• Nenhum resultado encontrado

Total 26.798 29.102 8,60 Fonte: CIAB FEBRABAN,

5.5 PAPEL DAS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO

Com o processo da globalização e o avanço da internet a comunicação entre pessoas de diferentes partes do mundo se processa em tempo real através dos meios de comunicação. Para auxiliar neste objetivo as empresas investem em diferentes canais de comunicação, como, por exemplo, revistas, jornais, rádio, televisão, internet, e-mail dentre outros, a fim de obterem informações e divulgarem seus produtos ou serviços, possibilitando desta forma desenvolver novas formas de relacionamento que fortaleçam suas rotinas.

O ritmo de vida atual exige estratégias de comunicação que permitam alcançar os clientes em todos os lugares do mundo, vencendo os limites geográficos através da mobilidade. Essa é uma estratégia importante e promissora para empresas e clientes, na medida em que disponibiliza conteúdos e serviços para o atendimento de novas de necessidades.

Algumas décadas atrás, as empresas que tivessem acesso à informação, tinham vantagens umas sobre as outras. Hoje todos têm acesso à informação e a vantagem é saber utilizá-la de forma adequada de acordo com as necessidades do momento.

Como forma de sobreviver nesse mercado em que a informação é livre, a comunicação deverá ser o principal diferencial deste novo modelo. A comunicação deverá ser capaz de levar as informações necessárias para a tomada de decisões, sendo capaz de ajustar, equilibrar e proporcionar um clima agradável de confiança entre empresas e colaboradores na transmissão da mensagem de forma correta aos seus clientes.

O consumidor atual é muito exigente, para ele não importa apenas preço baixo, mas sim qualidade de atendimento e de produtos e serviços ofertados. O consumidor busca conhecer o maior número de informações dos produtos e serviços que está se consumindo. Sendo assim,

através da comunicação a empresa não apenas divulga o seu produto ou serviço, mas cria um ambiente de confiança entre a empresa e cliente, Bellak Neto (2003)

A comunicação precisa ser rápida usando os avanços tecnológicos do momento, e bem preparados para fazer leituras corretas do mercado, afim de melhor identificar as oportunidades de negócio.

Os bancos brasileiros têm investido constantemente em estratégias de comunicação, para obter vantagens competitivas. Isso envolve investimentos na capacitação de profissionais, para que sejam capazes de se adaptarem às novas realidades.

O profissional bancário precisa ser bastante versátil e ter capacidade de se comunicar em diferentes idiomas para desenvolver suas inúmeras tarefas. As empresas precisam investir na capacitação profissional do colaborador para prepará-lo, a se adaptar às novas realidades, sendo mais flexíveis e com capacidade de absorver as diferentes mudanças de atividades no ambiente de trabalho.

Assim como investir no profissional é uma forma de melhorar o processo de comunicação. Investir em serviços móveis é uma importante estratégia para tornar o processo de comunicação ainda mais rápido. Esta necessidade, impulsionada pelo crescimento exponencial das telefonias celulares, associadas aos recursos potenciais da Internet, oportuniza um novo canal de comunicação das organizações com seus públicos: os portais móveis.

Um portal móvel é um site na Internet, acessível aos usuários através de aparelhos móveis, permitindo que as organizações estendam suas relações com o mercado, da mesa de trabalho para qualquer local, independentemente de horário determinado, presença de telefones fixos e computadores Abdala ( 2006).

A partir da adoção deste recurso é possível expandir os canais de comunicação e negócios, evidenciando-se benefícios e vantagens para as empresas e seus clientes, como por exemplo, maior agilidade na comunicação e realização dos processos administrativos, redução de custos com instalações físicas, equipamentos e pessoal, além de contribuir para a oferta de um serviço mais otimizado Abdala (2006).

As estratégias de comunicação são muito utilizadas hoje para a divulgação de novos produtos e serviços pelas organizações. O Mobile Banking surgiu a partir de uma parceria entre o Banco do Brasil e a empresa de telefonia móvel OI. Para divulgar essa inovação tecnológica, o BB sugeriu a divulgação dessa inovação na mídia juntamente com uma estratégia de marketing que permitissem a divulgação das vantagens em termos de conveniência e oportunidade que o mobile oferecia. A aplicação intensiva das tecnologias de comunicação e de informação, atendia aos objetivos de negócio.

Compreende-se a importância da comunicação como criadora de oportunidades de negócio, pois não basta ter acesso à informação é preciso utilizá-la em prol do atendimento de necessidades. O processo de comunicação através de portais móveis, citando como exemplo o celular, foi um importante elemento de ganhos competitivos para o Banco do Brasil, através do Móbile Banking. O banco de bolso se constituiu em uma importante estratégia competitiva deste no ano 2006 que permitiu uma maior valorização de sua marca (BARBIERI; SIMANTOB, 2009, p. 59).

Essa estratégia de comunicação utilizada através dos portais móveis, apesar de recente, anuncia-se como um canal de comunicação promissor entre bancos e clientes, pelo fato de disponibilizar serviços bancários inovadores, voltados para atender as necessidades de sua clientela na realização de transações bancárias. Além de estreitar o relacionamento do cliente com o banco, pela personalização dos serviços disponibilizados por estes portais, representa excelente estratégia para as ações de comunicação das instituições financeiras bancárias com o seu público alvo.

Contudo, é necessário destacar a importância dos conteúdos tecnológicos, para a excelência das estratégias de comunicação. As cinco ondas de inovações tecnológicas no setor bancário foram fundamentais para o desenvolvimento das estratégias de comunicação, na medida em que estas se processaram por meio das inovações tecnológicas.

Documentos relacionados