• Nenhum resultado encontrado

OUTROS ATOS

No documento GUIA RÁPIDO DE CONSULTA (páginas 43-51)

HIPÓTESES FORMAS DE COBRANÇA E BASE DE

CÁLCULO

CERTIDÃO SOB QUALQUER FORMA

Tabela 11.. Requerimento.

CERTIDÃO VINTENÁRIA Tabela 11 para cada matrícula integrante. Requerimento. CERTIDÃO DE UNIDADE

HABITACIONAL DE INTERESSE

Certidões, sob qualquer forma, que

objetivem unidade habitacional integrante

SOCIAL. de programa habitacional de interesse social, localizado em Zona Especial de Interesse Social - ZEIS, ou de outra forma definido pelo Município como de interesse social – valor reduzido conforme tabela 11

INFORMAÇÕES/PEDIDO DE BUSCA

Tabela 13. Por pessoa ou por imóvel. Informação prestada por qualquer forma ou meio quando o interessado dispensar a certidão, inclusive sob forma de relação às Prefeituras e pedidos de certidões via Internet efetuado em Cartório diverso da situação do imóvel.

(*) A cobrança é única para os pedidos de pesquisa de assentos registrados no Livro nº 3 - Registro Auxiliar de determinado Registro de Imóveis, a cada dez anos de busca, independentemente do número de atos localizadas pelo registrador que se

enquadrem no objeto da pesquisa.26

Requerimento.

INTIMAÇÃO DE ALIENAÇÃO

FIDUCIÁRIA Ver tabela no procedimento próprio.

(*) cobra-se uma diligência por pessoa, independente da quantidade de endereços (Protocolado CG 20.134/2004).

(**) cobra-se uma diligência independente da quantidade de endereços (CG. 600/14-J, processo nº 2014/00117386)

(***) Expedição de certidão de transcurso

de prazo= tabela 11.

NOTIFICAÇÃO LOTEAMENTO Tabela 3, “b”. Intimação ou notificação, excluídas as despesas de publicação de editais (Lei 6.766/79).

NOTIFICAÇÃO RETIFICAÇÃO Tabela RTD

PRENOTAÇÃO Tabela 12.

ACESSE A TABELA DE CUSTAS - (CLIQUE AQUI)

ESTE É UM GUIA RÁPIDO DE INFORMAÇÕES. PARA OBTER INFORMAÇÕES DETALHADAS, ACESSE AS NORMAS DE SERVIÇOS EXTRAJUDICIAIS DA CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA – (CLIQUE AQUI)

ENUNCIADOS

Boletim Anoreg/SP on-line - São Paulo, 09/02/2009 - n. 91

Enunciados sobre a aplicação dos novos itens da tabela de custas introduzidos pela Lei 13.290/08: Registro de Imóveis ENUNCIADO 1: item 14.1

Aplica-se o valor fixo aos registros dos imóveis provenientes de empreendimentos habitacionais promovidos pela CDHU e Cohab’s, loteamentos e condomínios regularizados por meio do programa “Cidade Legal” (imóveis que foram comercializados antes da incorporação, instituição e especificação ou registro do loteamento), Programa Minha Terra “ITESP”.

Nestas hipóteses os registros dos loteamentos e condomínios serão feitos com isenção de todas as custas e emolumentos. Observa-se que aos registros dos imóveis oriundos de empreendimentos regularmente registrados, será aplicado o item 14.2. ENUNCIADO 2: item 14.2

Aplica-se somente na primeira alienação em que a Cohab ou CDHU compareçam como alienantes ou em outras alienações onde estas companhias compareçam como anuentes ou intervenientes-financiadores (ex. carta de crédito). Incluem-se igualmente as primeiras alienações dos empreendimentos do FAR, PAR e FDS, bem como aqueles em que as empresas públicas (como a Caixa Econômica Federal) e as sociedades de economia mista figurem como promotoras. Porém, se estas alienações forem financiadas com recursos do fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS), aplicam-se os itens 14.4 e 14.5 conforme o caso.

Não se aplicam às demais alienações como por ex. doações, partilhas, futuras alienações financiadas ou não por outras instituições, etc. Engloba eventuais cessões constantes da escritura ou do contrato levado a registro nos quais Cohab e CDHU apareçam como outorgantes. Não engloba eventual averbação de liberação de garantia real registrada em favor do empreendedor.

ENUNCIADO 3: item 14.3

Este item aplica-se tão somente nos casos de parceria público-privada de imóvel integrante de empreendimento nas condições ali especificadas e localizado em ZEIS ou de outra forma definido pelo município como de interesse social (fixado por Lei ou pelo Plano Diretor).

Para o registro da aquisição e da garantia, em qualquer imóvel financiado com recursos do FGTS, aplicam-se os itens 14.4 e 14.5, excluídas averbações e certidões, cobradas pelas tabelas respectivas.

ENUNCIADO 5: item 14.4

Aplicação restrita às hipóteses da primeira alienação de imóvel em qualquer empreendimento habitacional, cujo valor do negócio ou valor fiscal não seja superior a 6.000 UFESP (R$ 95.100,00) (matrícula em que ainda figura o empreendedor como proprietário).

ENUNCIADO 6: item 14.5

A redução de 50% aplica-se tanto ao registro da alienação quanto ao registro da garantia. ENUNCIADO 7: item 14.6

Aplica-se somente à primeira alienação em que figure como outorgante o empreendedor. Não se aplicam às demais alienações como por exemplo no caso de doações, partilhas, futuras alienações financiadas ou não.

Engloba eventuais cessões constantes da escritura ou do contrato levado ao registro, nos quais figure o empreendedor como outorgante. Não engloba eventual averbação de liberação de garantia decorrente do financiamento feito pelo empreendedor.

ENUNCIADO 8: Item 11 (NOTA) 11. Certidões

Certidões: Tendo em vista que a intenção é facilitar a primeira alienação, aplica-se a redução quando o imóvel de interesse social ainda estiver registrado em nome da Cohab, CDHU, FAR, PAR ou em nome do incorporador do empreendimento de interesse social, localizado em ZEIS, ou de outra forma definido pelo Município de interesse social e daqueles incluídos abrangidos pelo FDS.

Também se aplica às certidões que acompanharão o primeiro registro nessas hipóteses. ENUNCIADO 9: item 2.1 das notas explicativas:

Item 2.1 das notas explicativas:

“Considera-se averbação com valor aquela referente à fusão, cisão ou incorporação de sociedades, cancelamento de direitos reais e outros gravames, bem como a que implica alteração de contrato, da dívida ou da coisa, inclusive retificação de área, neste caso tomando-se como base de

cálculo o valor venal do imóvel.” (Nova redação dada pela Lei 13.290 de 22/12/2008).

Aplica-se às retificações de imóvel, decorrentes de processo judicial, administrativo ou de escritura pública. ENUNCIADO 10: item 15

15. Visualização Eletrônica

Aplica-se somente à visualização eletrônica da imagem da matrícula, através da internet.

A Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo – ARISP está desenvolvendo aplicativo via WEB para que os cartórios, opcionalmente, disponibilizem esse serviço de duas formas: com as imagens disponibilizadas diretamente pelo servidor da Arisp, ou (se o Registrador quiser) mediante acesso a servidor disponibilizado pelo próprio cartório.

ENUNCIADO 11: artigo sexto

“Art 6º - Nos atos que envolvam a aquisição do terreno pelo empreendedor, retificação, registro de parcelamento do solo, incorporação, averbação da construção, instituição de condomínio ou parcelamento do solo, relativos a empreendimentos de interesse social promovidos pela CDHU ou COHAB, empresa pública, sociedade de economia mista, ou promovido por cooperativa habitacional ou associação de moradores, serão as custas e emolumentos dos oficiais de registro de imóveis e dos notários reduzidos em 75% (setenta e cinco por cento).”

Às instituições de condomínio nos empreendimentos promovidos no sistema PAR, FAR e FDS aplica-se a redução de 75% deste dispositivo, além da isenção tratada no art 8o da Lei 11.331/02. Aos contratos de aquisição (dos compradores) serão aplicados os itens 14.2 ao 14.6, conforme o caso. Este artigo também se aplica às aquisições feitas pelas entidades elencadas no dispositivo, dos imóveis, lotes de terreno e das unidades autônomas ou habitacionais, quando elas também participarem como promoventes do empreendimento.

ENUNCIADO 12: documentos hábeis

Constituem documentos hábeis para comprovação de que o empreendimento se caracteriza como de interesse social:

1 – Quando há menção expressa no título (contrato) de que o empreendimento habitacional é promovido(a) pelo(a) FAR, PAR, FDS, CDHU ou, COHAB ou outros dos quais o CDHU seja interveniente;

2 – Quando há menção expressa no título de que a regularização fundiária é promovida dentro do programa “Cidade Legal”;

3 – Nos demais casos promovidos pelo poder público municipal, empresa pública ou de economia mista, por órgãos da administração direta ou indireta, declaração específica da entidade;

4 – Nos empreendimentos particulares, quando expressamente constar na respectiva aprovação, declaração do poder público de ser ele de interesse social.

Enunciados sobre a aplicação dos novos itens da tabela de custas introduzidos pela lei 13.290/08: Notas ENUNCIADO 1: item 1.2

O imóvel abarcado pelo item é caracterizado por certidão expedida pelo Poder Público. Deve-se, porém, analisar a legislação municipal sobre definição de habitação de interesse social.

ENUNCIADO 2: item 1.3

O imóvel financiado com recursos do FGTS a que se refere o item deve estar localizado em ZEIS. ENUNCIADO 3: item 1.3

O item se aplica a empreendimentos promovidos pelo CDHU e COHAB quando localizados em ZEIS. ENUNCIADO 4: item 1.4

Pelo princípio da especialidade, aos imóveis não abarcados pelo item aplica-se a redução 40%. ENUNCIADO 5: item 1.4

O item aplica-se aos empreendimentos promovidos por entidades privadas. ENUNCIADO 6: geral

A tabela de custas tem aplicação imediata; portanto, seus valores devem ser atualizados pela UFESP de 2009. Voltar

Art. 45 da lei 11.795/2008: ANOREG/SP on-line - 20/02/2009 - n. 99

“A averbação a que se refere o artigo 45 da Lei 11.795/08 é a de afetação prevista no parágrafo 7º do artigo 5º dessa lei, relativa aos bens e direitos havidos pela administradora de consórcios, os quais ficam gravados com as restrições constantes do parágrafo 5º do mesmo artigo.

Tabela de Custas.

Após o registro da aquisição e/ou da garantia (alienação fiduciária e ou hipoteca) em nome da administradora de consórcio o Registro de Imóveis deverá proceder à averbação das restrições constantes dos itens I a IV do parágrafo 5º, da referida lei”.

ANOREG/SP on-line - 01/10/2010 - n. 235 Enunciados aprovados

1. O cancelamento do usufruto deve sempre ser objeto de averbação com conteúdo econômico, adotando-se como base de cálculo o valor de cada

direito cancelado.

2. O direito de acrescer, tanto em relação ao usufruto como no caso de doação conjuntiva, deve ser objeto de averbação com conteúdo econômico,

adotando-se como base de cálculo o valor de cada direito acrescido.

3. A averbação da separação deve ser feita com base na certidão de casamento apresentada, cobrando-se como averbação sem valor econômico.

Se houver partilha será feito também o respectivo registro, ainda que a partilha decida pela divisão do imóvel em partes iguais em favor de cada ex- cônjuge.

4. A hipoteca cedular rural deve ser cobrada com base no item 9 da tabela, independentemente da cobrança do registro da própria cédula, conforme

previsto no item 8 da tabela.

5. A gratuidade judiciária aproveita apenas ao beneficiário, na proporção do respectivo direito, devendo o ato ser cobrado daqueles não beneficiados

expressamente.

6. A cobrança da averbação da penhora deve ser feita na forma do item 10 da tabela, a despeito da menção ao termo “inscrição”. O cancelamento

da penhora deve ser cobrado com base no item 2 da tabela.

7. O desconto do compromisso de venda e sua venda definitiva não se aplica às promessas de permuta, de cessão, e suas transmissões definitivas. 8. A averbação de cancelamento da condição resolutiva deve ser feita com valor econômico, adotando-se como base de cálculo o valor do negócio. 9. Nos contratos do PMCMV, o desconto a ser dado na tabela 1 incide sobre os dois registros: o da alienação e o da garantia.

11. A averbação do protesto contra alienação de bens deve ser cobrada como averbação sem valor econômico.

No documento GUIA RÁPIDO DE CONSULTA (páginas 43-51)

Documentos relacionados