• Nenhum resultado encontrado

5 OUTROS SERVIÇOS DE SAÚDE PRESTADOS NA FARMÁCIA

Para além da dispensa e aconselhamento farmacológico, na Farmácia Moderna são fornecidos os seguintes serviços para a comunidade:

 Avaliação e controlo da pressão arterial,

 Controlo do peso e Índice de Massa Corporal,

 Avaliação e controlo da glicemia,

 Avaliação e controlo do colesterol total,

 Avaliação e controlo de triglicéridos,

 Administração de medicamentos injetáveis,

 Recolha de resíduos de embalagens e de medicamentos fora de uso – VALORMED;

Excluindo a recolha de resíduos de embalagens e de medicamentos fora de uso e o controlo do peso, todos estes serviços são realizados num gabinete privativo localizado na zona de atendimento da Farmácia Moderna (Figura 5).

34 5.1 - AVALIAÇÃO DA PRESSÃO ARTERIAL

A hipertensão arterial é, geralmente, uma afeção referente a um quadro de pressão arterial elevada, que se instala de forma silenciosa, pois não possuí um quadro de sintomas, e cuja progressão pode aumentar o risco de perturbações como o AVC, ou levar a um aneurisma, uma insuficiência cardíaca, um enfarte do miocárdio ou lesões ao nível do rim. A terapêutica desta patologia tem a particularidade de diminuir a pressão arterial elevada diminuindo assim o risco de AVC e de insuficiência cardíaca [21].

Devido a todos estes fatores a hipertensão arterial constitui um dos mais importantes problemas de saúde pública no Ocidente. Juntando ao fato da prevalência desta doença aumentar com a idade, atualmente a hipertensão arterial afeta quase 25% da população adulta mundial, ou seja, um em cada quatro indivíduos. Em Portugal, atinge 42,1% dos indivíduos adultos, tendo apenas 11,2% a sua pressão arterial controlada [22].

A deteção precoce da hipertensão, a correta orientação terapêutica farmacológica e não farmacológica são prioridades de intervenção dos serviços prestadores de cuidados de saúde. Na Farmácia Moderna é feita a vigilância dos valores de Pressão Arterial recorrendo a um aparelho de medição digital. Este aparelho é constituído por uma braçadeira de insuflação automática, de alta sensibilidade, onde o utente coloca o braço. Após medição, os valores de pressão arterial máxima, mínima e pulsação surgem num mostrador digital.

A classificação da pressão arterial, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), está apresentada na seguinte tabela (Tabela 3).

Categoria Pressão Sistólica(mmHg) Pressão Diastólica(mmHg)

Ideal < 120 < 80 Hipertensão leve 140-159 90-99 Hipertensão moderada 160-179 100-109 Hipertensão elevada ≥ 180 ≥ 110

35 5.2 - CONTROLO DO PESO E ÍNDICE DE MASSA CORPORAL

Um estudo realizado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade em 2004 em que se pretendia conhecer a prevalência da obesidade em Portugal, estimou a existência de 80 a 100 mil doentes com necessidade de recorrer a tratamento através de intervenção cirúrgica para situações de obesidade grave. Neste estudo também se conclui que a pré- obesidade, ou obesidade infantil, também constitui um problema crescente [23]. Vigiar o peso tem portanto uma importância crítica para a saúde pública. Quanto maior for o excesso de peso de um indivíduo, maior é o risco de desenvolver vários problemas de saúde. É neste contexto que a farmácia, como promotor da saúde na comunidade, possuí instrumentos necessários para o controlo e medição do peso. Na zona de atendimento ao público da Farmácia Moderna, existe uma balança eletrónica que determina o peso, a altura e o IMC, de acordo com a idade através da impressão de um talão com os dados referidos. O processo mais utilizado para determinar o excesso de peso é o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). De acordo com o resultado, classifica-se o estado de risco de morbilidades dos indivíduos adultos, tendo em conta os seguintes valores:

Cassificação Adultos IMC(kg/m)

Baixo peso <18,5 Ideal 18,5-24,9 Pré- Obesidade 25.0 – 29.9 Obesidade, grau I 30.0 – 34.9 Obesidade, grau II 35.0 – 39.9 Obesidade mórbida ≥ 40.0

Tabela 4: Classificação referência do IMC no adulto [23];

Para os idosos (idade superior a 65 anos) os valores de IMC são ajustados a esta faixa etária, de acordo com a classificação seguinte:

Cassificação Adultos IMC(kg/m)

Desnutrição < 22

Baixo Peso 22 - 23.9

Ideal 24 - 26.9

36 ♀ 27 - 32

Obesidade ♂ > 30

♀ > 32

Tabela 5: Classificação referência do IMC do idoso [23];

5.3 - AVALIAÇÃO DA GLICÉMIA

O autocontrolo da quantidade de glicose no sangue é de uma importância enorme para indivíduos que pretendam fazer:

 Prevenção primária – utentes que correm o risco de se tornarem diabéticos. O TF deve aconselhar o utente a adotar uma alimentação cuidada, reduzida ingestão de álcool, controlo de peso e prática de exercício físico,

 Prevenção secundária – utentes que pretendem detetar precocemente a diabetes através da vigilância dos valores da glicémia e atenção aos sinais e sintomas da doença,

 Prevenção terciária – utente diabético, que tem como objetivo prevenir as complicações da diabetes. O TF deve encorajar o utente a proceder à autovigilância e seguimento rigoroso da terapêutica farmacológica;

Na Farmácia Moderna a determinação da glicemia é feita a partir de uma amostra de sangue no dedo obtida por punção. O local da punção é previamente limpo com álcool a 70%, aguardando-se que este evapore na sua totalidade. Posteriormente, procede-se à punção no bordo lateral da polpa do dedo recorrendo ao uso de lancetas descartáveis

Os valores de referência da glicémia são (Tabelas 6 e 7):

Em jejum

<70mg/dL Hipoglicémia

70-100mg/dL Ideal

100-126mg/dL Pré-Diabetes

>126mg/dL Diabetes

37 2h após refeição <70mg/dl Hipoglicémia 70-140mg/dl Ideal 140-200mg/dl Pré-Diabetes 200mg/dl> Diabetes

Tabela 7: Valores de referência da glicose no sangue após refeição [24];

5.4 - AVALIAÇÃO DO COLESTEROL TOTAL

O colesterol é uma substância lipídica que circula no sangue ligado a proteínas e que encontra-se principalmente sob duas formas: o colesterol-LDL (“Low Density Lipoproteins) e o colesterol-HDL (High DensityLipoproteins). O fígado é o órgão que, em condições normais, produz e regula os níveis de colesterol-LDL e colesterol-HDL. O colesterol-LDL adere às paredes dos vasos sanguíneos, podendo obstruí-los. A acumulação do LDL-colesterol pode obstruir a passagem do oxigénio e de nutrientes essenciais para o coração, o que poderá conduzir a angina de peito, ataque cardíaco, enfarte do miocárdio, acidente vascular cerebral, e outras doenças coronárias. Por outro lado, o colesterol-HDL é o colesterol benéfico pois age eliminando os depósitos de gordura no interior das artérias, diminuindo o risco de doenças cardíacas. O colesterol HDL baixo é perigoso, quando encontra-se em concentrações menores que 40mg/dl no sangue porque leva à acumulação de placas de gordura nas artérias.

Para além do aumento da idade existem certos fatores de risco a ter em atenção [25]:

 Hipercolesterolémia familiar;

 Certos síndromes metabólicos;

 Excesso de peso;

 Alimentação pouco cuidada;

 Falta de atividade física;

 Pressão arterial elevada;

 Consumo de tabaco;

38 É portanto imperioso que haja um controlo por parte dos indivíduos do colesterol total. Na Farmácia Moderna realizam-se checks de controlo ao colesterol e a técnica de determinação do colesterol total é semelhante à da glicemia, sendo as etapas inerentes à recolha da amostra idênticos aos descritos anteriormente.

Os valores de referência do colesterol total são de < 190 mg/dL, sendo que para os homens os valores do Colesterol HDL devem ser superiores a 40mg/dl e para as mulheres superiores a 46mg/dL, enquanto que do Colesterol LDL devem ser inferiores a 115 mg/dL [26]. A determinação do colesterol total pode ser efetuada a qualquer hora do dia já que a ingestão de alimentos influencia apenas ligeiramente os valores.

5.5 - AVALIAÇÃO DE TRIGLICÉRIDOS

Os triglicéridos são lípidos presentes no organismo. A maioria dos triglicerídeos encontram-se no tecido adiposo, outros triglicéridos circulam no sangue e fornecem energia para os músculos. Adicionalmente, podem encontrar-se também no sangue depois de uma refeição quando a gordura é enviada desde o intestino até ao tecido adiposo para ser armazenada. Quando os valores destes lípidos estão elevados podem ter como consequências patologias como aterosclerose, pancreatite, esteatose hepática, derrame cerebral, ou isquemia cerebral. A adoção de estilos de vida saudáveis, o abandono de hábitos tabágicos, a prática de atividade física regular, uma alimentação saudável e equilibrada e a redução do consumo de álcool são importantes auxílios da terapêutica, podendo muitas vezes aliada ou não a uma terapêutica farmacológica ser suficientes para a normalização da concentração dos níveis de triglicéridos

Os valores de referência destes lípidos indicam que os valores são considerados altos quando são iguais ou superiores a 150ml/dL em jejum [26]. Na Farmácia Moderna a determinação dos triglicerídeos é feita a partir de uma amostra de sangue no dedo obtida por punção tal como na determinação da glicémia e do colesterol total.

39 A Portaria n.º 1429/2007, de 2 de Novembro define que as farmácias podem prestar os serviços farmacêuticos de promoção da saúde e do bem - estar dos utentes, das quais se destacam a Administração de medicamentos injetáveis e a administração de vacinas não incluídas no Plano Nacional de Vacinação. É também salientado nessa portaria que nas farmácias apenas se podem administrar injetáveis cuja via de administração seja subcutânea, intramuscular ou intradérmica. A Farmácia Moderna possui técnicos com formação específica para administrar injetáveis.

5.7 - VALORMED

A VALORMED é a sociedade gestora do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Embalagens e de Medicamentos fora de uso, após consumo. Criada em 1999, é uma sociedade sem fins lucrativos que tem a responsabilidade da gestão dos resíduos de embalagens vazias e medicamentos fora de uso. Resultou da colaboração entre a Indústria Farmacêutica, Distribuidores e Farmácias Comunitárias [27].

Nesta cadeia de entidades cooperadoras, as farmácias assumem a responsabilidade pela receção de resíduos de embalagens vazias de medicamentos fora de uso nos próprios estabelecimentos e a sensibilização e esclarecimento dos cidadãos [27]. Como tal o profissional de farmácia deve participar ativamente na sensibilização dos utentes para as boas práticas ambientais, passando ao utente a informação da necessidade de ser efetuada a entrega na farmácia das embalagens vazias e dos medicamentos fora de uso no ato de venda do produto.

Uma vez cheios, os contentores de recolha (Figura 6) são selados.

40 É então que são entregues aos distribuidores de medicamentos que os transportam para as suas instalações e os retêm em contentores estanques que irão mais tarde ser transportados para um Centro de Triagem:

 Aqui os resíduos são separados e classificados para, finalmente, serem entregues a gestores de resíduos autorizados responsáveis pelo seu tratamento

 É feita a reciclagem papel, plástico, vidro, compósitas,

41 CONCLUSÃO

No final deste estágio curricular, reflito na importância que esta etapa teve no meu percurso como futura profissional de farmácia. Este estágio contribuiu para o meu desenvolvimento profissional, mas também pessoal, pois foi me permitido aplicar os conhecimentos acumulados ao longo destes quatro anos de licenciatura e alarga-los com esta experiência.

Primeiramente, o estabelecimento onde estagiei, a Farmácia Moderna, foi uma oportunidade única de aprendizagem pois esta farmácia é muito completa e dinâmica na oferta de serviços, o que me beneficiou bastante na quantidade e na qualidade de conceitos adquiridos. Tenho também a agradecer a paciência e simpatia que a equipa técnica da farmácia teve para comigo, o que não só me proporcionou uma rápida adaptação no local de estágio, mas também facilitou o processo de integração e produtividade.

Foi no contexto deste último estágio curricular que me apercebi da importância do papel do Técnico de Farmácia na promoção da saúde na comunidade, em estabelecer um elo de ligação entre o médico e o utente, e no contato direto com o utente. É de salientar que quase toda a equipa técnica da Farmácia Moderna possuí diversas especializações para além da sua formação base em Farmácia, o que me permitiu assistir diretamente á importância do profissional de saúde no cotexto atual de prestação de cuidados de saúde.

Por ter estado numa farmácia, grande, dinâmica e que ocupa um espaço central no conjunto de farmácias da cidade de Aveiro, foram vários os momentos em que tive que mostrar se estava á altura da receção de um número elevado de encomendas e na dispensa e aconselhamento de muitas pessoas, entre outras tarefas. Foram situações de provação mas que penso que foram cumpridas, juntamente com os objetivos que foram propostos para este estágio curricular.

No final deste período posso afirmar que como profissional de farmácia, o processo de aprendizagem não terminou aqui, e que embora tenha saído deste estágio pessoalmente e profissionalmente enriquecida, tenho consciência que o contexto atual exige ao profissional de farmácia um aperfeiçoamento e uma busca pela melhoria constante pois a nossa carreira representa um papel fulcral na otimização da saúde a nível das comunidades.

42 BIBLIOGRAFIA

[1]- Plano de Estágio 2015. Estágio Profissional II. Curso de Farmácia 1º Ciclo – IPG. [Citado a 12 de Maio de 2015]

[2] - Ordem dos Farmacêuticos. Boas Práticas Farmacêuticas para a farmácia Comunitária. [Online] Junho de 2009. [Citado a 15 de Maio de 2015.]

http://www.ordemfarmaceuticos.pt/xFiles/scContentDeployer_pt/docs/Doc3082.pdf

[3] – Governo de Portugal. Diário da República Eletrónico. [Online] Decreto-Lei nº 564/99 21 de Dezembro de 1999. [Citado a 12 de Maio de 2015.]

http://dre.pt/pdf1sdip/1999/12/295A00/90839100.pdf.

[4] – INFARMED. [Online] Decreto Lei nº 172/2012, de 1 de Agosto de 2012. [Citado a 16

de Maio de 2015.]

https://www.infarmed.pt/portal/page/portal/INFARMED/LEGISLACAO/LEGISLACAO_FA RMACEUTICA_COMPILADA/TITULO_II/TITULO_II_CAPITULO_IV/29-

B1_DL_172_2012.pdf

[5] – Governo de Portugal. Diário da República Eletrónico. [Online] 307/2007 de 31 de Agosto de 2007. [Citado a 16 de Maio de 2015.]

http://www.iapmei.pt/resources/download/DL_307_2007.pdf?PHPSESSID=68cb112ce76591 d14a2ff3fd284d9233

[6] – INFARMED. [Online] Decreto Lei nº 171/2012, de 1 de Agosto de 2012. [Citado a 16 de Maio de 2015.]

https://www.infarmed.pt/portal/page/portal/INFARMED/LEGISLACAO/LEGISLACAO_FA RMACEUTICA_COMPILADA/TITULO_II/TITULO_II_CAPITULO_IV/022-

A2_DL_171_2012.pdf

[7] - INFARMED. [Online] Portaria n.º 1429/2007, de 2 de Novembro. [Citado a 18 de Maio de 2015]

43

https://www.infarmed.pt/portal/page/portal/INFARMED/LEGISLACAO/LEGISLACAO_FA RMACEUTICA_COMPILADA/TITULO_II/TITULO_II_CAPITULO_IV/023-

A3_Port_1429_2007.pdf

[8] - Ordem dos Farmacêuticos. Boas Práticas Farmacêuticas para a farmácia Comunitária. [Online] Junho de 2009.[ citado a 20 de Maio de 2015]

http://www.ordemfarmaceuticos.pt/xFiles/scContentDeployer_pt/docs/Doc3082.pdf

[9] – INFARMED. [Online] Decreto Regulamentar n.º 61/94, de 12 de Outubro. [Citado a 20 de Maio de 2015]

https://www.infarmed.pt/portal/page/portal/INFARMED/LEGISLACAO/LEGISLACAO_FA RMACEUTICA_COMPILADA/TITULO_III/TITULO_III_CAPITULO_III/070-

DR_61_94_2ALT.pdf

[10] – INFARMED. Código Nacional para a Prescrição Eletrónica de Medicamentos

(CNPEM) [Online] Circular Normativa N.º 001/CD/8.1.6. Data: 19/03/2013. [Citado a 20 de

Maio de 2015]

http://www.infarmed.pt/portal/page/portal/INFARMED/MAIS_NOVIDADES/DETALHE_N OVIDADE?itemid=6827347

[11] – ESTATUTO DO MEDICAMENTO. [Online] Decreto-Lei n.º 176/2006, de 30 de Agosto. [Citado a 22 de Maio de 2015]

http://www.infarmed.pt/portal/page/portal/INFARMED/LEGISLACAO/LEGISLACAO_FA RMACEUTICA_COMPILADA/TITULO_III/TITULO_III_CAPITULO_I/035-

E_DL_176_2006_9ALT.pdf

[12] – Fitoterapia aplicada à prevenção e tratamento de infeções urinárias. Ana Catarina de Jesus Teixeira. [Online] 2012. [Citado a 22 de Maio de 2015]

http://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/3738/1/Fitoterapia%20aplicada%20%C3%A0%20preve n%C3%A7%C3%A3o%20e%20tratamento%20de%20infec%C3%A7%C3%B5es%20urin% C3%A1rias.pdf

[13] - INFARMED. PRODUTOS COSMÉTICOS. [Online]. [Citado a 22 de Maio de 2015

44 [14] – INFARMED. O Medicamento Veterinário Farmacológico Abordagem Analítica. [Online]2007. [Citado a 22 de Maio de 2015]

http://www.snmv.pt/multimedia/Pdfs/Infarmed.pdf

[15] – Ordem dos Farmacêuticos. Boas Práticas Farmacêuticas para a farmácia Comunitária. [Online] Junho de 2009. [citado a 22 de Maio de 2015]

http://www.ordemfarmaceuticos.pt/xFiles/scContentDeployer_pt/docs/Doc3082.pdf

[16] - Ordem dos Farmacêuticos. Comissão de Ética para a Investigação Clínica. Código Deontológico da Ordem dos Farmacêuticos. [Online]. [Citado a 22 de Maio de 2015]

http://www.ceic.pt/portal/page/portal/CEIC/UTILIDADES_INFORMACAO/NORMATIVO/ NACIONAL/CodigoDeontologico_OF.pdf

[17] – INFARMED. Normas relativas à dispensa de medicamentos e produtos de saúde. [Online] Fevereiro de 2014.[Citado a 23 de Maio de 2015]

[18] - Sociedade Portuguesa Diabetologia. Definição, Diagnóstico e Classificação da Diabetes Mellitus. [Online]. [Citado a 25 de Maio de 2015]

http://www.spd.pt/index.php/grupos-de-estudo-mainmenu-30/classificao-da-diabetes- mellitus-mainmenu-175

[19] – INFARMED. Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes. [Online]. [Citado a 25 de Maio de 2015]

http://www.infarmed.pt/portal/page/portal/INFARMED/DISPOSITIVOS_MEDICOS/PROG RAMA_CONTROLO_DIABETES_MELLITUS

[20] – INFARMED. SAIBA MAIS SOBRE AUTOMEDICAÇÃO. [Online] Novembro de 2010. [Citado a 30 de Maio de 2015]

https://www.infarmed.pt/portal/page/portal/INFARMED/PUBLICACOES/TEMATICOS/SAI BA_MAIS_SOBRE/SAIBA_MAIS_ARQUIVO/29_Automedica%E7%E3o.pdf

45 [21] – Manual MERCK. Hipertensão arterial. [Online]. [Citado a 2 de Junho de 2015]

http://www.manualmerck.net/?id=51

[22] – Prevalência, Conhecimento, Tratamento e Controlo da Hipertensão em Portugal. Estudo PAP. [Online] 2007. [Citado a 2 de Junho de 2015]

http://www.spc.pt/DL/RPC/artigos/787.pdf

[23] – Associação Portuguesa de Dietistas. Indice de Massa Corporal.[Online]. [Citado a 3 de Junho de 2015]- http://www.apdietistas.pt/nutricao-saude/avalie-o-seu-estado-

nutricional/parametros-antropometricos/62-indice-de-massa-corporal

[24] – Portal da Diabetes. Valores de Referência da Glicémia. [Online]. [Citado a 10 de Junho de 2015] – http://www.apdp.pt/index.php/diabetes/a-pessoa-com-diabetes/valores-de- referencia

[25] – BIAL. Hipercolesterolemia. [Online]. [Citado a 10 de Junho de 2015] -

https://www.bial.com/pt/a_sua_saude.10/areas_terapeuticas_bial.13/doencas_cardiovasculare s.21/hipercolesterolemia.a59.html

[26] – Sociedade Portuguesa de Cardiologia. valores desejáveis para o colesterol e triglicéridos. [Online ]. [Citado a 10 de Junho de 2015] -

http://www.spc.pt/spc/Microsites/Passaporte/kit/passaporte/colesterol/valores.aspx

[27] – VALORMED. A VALORMED. [Online]. [Citado a 10 de Junho de 2015] -

46 ANEXO I – RECEÇÃO INFORMÁTICA DE ENCOMENDAS

47 ANEXO II - DEVOLUÇÃO INFORMÁTICA DE PRODUTOS FARMACÊUTICOS

48 TERAPÊUTICA DA ACNE VULGAR: APRESENTAÇÃO DE CASO

CLÍNICO DE ACNE MODERADA E CASO CLÍNICO DE ACNE SEVERA

𝐀𝐧𝐭𝐨𝐧𝐢𝐞𝐭𝐚 𝐅𝐞𝐫𝐧𝐚𝐧𝐝𝐞𝐬𝟏

1: Discente do 4ºano do Curso de Farmácia de 1º Ciclo; Escola Superior de Saúde; Instituto Politécnico da Guarda

RESUMO: A acne é uma dermatose que afeta a população geral e que acomete principalmente adolescentes e jovens adultos. Propus-me a descrever dois casos clínicos de acne vulgar, incidindo-me sobre a intervenção farmacológica, aconselhamento e acompanhamento terapêutico ao nível da Farmácia Comunitária.

PALAVRAS-CHAVE: acne, aconselhamento,

SUMMARY: Acne is a skin disease that affects the general population and which mainly affects adolescents and young adults. I set out to describe two cases of acne vulgaris , focusing me on pharmacological intervention , counseling and therapeutic monitoring the level of the Community Pharmacy .

KEY WORDS: acne, counseling

INTRODUÇÃO: A Acne é uma doença inflamatória que atua a nível cutâneo. Esta patologia crónica afeta, na grande maioria dos casos, a face, o dorso e o tórax, é de prevalência mais frequente em adolescentes e jovens adultos e é caracterizada clinicamente pela formação de comedões, pápulas eritematosas, pústulas, cicatrizes e com menor frequência por nódulos, abcessos e cistos.

A excessiva produção de sebo pelas glândulas sebáceas da pele e concentração de células mortas nos folículos pilosos estão entre as principais causas da acne. Estes fatores resultam em obstrução, acumulação de bactérias e inflamação. A produção excessiva de sebo pelas

49 glândulas sebáceas está diretamente relacionada com distúrbios hormonais, por este motivo a acne apresenta uma grande incidência em indivíduos que estão em fases da vida tipicamente associados a mudanças hormonais, como a puberdade, algumas fases do ciclo menstrual ou a gravidez [1].

Embora os fatores hormonais sejam os principais desencadeadores da patologia da acne, há fatores que favorecem o seu desenvolvimento e até mesmo o seu agravamento, é o caso de certos cosméticos que podem ter um efeito oclusivo sobre a pele ou a toma ou aplicação prolongada de medicamentos derivados da cortisona, androgénios ou lítio que também podem conduzir a estados acnéicos.

Tendo em conta que a acne é uma doença polimórfica, cujas causas são diversas a abordagem terapêutica tem que ser multifacetada e adequada à própria evolução que se vai verificando nas lesões ao longo do tempo [2].

De acordo com a sintomatologia apresentada a acne oscila da ligeira a moderada até á muito grave. Os casos ligeiros a moderados são os mais frequentes e a orientação por parte do profissional de farmácia poderá ter um papel muito útil. Os casos mais severos exigem a intervenção de um médico, preferencialmente um especialista que possua as ferramentas necessárias para fazer uma abordagem necessária de modo a resolver ou minorar a situação [3].

No que diz respeito ao tratamento da acne, este pode ser tópico, sistémico e em último caso cirúrgico, quando predominam as cicatrizes, os comedões e cistos.

APRESENTAÇÃO DOS CASOS CLÍNICOS:

Caso A - Acne Moderada: Uma utente do sexo feminino, 15 anos de idade, com pele oleosa, apresenta uma predominância de comedões abertos e fechados (pontos negros e brancos respetivamente), e pápulas, e com menor incidência algumas pústulas. Estas lesões estendem- se por todo o rosto e afetam uma pequena área do tórax. A utente não apresenta muitas cicatrizes. A sintomatologia agrava-se quando se inicia o ciclo menstrual, sendo que a utente não realiza nenhuma terapêutica contracetiva hormonal. Dado que um dos seus passatempos é andar de bicicleta ao ar livre, a utente reparou que a exposição solar agrava o seu problema de acne. A utente não realiza nenhum tratamento farmacológico e usa maquilhagem com frequência.

50 Caso B - Acne Severa: Um utente do sexo masculino de 21 anos de idade, com historial

Documentos relacionados