• Nenhum resultado encontrado

4. DA ACESSIBILIDADE AO CONHECIMENTO

4.2 PUBLICIDADE

4.2.4 P ersonalidades na propaganda

Kodak e Apple usaram imagens de personalidades para dar credibilidade ao produto e, muitas vezes, até mesmo George Eastman e Steve Jobs foram garotos -propaganda para que o produto tivesse uma relação direta com o dono da empresa, de forma que as apresentações dos produtos eram, com frequência, feitas por Eastman e Jobs. Entretanto, eles utilizaram personalidades para apresentar seus respectivos produtos, criando uma relação de competência do indivíduo com a qualidade do produto, por meio de testemunhais ou simplesmente a imagem da pessoa.

Eastman utilizou muito de testemunhais para dar declarações sobre seu produto. Geralmente, eram fotógrafos que usavam placas úmidas ou secas e que eram convidados ou tinham curiosidade pelo novo sistema fotográfico. Nos Estados Unidos, destacou -se o fotógrafo William Henry Jackson, que foi responsável pelo registro fotográfico da expansão dos norte- -americanos para o oeste. Por entre desfiladeiros, abismos e montanhas, William Jackson ia fotografando os acontecimentos, como a construção da linha de trem.

Jackson ficou sabendo do novo sistema de fotografia criado por Eastman e procurou entender melhor o novo sistema, porque tirar fotografia era um trabalho muito difícil naquela época. Era necessário carregar uma câmara grande, pesada, placas de vidro e sem falar de mais de uma dúzia de frascos com produtos químicos para a revelação da fotografia. Ao utilizar o sistema fotográfico de Eastman, Jackson declarou: com o sistema fotográico da Kodak, o

trabalho se tornou divertimento.274 Isto foi possível devido à leveza e ao tamanho reduzido da câmara, além do suporte de papel que era acomodado em rolos, possibilitando recarregar a câmara fotográfica à luz do sol. Por ser um suporte leve, era possível levar mais rolos de filmes e como consequência podia se tirar mais fotografias.

274. COLLINS, Douglas. The Story of Kodak. Nova York: Harry N. Abrams, Inc., 1990, p. 56.

Foto extraída do site: http://content.cdlib.org/ark:/13030/tf2779p21w/?brand=oac - The Bancroft Library. University of Cali- fornia, Berkeley.

275

275. 1. Foto do site: http://content.cdlib.org/ark:/13030/tf2779p21w/?brand=oac - The Bancroft Library. University of California, Berkeley.

2. http://www.answers.com/topic/yellowstone -and -yosemite -national -parks 03 -http://tigger.uic.edu/~pbhales/fasi/visuals%20manifest%20destiny.html

04 http://www.nps.gov/history/history/online_books/haines1/iee2e.htm - (National Park Service Historic Photograph Collection)

Foto 01 Foto 02

Foto 03

108

Já com a película transparente, Eastman revolucionaria o cinema e para isso ele vai ao encontro de Thomas Edison para apresentar seu material fotossensível. Thomas Edison fica impressionado com a qualidade do material e começa a usá -lo no seu novo sistema de filmagem e projeção de filme, o cinetoscópio.

Já na Europa, em Paris precisamente, Eastman tinha Paul Nadar, filho de Félix Nadar, como representante de seus produtos Kodak na França.

Acima foto de Paul Nadar

Fonte: COLLINS, Douglas. The Story of Kodak. New York : Harry N. Abrams, Inc, 1990.

Ao lado: A foto exibindo o encontro de Thomas

Edison analisando a película trazida por George Eastman

Abaixo: A foto aplicada em um anúncio sobre

George Eastman demonstrando a câmera Kodak - fonte: Fonte: COLLINS, Douglas. The Story of Kodak. New York : Harry N. Abrams, Inc, 1990. e abaixo anúncio com declarações sobre o produto fotográico de Eastman

110

Da mesma forma que William Jackson revelou a evolução do oeste norte -americano, por meio da fotografia, o capitão Donald Thompson faz o mesmo na frente de batalha na Primeira Guerra Mundial e, ainda, afirma que o nome Eastman é o nome mais conhecido em toda a Europa.

112

Nesse anúncio, há alguns aspectos interessantes que são apresentados. O primeiro deles é a relação que o anúncio faz ao colocar um importante engenheiro (Vannevar Bush) segurando uma câmara Kodak. Isto significava que, sendo Bush, um importante engenheiro e com um nome a zelar, ele não iria dar credibilidade a um equipamento, no caso a câmara Kodak, sem que esta tivesse qualidade.

Outro aspecto que o anúncio apresenta é o encontro de dois ícones na história da tecnologia da fotografia e do computador. Em maior destaque, no anúncio, Vannevar Bush, engenheiro que publicou um artigo intitulado “As we may think”276 e que, a partir desse artigo, fez muitos pesquisadores estudarem um novo sistema de computador chegando ao computador iconográfico.

Esse mesmo engenheiro, que revolucionou o computador, segurando uma câmara fotográfica de uma empresa que revolucionou o modo de tirar fotografia, no caso a Kodak como mostra no subtítulo do anúncio A great engineer and a great new camera (Um grande engenheiro e uma grande câmera nova), é como se de alguma forma o anúncio estivesse parafraseando o artigo de Bush para “As we may photograph” (Como podemos fotografar), e a resposta estando nas mãos de Bush, Podemos fotografar com a câmara fotográica Kodak.

Jobs é o principal garoto propaganda da Apple, até hoje ao lançar qualquer produto Jobs faz questão de fazer o lançamento e a demonstração. A campanha Think different foi uma forma

de homenagear algumas pessoas que conseguiram olhar o mundo de outra forma,277 e mudaram a história da humanidade. Jobs gostava de homenagear pessoas. Isto tanto é verdade que até o logo da empresa, que é a maçã mordida, é em homenagem a Alan Turing, que se suicidou comendo uma maçã envenenada. Entretanto, o primeiro logo usado para representar a Apple no lançamento do computador Apple I tinha como tema a figura de Isaac Newton embaixo de uma macieira. Jobs relaciona a maçã como símbolo de sabedoria, devido ao episódio bíblico de Adão e Eva que comeram do fruto proibido da árvore do conhecimento. Apesar do texto bíblico não mencionar qual era o fruto, mas por convenção representativa, foi usada a maçã representando o fruto da árvore do conhecimento.278

277. KAHNEY, Leander. A cabeça de Steve Jobs. Rio de Janeiro: Agir, 2008, p. 137. 278. KAHNEY, Leander. A cabeça de Steve Jobs. Rio de Janeiro: Agir, 2008.

Acima o primeiro logo da Apple em homenagem a Isaac Newton e ao lado o logo em homenagem a Alan Turing

Fonte: http://janeladoquarto.wordpress.com/2008/12/11/evolucao-das- logomarcas/logo-apple/

Peça publicitária com a participação de Steve Jobs Fonte: http://rubasu.deviantart.com/art/Think-

Diferent-5-100352943 Lançamento do computador Lisa Apple Computer Company’s

- Steve Jobs (Esquerda) e o presidente da Apple John Sculley (direita) apresentando os novos modelos do computador Lisa em 1/24/1984 - Fonte: http://www.fanboy.com/2010/06/why-john- sculley-has-this-apple-fanboys-thanks.html

114

Documentos relacionados