• Nenhum resultado encontrado

Capítulo V – A Pesquisa

Anexo 3: Passos dos procedimentos da pesquisa qualitativa

Em resposta ao convite para participar da entrevista escrita, cada um dos 30 tutores encaminhou um texto (ou mais) sobre os temas políticas, ACR e TIC conforme roteiro recebido. Dividimos os textos originais dos tutores nos respectivos temas e, em seguida, agrupamos os textos dos tutores pelos temas. Em média foram analisados 25 textos sobre cada um dos temas: políticas, ACR e TIC.

Com os textos originais agrupados por temas, passamos a elaborar os subcapítulos do capítulo “V – A Pesquisa” sobre os três temas: políticas, ACR e TIC, a partir das falas dos tutores. E, também, definimos uma ou duas tags para cada texto de cada tutor sobre os respectivos temas, de acordo com a importância dada pelo tutor ao assunto e de acordo com o interesse de nossa pesquisa.

176

Os textos fizeram parte da tese final e do site. As tags foram implementadas usando o conceito de “nuvens de tags”. Foram usados os recursos do software DRUPAL para o desenvolvimento do site.

Segue um exemplo dos procedimentos a partir do texto encaminhado pelo “Tutor L” sobre POLÍTICAS:

Existe um polo, na Universidade Federal, que oferece cursos na modalidade a distância para a formação de professores. Esse polo é coordenado por uma profissional da SEMED e atende aos professores do município polo e dos municípios de abrangência.

De início, as dificuldades foram inúmeras, principalmente por serem poucas as professoras que tinham computador em casa com condições de desenvolver as atividades, tirar xérox, etc. Nos anos seguintes, as dificuldades com a informática foram sendo superadas e, na versão 2013, ninguém mais apresenta esse tipo de limitação. O número de participantes por curso foi aumentando, concluindo atualmente o curso com turmas de 25 alunos.

Neste texto, os dois assuntos principais que interessam para a pesquisa são: 1) Sobre FORMAÇÃO PARA O AEE, tag pertencente ao tema POLÍTICA 2) Sobre LETRAMENTO DIGITAL, tag pertencente ao tema PESQUISA. O texto do tutor contribuiu para elaborar os textos que fazem parte do capítulo “V - A Pesquisa”, subcapítulos “Política Nacional de Educação Especial” e “TIC e os Professores-cursistas”. Suas contribuições aparecem nos seguintes momentos:

Subcapítulo: “Política Nacional de Educação Especial” (pág. 113):

Um dos relatos citou que, devido às situações político-partidárias, uma equipe da oposição venceu as eleições e a tutora solicitou seu desligamento da coordenação do AEE, retornando a exercer suas atividades na sala de aula comum. De acordo com seu depoimento, a nova gestão não delegava autonomia nem condições para realizar o

177

trabalho que era necessário ser feito. A equipe, que vinha há anos trabalhando com o AEE na perspectiva da educação inclusiva, foi substituída por uma equipe da educação especial. Apesar das mudanças desfavoráveis, a tutora relatou que os professores do AEE estavam solidamente formados na perspectiva inclusiva e continuaram seus trabalhos nas escolas, apoiados pelos gestores, de tal forma que os rumos da nova secretaria não causaram impactos significativos nos trabalhos até então desenvolvidos.

Subcapítulo: “TIC e os Professores-cursistas” (pág.138):

Na seleção dos professores, no que tange às tecnologias, ocorreram” três problemas: falta de conhecimentos básicos em informática, em especial nas ferramentas web; precariedade do acesso à internet; e descrédito de cursos oferecidos na modalidade a distância.

O edital de convocação expressava a obrigatoriedade de os professores-cursistas dominarem os conhecimentos básicos de informática e contarem com um razoável acesso à internet, mas houve aqueles que se inscreveram sem um ou outro requisito. Isso fez com eles se saíssem prejudicados no início do curso ou, até mesmo, desmotivados, acabassem por desistir.

Uma seleção mais rígida quanto aos requisitos propostos tornaria o curso mais produtivo na etapa inicial, pois foi necessário dispor de tempo para passar informações básicas aos professores-cursistas com dificuldades técnicas, uma vez que alguns, sequer, conseguiam diferenciar o e-mail do fórum, salvar um texto ou fazer um download. Para superar as dificuldades iniciais de alguns deles foram realizados alguns encontros presenciais extras com o objetivo de explorar a plataforma. Os “medos” mais recorrentes estavam relacionados ao uso dos fóruns e ao acesso aos links disponíveis.

Também foram definidas duas tags para este texto: FORMAÇÃO PARA O AEE e LETRAMENTO DIGITAL. Tomando como exemplo a tag LETRAMENTO DIGITAL, aparecem três textos quando se faz uma pesquisa com essa tag. O primeiro, Tutor L: Políticas, em azul e itálico, é o relato do “Tutor L”. O segundo, TIC e os Professores- cursistas, é o texto elaborado a partir das falas dos tutores e para o qual houve a contribuição do tutor do exemplo dado. O terceiro, TIC: Conclusões, retoma o tema

sobre o LETRAMENTO DIGITAL nas conclusões que elaboramos para o subcapítulo sobre as TIC, no capítulo da PESQUISA. Escolhendo um desses links o leitor tem acesso ao conteúdo na íntegra.

178 xTutor L: Políticas

Existe um polo, na Universidade Federal, que oferece cursos na modalidade a distância para a formação de professores. Esse polo é coordenado por uma profissional da SEMED e atende aos professores do município polo e dos municípios de abrangência.

Leia mais.

V.3.a TIC e os Professores-cursistas

Na seleção dos professores, no que tange às tecnologias, ocorreram três problemas: falta de conhecimentos básicos em informática, em especial nas ferramentas web; precariedade do acesso à internet; e descrédito de cursos oferecidos na modalidade a distância.

Leia mais.

V.3.h TIC: Conclusões

Na pesquisa quantitativa elaborada pela Tramitty (2012), os professores- cursistas foram questionados em relação ao uso do AVA TelEduc. De acordo com os resultados das questões aplicadas, o uso do ambiente não trouxe dificuldades para o desenvolvimento do curso, conforme pode ser observado no Gráfico 3 a seguir.

Documentos relacionados