• Nenhum resultado encontrado

3. METODOLOGIA

3.2 Participantes (amostra)

Para este trabalho, participaram do estudo 174 membros de empreendimentos econômicos solidários, que compuseram a amostra por conveniência (facilidade de acesso do pesquisador). É importante ressaltar que, inicialmente a proposta era estudar todos os empreendimentos econômicos solidários das Microrregiões de Alfenas e Varginha, no sul de Minas Gerais, inseridos no Mapeamento da Economia Solidária. Entretanto, ao fazer o contato com os empreendimentos mapeados, observou-se que todos os empreendimentos mapeados ou não existem mais, ou os seus contatos não estavam corretos, ou não se referem a empreendimentos de economia solidária. Frente a essa realidade, optou-se por uma nova estratégia para seleção dos empreendimentos, que foi por meio dos empreendimentos incubados pelas Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares das Universidades

85

Federais de Alfenas, Itajubá e Lavras. Além disso, foram realizados contatos telefônicos com a coordenação do Fórum Sulmineiro de Economia Solidária. A partir do contato com essas entidades, é que se conseguiu o contato dos empreendimentos, para que a aplicação das escalas pudesse ser agendada, de forma individual, com datas e horários sugeridos pelos EES.

Assim, a partir dessa nova seleção, foram encontrados 12 empreendimentos, conforme descritos abaixo, e cuja localização pode ser visualizada na Figura 6. Não houve uma uniformidade no número de membros nesses empreendimentos. As escalas foram aplicadas em todos os membros que estavam no grupo no dia da visita, e que aceitaram participar da pesquisa, individualmente.

QUADRO 4 – Empreendimentos Econômicos Solidários Selecionados Empreendimentos Econômicos Solidários Município

Associação ArtCaldas Caldas - MG

Associação Cora Minas Pouso Alegre - MG Associação de Artesanato Artes da Terra Itajubá - MG Associação de Artesãos e Artistas Populares de Lambari

(ASCAL) Lambari - MG

Associação de Catadores de Material Reciclável de Lavras –

ACAMAR Lavras - MG

Associação de Catadores Itajubenses de Materiais Recicláveis –

ACIMAR Itajubá - MG

Associação Meninas Sabor de Minas Varginha - MG Associação Sabor e Saúde Varginha - MG Associação Terra Do Marolo Paraguaçu – MG Cooperativa Ação Reciclar Poços de Caldas – MG

Parque Escola ECOETRIX Varginha – MG

Unindo Talentos Pouso Alegre – MG

86 FIGURA 6 – Localização dos Empreendimentos Econômicos Solidários estudados.

Fonte: Elaborado pela autora (circulados em vermelho)

A Associação ArtCaldas, fica localizada no município de Caldas – MG, e possui como atividade produtiva o artesanato. São diversos tipos de artesanato, mas há uma predominância por artesanatos feitos em palha. A associação foi fundada no ano de 2000, e conta atualmente com vinte associados, sendo todas as associadas mulheres. Além disso, é importante ressaltar, que esta associação não possui acompanhamento de nenhuma Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, mas é uma associação pertencente ao Fórum Sul Mineiro de Economia Solidária, sendo bastante participativa nas atividades deste Fórum.

A Associação Cora Minas, foi fundada em 2001, e fica localizada no município de Pouso Alegre – MG. A atividade produtiva da associação é a costura, em especial colchas de retalho e acessórios. Atualmente a associação conta com vinte membros, sendo quinze mulheres e cinco homens. Esta associação também não é incubada por nenhuma ITCP, mas recebe apoio

87

da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, e é membro do Fórum Sul Mineiro de Economia Solidária.

A Associação de Artesanato Artes da Terra, que fica no município de Itajubá – MG, tem como atividade produtiva o artesanato, sem predominância de um tipo específico. Fundada em 2001, a associação conta na atualidade com trinta e dois associados, sendo vinte e nove mulheres e três homens. Essa associação recebe o acompanhamento da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Itajubá – INTECOOP/UNIFEI.

A Associação de Artesãos e Artistas Populares de Lambari (ASCAL), foi fundada em 2002, e fica localizada no município de Lambari – MG. Atualmente a ASCAL possui quinze associados, sendo formada por onze mulheres e quatro homens. Sua atividade produtiva é o artesanato, e a associação integra o Fórum Sul Mineiro de Economia Solidária.

A Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Lavras – ACAMAR, como o próprio nome já diz, possui sede no município de Lavras – MG, e foi fundada em 1995. Atualmente, a associação possui trinta associados, sendo treze mulheres e 17 homens. As atividades produtivas da associação referem-se ao Centro de Separação de Materiais Recicláveis, a fabricação de vassouras, a reciclagem de madeira e a um programa de arborização urbana. A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Lavras – INCUBACOOP/UFLA incuba a associação. Além disso, a mesma ainda pertence ao Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR.

A Associação de Catadores Itajubenses de Materiais Recicláveis – ACIMAR, foi fundada em 2007, e fica localizada no município de Itajubá – MG. Sua atividade produtiva é a coleta, triagem, armazenagem, tratamento e venda de material reciclável. Atualmente, a ACIMAR conta com quarenta e um membros, sendo trinta e uma mulheres e dez homens. Essa associação também é incubada pela INTECOOP/UNIFEI, e pertence ao Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR.

A Associação Meninas Sabor de Minas localiza-se no município de Varginha – MG, foi fundada em 2011. Esta associação é proveniente de um projeto de Extensão da Universidade Federal de Alfenas, denominado “Qualificar para desenvolver: As mulheres de Varginha em

88

cena aberta”, com beneficiárias do Programa Bolsa Família. A atividade produtiva desenvolvida é a produção de gêneros alimentícios, tais como marmitas, doces e salgados. Atualmente, a associação conta com vinte associados, sendo todas mulheres, e é incubada pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal de Alfenas – ITCP/UNIFAL – MG.

A Associação Sabor e Saúde é uma associação formada por agricultores familiares, do município de Varginha – MG. Fundada em 2010, a associação possui atualmente quarenta e dois membros, sendo doze deles mulheres e trinta homens. Esses agricultores cultivam hortaliças e há também associados que são produtores de leite. Recentemente, esta associação começou a ser incubada pela ITCP/UNIFAL – MG.

A Associação Terra do Marolo fica situada no município de Paraguaçu – MG, tendo sido fundada em 2010. Esta associação é formada por produtores e beneficiadores do fruto Marolo, sendo, portanto, sua atividade produtiva o artesanato, o cultivo do Marolo e a culinária. Atualmente, fazem parte da associação vinte e sete membros, sendo onze deles mulheres e dezesseis homens. Essa associação também faz parte do processo de incubação da ITCP/UNIFAL – MG.

A Cooperativa Ação Reciclar foi fundada em 2005, e fica localizada no município de Poços de Caldas – MG. Essa cooperativa é formada por trinta e dois membros, sendo vinte mulheres e doze homens. A atividade produtiva dessa cooperativa é a coleta, triagem, processamento e comercialização de materiais recicláveis. Essa cooperativa não é acompanhada por nenhuma Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, mas é membro do Fórum Sul Mineiro de Economia Solidária e pertence ao Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis – MNCR.

O Parque Escola ECOETRIX apresenta-se como um centro de desenvolvimento de sustentabilidade, que desenvolve atividades de educação orgânica, Economia Solidária, Permacultura e Bioconstrução. O Parque possui duas sedes, uma no município de São Thomé das Letras – MG, e outra no município de Varginha – MG, que foi a sede pesquisada neste trabalho. Fundada em 2012, o parque é formada por onze pessoas, sendo seis mulheres e cinco homens. Além dessas pessoas, outras participam de atividades esporádicas do parque,

89

tais como feiras, clubes de trocas, sarais e cursos. Atualmente, o Parque Escola é membro do Fórum Sul Mineiro de Economia Solidária, e não é acompanhado por nenhuma incubadora.

E por fim, o último empreendimento econômico solidário apresentado é a Associação Unindo Talentos, do município de Pouso Alegre – MG, que foi fundada em 2012. Essa associação tem como atividade produtiva o artesanato, especialmente produtos decorativos feitos com papeis recicláveis. Atualmente a associação possui dezoito membros, sendo todos eles mulheres. Além disso, eles recebem apoio da Prefeitura Municipal de Pouso Alegre, e fazem parte do Fórum Sul Mineiro de Economia Solidária.