• Nenhum resultado encontrado

Auto-Adaptativo

5.9. Outros Resultados

Nesta seção são apresentados os resultados comparativos entre o mecanismo fuzzy que utiliza as funções trapezoidais para o domínio das variáveis linguísticas (definições na Seção 4.5) e o mecanismo fuzzy que utiliza as funções triangulares para o domínio das variáveis linguísticas (definições na Seção 4.6).

A comparação foi realizada com a mesma configuração do Experimento 5 (Seção 5.6), ou seja, foi utilizado o mesmo ambiente de validação, a mesma organização dos 12 contratos eletrônicos, a mesma quantidade de máquinas, os mesmos atributos dos contratos eletrônicos e a mesma Distribuição de Poisson.

Por se tratar do mesmo Experimento 5, os gráficos das Figuras 45, 46, 47, 48 e 49 mostram a comparação entre o sistema fuzzy com funções trapezoidais (FUZZ4), o sistema fuzzy com funções triangulares (FUZZ3) e o melhor resultado obtido pelos outros agendamentos, ou seja, o menor tempo de processamento (MTP). A Figura 45 mostra o cumprimento do contrato eletrônico levando em consideração a disponibilidade, a Figura 46 mostra o cumprimento do contrato eletrônico levando em consideração o tempo de resposta do lado do consumidor, a Figura 47 mostra o cumprimento do contrato eletrônico levando em consideração o tempo de resposta do lado do provedor, a Figura 48 mostra a média dos tempos de resposta do lado do consumidor e a Figura 49 mostra a média dos tempos de resposta do lado do provedor.

Figura 45: Comparação entre os Sistemas Fuzzy com Funções Trapezoidais e Triangulares / Análise do Cumprimento do Contrato pela Disponibilidade.

Figura 46: Comparação entre os Sistemas Fuzzy com Funções Trapezoidais e Triangulares / Análise do Cumprimento do Contrato pelo Tempo de Resposta do Lado do Consumidor.

Figura 47: Comparação entre os Sistemas Fuzzy com Funções Trapezoidais e Triangulares / Análise do Cumprimento do Contrato pelo Tempo de Resposta do Lado do Provedor.

Figura 48: Comparação entre os Sistemas Fuzzy com Funções Trapezoidais e Triangulares / Análise da Média do Tempo de Resposta do Lado do Consumidor.

Figura 49: Comparação entre os Sistemas Fuzzy com Funções Trapezoidais e Triangulares / Análise da Média do Tempo de Resposta do Lado do Provedor.

Como é possível observar nas Figuras 45, 46, 47, 48 e 49, a grande maioria dos resultados do sistema fuzzy com funções triangulares são melhores que os outros agendamentos, mas inferiores que os resultados do sistema fuzzy com funções trapezoidais. As duas exceções foram:

• Na análise do cumprimento dos contratos eletrônicos pela disponibilidade (Figura 45) o sistema fuzzy com funções triangulares foi superior ao sistema fuzzy com funções trapezoidais em 0,033%;

• Na análise da média do tempo de resposta do lado do consumidor (Figura 48) o sistema fuzzy com funções triangulares foi inferior ao menor tempo de processamento em 0,114%.

5.10. Considerações Finais

Neste capítulo foram apresentados os resultados obtidos pelo mecanismo fuzzy auto-adaptativo. Foram mostrados os resultados do monitoramento apenas do tempo de resposta, apenas da disponibilidade e das duas características não-funcionais de QoS ao mesmo tempo. Foi feito um comparativo entre o monitoramento leve e o monitoramento

pesado. Em seguida, o desempenho do mecanismo fuzzy auto-adaptativo foi comparado com outros agendamentos presentes na literatura (fila tradicional, ordem aleatória, menor tempo limite, menor tempo de resposta e menor tempo de processamento). Foi realizada uma análise de como o mecanismo fuzzy auto-adaptativo respondeu com o aumento da quantidade de serviços no provedor. E por último, foi feita uma comparação entre os sistemas fuzzy com parâmetros diferentes.

Capítulo 6

6.

Conclusão

É notado um crescimento acentuado da utilização de serviços web, e cada vez mais aumenta a complexidade desses serviços. Por isto, é necessário um acordo entre as partes envolvidas no serviço. Este acordo é feito através de um contrato eletrônico.

Mesmo existindo um acordo entre as partes envolvidas nos serviços web, podem existir problemas funcionais e não-funcionais no serviço prestado. Devido a esses problemas o monitoramento de composições de serviços web é essencial. Esta tese tem como foco o monitoramento das características não-funcionais destas composições.

O objetivo principal da arquitetura e do mecanismo propostos é prever possíveis violações de contratos eletrônicos e tomar ações pró-ativas para preveni-las. A vantagem de se usar ações pró-ativas na arquitetura é que estas ações são tomadas antes da violação do contrato eletrônico. A partir dessas previsões, a arquitetura tenta diminuir a quantidade de violações dos contratos eletrônicos, consequentemente, aumentar a quantidade de cumprimento dos mesmos. Os testes mostraram que a arquitetura proposta é muito promissora, pois em todos os resultados houve diminuição de violações de contratos eletrônicos e diminuição na média dos tempos de resposta.

A contribuição mais importante do mecanismo fuzzy proposto é prever violações e consequentemente aumentar os cumprimentos dos contratos eletrônicos. Mas, mesmo monitorando as características não-funcionais e não sendo possível prevenir as violações dos contratos eletrônicos, o mecanismo proposto pode contribuir na tomada de decisão tanto do provedor como do consumidor. Por exemplo, o provedor pode aumentar sua capacidade de processamento para ser capaz de cumprir todos os contratos eletrônicos, o consumidor pode

selecionar outro provedor que seja capaz de atender suas necessidade, ou ambas as partes podem renegociar o contrato eletrônico alterando os valores da qualidade de serviço.

A arquitetura proposta pode ser classificada como auto-adaptativa porque ela apresenta três propriedades autonômicas:

• Propriedade de Auto-Configuração: Baseado no mecanismo fuzzy, o Módulo Analisador muda a prioridade dos serviços, configurando a forma como o provedor deverá responder as requisições. Então, o provedor, para cumprir os contratos eletrônicos, processa os serviços com alta possibilidade de violação primeiro, diminuindo a quantidade geral de violações do sistema;

• Propriedade de Auto-Otimização: O Módulo Otimizador usa toda a análise feita a partir dos dados históricos para tomar ações pró-ativas para diminuir a média dos tempos de resposta dos serviços e aumentar a média da disponibilidade dos serviços. Todos os resultados mostraram que existe uma melhora no cumprimento dos contratos eletrônicos e uma diminuição na média dos tempos de resposta, mostrando que esta otimização realmente foi feita;

• Propriedade de Auto-Cura: Assim que o monitor detecta uma violação do contrato eletrônico, o Módulo Recuperador é responsável por solucionar a violação. Para conseguir isto, as prioridades de um serviço que foi violado são feitas maiores que as prioridades de um serviço que tem uma possibilidade de violação. Quando o provedor executa primeiro os serviços com violação, espera-se arrumar o serviço, prevenindo que futuras violações aconteçam.

Analisando os resultados, é possível observar uma melhora no desempenho da arquitetura proposta com a utilização da abordagem fuzzy. Mudando a prioridade dos serviços, a arquitetura cria um ambiente auto-adaptativo. As ações pró-ativas tomadas pela arquitetura antes de ocorrer uma violação do contrato eletrônico reduzem a média de violações do sistema.

A arquitetura realmente é muito promissora. A utilização de um mecanismo fuzzy para mudar a fila de requisição/resposta do provedor foi superior do que as outras formas de agendamento propostas na literatura. O mecanismo fuzzy foi comparado com as seguintes formas de agendamento: fila, aleatório, menor tempo limite, menor tempo de resposta e

menor tempo de processamento. O principal fato disso acontecer é que o mecanismo fuzzy utiliza várias variáveis, presentes nas outras formas de agendamento.

Nos testes executados em vários ambientes, houve um aumento entre 5,52% e 40,41% no cumprimento dos contratos eletrônicos e uma diminuição entre 1,89% e 42,64% na média dos tempos de resposta. Analisando somente o monitoramento do tempo de resposta, houve um aumento de até 7,92% no cumprimento dos contratos eletrônicos e uma diminuição de até 31,32% na média dos tempos de resposta. Analisando somente o monitoramento da disponibilidade, houve um aumento de até 18,98% no cumprimento dos contratos eletrônicos. E analisando o monitoramento das duas características não-funcionais de QoS, houve um aumento de até 40,41% no cumprimento dos contratos eletrônicos e uma diminuição de até 42,64% na média dos tempos de resposta.

A arquitetura suporta tanto o monitoramento leve como o pesado. O que torna possível fazer uma comparação entre eles. O tipo de monitoramento a ser escolhido irá depender do tipo de problema a ser resolvido. Comparando os dois tipos de monitoramento, é possível perceber que o monitoramento pesado tem um melhor desempenho do que o monitoramento leve. Quanto maior for a latência da rede, melhor é o desempenho, e os resultados mostraram uma melhora de até 11,88% no cumprimento dos contratos eletrônicos utilizando o monitoramento pesado. Porém isto não significa que o monitoramento pesado deve sempre ser usado. Se uma falha acontecer no monitor com monitoramento pesado, nenhum serviço será monitorado, tornando o sistema não confiável. Além do monitoramento leve e pesado, o monitoramento também pode ser classificado como levemente-intrusivo e assíncrono. A vantagem do monitoramento assíncrono é prever o problema antes que ele aconteça, e não depois, como acontece na maioria dos sistemas síncronos. Os sistemas síncronos normalmente trabalham de forma corretiva, depois que o problema aconteceu.

O agendamento utilizando a técnica fuzzy também se mostrou melhor que outras formas de agendamento. A abordagem fuzzy foi comparada com os agendamentos de: fila, aleatório, menor tempo limite, menor tempo de resposta e menor tempo de processamento. A superioridade foi de até 31,52% no cumprimento dos contratos eletrônicos e de até 35,59% na média dos tempos de resposta. Além disso, a sobrecarga do provedor foi melhor balanceada com a abordagem fuzzy, variando no máximo 8,43% entre o cumprimento de cada contrato eletrônico. Já com outros agendamentos, a diferença chegou em 41,15%. Os resultados foram ainda melhores aumentando a quantidade de serviços em um provedor. O cumprimento dos contratos eletrônicos foi até 83,02% superior e a redução na média dos tempos de resposta foi até 96,21% inferior. Além disso, a variação máxima no cumprimento dos contratos

eletrônicos foi 12,04% para a abordagem fuzzy, enquanto para os outros agendamentos esta variação chegou em 68,99%.

É possível observar em todos os resultados obtidos que a utilização da técnica fuzzy trouxe melhorias para o mecanismo proposto, tanto para o tempo de resposta, como para a disponibilidade, independentemente do tipo de agendamento, do tipo de rede e da latência de rede.

Documentos relacionados