• Nenhum resultado encontrado

A relação entre o comprometimento geral com a carreira e a percepção de sucesso geral, objetivo e subjetivo na carreira foi analisada, comparando os resultados obtidos nas respectivas

escalas (ANEXO A), de acordo com as respostas dos entrevistados, conforme ficou demonstrado na tabela 4:

TABELA 4 – (1)Percepção de sucesso X (2)Comprometimento Geral

Entrevistado (1) Geral (1) Objetivo (1) Subjetivo (2)

1 Alexandre Alta Alta Alta Fortemente 2 Beatriz Alta Indefinido Alta Fortemente 3 Carla Alta Indefinido Alta Fortemente 4 Cristiana Indefinido Indefinido Alta Muito 5 Fátima Alta Indefinido Alta Fortemente 6 Juliana Alta Indefinido Alta Fortemente 7 Juscelino Alta Indefinido Alta Muito 8 Laura Alta Alta Alta Fortemente

9 Luíza Alta Alta Alta Fortemente

10 Marina Alta Indefinido Alta Fortemente Fonte: Elaborado pelo autor.

A relação entre a percepção de sucesso na carreira e o comprometimento com a carreira pode ser observada, de acordo com a análise dos dados coletados nas entrevistas, conjugada com os resultados obtidos nas escalas aplicadas e registrados na tabela 4, para cada entrevistado, conforme detalhado a seguir:

4.6.1 Caso 1 – Alexandre

Segundo o entrevistado, a forma com que se posiciona diante do mercado e da sociedade, para ser sempre lembrado e prestar seus serviços como coach, mostra que ele é muito comprometido com a carreira, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada que atribuiu ao candidato o grau de fortemente comprometido com a carreira.

Sobre sua percepção de sucesso na carreira, o entrevistado diz que ainda não atingiu aquilo que planejou, mas entende que está no caminho certo, já existindo um certo sucesso com os trabalhos realizados, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que mostrou que, de modo geral, o entrevistado possui uma alta percepção de sucesso na carreira.

Sob o ponto de vista do sucesso objetivo, o entrevistado acredita que está no caminho certo, mas tem muito por fazer, inclusive para aumentar, significativamente, o resultado financeiro, o que, de certa forma, contrasta com o escore obtido na escala aplicada, que mostrou que o entrevistado já tem uma alta percepção desse sucesso.

Sob o ponto de vista do sucesso subjetivo, o entrevistado se considera um sucesso, pelos resultados alcançados, feedbacks positivos dos clientes e sentimento de realização com o trabalho, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que mostrou que o entrevistado possui uma alta percepção desse sucesso.

No caso do entrevistado, configura-se uma situação, onde existe o forte comprometimento com a carreira e uma alta percepção de sucesso geral, sucesso objetivo (embora esse possa ser melhorado, na sua opinião) e sucesso subjetivo.

4.6.2 Caso 2 - Beatriz

De acordo com a entrevistada, ela é bastante comprometida com a carreira, dedicando-se ao coaching em tempo integral, por meio de estudos, presidindo uma associação desses profissionais e realizando os trabalhos com os clientes, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que atribuiu à candidata o grau de fortemente comprometida com a carreira.

Sobre sua percepção de sucesso na carreira, a entrevistada acredita que poderá fazer mais sucesso, investindo mais em marketing e em estratégias de venda dos serviços. Diz que o sucesso atual é sentido pelo reconhecimento das pessoas, que a enxergam como uma pessoa vencedora e acreditam no seu trabalho, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que mostrou que a entrevistada, de modo geral, possui uma alta percepção de sucesso na carreira.

Sob o ponto de vista do sucesso objetivo, a entrevistada alega que precisa ganhar mais dinheiro e que para isso precisa ser ainda mais focada na carreira, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que mostrou uma indefinição, em relação à percepção desse sucesso.

Sob o ponto de vista do sucesso subjetivo, a entrevistada se considera um sucesso, pelo prazer sentido com os resultados alcançados por ela e por seus clientes, além de se ver com uma imagem muito positiva no mercado, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que mostrou que a entrevistada possui uma alta percepção desse sucesso.

No caso da entrevistada, configura-se uma situação, onde existe o forte comprometimento com a carreira e uma alta percepção de sucesso geral e sucesso subjetivo, mas há uma indefinição, em relação à percepção do sucesso objetivo.

4.6.3 Caso 3 - Carla

A entrevistada se diz comprometida com a carreira, enfatizando o caminho percorrido, até aqui, com o investimento em diversas formações nos quatro primeiros anos de carreira, a conquista da condição de treinadora em coaching e a realização de supervisão e mentoria para coaches, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que atribuiu à candidata o grau de fortemente comprometido com a carreira.

Sobre sua percepção de sucesso na carreira, a entrevistada declara que logo no início atingiu o auge, com muita evidência no mercado, mas isso diminuiu muito de dois anos para cá e o retorno financeiro precisa crescer novamente. Porém, acredita que continua fazendo a diferença na vida das pessoas e sendo reconhecida pelo trabalho realizado e que isso é gratificante, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que mostrou que a entrevistada, de modo geral, possui uma alta percepção de sucesso na carreira.

Sob o ponto de vista do sucesso objetivo, a entrevistada conta que esse sucesso veio logo no início da carreira, como treinadora de uma das maiores escolas de formação em coaching do Brasil, onde trabalhou com cinquenta turmas, em diversas regiões do país. Orgulha-se de ter sido premiada várias vezes e diz que ganhou muito dinheiro. Isso tudo, segundo ela, deixou de existir nos últimos dois anos, por questões pessoais e perdas, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que mostrou uma indefinição, em relação à percepção desse sucesso.

Sob o ponto de vista do sucesso subjetivo, a entrevistada se considera um sucesso, em toda a sua trajetória como coach pelo reconhecimento dos seus alunos das formações em coaching e dos clientes, empresas ou pessoas, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que mostrou que a entrevistada possui uma alta percepção desse sucesso.

No caso da entrevistada, configura-se uma situação, onde existe o forte comprometimento com a carreira e uma alta percepção de sucesso geral e sucesso subjetivo, mas há uma indefinição, em relação à percepção do sucesso objetivo.

4.6.4 Caso 4 - Cristiana

Para a candidata, o seu comprometimento é visível, pelo fato de que sempre procura fazer o melhor, se preparando muito para cada atendimento, e compartilhando com os seus clientes todo tipo de material, que possa ajudar no desenvolvimento deles, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que atribuiu à candidata o grau de muito comprometida com a carreira.

Sobre sua percepção de sucesso na carreira, a entrevistada acredita que as indicações que sempre tem para o seu trabalho e os muitos seguidores que possui nas redes sociais, em função da sua atividade, mostram o sucesso que ela faz, o que contrasta com o escore obtido na escala aplicada, que mostrou uma indefinição, em relação à percepção de sucesso na carreira de modo geral.

Sob o ponto de vista do sucesso objetivo, a entrevistada informa que ganha dinheiro com o seu trabalho, mas o grande retorno financeiro ainda está por vir, à medida em que vem trabalhando para a conquista de grandes clientes, com maior poder de investimento, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que mostrou uma indefinição, em relação à percepção desse sucesso.

Sob o ponto de vista do sucesso subjetivo, a entrevistada se considera um sucesso, por constatar o alcance de resultados dos seus clientes, pelo seu desempenho, cada vez melhor, e por seu crescimento contínuo, em relação ao conhecimento, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que mostrou que a entrevistada possui uma alta percepção desse sucesso.

No caso da entrevistada, configura-se uma situação, onde existe muito comprometimento com a carreira e uma alta percepção de sucesso subjetivo, mas há uma indefinição, em relação à percepção do sucesso geral e do sucesso objetivo.

4.6.5 Caso 5 – Fátima

A entrevistada diz que é comprometida, em todos os sentidos, com tudo aquilo que pega para fazer e não seria diferente com o coaching, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que atribuiu à candidata o grau de fortemente comprometido com a carreira.

Sobre sua percepção de sucesso na carreira, a entrevistada declara que sua satisfação com o trabalho realizado como coach e os bons resultados alcançados são indicadores do seu sucesso, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que mostrou que a entrevistada, de modo geral, possui uma alta percepção de sucesso na carreira.

Sob o ponto de vista do sucesso objetivo, a entrevistada informa que isso está em construção e, certamente, será quantificado e transformado em conquistas materiais, mais significativas, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que mostrou uma indefinição, em relação à percepção desse sucesso.

Sob o ponto de vista do sucesso subjetivo, a entrevistada se considera um sucesso, pelo fato de poder escolher seus clientes e o tipo de trabalho que irá realizar, podendo permanecer no seu nicho, em total sintonia com sua trajetória profissional, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que mostrou que a entrevistada possui uma alta percepção desse sucesso.

No caso da entrevistada, configura-se uma situação, onde existe o forte comprometimento com a carreira e uma alta percepção de sucesso geral e sucesso subjetivo, mas há uma indefinição, em relação à percepção do sucesso objetivo.

4.6.6 Caso 6 - Juliana

A entrevistada procura mostrar seu comprometimento, alegando que não abre mão do crescimento contínuo e que cuida muito de sua carreira, pois depende só dela para obter seus ganhos financeiros, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que atribuiu à candidata o grau de fortemente comprometido com a carreira.

Sobre sua percepção de sucesso na carreira, a entrevistada informa que o fato de se manter financeiramente, ter liberdade com os horários, poder recomeçar todos os dias e obter feedback positivo dos clientes, traz o sentimento de muito sucesso, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que mostrou que a entrevistada, de modo geral, possui uma alta percepção de sucesso na carreira.

Sob o ponto de vista do sucesso objetivo, a entrevistada declara que o considera mediano, pois as conquistas materiais ainda estão aquém do desejado e a quantidade de clientes ainda pode

crescer muito, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que mostrou uma indefinição, em relação à percepção desse sucesso.

Sob o ponto de vista do sucesso subjetivo, a entrevistada ressalta que a liberdade alcançada e poder trabalhar com mente e cérebro já é um sucesso, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que mostrou que a entrevistada possui uma alta percepção desse sucesso.

No caso da entrevistada, configura-se uma situação, onde existe o forte comprometimento com a carreira e uma alta percepção de sucesso geral e sucesso subjetivo, mas há uma indefinição, em relação à percepção do sucesso objetivo.

4.6.7 Caso 7 - Juscelino

O entrevistado declara que deveria ser muito mais comprometido e fazer muito mais coisas, para alavancar sua carreira, o que contrasta com escore obtido na escala aplicada, que atribuiu ao candidato o grau de muito comprometido com a carreira.

Avaliando sua percepção de sucesso na carreira, o entrevistado acha que falta algo na dimensão financeira, o que compromete essa percepção, o que contrasta com o escore obtido na escala aplicada, que mostrou que o entrevistado, de modo geral, possui uma alta percepção de sucesso na carreira.

Sob o ponto de vista do sucesso objetivo, o entrevistado acredita que ele existe, pelo fato das pessoas valorizarem sua posição ocupada nas faculdades, trabalhando com formações em coaching e o seu trabalho nos processos de atendimento, o que contrasta com o escore obtido na escala aplicada, que mostrou uma indefinição, em relação à percepção desse sucesso.

Sob o ponto de vista do sucesso subjetivo, o entrevistado se considera um sucesso, pelas transformações alcançadas pelos clientes, por ser um contador de casos que transformam e por, sempre, ter novos casos para contar, frutos do trabalho realizado no dia a dia o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que mostrou que o entrevistado possui uma alta percepção desse sucesso.

No caso do entrevistado, configura-se uma situação, onde existe muito comprometimento com a carreira e uma alta percepção de sucesso geral e sucesso subjetivo, mas há uma indefinição, em relação à percepção do sucesso objetivo.

4.6.8 Caso 8 - Laura

Para demonstrar que é comprometida com a carreira, a entrevistada diz, enfaticamente, que a maioria de suas relações e ações do dia a dia têm relação direta com o coaching, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que atribuiu à candidata o grau de fortemente comprometido com a carreira.

Sobre sua percepção de sucesso na carreira, a entrevistada avalia que a realização do outro, por meio de sua intervenção é o maior indicativo do seu sucesso, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que mostrou que a entrevistada, de modo geral, possui uma alta percepção de sucesso na carreira.

Sob o ponto de vista do sucesso objetivo, a entrevistada alega que os seus resultados financeiros são satisfatórios, com o faturamento correspondendo ao planejado, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que mostrou que a entrevistada possui uma alta percepção desse sucesso.

Sob o ponto de vista do sucesso subjetivo, a entrevistada se considera um sucesso, por sempre receber feedbacks muito positivos dos seus clientes e alunos das formações em coaching, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que mostrou que a entrevistada possui uma alta percepção desse sucesso.

No caso da entrevistada, configura-se uma situação, onde existe o forte comprometimento com a carreira e uma alta percepção de sucesso geral, sucesso objetivo e sucesso subjetivo.

4.6.9 Caso 9 – Luíza

De acordo com a entrevistada, ter muita clareza em relação aos resultados que quer ter, se manter muito focada e consciente do que tem que fazer demonstra o seu comprometimento com

a carreira, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que atribuiu à candidata o grau de fortemente comprometido com a carreira.

Sobre sua percepção de sucesso na carreira, a entrevistada declara que poder escolher com quem trabalhar, os testemunhos positivos dos seus clientes e a liberdade em relação a tempo e espaço são provas do seu sucesso, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que mostrou que a entrevistada, de modo geral, possui uma alta percepção de sucesso na carreira.

Sob o ponto de vista do sucesso objetivo, a entrevistada alega que suas sessões de mentoria para coaches custam acima da média do mercado e o retorno financeiro é satisfatório, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que mostrou que a entrevistada possui uma alta percepção em relação a esse tipo de sucesso.

Sob o ponto de vista do sucesso subjetivo, a entrevistada se considera um sucesso, pelas centenas de depoimentos de clientes, elogiando o seu trabalho, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que mostrou que a entrevistada possui uma alta percepção desse sucesso.

No caso da entrevistada, configura-se uma situação, onde existe o forte comprometimento com a carreira e uma alta percepção de sucesso geral, sucesso objetivo e sucesso subjetivo.

4.6.10 Caso 10 - Marina

A entrevistada se declara muito comprometida por estar sempre fazendo com qualidade o seu trabalho e cuidando do seu desenvolvimento, para contribuir com o desenvolvimento dos seus clientes, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que atribuiu à candidata o grau de fortemente comprometido com a carreira.

Sobre sua percepção de sucesso na carreira, a entrevistada conta que sente o seu sucesso ao constatar que seus clientes atingiram seus objetivos e ver o sentimento de realização deles, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que mostrou que a entrevistada, de modo geral, possui uma alta percepção de sucesso na carreira.

Sob o ponto de vista do sucesso objetivo, a entrevistada alega que deseja e pode alcançar melhores resultados nesse sentido, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que mostrou uma indefinição, em relação à percepção desse sucesso.

Sob o ponto de vista do sucesso subjetivo, a entrevistada considera que faz muito sucesso com o seu trabalho, pois a satisfação, a realização, a alegria e, até, a euforia pelos resultados alcançados são frequentes, o que foi refletido pelo escore obtido na escala aplicada, que mostrou que a entrevistada possui uma alta percepção desse sucesso.

No caso da entrevistada, configura-se uma situação, onde existe um forte comprometimento com a carreira e uma alta percepção de sucesso geral e sucesso subjetivo, mas há uma indefinição, em relação à percepção do sucesso objetivo.

5 CONCLUSÕES

Os coaches pesquisados têm uma trajetória de carreira caracterizada por diversificada experiência anterior e por serem oriundos de diferentes áreas do conhecimento, já que para o exercício dessa atividade não é necessária uma formação específica em nível superior. Para iniciarem a carreira como coaches, de modo geral, fizeram mais de uma formação, em escolas especializadas nessa área e reconhecidas no país, realizando significativos investimentos. O tipo de coaching mais frequentemente realizado pelos pesquisados, é o coaching de executivos e o life coaching.

As entrevistas realizadas, a escala de comprometimento com a carreira, proposta e validada por Carson e Bedeian (1994) e a escala de percepção de sucesso na carreira, criada por Costa (2010) apresentaram aplicabilidade, uma vez que permitiram a coleta e análise dos dados, para a composição do conteúdo que teria que ser demonstrado nas categorias de análise.

Em relação ao comprometimento com a carreira, todos os dez entrevistados se mostraram comprometidos, sendo que dois muito comprometidos e oito fortemente comprometidos com a carreira. Esse comprometimento foi verificado no sentido de que os entrevistados demonstraram uma forte ligação com a profissão e o desejo de realizar novos investimentos na carreira, visando o crescimento de seus negócios de coaching e o aumento dos ganhos financeiros, mesmo reconhecendo vários problemas que enfrentam no desenvolvimento de suas atividades, em um mercado instável e com colegas de profissão desleais e despreparados, demonstrando, também, resiliência, que consiste na persistência no comprometimento, mesmo diante de adversidades.

No que se refere à percepção de sucesso na carreira, nove dos dez entrevistados possuem uma elevada percepção de sucesso de modo geral, com apenas um dos entrevistados apresentando uma indefinição nesse sentido. Quanto ao sucesso subjetivo, todos os entrevistados apresentaram uma alta percepção de sucesso. Já em relação à percepção de sucesso objetivo, três apresentaram uma elevada percepção e sete apresentaram uma indefinição nesse aspecto.

Assim, todos os entrevistados se mostraram comprometidos com a carreira e com uma elevada percepção de sucesso subjetivo, o que sugere uma relação positiva entre o comprometimento e

a percepção desse tipo de sucesso. O mesmo não se pode dizer com relação ao sucesso objetivo, pois sete dos dez entrevistados, mesmo comprometidos, apresentaram uma indefinição no que se refere à percepção do sucesso na carreira. Ou seja, os pesquisados consideram que os resultados ainda não são totalmente satisfatórios, principalmente no que se refere aos ganhos financeiros já que precisam conjugar o Coaching com outras atividades profissionais, com algumas exceções.

5.2 Limitações do estudo

A princípio, as limitações desta pesquisa são as seguintes:

- Em se tratando de estudos de caso, com uma seleção de entrevistados, que atendeu ao critério de acessibilidade e conveniência, fica limitada a generalização dos resultados.

- Além disso, foram entrevistados somente dez profissionais que atuam como coaches, o que, entretanto, não é considerado um problema, no caso de pesquisas qualitativas, pois dessa forma pode-se pesquisar em maior profundidade. No presente estudo, por exemplo, detectou-se um padrão de respostas em parte dos pesquisados, indicativo de um problema em comum entre eles, que consiste de uma indefinição no que se refere à percepção de sucesso objetivo, provavelmente devido ao fato de os ganhos financeiros nessa carreira não se revelarem tão compensadores, considerando o elevado investimento que precisa ser feito. E esse é um achado que pode se aplicar a outros grupos, desde que as condições sejam semelhantes.

5.1 Contribuições do estudo

Esta pesquisa contribui para uma reflexão dos profissionais que já atuam como coaches e daqueles que pretendem ingressar na carreira, sobre os fatores envolvidos na construção de um comprometimento com essa carreira e se isso é importante para eles. Da mesma forma permite uma reflexão, sobre a questão do sucesso, com relação aos seus pontos de vista objetivo e

Documentos relacionados