• Nenhum resultado encontrado

Homem com Mais Filhos

O último imperador de Marrocos, Mulai Ismail (1646-1727) teve inúmeros descendentes, devido às concubinas imperiais. Em 1703 já tinha pelo menos 342 filhas e 525 filhos; por volta de 1721 dizia-se que já tinha 700

Mulher com Mais Filhos

De acordo com o "Livro dos Recordes do Guinness 2001", o maior número de crianças nascidas da mesma mãe é de 69. A proeza pertence à primeira mulher de Feodor Vassilyev, cujo nome é desconhecido. Entre 1725 e 1765, num total de 27 partos, ela deu à luz 16 pares de gémeos, 7 trigémeos e 4

quadrigémeos. 67 deles sobreviveram até à adolescência. A Mãe Mais Jovem

A Mãe mais jovem foi Lina Medina, que deu à luz um bebé (cesariana) com 2,9 Kg de peso em Lima no Perú em 1939. Lina tinha apenas 5 anos e 7 meses quando a criança nasceu. O bebé foi criado pelo seu irmão e só veio a descobrir que Lina era sua mãe aos 10 anos de idade.

Raparigas como a Lina sofrem de um desequilíbrio hormonal, ou puberdade precoce. Lina teve a sua primeira menstruação quando tinha 3 anos.

O Pai Mais Jovem

Sean Stewart, de Sharnbrook em Inglaterra, foi pai de um saudável bebé de 2.7 Kg a 20 de Janeiro de 1998, com 12 anos de idade. Deram-lhe o dia de folga na escola para ele poder ir ao hospital ver a sua (também adolescente) namorada Emma Webster dar à luz ao seu filho.

A Mãe Mais Velha

No dia 7 de Novembro de 1996, Arceli Keh deu à luz uma bebé (Cynthia) aos 63 anos e 9 meses de idade no Hospital Universitário de Loma Linda,

Califórnia. A gravidez numa idade destas é de alto risco, tanto para a mãe como para o bebé. A maior parte dos especialistas em fertilização artificial recusam-se a fazer qualquer tratamento a pessoas com esta idade, no entanto Arceli disse-lhes que tinha apenas 50 anos, de modo a obter o tratamento. Resultou.

O Pai Mais Velho

O mineiro Les Colley tornou-se no pai mais velho, quando, em Julho de 1992, aos 93 anos e 10 meses, o seu filho Oswald nasceu. Les não fumava, não bebia álcool e permaneceu sexualmente activo até ao fim dos seus dias. Morreu 4 meses antes de fazer 100 anos com uma Pneumonia.

A Avó Mais Jovem

Mum-Zi, uma mulher pertencente ao harém do Chefe Akkiri, na ilha de Calabar, Nigéria, foi mãe aos 8 anos e 4 meses. A sua filha também foi mãe aos 8 anos, tornando Mum-Zi avó aos 17 anos.

Depois do nascimento do bebé do seu filho Stephen, de 14 anos, Dale Wright tornou-se no avô mais jovem, com 29 anos de idade. Dale também tinha sido pai aos 14.

Durante a Guerra da Secessão, quando as tropas voltavam para o quartel após uma batalha sem nenhuma baixa, escreviam numa placa imensa "0 Killed" (zero mortos). Dai surgiu a expressão O.K. para indicar que tudo está bem.

A frase "The quick brown fox jumps over the lazy dog" utiliza todas as letras do alfabeto e foi criada pela Western Union para testar as suas máquinas de telégrafo.

O nome completo da cidade de Los Angeles é: "El Pueblo de Nuestra Señora La Reina de Los Angeles de Porciuncula". Este nome pode ser abreviado até 3,63% do seu tamanho: "L.A."

A origem verdadeira da palavra BICA vem da própria palavra. Bica, em português, é o tubo de saída da água de uma fonte. Ora a máquina expresso tem o manípulo de saída do café em forma de uma ou duas "bicas", ao

contrário da máquina de filtro que possuía uma torneira. Assim, em Lisboa, os melhores cafés tinham café de filtro, da torneira, e café expresso, da bica. E assim ficou o termo até hoje.

Há 4.000 anos, na Babilónia, o pai da noiva encarregava-se de, durante um mês após o casamento, fazer uma cerveja à base de mel para o marido da sua filha. Como tinham um calendário lunar, este período era chamado de "honey month" (mês de mel). A expressão evoluiu e tornou-se "honeymoon" (lua de mel).

O livro mais vendido e mais lido do mundo é a Bíblia. Estima-se que até hoje já tenham sido vendidos 11 milhões de exemplares da versão integral, 12 milhões de novos testamentos e 400 milhões de brochuras com fragmentos dos textos originais. Depois dela, vem o Alcorão, livro sagrado do Islamismo, seguido do Livro Vermelho, do líder comunista chinês Mao-Tse-Tung. O quarto lugar parece estar com o livro Scouting for Boys (Escotismo para Rapazes), escrito em 1908 por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, militar inglês que deu origem ao Escotismo.

Provavelmente, o livro mais procurado da história é o Necronomicon, que não existe. Este livro aparece nos relatos de H.P. Lovecraft e foi escrito pelo árabe louco Abdul Alhazred. Apesar de tudo isto, existem múltiplas fichas de registo em bibliotecas de todo o mundo, mas nunca ninguém encontrou nenhum dos volumes originais da dita obra.

O idioma mais difícil de aprender é o Basco, que é falado no País Basco (nordeste de Espanha e Sudoeste de França). Este idioma não está

relacionado com mais nenhum idioma no mundo. O Mandarim é o idioma mais falado em todo o mundo, seguido pelo Inglês. O Português aparece em 7º lugar.

No Novo Testamento, no livro de São Mateus, está escrito "é mais facil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no Reino dos Céus". O problema é que São Jerónimo, o tradutor do texto, interpretou a palavra "kamelos" como camelo, quando na verdade, em grego, "kamelos" são as cordas grossas com que se amarram os barcos. A ideia da frase permanece a mesma, mas qual parece ser a mais coerente?

A palavra "xeque-mate" no xadrez vêm da frase Persa "Shah Mat" que quer dizer "O Rei está Morto".

56 Km - O comprimento da linha que um lápis inteiro consegue desenhar (ou aprox. 50 mil palavras).

Hoje, existem mais de 2.700 idiomas falados em todo o mundo e mais de 7.000 dialectos. Só na Indonésia falam-se 365 línguas diferentes. Em África existem mais de 1.000 idiomas.

Antigamente, em Inglaterra, não se podia fazer sexo sem o consentimento do rei (a não ser que se tratasse de um membro da família real). Quando queriam fazer amor, tinham que pedir ao monarca, que lhes entregava uma placa, que deviam colocar à frente da porta do quarto enquanto tivessem relações. A placa dizia "Fornification Under Consent of the King". Essa é a origem da palavra "fuck".

A parte do México conhecida como Iucatan vem da época da conquista, quando um espanhol perguntou a um indígena como é que eles chamavam a esse lugar, e o índio respondeu "Yucatan". Mas o espanhol não sabia que ele estava a dizer "Não sou daqui".

Quando os conquistadores ingleses chegaram à Austrália, assustaram-se ao ver uns estranhos animais que davam saltos incríveis. Imediatamente

chamaram um nativo (os aborígenes australianos eram extremamente pacíficos) e perguntaram qual era o nome do bicho. O nativo repetia sempre "Kan Ghu Ru", e portanto adaptaram-no para o inglês, "kangaroo" (canguru). Depois, os linguistas determinaram o significado, que era muito claro: os aborígenes queriam dizer "Não te entendo".

Os árabes têm quase mil palavras diferentes para designar um camelo. É uma das mais populares metáforas sobre a fragilidade humana. Tétis segurou o seu filho Aquiles pelo calcanhar para mergulhá-lo num rio egípcio que o tornaria invencível. Queria contrariar um oráculo que dizia que o seu filho iria morrer na guerra de Tróia. Durante uma batalha, no entanto, Aquiles levou uma flechada no seu único ponto vulnerável: o calcanhar, que não tinha sido

banhado no rio pela sua mãe. A partir daí, a expressão calcanhar-de-aquiles indica um ponto franco de uma pessoa.

Tanto a escrita chinesa como a japonesa são feitas de cima para baixo e da direita para esquerda. As duas são bastante complexas, em especial a da língua japonesa. Ela possui três alfabetos: o hiragama, o katakana e o kanji.

Na Roma Antiga, quando era preciso dizer a verdade nos tribunais, em vez de jurar com a mão sobre a Bíblia como se faz hoje, os romanos faziam-no

apertando os testículos com a mão direita. É deste antigo costume que vem a palavra testificar

O alfabeto Havaiano é composto por apenas 12 letras.

Em Londres são falados cerca de 700 idiomas diferentes. Em alguns

subúrbios da cidade, o Inglês passou a ser o segundo idioma. O mesmo está a acontecer em cidades como Nova York, Los Angeles, Miami e Singapura.

Aos domingos os espanhóis iam caçar e cozinhavam para as mulheres. Faziam arroz misturado com o fruto da caça que podia ser também pesca. O prato era feito para "ellas" ou melhor ... paella.

A obra literária mais extensa do mundo é uma espécie de Bíblia da doutrina budista, tal como é praticada no Tibete. Compõe-se de duas partes: o Kandjur, que contém os preceitos em 108 volumes de mil páginas cada um; e o Tandjur, a interpretação desses preceitos, que se estende por mais 225 volumes.

A invenção da escrita foi atribuida aos Sumérios da Mesopotânia no 4º Milénio antes de Cristo. Os seus descendentes, os Sumero-Babilónios,

desenvolveram o sistema temporal que usamos hoje em dia: uma hora dividida em 60 minutos, divididos em 60 segundos.

Dejà Vu - (Do francês, «já visto») Expressão ligada à sensação de que já se presenciou um evento ou uma situação que ocorre, afinal, pela primeira vez. Diz-se também dejà vu algo que não apresente uma esperada originalidade (na moda, por exemplo).

Ex Aequo - (do Latim, «por título, com igual mérito»). Expressão, presente na obra de Séneca, Epodos, actualmente associada a prémios ou distinções atribuídos a mais do que uma pessoa.

Curriculum Vitae - (Do latim, «carreira da vida»). Registo descritivo de dados biográficos, académicos e profissionais, geralmente associado a uma

candidatura profissional.

Bar Mitzvah - No judaísmo, é iniciação de um rapaz na comunidade judaica de adultos, que tem lugar por volta dos 13 anos de idade. Menos comum é a

bat mitzvah ou bat, para raparigas a partir dos 12 anos. A criança lê uma

considerada como membro de pleno direito da comunidade.

Na escrita chinesa, o símbolo que significa a palavra "problemas" é representado desenhando duas mulheres sob o mesmo tecto.

Uma mulher foi a autora do primeiro romance literário de todos os tempos. Murasaki Shibiku, uma japonesa da classe nobre, escreveu no ano 1007 um livro chamado "A história de Genji", que contava a história de um príncipe em busca do amor e da sabedoria. A pessoa que escreveu o maior número de romances na história também é uma mulher. Barabara Cartland é autora de nada menos que 723 romances, que venderam mais de um bilião de cópias em 36 idiomas, fazendo dela também a autora de romances mais vendidos do mundo.

O livro mais antigo do mundo é o Y-Ching ou Livro dos Números dos chineses, hoje tão em moda entre os que acreditam em profecias e adivinhações. Muito tempo antes de Confúcio, já causava grandes controvérsias entre filósofos na China e também na Índia.

O nome da cidade de Aveiro, Portugal provém da palavra em latim "auiarium" que significa "aviário". Daí a origem dos doces tradicionais da terra, os Ovos Moles.

Em 1999, os primeiros 3 livros na série de Harry Potter, de JK Rowling, venderam mais de 18,5 milhões de cópias nos EUA, e mais de 4,5 milhões de cópias no Reino Unido. O primeiro título da série, "Harry Potter e a Pedra Filosofal" vendeu mais de 1,5 milhões de cópias no Reino Unido e 10,4 milhões nos EUA, um recorde para um livro infantil num ano.

Ernest Vincent Wright escreveu um romance em 1939 com 50.110 palavras. Nenhuma das palavras contém a letra "e". O mais interessante é que a letra "e" é a mais utilizada na língua inglesa.

A menor peça de teatro de sempre foi "Breath" de Samuel Beckett. Foram 35 segundos de gritos e respiração profunda!

Quando Jonathan Swift publicou as "Viagens de Gulliver" em 1726, ele tinha a intenção de chamar a atenção do mundo sobre a ferocidade da natureza

humana. Hoje, o livro é considerado uma história para crianças.

O chop-suey não é um prato típico chinês, foi criado por emigrantes chineses na Califórnia.

A Coca-Cola era originalmente verde, e a Islândia é o país com o maior consumo per capita do mundo.

As maçãs são mais eficientes do que o café para manter as pessoas acordadas.

Os astronautas não podem comer feijão antes das viagens, pois os gases podem danificar as roupas espaciais.

A noz-moscada é extremamente venenosa se for injectada nas veias.

Se colocares uma uva num copo de champanhe ela vai andar sempre a subir à tona e a descer ao fundo.

Se formos a cobrar ao quilo, os hambúrgueres custam mais do que um carro novo.

O primeiro produto a ter um código de barras foi uma pastilha elástica. Toda a gente pensa que o espinafre tem muito Ferro e que nos faz mais fortes. Vejam o exemplo do Popeye. No entanto, o Popeye estava errado, bem como todos os pais que enfiavam o espinafre pela boca dos filhos adentro. Na realidade, o espinafre tem tanto Ferro como qualquer outro vegetal. Acontece que em 1950, um nutricionista se enganou a quantificar a quantidade de Ferro nos espinafres, sugerindo que os espinafres teriam 10 vezes mais Ferro do que realmente têm.

O microondas foi inventado quando um cientista atravessou um radar e um chocolate derreteu no seu bolso.

Em média, os americanos consomem 72.800 metros quadrados de pizza por dia (uma área de 270m x 270m).

A American Airlines economizou € 40.000,00 em 1987 eliminando uma azeitona de cada salada servida na primeira classe.

Se todos os cachorros quentes consumidos pelos americanos em 1 ano fossem postos em fila, poderia ser feita uma "ponte" que daria 2 vezes a distância da Terra até à Lua.

Pode-se misturar água com azeite, só que primeiro é preciso adicionar um pouco de sabão.

Irás comer aproximadamente 35.000 biscoitos em toda a tua vida. Durante a tua vida, irás comer aproximadamente o peso de 6 elefantes. Uma gota de óleo torna 25 litros de água imprópria para o consumo. O número médio de sementes num McDonald's Big Mac é de 178. Um terço de todos os gelados vendidos no mundo são de baunilha.

2.800 pizzas seriam necessárias para formar uma torre da altura da Torre de Pisa.

70 - O número de gotas que cabem numa chávena de chá.

Depois de rebentar, um milho de pipoca pode aumentar até 400% o seu tamanho.

1 tonelada - A quantidade de alimentos que uma pessoa normal come durante um ano.

Há mais de 100 tipos de queijo diferentes fabricados em França. Marco Polo trouxe da China o esparguete.

O japonês Kazutoyo "O Coelho" Arai, de 32 anos, foi considerado o maior comedor de hot dogs do mundo, ao devorar 25 cachorros-quentes em doze minutos, durante um concurso em Coney Island, praia popular que fica a uma hora de Nova York, no dia 4 de julho de 2000. Arai ganhou - além de uma provável indigestão - o cobiçado troféu internacional do 85º Campeonato Anual de Comedores de Hot Dogs. Com quase 50 kg de peso, ao ingerir 25

sanduíches, arrebatou a coroa do americano Steve Keiner, um engenheiro de 51 anos, campeão mundial da especialidade há um ano. O vitorioso no

concurso ganha um ano de salsichas grátis, cedidas pelo patrocinador, Nathan. O maior prato do mundo, servido nos casamentos dos beduínos, os árabes do deserto, é o camelo assado. São vários recheios, um dentro do outro: ovos cozidos dentro de um peixe assado, dentro de frango assado, dentro de um carneiro inteiro assado, dentro do camelo.

A maior sanduíche do mundo foi preparada promocionalmente por duas companhias britânicas, a McVities, fabricante de biscoitos, e a loja Marks & Spencer, em agosto de 1999. O lanchinho foi feito com um pão quadrado de 2,13 m de lado. Só de recheio, eram 34,29cm de altura de pura pasta de atum com pepino.

Na corte de Luis XI (1423-1483) de França, as finas damas alimentavam-se essencialmente com sopas porque acreditavam que a mastigação excessiva provocava o surgimento precoce de rugas.

O chocolate vem de uma planta, o cacaueiro, que não existia na Europa até os espanhóis chegarem ao México. Foi aí que descobriram que os povos dessa região, os Maias e os Aztecas já bebiam chocolate há mais de 3 mil anos! Mas só sabiam usá-lo como bebida...

A Coca-Cola foi inventada em Atlanta, Georgia nos EUA pelo Dr. John S. Pemberton em 1886; a Pepsi_Cola foi inventada por Caleb Bradham 12 anos mais tarde. A 7Up foi inventada por Charles Leiper Grigg em 1929.

A bebida mais popular do mundo, o chá, foi inventado por um imperador chinês no ano 2737 antes de Cristo!

O chocolate de leite foi inventado por Daniel Peter, que vendeu a invenção ao seu vizinho Henri Nestlé.

Três quartos do peixe que é capturado no mar é comido - o resto é utilizado para fazer coisas como cola, sabão, margarina e fertilizantes.

Botanicamente falando, a banana é uma erva e o tomate é um fruto.

Mais de 90% do peixe capturado no planeta é pescado no hemisfério norte. Sabe-se que a Vitamina A previne a "cegueira nocturna", e as cenouras têm muita Vitamina A. Uma cenoura tem mais de 200% da dose diária

recomendada de Vitamina A. Além disso as cenouras têm 0% de gordura. O primeiro Europeu a encontrar o chá foi o Jezuita Português Gaspar da Cruz em 1560. Pensa-se que o chá foi descoberto no ano 2737 antes de Cristo por um imperador chinês quando algumas folhas de chá cairam acidentalmente num pote com água a ferver.

Os chineses usam 45 biliões de pauzinhos (talheres de comida asiáticos) por ano. É necessário abater 25 milhões de árvores por ano para fazer todos esses pauzinhos.

O chocolate é o sabor preferido em todo o mundo. É mais popular do que a baunilha e a banana numa relação de 3 para 1.

O hábito de tornar o almoço a refeição do meio dia, surgiu com os assomos da Revolução Francesa, em 1789. Isto porque até essa altura a refeição a meio da jornada, chamava-se "jantar". Contudo, como as deliberações da

Assembleia Constituinte se iniciavam às 12 horas, terminando às 18 horas, passou-se o jantar para o fim da tarde. Entretanto, os deputados como não podiam ficar em jejum desde a primeira refeição da manhã até à hora de encerramento dos trabalhos, ganharam o hábito de comer por volta das 11 horas. Mais tarde, por volta de 1804, um café de Paris, passou a fornecer "refeições de garfo", com rins, salsichas, costeletas, entre outros pratos. A proliferação de cafés e, mais tarde, de restaurantes, consolidou o hábito.

Documentos relacionados