• Nenhum resultado encontrado

Algumas sextas-feiras o albergue promove o passeio cultural para os adolescentes. Os passeios são organizados e orientados pelos educadores. Geralmente se dão em alguns pontos turísticos de Fortaleza ou em locais onde pudessem ver shows ou apresentações culturais. A FEBEM-CE cede um ônibus para a realização dos passeios, que devem ser marcados com antecedência.

Alguns locais que foram visitados e que eu pude acompanhá-Ios foram: o Aeroporto Internacional Pinto Martins, e o Centro Cultural Dragão do Mar. Não podia acompanhá-Ios sempre por que às vezes os passeios eram durante o dia, e nem sempre eu estava disponível.

A possibilidade de conhecer lugares novos encantava os adolescentes, ainda mais quando se tratava de locais onde eles sabiam que não eram "bem-vistos".

Eu moro perto do aeroporto, mas nunca entrei lá. Eu queria ver avião de perto e viajar nele. Mas menina como eu não pode entrar lá. Lá só entra gente de carro.

(Adolescente do sexo feminino, 15 anos) Hoje foi um passeio muito massa. Eu gostei muito do aeroporto, é

todo tempo olhando assim pra mim, eu vi. A parte que eu mais gostei foi ver o avião subindo, eu queria ir nele também.

(Adolescente do sexo masculino, 14 anos)

Tia eu tive medo da torneira do banheiro que se abria sozinha e se fechava sozinha também, aquilo ali é tudo doido. Agora lá tinha gente bonita só por que ia viajar.

(Adolescente do sexo feminino, 13 anos)

O contato com realidades diferentes, a percepção da grandeza, da beleza moderna, da limpeza, do requinte, da tecnologia, foi algo que os espantou assim que entraram no aeroporto. Se sentiam como se estivessem sendo engolidos por aquela grandeza. Logo depois tudo foi ganhando uma dimensão mais lúdica: sair e entrar para ver a porta abrir e fechar sozinha; procurar o "cara" que fazia a mágica de abrir a porta sem tocar nela; subir e descer na escada rolante; eram os meninos naquele momento estavam vivenciando um , princípio da antropologia: a familiarização com o estranho.

A ida ao Centro Cultural Dragão do Mar37, também foi muito interessante. O

Centro Cultural fica na Praia de Iracema, mas dá para ir a pé do albergue até lá. Mesmo se localizando perto do albergue, a maioria dos adolescentes que foram ao passeio não conhecia o Centro cultural. Fato que se explica por também ser, como o aeroporto, um local de lazer "refinado", feito para uma grupo social mais atinado com os eventos "cult”38, coisa que "menino de rua" não tem acesso, nem

sequer entende.

Uma educadora diz que:

esse contato com outras possibilidades faz com que o menino crie curiosidade sobre determinadas coisas. O Dragão é uma oportunidade de colocá-Io em contato com um nível cultural mais refinado, e ao mesmo tempo mostrá-Io coisas da nossa cultura, nordestina, que existe lá, e que eles não conhecem.

37 O Centro cultural dragão do Mar é o maior centro cultural de Fortaleza, construído pelo Governo do estado

na Gestão Tasso Jereissati, objetivando inserir o Ceará entre os grandes pólos artísticos do Brasil. O centro apresenta mostras de arte, realiza espetáculos teatrais, oficinas e cursos de arte, salas de cinema, shows com cantores renomados da Música Popular Brasileira. Mas tem como principal intuito, divulgar os artistas da terra.

Os passeios mostravam outros lugares, outras delícias, encantos e belezas que o centro da cidade e a periferia não oferecem. O aeroporto e o centro cultural mostravam para os adolescentes a negação da pobreza. Um choque visual para os que estão acostumados com a sujeira, com a poeira, com as "baixas tecnologias".

As dimensões das atividades sócio-educativas

As atividades sócio-educativas de acordo com Leal (1998), atingem as seguintes dimensões: arte, cultura, Pedagógica, lúdica e esportiva, familiar, afetiva, axiológica, social, laboral- profissional.

As dimensões da arte, cultura e Pedagogia, procuram situar os adolescentes no espaço de atividades enquanto sujeitos criativos e inseridos em um meio cultural determinado, exercitando seu potencial artístico como forma de redescobrir e reinventar o mundo com todas as limitações, além de oferecer-lhes possibilidades desenvolver a escolarização para o exercício da cidadania.

As dimensões lúdica, esportiva e afetiva consideram a importância da alegria, o bom humor, o lazer, do gosto pelo riso na vida dos adolescentes e a fomentação de vínculos de aproximação com outras pessoas, fazendo-os perceber a importância dos sentimentos, deixando para trás as rixas entre os grupos e o individualismo. A prática de esportes, os exercícios físicos, ajudam no cuidado com o corpo. O bem-estar físico e mental, além de requerer uma certa disciplina propicia um afastamento das drogas.

As dimensões familiar, axiológica e social são fundamentais por trabalharem os valores sociais. A família é colocada como a instituição de maior importância, sendo o lugar do acolhimento do adolescente; a axiológica visa a reflexão por parte dos adolescentes sobre seus valores adquiridos na vivência de rua, na prática de infrações, na sua vidas familiar e institucional. Enfim dimensiona os valores formados nas suas histórias de vida. A dimensão social faz com que o

adolescente se compreenda enquanto ser social, construtor de relações e de sujeito da história, com direitos e deveres.

Todas as atividades têm o intuito de preparar o adolescente para ser profissionalizado e entrar no mercado de trabalho (dimensão laboral-profissional).

Essas atividades visam assegurar, através de um processo educativo, possibilidades de construção de novas subjetividades, isso se dá no momento em que elementos de uma subjetividade dominante utilizam-se de práticas sócio- educacionais, para a produção de uma subjetividade modelada (cf. GADELHA, 1998). Ou seja, toda uma produção de sujeitos através de práticas e saberes específicos (FOUCAULT,1993), regulamentando-os, disciplinarizando-os, agindo diferentemente nos seus corpos e na suas mentes, os colocando em contato com seus direitos e suas virtudes para se tornarem sujeitos úteis à sociedade.

CAPÍTULO III