• Nenhum resultado encontrado

1. Introdução

2.4. Consumidor Contemporâneo

3.1.3. Patrick de Pádua

O estudo de caso sobre o designer Patrick de Pádua e sua marca Patrick de Pádua, também foi realizado exclusivamente através de pesquisas em seu website, acompanhamento das redes sociais e entrevistas cedidas para veículos de informação como revistas e websites e ainda websites de notícias. O designer não respondeu nem aos contatos feitos através de e-mail para uma possível entrevista e nem aos contatos feitos através do Instagram. Desta maneira, não foi possível recolher dados e acontecimentos relacionados diretamente com o designer para complementar as informações já obtidas.

Patrick de Pádua nasceu no ano de 1988 em Vaduz, Liechtenstein. Em 2000 mudou-se para Portugal onde ingressou no curso de Design de Moda pelo MODATEX, em Lisboa. Em março de 2014 foi selecionado pela ModaLisboa para apresentar sua coleção na plataforma Sangue Novo, onde regressou nas três estações seguintes. Em consequência de uma parceria entre a ModaLisboa e FashionClash, no ano de 2015 foi selecionado para apresentar sua coleção e representar Portugal no festival de moda holandês em Maastricht, onde conquistou o prêmio

Kaltblut Fashion Award. Já em Portugal, foi selecionado pelo júri do projeto Sangue Novo, em 2016, para integrar a plataforma LAB. E foi a partir deste ano que o designer passou a apresentar as suas coleções sazonalmente na ModaLisboa Lisboa Fashion Week.

Figura 15. Designer Patrick de Pádua.

Fonte: https://modalisboa.pt/designers/patrick-de-padua_85.

Com o intuito de estar mais próximo de seu público alvo, no dia 7 de dezembro de 2017 Patrick inaugurou sua loja própria pois até então todos os seus produtos eram vendidos apenas através de lojas multimarcas desde o início de sua marca em 2014. A loja possui uma área de 50 metros quadrados e sua decoração é voltada para um estilo industrial com o preto, branco e laranja como cores predominantes. O preto e o branco também são as cores predominantes de sua loja online. A Patrick de Pádua Store fica localizada ao lado de seu atelier na Alameda em Lisboa, onde o público pode fazer uma viagem entre as suas criações. Em entrevista ao website Observador, Patrick falou sobre como é poder estar cara a cara com seu público alvo: “Tem sido uma relação distante. Até hoje nunca soube muito bem quem é o meu público, quem é que está

a comprar. Isso dificulta um bocado o trabalho, mas agora vou ter mais noção disso”. Na entrevista

Patrick conta ainda que ele e o pai montaram toda a estrutura física da loja, desde a pintura até a montagem dos expositores e a sua decoração.

50

3.1.3.1 Redes Sociais e Comunicação

Na primeira semana de abril de 2018, Patrick de Pádua lançou sua loja online que, tal como acontece com a de Luis Carvalho e Nair Xavier, é integrada no seu website através de um botão sinalizado como “SHOP” que redireciona para a página com os itens disponíveis. Mas, com uma abordagem diferente das outras marcas, a página inicial do website de Patrick passou a ser a loja online. Na mesma semana que a loja foi lançada, ficou disponível no canto direito inferior do website uma caixa “Converse Connosco” onde qualquer pessoa que acessar o website/loja online, pode tirar suas dúvidas quase simultaneamente. Esse é um cuidado grande ao ter a ferramenta disponível pois se ela não funcionar de maneira correta, pode fazer com que a loja perca possíveis vendas.

Figura 16. Página inicial do website do designer Patrick de Pádua. Fonte: www.patrickdepadua.com acedido a 9 de Abril de 2018.

Em fevereiro – mês anterior ao ModaLisboa N.50 – entre os dias 15 fevereiro e 11 de março o website do designer ficou desativado (sem acesso). O website voltou ao funcionamento normal na semana após o ModaLisboa N.50 já com todas as informações atualizadas sobre o desfile que havia decorrido na semana anterior. Não é possível ter certeza se esta foi uma estratégia para gerar maior expectativa em seus consumidores e público alvo ou se o problema foi realmente no domínio do website. A mensagem que aparecia na tela (Figura 17) diz que aquele domínio não está conectado a um site. Mas a informação do link para seu website manteve-se em

seu perfil nas redes sociais e no website do ModaLisboa. Sendo assim, durante o período em que foi feito a análise das alterações no website, existe uma lacuna sobre as informações, como é possível encontrar no Anexo B3.

Figura 17. Captura de tela do website do designer Patrick de Pádua desde o dia 12 de Fevereiro 2018 ao dia 11 de Março de 2018

52

Figura 18. Perfil do Instagram do designer Patrick de Pádua acedido a 14 de Maio de 2018.

As fotos nos perfis da marca nas redes sociais Facebook e Instagram mantiveram-se as mesmas durante todo o período analisado. Por ser uma marca de moda que lança coleções sazonalmente, deveria se atentar para manter a foto de capa atualizada com as fotos que tenha conceitos ou peças da coleção vigente. Ao entrar no perfil da marca, a foto de capa tem grande impacto e mostra muito sobre aquilo que o designer está trabalhando no momento e esta falta de atualização pode ser considerada um certo descuido por parte de seus seguidores. E este ponto quando aliado com o número de publicações feitas no Facebook em relação às publicações feitas no Instagram no mesmo período, mostra que a marca presumivelmente não considera esta rede social tão importante em sua estratégia de comunicação.

Figura 19. Perfil do Facebook da designer Nair Xavier acedido a 14 de Maio de 2018.

Documentos relacionados