• Nenhum resultado encontrado

1.6 Papel do Enfermeiro no CONTROLE E TRATAMENTO DA TUBERCULOSE!

No documento 1. TUBERCULOSE 1.1 SOBRE A TUBERCULOSE: (páginas 31-35)

Identificar os sintomáticos respiratórios;

Realizar assistência integral às pessoas e famílias na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários;

Orientar quanto à coleta de escarro; (NÃO ESQUEÇAM – 2 AMOSTRAS, SENDO A PRIMEIRA O MAIS PRECOCEMENTE POSSÍVEL);

Aplicar a vacina BCG;

Fazer teste tuberculínico (ou PPD – REAÇÃO DE MANTOUX). Caso não tenha capacitação para tal, encaminhar para a unidade de referência;

Realizar consulta de enfermagem, conforme protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor municipal, observadas as disposições legais da profissão;

31

medicações, observadas as disposições legais da profissão e conforme os protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, os gestores estaduais, os municipais ou os do Distrito Federal." (NR);

Convocar os comunicantes para investigação

Orientar pacientes e familiares quanto ao uso da medicação, esclarecer dúvidas e desmistificar tabus e estigmas;

Convocar o doente faltoso à consulta e o que abandonar o tratamento;

Acompanhar a ficha de supervisão do tratamento preenchida pelo ACS (FICHAS B DO SIAB – SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA E-SUS);

Realizar assistência domiciliar, quando necessário;

Planejar, gerenciar, coordenar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS;

Orientar os Auxiliares/técnicos de enfermagem, ACS e ACE para o acompanhamento dos casos em tratamento e/ou tratamento supervisionado;

Contribuir e participar das atividades de educação permanente dos membros da equipe quanto à prevenção, manejo do tratamento, ações de vigilância epidemiológica e controle das doenças;

Enviar mensalmente ao setor competente as informações epidemiológicas referentes à tuberculose da área de atuação da UBS.

Analisar os dados e planejar as intervenções juntamente à equipe de saúde;

Notificar os casos confirmados de tuberculose: (SINAN – A TUBERCULOSE TAMBÉM É UMA DAS PATOLOGIAS QUE SÓ NOTIFICAMOS APÓS A CONFIRMAÇÃO DIAGNÓSTICA);

Encaminhar ao setor competente a ficha de notificação, conforme estratégia local.

(2010/CESGRANRIO) A classificação de doenças de notificação compulsória implica benefícios para a coletividade, no contexto da saúde pública. Esse procedimento é obrigatório, quando numa empresa ocorre um caso confirmado de:

a) gripe. b) câncer. c) pneumonia. d) tuberculose. e) hipertensão. Resposta Correta: d) tuberculose.

32

Comentário:

Uma das responsabilidades do enfermeiro em relação à Tuberculose é Notificar os casos confirmados de tuberculose: (SINAN – A TUBERCULOSE TAMBÉM É UMA DAS PATOLOGIAS QUE SÓ NOTIFICAMOS APÓS A CONFIRMAÇÃO DIAGNÓSTICA).

(2014/FCC/TJ-AP) É atribuição de Enfermeiro da Atenção Básica no controle da tuberculose:

a) diagnosticar triquíase tracomatosa, importante complicação da tuberculose extrapulmonar, por meio da identificação de sinais e sintomas, tais como, sensação de corpo estranho, prurido e discreta fotofobia.

b) dar alta aos pacientes por cura e retirá-los do registro de casos em curso de tratamento.

c) iniciar e acompanhar tratamento dos casos de tuberculose pulmonar com baciloscopias negativas e dos casos de tuberculose extrapulmonar quando o diagnóstico for confirmado após investigação em uma unidade de referência.

d) realizar consultas de enfermagem, solicitar exames complementares e prescrever medicações, observadas as disposições legais da profissão e conforme os protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

e) realizar atividades malacológicas de captura e identificação dos bacilos de Koch nos indivíduos sintomáticos respiratórios nos domicílios e na comunidade.

Resposta Correta:

d) realizar consultas de enfermagem, solicitar exames complementares e prescrever medicações, observadas as disposições legais da profissão e conforme os protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

Comentário:

Uma das responsabilidades do enfermeiro em relação à Tuberculose é realizar consultas de enfermagem, solicitar exames complementares e prescrever medicações, observadas as disposições legais da profissão e conforme os protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, os gestores estaduais, os municipais ou os do Distrito Federal.

33

(Enfermeiro - IADES – 2012) A Tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo Mycobcterium tuberculosis ou Bacilo de Koch. A melhor medida de controle é o diagnóstico precoce e tratamento até a cura. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

a) Dentre as precauções padrão do doente com tuberculose estão: a coleta seletiva do resíduo, lavagem das mãos e uso de capote.

b) As disposições legais da profissão de enfermagem no atendimento do paciente com tuberculose são: realizar a consulta de enfermagem, solicitar exames complementares e prescrever medicação.

c) A identificação precocemente de pessoas com tosse a mais de uma semana pode ser considerada sintomático respiratório.

d) A baciloscopia de escarro deve ser realizada no mínimo com 3 amostras.

e) Antes da primeira coleta de escarro o paciente não deve higienizar a boca com água.

Resposta Correta:

b) As disposições legais da profissão de enfermagem no atendimento do paciente com tuberculose são: realizar a consulta de enfermagem, solicitar exames complementares e prescrever medicação.

Comentário:

a) INCORRETA – a tuberculose tem transmissão por gotículas, logo as precauções devem ser respiratórias. Lembrem que, após o início do tratamento o paciente, deixa de ser bacilífero, ou melhor, não transmite mais. De acordo com o ms, após 15 dias do início do tratamento, em média, ele já não é transmissor.

b) CORRETA: leiam o que o caderno da atenção básica de vigilância à saúde versa em relação ao papel do enfermeiro – “realizar consulta de enfermagem, conforme protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor municipal, observadas as disposições legais da profissão”. Atentem: a prescrição, solicitação de exames e outras ações inerentes ao programa só serão realizadas de acordo protocolo!

c) INCORRETA: quem é considerado sintomático respiratório? - Pessoas maiores de 15 anos que procuram os serviços de saúde por qualquer motivo e apresentam queixas de tosse e expectoração por três semanas ou mais! A assertiva traz: tosse a mais de uma semana! Boa pegadinha! Mas prof.ª, três semanas já está acima de 1 semana, não

34

estaria certo? Não! Observem que as normas do MS são claras – tosse por 3 semanas ou mais.

d) INCORRETA: outra pegadinha: por muito tempo, na verdade até 2010, os protocolos padronizavam 3 amostras. Atualmente, para fins de diagnóstico: 02 amostras – sempre a primeira o mais precocemente possível!

e) INCORRETA: uma das orientações para a coleta do escarro, é a lavagem da boca com água. Mas professora, já que temos que realizar a coleta precocemente, inclusive na UBS(unidade de saúde) como proceder? – As unidades devem estar estruturadas com espaço adequado para coleta de escarro: este deve ser bastante arejado. Na coleta da segunda amostra, em casa pelo paciente, todas as orientações devem ser feitas pelo profissional de enfermagem.

ATENÇÃO!

No documento 1. TUBERCULOSE 1.1 SOBRE A TUBERCULOSE: (páginas 31-35)

Documentos relacionados