; 6 escolas com Ensino Médio Integrado; 1 escola referência do Sistema Prisional; 1 escola referência do Sistema Iases. Constatamos que 53 escolas têm atendimento especializado; 160 professores prestam atendimento especializado; 69 cuidadores e 43.446 alunos assim distribuídos: Educação de Jovens e Adultos: 6.244 alunos; Ensino

Médio: 14.158 alunos; Ensino Profissional: 997 alunos; Ensino Fundamental – 8 anos – 9.991alunos; Ensino Fundamental – nove anos – 11.092 alunos.

Vale ressaltar que as Regionais de Educação constituíram suas equipes por meio de um processo seletivo simplificado para a função de orientadores de estudo no âmbito do Pnaic. A seleção foi promovida pela Sedu, em dezembro de 2012, por meio do Edital 085/2012. Assim sendo, a equipe formadora da SRE/Cariacica ficou composta por nove orientadores de estudo, distribuídos por ano/ciclo, de acordo com as inscrições dos professores alfabetizadores, ficando assim dispostas: duas turmas de formação do 1º ano, três turmas do 2º ano e, respectivamente, três turmas do 3º ano, relacionadas para desenvolver e implementar a formação do Pacto com os professores alfabetizadores e cursistas. Além dos orientadores de estudo, também foi constituída uma equipe de apoio às ações do Pacto, contando com um coordenador regional e uma equipe de assessoramento, monitoramento e acompanhamento das ações nas escolas.

Portanto, no ano de 2013, a SRE/Cariacica desenvolveu a Formação Continuada dos Professores Alfabetizadores do Pnaic, conforme orientado pelo Pacto e pela IES, com a carga horária total de 120 horas, sendo 80 horas de encontros presenciais, 32 horas de atividades não presenciais e um Seminário Regional de 8 horas. O panorama de 2013, a partir da adesão e implementação das ações do Pacto, em âmbito regional, foi de: 1 coordenador regional; 5 técnicos de apoio e monitoramento das ações do Pacto nas escolas; 8 orientadores de estudo; 212 professores alfabetizadores cursistas; 6.140 alunos; 33 escolas urbanas; e 4 escolas do campo (rurais).