• Nenhum resultado encontrado

A pecuarista Yvie Campregher Santinelo, do criatório LLS Senepol, vem registrando excelentes resultados com a raça

e prepara uma expansão do projeto pecuário para 2018

Amor de Yvie pela raça já passou para o filho João Pedro Larissa Vieira

Roberto Matos

A criadora Yvie Campregher Santinelo

Mulheres do Senepol

“Fizemos este ano nosso primeiro leilão na Expogrande 2017, o Pérolas do Senepol, que promete fazer parte do calendário de eventos da raça.”, comemora. Segundo ela, a expectativa é de que em 2018 o mercado pecuário, que este ano foi afetado pela crise política envolvendo um dos maiores frigoríficos do país, retome seu curso de crescimento. “Infelizmente, isso interfere negativamente nas comercializações como um todo. O produtor, por exemplo, tem medo de investir em um touro melhorador e acaba evitando qualquer despesa extra, gerando uma retração nas vendas em geral. Mas com perseverança tudo vai melhorar. Estamos em uma região privilegiada, e para quem trabalha com dedicação e amor no que faz, não tem como dar errado.”, espera.

Formada em Medicina Veterinária desde 2000, Yvie já atuou na área comercial no setor de reprodução animal por alguns anos. Com a chegada dos dois filhos, João Pedro, de 14 anos, e Miguel, de 9 anos, ela decidiu dedicar-se exclusivamente ao trabalho administrativo-financeiro da propriedade da família. Como grande parte das mulheres brasileiras, o lado profissional é conciliado com as atividades maternas, especialmente em relação ao cuidado com a educação dos filhos. Apesar de muito jovens, os garotos já estão aprendendo como é o dia a dia de um produtor rural e a importância do setor para o desenvolvimento do país. “Eles nos acompanham em todos os eventos, leilões, vivenciam o dia-a-dia

da fazenda. Como moramos na fazenda, estão bem envolvidos com o campo. Espero que eles sigam o exemplo de trabalho e dedicação à pecuária. Porém, o que mais queremos para os nossos filhos é que sejam felizes e realizados naquilo que se propuserem a fazer. Eles têm livre arbítrio para seguirem o caminho que quiserem, mas faço gosto se ficarem por aqui. Nossa atividade é 100% da pecuária. Trabalhamos juntamente com meu sogro, que nos auxilia e é nossa inspiração”.

Sobre a contribuição da mulher em um setor de predominância masculina, Yvie garante que as mulheres têm conquistado cada vez mais seu papel na sociedade, e mostra todos os dias que pode realizar as mesmas atividades que os homens desempenham, porém com um grande diferencial, que é a sensibilidade. “A raça Senepol tem dado às mulheres criadoras oportunidades que nenhuma outra raça proporciona. Interagimos de igual para igual. Temos um canal aberto com a Associação, que este ano criou o Núcleo Feminino de Senepol, do qual faço parte. Todos os dias compartilhamos experiências, trabalhamos no campo, estamos na lida diária, promovemos eventos da raça, leilões, exposições. Sinceramente até hoje não me senti vítima de nenhum preconceito e olha que trabalho com a pecuária há 20 anos. Acredito que ainda exista preconceito, mas sinceramente sou muito bem resolvida, cada um aqui ocupa o seu lugar, e vamos nos completando.”, finaliza Yvie.

Rebanho da LLS de Senepol é selecionado no Mato Grosso do Sul

| Revista Senepol 112 Revista Senepol | 113 Arquivo Senepol 3G C M Y CM MY CY CMY K Senepol 77K.pdf 1 28/03/17 11:24

C

om uma “porção” generosa de informação e sabor, quem passou pelo restaurante LU.CA – Culinária de Origem, entre os dias 12 e 16 de setembro, pôde apreciar pratos à base de cinco cortes especiais da carne de Senepol. Localizado em Ribeirão Preto/SP, o restaurante preza pela qualidade e pela origem dos ingredientes, adquiridos direto de produtores da região. Dentro dessa filosofia de trabalho, o LU.CA foi buscar na “fonte” a carne Senepol e sediou, ao longo de cinco dias, o evento gastronômico “Senepol 3G Steak Show”.

A “fonte” da carne oferecida no cardápio do restaurante veio do criatório Senepol 3G, responsável pela promoção do evento. De acordo com o chef Guilherme Gama, foram preparados cinco tipos de cortes: carpaccio, tartare, bife de chorizo, ancho e filé mignon.No primeiro dia do evento, a degustação incluiu no cardápio muita informação sobre a raça, o mercado de carne e o sistema de seleção do criatório. O pecuarista Sebastião Garcia Neto apresentou os índices de produção da 3G. Com peso à desmama de 270 kg para os machos e de 250 kg para as fêmeas, a propriedade tem conseguido abater os animais com idade média de 15,5 meses, alcançando rendimento de carcaça entre 54,6% (fêmeas) e 57,4% (machos). “O pecuarista precisa sempre se preocupar em produzir lotes homogêneos e com bom acabamento de carcaça”, destacou o pecuarista, que reuniu especialistas em carne,

Gastronomia

Cortes oferecidos durante o Senepol 3G Steak Show

Chef Guilherme Gama comanda a churrasqueira durante o evento

Qualidade

na churrasqueira

| Revista Senepol

114 Revista Senepol | 115

gratificante esse tipo de evento aqui no LU.CA, pois um dos produtos principais da casa é a carne. E apresentar como esse alimento é produzido mostra o compromisso com a qualidade do que estará chegando ao prato dos clientes”, destacou Ferriane.

A proposta do “Senepol 3G Steak Show” foi mostrar a aptidão da raça Senepol para a produção de carne macia e de qualidade diferenciada, permitindo um alto retorno econômico aos sistemas de produção em que está inserido. Para conseguir maior rentabilidade no negócio, os pecuaristas têm investido em genética de ponta da raça Senepol. “Hoje, precisamos produzir essa carne com custo menor, tempo de abate reduzido e com a qualidade demandada pelo mercado”, disse o pecuarista Rafael Telles, do Senepol da Barra.

médicos e produtores para apreciar toda a qualidade da carne de animais meio-sangue Senepol.

Entre os participantes do evento gastronômico, estava a nutricionista e cozinheira especializada em carne, Berlota Joaquina, que foi a vencedora do reality show BBQ Brasil. “Acho interessante a realização de eventos como esse porque ajudam a posicionar a raça no mercado e mostrar o trabalho que vem sendo feito para ofertar carne de qualidade aos consumidores”, disse a cozinheira, que estudou Gastronomia em Londres, na escola Le Cordon Bleu.

Para o proprietário do restaurante, Lucas Ferriane, o evento permitiu levar até o consumidor final informações sobre a origem da carne consumida. “É extremamente

Gastronomia

Neto explica ao público como funciona o trabalho de seleção da 3G

Parte dos convidados presentes ao evento no Restaurante LU.CA.

Cardápio do Restaurante LU.CA, durante o evento em Ribeirão Preto/SP

Arquivo Senepol 3G

Arquivo Senepol 3G

Arquivo Senepol 3G

Um time completo para livrar

Documentos relacionados