• Nenhum resultado encontrado

Este tópico apresenta o resultado da conversa com o Diretor Executivo que durou aproximadamente quarenta minutos, tempo suficiente para o preenchimento dos Indicadores Ethos selecionados e para as anotações dos seus comentários sobre o tema. O indicador vinte e dois indicador aborda a relação com os sindicatos. Na percepção do diretor, os sindicatos apresentam pouca atuação junto aos funcionários, embora a empresa não interfira nesta relação. A empresa não possui restrição para que as que reuniões ocorram dentro de suas dependências e as poucas informações solicitadas pelos sindicatos usualmente são fornecidas.

Somente os estágios um e dois são atendidos no indicador vinte e dois. Na opinião do executivo, não é economicamente viável a empresa incorporar as solicitações dos funcionários na estratégia da empresa, embora alguns benefícios sejam concedidos.

Os próximos três indicadores tratam sobre Valorização da Diversidade, Equidade Racial e de Gênero, respectivamente vinte e três, vinte e quatro e vinte e cinco, apresentaram o estágio um assinalado. Após o preenchimento do último destes indicadores, o diretor comentou que não há casos de discriminação na empresa, que não percebe problemas com estes temas e, por este motivo, a empresa realmente não despende esforços para realizar campanhas voltadas ao assunto.

O indicador vinte e seis, Compromisso com a Gestão Participativa, obteve o estágio quatro assinalado, com a ressalva de que o estágio três não é atendido por conta da inexistência de representantes formais dos funcionários junto aos membros decisores. Como justificativa para o desempenho percebido, foram citadas as ferramentas de gerenciamento da rotina para acompanhamento de indicadores existentes em todas as unidades, através dos quais os funcionários apresentam planos de ação constantemente, os quadros de gestão à vista onde estes indicadores ficam expostos e o jornal interno com informativos sobre a empresa. O estágio quatro é atendido porque o relatório divulgado pela empresa contém além do desempenho financeiro, controle acionário, estrutura de governança e informações sobre suas ações de responsabilidade socioambiental.

O indicador vinte e sete, Relações com Trabalhadores Terceirizados, Temporários ou Parciais, atingiu o estágio dois. O departamento de Recursos humanos é responsável por garantir as atualizações das políticas de contratação de terceirizados conforme legislação vigente, e pelo acompanhamento do seu cumprimento na empresa.

Os funcionários terceirizados recebem salários equivalentes àqueles praticados para funcionários regulares da empresa, com a finalidade de evitar insatisfações e queda na produtividade por causa das distorções salariais. Já os benefícios recebidos pelos terceirizados não são os mesmos dos demais funcionários da empresa, assim como os treinamentos disponíveis são mais restritos.

O indicador vinte e oito, Política de Remuneração e Benefícios de Carreira, teve o estágio três assinalado. Além de a empresa atender à legislação correspondente, há investimentos em treinamentos para funcionários de todos os níveis e as avaliações de desempenho dão suporte à meritocracia. O estágio quatro não é atingido porque não existe a participação

dos funcionários ou representantes nas formulações de políticas de remuneração e benefícios.

O indicador vinte e nove, que aborda os Cuidados com Saúde, Segurança e Condições de Trabalho atingiu o estágio quatro. Foi comentada a importância da consultoria externa contratada especialista em Segurança do Trabalho para a melhora do desempenho da empresa no tema. Foram citados também o envolvimento da Presidência e Vice Presidência nos comitês mensais de acompanhamento das ações e indicadores de segurança, as campanhas como o POST para buscar o envolvimento dos funcionários e o comitê operacional que envolve os funcionários operacionais. Todas essas medidas contribuíram para a melhora nos indicadores de segurança do trabalho nos últimos anos, segundo o diretor executivo.

O indicador trinta, que aborda o Compromisso com o Desenvolvimento Profissional e a Empregabilidade, atingiu o estágio quatro. A empresa faz grandes investimentos em treinamentos, dentro da sua política, desde MBAs e mestrados até curso para auxiliar operacional se transformar em operador de empilhadeira, gerando impacto positivo na empregabilidade dos funcionários. Foi mencionado também que o Mestrado o qual o pesquisador está cursando está sendo financiado pela empresa, como parte da política de desenvolvimento de funcionários.

O indicador trinta e um, Comportamento frente a Demissões, atingiu o estágio dois. O diretor citou que nunca ocorreu demissão em massa na empresa, e o mais próximo deste caso seria o término de determinado contrato em que os empregados foram desligados da empresa e contratados imediatamente pela empresa que assumiu no lugar da Transport. O oferecimento de benefícios e financiamento de serviços como mentoring e coaching para funcionários demitidos já ocorreu, embora somente em casos extremamente pontuais. Por

este motivo não foi considerado como política da empresa para atingimento dos pré- requisitos dos estágios três e quatro.

O indicador trinta e dois, Preparação para a Aposentadoria, atingiu parcialmente os estágios um e três. O estágio um porque a gerência de Recursos Humanos presta apoio se algum funcionário procurar auxílio, mas não há um processo estruturado ou material com conteúdo explicativo para oferecer aqueles que necessitarem. O estágio três é atendido parcialmente por causa das palestras existentes a respeito da previdência complementar oferecida aos funcionários, com objetivo de auxiliar no planejamento financeiro e instruir sobre os trâmites burocráticos para adesão.

Na percepção do diretor, a empresa apresenta poucos funcionários em idade próxima à aposentadoria, estando sua grande maioria com menos de quarenta anos e, dessa forma, não há ações direcionadas a esse público.

O indicador trinta e três, Compromisso com o Desenvolvimento infantil, atingiu o estágio um. Além de mencionar que a empresa cumpre toda legislação de proteção à maternidade, paternidade, gestante e afins, citou que essas obrigações legais da empresa são extremamente caras e que em outros países esse benefícios não existem.

O indicador trinta e quatro, Parceria na seleção e avaliação de fornecedores, atingiu o estágio três e parcialmente o quatro. Conforme relatado pelo diretor, a empresa é exigente com seus fornecedores quando se trata do cumprimento das legislações trabalhistas, ambientais, fiscais e previdenciária. É de praxe exigir em contrato todas as exigências que os fornecedores devem cumprir, como por exemplo o tratamento de resíduos. Foi dado um exemplo de um fornecedor descadastrado por não recolher o INSS de seus funcionários, mostrando que a empresa possui uma conduta socialmente responsável.

O estágio quatro é atendido parcialmente porque a empresa deixa a desejar na coleta de evidências de seus fornecedores a respeito do cumprimento da legislação relacionada, deixando margem para ocorrerem desvios por parte dos fornecedores e não serem percebidos pela Transport.

O indicador trinta e cinco, Comunicação Estruturada com Fornecedores, atingiu o estágio um. O e-mail é a principal ferramenta com fornecedores e não há um monitoramento dessa relação, para tratamento de críticas, sugestões e assuntos ligados a RSC.

O indicador trinta e seis, Apoio ao Desenvolvimento de Fornecedores, atingiu o estágio um. Embora a empresa apresente uma conduta ética com seus fornecedores, tendo em vista somente interesses comerciais, segundo o diretor a Transport não contribui para o aperfeiçoamento do padrão gerencial de seus fornecedores e também não considera seu crescimento durante as negociações de preço.

O indicador trinta e nove, Conhecimento e Gerenciamento dos Danos Potenciais de Produtos e Serviços, atingiu o estágio quatro. A empresa possui diversos clientes que exigem ações preventivas para evitar riscos ao meio ambiente e à segurança dos trabalhadores, estando comprometida inclusive em contrato que cumpre diversas obrigações como tratamento e reciclagem de determinados resíduos. O assunto Segurança do Trabalho vem sendo tratado com grande seriedade e tem recebido grandes investimentos, através de treinamentos e contratação de consultoria externa para permitir que a Transport apresente grande avanço.

O indicador quarenta (Educação para o Consumo Sustentável) não atingiu os pré- requisitos de nenhum dos estágios do indicador. Apesar das ações de precaução na área de meio ambiente e segurança do trabalho, não existem campanhas, para conscientização de clientes e tão pouco os impactos são medidos e reportados aos clientes.

O interesse e o conhecimento demonstrado pelo diretor no tema, Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável, aliado a experiência de anos que o diretor já possui a frente da Transport simplificaram o entendimento dos indicadores e permitiram-no responder sobre todos os temas analisados na pesquisa.