• Nenhum resultado encontrado

6 APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS

6.1 FASE QUALITATIVA

6.1.1 Grupos focais com alunos ingressantes de cursos

6.1.1.1 Participantes dos grupos focais 1 e 2

E1

O estudante E1, participou do GF 1, é do sexo masculino, possui 22 anos de idade, faz o curso técnico em Informática e declarou estar desempregado. Afirmou ter escolhido frequentar o curso técnico em Informática porque já havia feito um curso básico e queria aprender mais sobre a área. No momento da escolha pelo curso, afirmou ter ficado em dúvida em relação ao curso técnico em Redes de Computadores ou Informática, optando pelo segundo em virtude de tratar-se de um curso voltado para o desenvolvimento e programação de sistemas. Seu planejamento, após o término do curso, é se empregar na área e fazer uma faculdade para obter maiores conhecimentos.

E2

O estudante E2 é do sexo masculino, participou do GF 1, possui 20 anos, estuda no curso técnico em Informática e trabalha em uma empresa do ramo de telemarketing em área diferente da formação técnica. Relatou estudar e gostar da área de tecnologia de informação desde os 14 anos de idade e almeja um emprego na área. Sua principal expectativa após a conclusão do curso é, se empregar e ter condições de financiar um curso superior na área.

E3

Do sexo feminino, a estudante E3 participou do GF 1, possui 18 anos de idade e assim que concluiu o ensino médio iniciou o curso técnico em Informática. No período de realização da coleta de dados para pesquisa estava desempregada e afirmou ter escolhido o curso técnico para identificar se a tecnologia da informação é a área com a qual se identifica. Assim, E3 pretende trabalhar no campo da sua formação para, assim que se formar, criar condições para fazer uma faculdade na área futuramente. E4

O estudante E4 é do sexo masculino, participou do GF 1 e frequenta o curso técnico em Eletrotécnica. Possui 23 anos de idade e trabalhava na área de mecânica automotiva na ocasião da realização dos grupos focais. E4 relatou que iniciou o curso superior em Direito e depois o de Administração, mas não concluiu nenhum deles, pois não sabia exatamente o que queria e o curso técnico surgiu como uma opção de “curto prazo” (E4) para um retorno financeiro mais rápido. E4 relatou que sua expectativa após a conclusão do curso técnico é conseguir um emprego na área e atuar como Técnico em Eletrotécnica.

E5

O aluno E5 é do sexo masculino, possui 25 anos de idade, é mecânico de geradores e relatou no GF 1 que escolheu pelo curso técnico em Eletrotécnica porque deseja se aperfeiçoar na área. E complementou: “[...] hoje em dia o mecânico não tem como ser só mecânico, tem que ser eletromecânico, mecatrônica, é o que eles [as empresas], estão pedindo. Então o curso de eletrotécnica vai me ajudar bastante [...]” (E5). Para justificar sua escolha pela formação técnica, afirmou se tratar de um curso mais prático. Sua principal expectativa após a conclusão do curso é crescer dentro da empresa em que já atua, sendo reconhecido pelos conhecimentos que possui e pelo desempenho nas atividades do trabalho.

E6

O aluno E6 trabalha há 20 anos como motorista de transporte coletivo. É do sexo masculino, possui 38 anos de idade e afirmou no GF 1 iniciar o curso técnico em Eletrotécnica por incentivo de parentes que atuam na área. Além disso, E6 mencionou que

possui o desejo de mudar de profissão e que escolheu eletrotécnica por acreditar que a área de eletricidade é próspera, com diferentes possibilidades de atuação.

E7

O estudante E7 é do sexo masculino, possui 27 anos de idade e era o único representante do curso técnico em Edificações no GF 1. Relatou que embora interessado em estudar na área de tecnologia, depois de trabalhar na área de construção civil, se identificou com à área. Iniciar um curso técnico para ele, advém da intenção de se aperfeiçoar para futuramente retornar a área, já que no período de coleta de dados desta pesquisa E7 trabalhava na área comercial. Seu planejamento, após a conclusão do curso, envolve retornar a trabalhar na área de construção civil e posteriormente fazer o curso de Engenharia Civil.

E8

Do sexo feminino e com 19 anos de idade, a estudante E8 participou do GF 2 e declarou-se desempregada. Afirmou que escolheu o curso técnico em Informática porque se tratava do curso que a instituição oferecia na sua área de interesse. E8 relatou estar frequentando cursos no SENAI desde 2013 e que se sente “perdida” profissionalmente. Antes de frequentar o curso técnico fez alguns cursos de aprendizagem industrial, tais como: Programador de Computador, Suporte e Manutenção de Microcomputadores e Redes Locais, Eletrônica e Eletricista Predial. Quando questionada sobre as expectativas após a conclusão do curso, mencionou que deseja trabalhar como professora do SENAI na área de informática, mas também pensa em fazer uma faculdade em Medicina, curso de área diferente do que frequenta atualmente.

E9

A estudante E9 frequenta o curso técnico em Informática, é do sexo feminino, possui 20 anos de idade e no período de realização dos grupos focais estava desempregada. A participante do GF 2 relatou que desde criança gosta da área de tecnologia. Quando questionada sobre a razão da escolha pela formação técnica, E9 afirmou que “[...] primeiro eu gostaria de ver se eu gosto mesmo de trabalhar nessa área, programar e tal para depois ver se eu faço um curso superior na área” (E9). Sua principal expectativa é

abrir o próprio negócio na área após a conclusão do curso, em parceria com seu pai, principal incentivador para fazer o curso técnico.

E10

Com 46 anos de idade o estudante E10 é do sexo masculino, frequenta o curso técnico em Eletrotécnica e participou do GF 2. O aluno trabalha como eletricista autônomo com pequenos projetos e relatou escolher pela formação profissional em virtude da oportunidade que tem de contribuir para a sociedade no desenvolvimento e implementação de energias renováveis, além de considerar o técnico um curso rápido. Relatou que quando adolescente desejava cursar Medicina Veterinária, mas que há 16 anos trabalha na área de elétrica e pretende, depois de formado, ter a sua própria empresa.

E11

O estudante E11, do sexo masculino, participou do GF 2, possui 35 anos de idade e trabalha em uma empresa de transporte coletivo, além de ser funcionário público em uma empresa de coleta de resíduos sólidos da região. Relatou que em 2015 fez um curso profissionalizante de Eletricista Predial no SENAI que gostou muito. Com o incentivo do coordenador da época, ajustou seus horários de trabalho de modo a conciliar as aulas do curso técnico em Eletrotécnica com a sua rotina de trabalho. E11 mencionou que um dos objetivos é mudar de profissão: “[...] vai fazer 16, 15 anos de motorista e tá insuportável, pela questão do trânsito então, vou mudar de área” (E11).

Documentos relacionados