• Nenhum resultado encontrado

O objeto das ciências humanas é o ser expressivo e falante. Esse ser nunca coincide consigo mesmo e por isso é inesgotável em seu sentido e significado” (BAKHTIN, 2017, p. 395).

Um dos objetivos do programa de Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades é “[...] qualificar profissionais no ensino de disciplinas no campo das ciências humanas, sociais, filosofia, linguística, letras e artes da educação básica, da graduação, da pós-graduação e como pesquisadores”9

e, como estamos inseridos na linha de pesquisa de “Formação de Professores de Ensino de Humanidades”, temos como objetivo:

[...] investigação, no campo da formação inicial e continuada do professor de ensino de humanidades, tendo como foco o trabalho didático-pedagógico do professor que atua em espaços educacionais formais ou não formais, com o objetivo de sistematizar, implementar e analisar cursos de formação de professores, com vistas à produção de material educativo voltado para a Educação Básica.

9

Justapondo os objetivos do programa do Mestrado Profissional em Ensino de Humanidades e da linha de pesquisas “Formação de Professores de Ensino de Humanidades” na qual estamos inseridos e o texto de Bakhtin (2017, p. 393) “Metodologia das ciências humanas”, selecionamos para a realização de nossa pesquisa parte da equipe de professores das Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo, campus Cachoeiro de Itapemirim, onde atuamos.

Os docentes da área de Humanidades (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; Artes; Filosofia; Inglês; História e Sociologia) e os bibliotecários do campus, os quais participaram da nossa pesquisa, já mantêm conosco uma relação de entendimento no que tange às discussões de cunho pedagógico. Participam sempre das discussões pedagógicas que envolvem nossa comunidade escolar com muito respeito e olhar atento às enunciações alheias, escutando, refutando, acrescentando, ora discordando, ora concordando com ressalvas, exercendo o movimento dialógico e exotópico da linguagem.

A fim de apresentar os membros que participaram de nossa pesquisa, elencamos, a seguir, o perfil acadêmico de cada um: O professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e Artes possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo e mestrado em Ciências da Educação na Universidad del Norte em Assuncion, PY. Tem mais de trinta anos de experiência na docência e leciona em nosso campus desde 2010.

O professor de Inglês é mestre e doutor em Estudos Literários, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, e trabalha conosco desde 2015.

A professora de Sociologia é doutora em Sociologia pela Universidade Pontifícia de Salamanca, Madrid, na Espanha, e mestre em População, sociedade e território, pela Universidad Complutense de Madrid, UCM, Espanha. Integra a equipe de Humanidades do campus Cachoeiro de Itapemirim desde 2014.

O professor de História tem graduação em História e possui especialização em Metodologia da História e História Moderna e Contemporânea pela PUC Minas. É também escritor, historiador e leciona, assim como o professor de Língua Portuguesa, há mais de trinta anos. Trabalha em nosso campus desde 2008.

O professor de Filosofia tem graduação em Direito e História; especialização em História do Tempo Presente pela Faculdade de Filosofia de Campos, e em Direito Internacional pela Academia de Direito Internacional da Haia (Holanda); mestrado em Políticas Públicas e Processo pela Faculdade de Direito de Campos, e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense. Atua no campus desde 2015.

Um dos bibliotecários tem graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais e trabalha conosco desde 2012.

A outra bibliotecária tem graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo e mestrado em Educação em Ciências e Matemática, pelo Ifes ̶ Campus Vitória. Atua no Instituto Federal do Espírito Santo desde 2008 e está sempre promovendo ações de incentivo à leitura em nosso campus.

Por meio de discussões com esse grupo, também já realizamos a segunda edição do Seminário de Humanidades do campus Cachoeiro de Itapemirim, cujo objetivo maior é reforçar a importância do ensino das humanidades e de sua contribuição no processo de formação cidadã, intelectual e profissional dos indivíduos, bem como no desenvolvimento do pensamento crítico.

Desse evento participam toda a comunidade acadêmica, bem como a comunidade externa. Envolvem-se alunos do ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio e quaisquer indivíduos interessados no assunto. Os cadastros podem ser feitos on-line ou na própria instituição e não há cobrança para a participação.

O seminário é idealizado de forma coletiva pelos docentes de diferentes disciplinas e engloba, sobretudo, os da grande área de humanidades e surge com a intenção de integrar o calendário do campus. A proposta do evento é propiciar um espaço alternativo de aprendizado, para além da sala de aula, e com caráter interdisciplinar, para a discussão de temas contemporâneos relacionados ao estudo das humanidades.

No elenco da programação há palestras, mesas-redondas, cine-debate e oficinas sobre diferentes temas e visa abranger uma série de discussões relativas ao estudo

da sociedade brasileira no momento atual, a partir de diferentes perspectivas.

Nesse evento são discutidos assuntos como política, juventude, diversidade, cultura e direitos humanos, que geralmente extrapolam a especificidade de uma disciplina e da sala de aula; além disso, são, na maior parte das vezes, tratados de forma superficial pelos meios de comunicação e nas redes sociais.

O evento também conta com a colaboração dos grupos de pesquisa População, Sociedade e Território, e Educação e Matemática, além do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) do campus Cachoeiro de Itapemirim.

À vista disso, notamos um profundo engajamento de toda a equipe do ensino de Humanidades do referido campus no que tange às demandas político-sociais problematizadoras do nosso tempo. Assim, nossa pesquisa, de cunho dialógico, insere-se em um meio em que o debate acerca das condições de ensino e das questões sociais, políticas, econômicas e culturais já prevalece; por isso, esperamos que o desenvolvimento do nosso estudo possa potencializar e contribuir com essas ações para a formação de leitores críticos e engajados no contexto do Ensino Médio. Para que o nosso leitor tenha a dimensão de como realizamos a pesquisa, detalhamos, a seguir, o planejamento com o fito de mostrar as etapas que desenvolvemos para alcançar nossos objetivos.