• Nenhum resultado encontrado

Os instrumentos de coleta de dados e o desenho da pesquisa

CAPÍTULO 2: METODOLOGIA DE PESQUISA

2.5 Os instrumentos de coleta de dados e o desenho da pesquisa

As coletas de dados, nesta pesquisa, foram obtidas por meio de observação de algumas aulas de Inglês, de um questionário inicial aplicado aos 34 alunos e ao professor regente da turma, dos registros de e-mails trocados entre os participantes com uma professora norte-americana, de notas de campo da pesquisadora no laboratório de informática da escola, de bilhetes deixados pelos participantes ao término de cada aula no laboratório e, por fim, de um questionário final aplicado aos alunos em nosso último encontro. Esta coleta ocorreu no período de 03 de agosto de 2005 a 10 de março de 2006.

Utilizamos diferentes instrumentos na coleta de dados na tentativa de encontrarmos aspectos relevantes para nossa investigação. Cavalcanti e Moita Lopes (1991) argumentam que a triangulação de dados permite que os registros coletados sejam comparados e confrontados a fim de que o pesquisador influencie o mínimo possível nas análises e, igualmente, propicia ao investigador ouvir a “voz” dos participantes da pesquisa.

Um aspecto que não podemos desconsiderar é a necessidade de omitir os nomes dos participantes e o nome da escola. O cuidado em preservar o anonimato dos alunos faz-se necessário para garantir a confidencialidade. Os resultados do estudo tornar-se-ão públicos e, portanto, é preciso cautela com todo o formato da investigação. Para preservar o anonimato dos participantes e não diferenciarmos os pronomes de gênero, nos referimos aos participantes apenas como ele ou eles. Por isso usaremos letras maiúsculas, destacadas em negrito, para diferenciar cada participante da investigação em consonância com Figueiredo (2003).

Na Figura 1, a seguir, apresentamos o resumo dos instrumentos de pesquisa utilizados:

Observação de aulas de Inglês dos alunos

participantes

Questionário inicial aplicado aos 34 alunos

iniciais e ao professor regente da turma

Questionário final aplicado aos 5

participantes

FIGURA 1 – Instrumentos de pesquisa utilizados no presente estudo

Observamos quatro aulas de Inglês na turma dos alunos selecionados para a investigação, sendo estas consideradas, portanto, o primeiro instrumento de coleta de dados. As observações ocorreram nos dias 03, 10, 17 e 24 agosto de 2005 com a permissão do professor regente da turma. Por sugestão do mesmo, as aulas observadas e a seleção dos participantes da pesquisa foram realizadas na turma da 7ª série A, sendo os mesmos considerados “mais disciplinados” e “mais competentes” quanto à proficiência na língua alvo. Não tivemos controle quanto à escolha da turma.

Registro dos e-mails

trocados entre 5 alunos e uma professora norte- americana Bilhetes deixados pelos 5 participantes Notas de campo da pesquisadora no laboratório de informática INSTRUMENTOS DE PESQUISA

Utilizamos como nosso segundo instrumento um questionário inicial (APÊNDICES A e B), tanto para o professor regente da turma quanto para os alunos (incluindo aqui todos os 34 alunos da turma pesquisada). O questionário do professor foi composto de 16 questões, e o dos alunos foi composto de 20 questões.

No questionário inicial visamos traçar o perfil dos participantes quanto à exposição na língua inglesa, investigar a familiaridade dos mesmos com o computador e com a Internet, tanto no contexto educacional quanto fora dele, as expectativas dos alunos no que diz respeito à utilização dessas ferramentas na aprendizagem de Inglês e, por fim, pesquisar se os participantes tinham o hábito de escrever em Inglês, um dos objetivos específicos da pesquisa, conforme será discutido no capítulo das análises.

Esse questionário foi aplicado na própria sala de aula dos participantes, com o consentimento do professor regente, no dia 31 de agosto de 2005, ao término do período das observações das aulas. Durante essa atividade, explicamos para os alunos, de forma sucinta, sobre a pesquisa que seria desenvolvida com eles, bem como o sigilo de seus nomes, dado o caráter ético da investigação. Os dados obtidos foram analisados de modo qualitativo e, posteriormente, confrontados na realização da atividade on-line.

Abrimos uma ressalva neste momento para explicar que o questionário foi aplicado ao professor regente da turma selecionada por este se mostrar, a princípio, interessado em participar da investigação. No entanto, após responder ao questionário, o professor desistiu de participar da pesquisa. Contudo, optamos em analisar os dados obtidos nesse questionário e incluí-los em nossas análises, posto que representam significância em nossa investigação. A observação das aulas e os questionários representaram a primeira etapa de nossa investigação.

Utilizamos, como nosso terceiro instrumento de coleta de dados, o registro dos e-mails trocados entre os 5 participantes selecionados para as atividades realizadas no laboratório de informática da escola e uma professora norte- americana. O registro desses e-mails coletados permitiu-nos analisar se os participantes envolvidos na pesquisa entenderam o motivo por trás daquela atividade, que visava à prática da escrita em Inglês para a comunicação, diferente da prática que vigora na maioria dos livros didáticos, marcada por exercícios vazios, com repetição mecânica de estruturas gramaticais.

Os bilhetes, nosso quarto instrumento, foram coletados pela pesquisadora ao término de cada encontro no laboratório de informática do PROINFO. Neles, os participantes relatavam os pontos positivos ou negativos da atividade do dia bem como deixavam sugestões para as próximas atividades. Os bilhetes foram escritos na língua materna dos sujeitos analisados.

As anotações de campo da pesquisadora, nosso quinto instrumento, também foram coletados no laboratório de informática da escola. Como nosso sexto e último instrumento de coleta de dados, aplicamos o questionário final (APÊNDICE C) aos 5 participantes no último encontro no laboratório de informática da escola. O objetivo desse questionário foi analisar como os alunos perceberam o processo de ensino e aprendizagem de Inglês durante as atividades desenvolvidas naquele contexto. O questionário final foi composto de 6 questões.

O registro das trocas de e-mails, os bilhetes e as anotações de campo foram coletados nos encontros 08, 14, 20, 22, 27 e 29 de setembrode 2005. Apenas o questionário final foi aplicado no dia 10 de março de 2006. Todos esses quatro últimos instrumentos de pesquisa fizeram parte da segunda etapa de nossa investigação.

No Quadro 1, a seguir, apresentamos a configuração de nossa pesquisa:

PERÍODO DURAÇÃO ATIVIDADES INSTRUMENTOS DE PESQUISA PARTICIPANTESNÚMERO DE

03, 10, 17 e 24 de agosto de 2005 50 minutos cada encontro Observação de aulas de Inglês Relatório de observação das aulas 34 31 de agosto de 2005 50 minutos Aplicação do questionário inicial aos participantes da primeira etapa Questionário inicial 34 + professor regente da turma 08, 14, 20, 22, 27 e 29 de setembro de 2005 1 hora e 30 minutos cada encontro Registro dos e- mails trocados entre os participantes e uma professora norte-americana E-mails coletados pela pesquisadora 05 08, 14, 20, 22, 27 e 29 de setembro de 2005 1 hora e 30 minutos cada encontro Coleta de bilhetes escritos pelos alunos Bilhetes 05 08, 14, 20, 22, 27 e 29 de setembro de 2005 1 hora e 30 minutos cada encontro Anotações de campo da professora pesquisadora Notas de campo 05 10 de março de 2006 50 minutos Aplicação do questionário final aos participantes da segunda etapa Questionário final 05

QUADRO 1 – Configuração do período de coleta de dados e das atividades desenvolvidas