• Nenhum resultado encontrado

4.2.1 Perfil da Consumidora

O público alvo da marca se constitui por mulheres na faixa etária entre 21 e 35 anos, das classes B2, B1 e A. Além de conforto, elas buscam em suas roupas íntimas um diferencial de beleza na estética, e valorizam o uso de peças que as tornem confiantes e de bem com a sua autoestima. São mulheres independentes e seguras de si, mas que também não dispensam momentos especiais ao lado de uma boa companhia.

Algumas casadas com filhos e outras solteiras. Gostam de se sentir bem consigo mesmas e são conectadas com as mídias sociais, mas também adoram usar o seu tempo livre lendo livros, indo ao cinema e fazendo happy hours com os amigos em pubs, bares e cafés.

57

Figura 38 – Representação do público alvo Fonte: Faby and Carlo Photography (2015).

4.3 PESQUISA DE TENDÊNCIAS

4.3.1 Macrotendências

Segundo Natália Zuca (2016), a Interfilière “é o único encontro internacional de materiais e acessórios para o mercado de lingerie, moda praia e fitness”. Na

Interfilière de 2016, em Lyon na França, foram citadas quatro tendências para o

outono/inverno 2017/2018, sendo elas Enrich, Discover, Indulge e Express.

Para o desenvolvimento da coleção desse trabalho, a tendência selecionada foi a Discover (Figura 39). Segundo a Interfilière (2016), o conceito dessa tendência é quebrar o que for tradicional, fazendo um diálogo de culturas e tradições, sem regras e sem limites. Ela carrega consigo um estilo moderno e contemporâneo, trazendo efeitos e texturas como as impressões 3D; fios rústicos; contraste de tecidos, cores e aviamentos; e mix de bordados.

Figura 39 – Macrotendência Discover Fonte: Interfilière (2016).

59

4.3.2 Microtendências

Segundo o portal UseFashion 2016, para o inverno 2017, as transparências foram vistas em diversas peças, tanto em looks esportivos, quanto em looks mais sofisticados, por meio da aplicação de bordados e rendas (Figura 40). A transparência é apresentada em saias mídi, blusas e em vestidos de modelagens amplas e retas, tanto curtos quanto mais longos.

Figura 40 – Looks com tules, transparências e aplicação de bordados Fonte: UseFashion (2017).

No Salão da Lingerie que aconteceu na cidade de Gramado-RS, o portal

UseFashion (2017) trouxe as principais apostas para o outono/inverno 2017 no

segmento de underwear. Segundo o site UseFashion (2017), a renda ganhou abordagens renovadas. Aliada às transparências, o material foi observado em tops, principalmente em modelos elaborados, contando com decotes fechados ou tiras largas. A renda também se fez presente em camisolas leves com modelos lisos e estampados. Também a presença dos decotes em formato ‘V’ de várias profundidades (Figuras 41 e 42).

Figura 41 – Rendas e transparências aplicadas em lingeries Fonte: UseFashion (2017).

Figura 42 – Camisolas com aplicação de rendas e decote ‘V’ Fonte: UseFashion (2017).

61

4.4 DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

4.4.1 Delimitação Projetual

A partir da análise de público alvo e suas preferências, a coleção A/W 17 da marca Matrem, trará peças com shapes e cores mais básicas, com sensualidade e elegância. Buscou-se pela aplicação de técnicas artesanais, tais como o bordado simples, o bordado em pedrarias e o crochê.

4.4.2 Especificações do Projeto 4.4.2.1 Conceito da coleção

“A trilha” vem para fazer uma crítica aos padrões de beleza estabelecidos pela sociedade. Esta trilha a qual a coleção se refere é a do escuro para a luz. O escuro representa o lugar por onde fugimos quando procuramos conforto, ou nos escondemos de um julgamento duro e, por vezes, cruel.

A trilha é o que nós temos de seguir para fugir não só da nossa pequena zona de conforto, mas o caminho para um lugar em que a aceitação é maior. O destino final é a luz, um lugar pacífico em que não precisamos esconder quem realmente somos, onde encontramos pleno conforto com nós mesmos. Porém este é um caminho árduo de se fazer e que leva tempo e paciência para ser trilhado.

4.4.2.2 Nome da coleção

A coleção outono/inverno 2017, da Matrem, é denominada “A trilha”.

4.4.2.3 Cores

A predominância na coleção parte das cores escuras em transição para as cores mais claras. A cartela de cores é composta por tons contrastantes de preto, cinza, nude e branco que representam uma trilha. A coleção constitui-se de tons mais básicos e suaves que condizem com o público alvo.

4.4.2.4 Materiais

Para o desenvolvimento da coleção foram selecionados tecidos como a microfibra de algodão para o corpo dos sutiãs e das calcinhas e como revestimentos de bojo; malha de algodão para o forro das calcinhas; rendas e tules para as transparências tanto dos sutiãs quanto das calcinhas e rendas para os detalhes das peças.

O contraste da microfibra com a renda, associados aos bordados e aos crochês, faz com que a peça fique com uma aparência diferente e sofisticada, valorizando a estética dos produtos. Além disso, o uso do algodão nos forros dos sutiãs e das calcinhas proporcionam o conforto necessário para as peças.

Figura 43 – Tecidos para coleção Fonte: Da autora (2016).

Figura 44 – Aviamentos para coleção Fonte: Da autora (2016).

63

4.4.2.5 Formas e estruturas (shapes)

As formas e estruturas (shapes) para o desenvolvimento das peças foram escolhidas a partir dos seguintes tipos de formatos de corpos:

Imagem - Shapes Descrição

- A: Corpo retangular, em que os seios são menores que as costas e o quadril é proporcional ao tronco, deixando o corpo sem muitas curvas;

- B: Ampulheta, em que o corpo possui curvas tanto na área dos seios, quanto no quadril;

- C: Triângulo invertido, em que os seios e os ombros são mais largos que o quadril; - D: Elíptico, em que os seios são maiores que as costas, sem muita cintura e com o quadril largo.

Quadro 6 – Shapes de corpos

Fonte: Da autora (2016) com imagem adaptada do jogo The Sims.

Porém, como o estudo trata de lingeries, notou-se a necessidade de se apresentar um estudo diferenciado no que diz respeito às formas e estruturas que podem ser utilizadas no segmento underwear.

Modelo Imagem Descrição

Push-up

Indicados para mulheres com seios separados, de tamanho pequenos e médios, pois tem o efeio de juntar e “levantar” os seios.

Meia-taça

O sutiã meia-taça é usado com blusas e vestidos mais decotados. Esse tipo de sutiã cobre somente até pouco acima dos

mamilos, portanto não é muito indicado para mulher com seios muito volumosos.

Tomara-que-caia Consiste numa peça sem as alças, muito

usado com roupas decotadas ou vestidos tomara-que-caia. Deixam o colo à mostra.

Corpete Corpetes têm a função de modelar o corpo.

São mais fechados e descem até a cintura.

Baby doll Baby doll tem o corte de um

vestido/camisola.

Quadro 7– Estruturas de underwear – tops e dresses Fonte: Da autora (2016).

65

Modelo Imagem Descrição

String

Laterais estreitas, algumas vezes com reguladores, não marcam na roupa. A calcinha string é mais indicada para mulheres com quadril pequeno.

Tanga

As laterais de 2,5cm a 4cm são indicadas para todos os tipos de quadris e de

roupas. São consideradas peças coringas e são usadas no dia a dia.

Boy short

São bastante usadas debaixo de saias e são muito confortáveis. Não marcam o quadril, modelam e escondem culotes, sendo indicada para todo tipo de quadril.

Cós alto

Para quem possui barriga saliente. Elas normalmente são mais reforçadas por isso permitem modelar a silhueta.

Fio Dental

Bastante usada em ocasiões especiais e com vestidos de festa, pois sua função principal é não marcar as roupas.

Quadro 8 – Estruturas de underwear – bottons Fonte: Da autora (2016).

4.4.2.6 Tecnologias

As tecnologias utilizadas serão softwares gráficos – CorelDraw e Photoshop – na área de criação, como ferramenta de apoio para desenhos de croquis e representações técnicas das peças.

No setor de produção serão utilizadas máquinas industriais – reta, overloque e galoneira – e para feitio de alguns bordados, será aplicado a técnica de bordado francês.

4.4.2.7 Mix da coleção

A coleção é dividida em quatro famílias dentro do tema proposto (“A trilha”). As famílias denominadas como: família “Escuro”, com 5 looks; família “Sombra”, com 5 looks; família “Penumbra”, com 5 looks e família “Luz”, com 5 looks.

Tabela 1 – Mix da coleção separados por tipos de peças e famílias da coleção

Tipos de peça Famílias da coleção Família Escuro Família Penumbra Família Sombra Família Luz

Sutiã Meia Taça 4% 4% 2% 2%

Sutiã Fecho Frente 2% - 2% 2%

Sutiã com Tiras Reforçadas 4% 2% 4% 2%

Sutiã Comum 2% 2% 2% 4%

Calcinha Cintura Alta 4% 2% 2% 2%

Calcinha Fio Dental 4% 4% 4% 4%

Calcinha Shorts 2% 2% 2% 2%

Calcinha Comum 4% 4% 4% 4%

Camisolas/Hobbies 4% 2% 2% 4%

67

4.5 PAINEL SEMÂNTICO

Figura 45 – Painel Semântico Fonte: Pinterest (2016).

A coleção denominada “A trilha” representa o caminho do escuro à luz. O painel semântico representa a transição de um ambiente escuro para um outro mais claro. O observador se encontra na parte menos iluminada dos dois espaços e observa o ambiente com mais luminosidade.

A imagem transpõe as cores da coleção, com tons escuros como o preto e o cinza, associados aos tons mais claros e pastéis, como o branco e o bege. O painel também apresenta traços mais delicados e femininos como os arabescos, que representam as formas das rendas, dos bordados e dos crochês a serem trabalhados na coleção.

4.6 CARTELA DE CORES

Figura 46 – Cartela de cores Fonte: Da autora (2016).

69

4.7 CARTELA DE MATERIAIS

Figura 47 – Cartela de materiais Fonte: Da autora (2016).

Documentos relacionados