• Nenhum resultado encontrado

Os principais conceitos do equilíbrio de mercado e o ponto de equilíbrio e

desequilíbrio de mercado

Antes de começar abordar sobre o ponto de equilíbrio e desequilíbrio de mercado é relevante conhecermos os principais conceitos do equilíbrio de mercado que são: I) equilíbrio; II) preço de equilíbrio; III) quantidade de equilíbrio; IV) excesso de oferta; V) excesso de demanda; e, lei da oferta e da demanda.

Quadro 3 - Conceitos do equilíbrio de mercado:

Conceitos Explicações

Equilíbrio Uma situação na qual o preço atingiu o nível em que a quantidade ofertada é igual à quantidade demandada. Preço de equilíbrio O preço que iguala a quantidade ofertada e a quantidade demandada.

Quantidade de

equilíbrio A quantidade ofertada e a quantidade demandada ao preço de equilíbrio. Excesso de oferta Uma situação em que a quantidade ofertada é maior do que a quantidade demandada.

Excesso de demanda

Uma situação em que a quantidade demandada é maior do que a quantidade ofertada.

Lei da oferta e da demanda

A afirmação de que o preço de qualquer bem se ajusta para trazer a quantidade ofertada e a quantidade

demandada desse bem para o equilíbrio.

Como vimos, a curva de demanda apresenta como a quantidade demandada de um determinado bem depende do preço. Assim, segundo a lei da demanda, se o preço de um bem cai, a quantidade demandada aumenta. Já a curva de oferta apresenta como a quantidade ofertada de um bem depende do preço. Segundo a lei da oferta, se o preço de um bem aumenta, a quantidade ofertada também aumenta.

Diante disso, a intersecção entre as curvas de oferta e demanda determina o equilíbrio do mercado. Ou seja, ao preço de equilíbrio, a quantidade demandada é igual à quantidade ofertada.

De acordo com a teoria clássica, o comportamento de compradores e vendedores conduz de forma natural os mercados em direção ao equilíbrio. Assim, quando o preço de mercado está acima do preço de equilíbrio, existe um excedente do bem, que logo leva a uma redução no preço de mercado. Quando o preço de mercado está abaixo do equilíbrio, há limitação, que leva um aumento no preço de mercado.

Os produtores possuem vários níveis de preços para escolher oferecer para o mercado. E os consumidores podem consumir em vários níveis de preço. Quando tem um equilíbrio entre a oferta e demanda os clássicos chamam de: equilíbrio de mercado (MANKIW, 2009).

Na figura 10 apresenta-se o equilíbrio de mercado a curva que se inicia da origem (0) é a curva de oferta e a curva que está ligada a linha de preço e de quantidade é a curva de demanda. A linha vertical é o preço e a linha horizontal a quantidade. Quando vamos analisar o gráfico olhando para o lado da oferta chamamos de quantidade ofertada em função do preço, ou seja:

Qo = f(P)

Quando vamos analisar pelo lado da demanda chamamos de quantidade demandada em função do preço, ou seja:

Figura 7 - Equilíbrio de mercado

P

Q

Fonte: Apatado de Mankiw (2007).

Ou seja, O equilíbrio de mercado seria no ponto onde a quantidade demandada se iguala a quantidade ofertada, quando o preço se iguala a quantidade, ou ainda quando tem equivalência entre a oferta e demanda. No gráfico o ponto de equilíbrio de mercado seria o ponto vermelho, o ponto de intersecção entre as duas curvas (MANKIW, 2009).

Diante disso, quanto maior for o preço de um bem, para o produtor mais interessante é e assim a oferta é maior.

A oferta de um bem dependerá dos preços dos fatores de produção (veremos adiante) e são eles que definem o custo.

Tendo um aumento nos preços de qualquer um dos fatores de produção, terá impactos nos custos de produção e também alteração nos rendimentos dos empresários.

Além disso, a tecnologia também influencia no preço dos bens/ serviços, isto porque com a tecnologia inserida os empresários podem ter aumento do lucro.

A oferta de um determinado bem pode ser alterada por mudanças nos preços dos outros bens em um mercado. Se os preços dos demais bens aumentarem o preço e o preço do bem Y, por exemplo, continuar o mesmo, a sua produção acabará sendo menos “encantadora” em relação aos outros bens, levando a uma redução da oferta.

O ponto onde as curvas de oferta e demanda se encontram é o ponto de equilíbrio do mercado. Ou seja, existe uma compatibilização das quantidades que os consumidores desejam consumir com os que os produtores querem produzir e colocar para venda.

RESUMINDO

:

E então? Gostou do que lhe mostramos? Aprendeu mesmo tudinho? Agora, só para termos certeza de que você realmente entendeu o tema de estudo deste material letivo, vamos resumir tudo o que vimos. Você deve ter aprendido sobre ponto de equilíbrio e desequilíbrio de marcado. O ponto de equilíbrio seria quando a quantidade demandada se iguala a quantidade ofertada.

BIBLIOGRAFIA

ALBERGONI, L. Economia. IESDE BRASIL S/A. Curitiba – PR. 2008. Acesso em: 30 de dez de 2019. Disponível em: http://bit.ly/3bYsJPS.

ALMEIDA, D. CASTRO, D. HENRIQUE, G. BASUS, F. ALMEIDA, J. TEODORO, J. (s.d.). Os dez princípios básicos de economia: uma relaçao entre a teoria e o cenário economico atual. Universidade Federal de Viçosa. Campus Florestal. 2011. Acesso em 30 de dez de 2019, disponível em: https://rl.art.br/arquivos/3938588.pdf.

BRUE, Stanley. L. História do Pensamento Econômico. 6 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2005.

FEIJÓ, L, C. A nova disciplina de sistemas econômicos comparado: uma proposta. Revista de Economia Política, vol. 28, nº 1 (109), pp. 116-135, janeiro-março/2007. 30 de dez de 2019, disponível em: http://bit.ly/2wBtq1v.

FROYEN, R. T. Macroeconomia. São Paulo: Saraiva, 2013.

GARCIA, S. Fundamentos da Economia. Caderno do Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas - Visconde da Graça, para a Rede e-Tec Brasil, do Ministério da Educação em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso. 2015. Acesso em: 30 de dez de 2019. Disponível em: http://bit.ly/2un75Ea.

MANKIW, N, G. Introdução a economia. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

VARIAN, H, R. Microeconomia: Princípios básicos: Rio de Janeiro: Campus, 1994.

VASCONCELLOS, Marco A.; GARCIA, Manuel. Fundamentos da Economia. São Paulo: Ed. Saraiva, 2010.

Economia

Isabella Christina Dantas Valentim

Documentos relacionados