• Nenhum resultado encontrado

5 PANORAMA DE LICENCIAMENTOS CONCEDIDOS PARA ESTABELECIMENTOS DE AGRICULTURA FAMILIAR NO ESTADO DE MINAS

6.3 Percepção dos respondentes sobre a gestão do Sistema de Licenciamento Sanitário Simplificado

outros aspectos que, na prática, geram dúvida ao gestor do sistema (respondente municipal 8).

Orientando-os através de ações educativas sobre a importância de manterem seus negócios regularizados e a importância do documento atestando sua regularidade sanitária (respondente municipal 2).

Ações educativas para maior conhecimento dos benefícios da regularização e aplicação das boas práticas sanitárias (respondente municipal 13).

Divulgação do SLSS e treinamento para uso (respondente municipal 1).

Poderia só participar das licitações escolares ou outras, com devido licenciamento [...]

Governo estimular curso e matérias que contribuiria para os estabelecimentos da agricultura (respondente municipal 10).

Primeiro as Vigilâncias precisam receber um treinamento para sabermos como devemos orientar a agricultura familiar para fazer uso do sistema (respondente municipal 9).

Ampla divulgação, pois eles não procuram o setor da VISA para regularizar (respondente municipal 14).

Maior divulgação junto ao público-alvo (respondente municipal 5).

Por fim, o Entrevistado 3 considera que a legislação sanitária é satisfatória, mas falta pessoal no estado para aplicação dessa legislação:

O arcabouço legal que a gente tem é muito bom, a gente ainda tá com problema de praticar. Então eu acho que é o que a gente já faz, só que dada a diminuta equipe, vai levar um tempo até conseguir capacitar todo mundo no arcabouço legal que a gente tem. Se a gente conseguisse colocar em prática o que já está ditado na lei, a gente chegaria a um desenvolvimento muito maior hoje, mas ainda tá distante (Entrevistado 3).

6.3 Percepção dos respondentes sobre a gestão do Sistema de Licenciamento

Gráfico 28 – Percentual de respondentes em relação à sua percepção quanto ao grau de concordância à afirmação “A internet ou o computador é de baixa qualidade, o que dificulta o acesso ao SLSS” – Minas Gerais – ago. 2022

Fonte: Elaboração própria.

Diferentemente do Gráfico que mostra a percepção dos respondentes acerca do acesso e entendimento dos manuais por parte dos agricultores familiares, o Gráfico abaixo mostra que a grande maioria dos respondentes (77,5%) concordou que esses manuais são de fácil acesso e entendimento para os gestores.

Gráfico 29 – Percentual de respondentes em relação à sua percepção quanto ao grau de concordância à afirmação “Os manuais relacionados ao SLSS são de fácil acesso e entendimento para os gestores do município” – Minas Gerais – ago. 2022

Fonte: Elaboração própria. Nota: para os respondentes regionais a afirmação foi Os manuais relacionados ao SLSS são de fácil acesso e entendimento para os gestores da minha unidade regional de saúde”.

7,5%

22,5%

10,0%

15,0%

45,0%

Concordo totalmente Concordo parcialmente

Indiferente Discordo parcialmente

Discordo totalmente

22,5%

55,0%

10,0% 12,5%

0,0%

Concordo totalmente Concordo parcialmente

Indiferente Discordo parcialmente

Discordo totalmente

O acesso e entendimento desses manuais pelos gestores é imprescindível, visto que o empreendedor pode recorrer à VISA para não desistir do licenciamento sanitário por falta de entendimento do sistema.

Muitos estabelecimentos têm muita dificuldade em emitir pela primeira vez.

Acredito que a peça chave sejam os servidores que atuam e tenham paciência para orientar, pois mesmo com o manual, recebo diversas ligações e auxilio no passo a passo para que a pessoa não desista da regularização.

(respondente municipal 16)

A grande dificuldade que encontramos hoje é que o empreendedor não assina as declarações no sistema; e aparece para o gestor do sistema

"pendente de declaração" impossibilitando a continuidade da liberação do documento seja do alvará ou a dispensa (respondente municipal 12)

Em relação a promoção de capacitações e atualizações pelo Nível Central acerca da utilização do SLSS, o Gráfico 30 mostra que, apesar da maioria dos respondentes (60%) concordarem com a afirmação, 37,5% discorda. O Entrevistado 1 afirmou que a SES-MG realiza treinamentos frequentes e as URS, bem como as referências técnicas nessas regionais, acompanham os municípios: a SES-MG

“realiza capacitações e reuniões com as regionais para fazer esse acompanhamento mais de perto com os municípios”, além de realizar “reuniões com os municípios para tirar dúvidas e ter um momento para conversar” (Entrevistado 1).

Gráfico 30 – Percentual de respondentes em relação à sua percepção quanto ao grau de concordância à afirmação “O Nível Central promove capacitações e atualizações frequentes para os gestores dos municípios acerca da utilização do SLSS” – Minas Gerais – ago. 2022

Fonte: Elaboração própria. Nota: para os respondentes regionais a afirmação foi “O Nível Central promove capacitações e atualizações frequentes para os gestores das unidades regionais de saúde acerca da utilização do SLSS”.

12,5%

47,5%

2,5%

22,5%

15,0%

Concordo totalmente Concordo parcialmente

Indiferente Discordo parcialmente

Discordo totalmente

As próximas duas afirmações foram direcionadas somente aos respondentes regionais e, por essa razão, os dados foram dispostos em tabelas, uma vez que havia somente 11 respostas. Em relação a divulgação, é perceptível que a maioria dos respondentes regionais concorda que o Nível Central divulga frequentemente o sistema para os municípios aderidos à Redesim-MG. Ressalta-se que o Entrevistado 3 considera que a divulgação do sistema é insuficiente, uma vez que para ele “o estado trabalha no limite do que ele tem de mão de obra, mas ainda sim é bastante insuficiente, porque são 853 municípios" (Entrevistado 3).

Tabela 7 – Quantidade de respondentes regionais em relação à sua percepção quanto ao grau de concordância à afirmação “O Nível Central divulga, frequentemente, o SLSS para os municípios” – Minas Gerais – ago. 2022

Nível de concordância Quantidade

Concordo totalmente 4

Concordo parcialmente 4

Indiferente 0

Discordo parcialmente 2

Discordo totalmente 1

Total 11

Fonte: Elaboração própria.

Por fim, sobre o interesse dos municípios em aderir ao sistema, a Tabela 8 explicita que as respostas foram bastante distribuídas, uma vez que 4 respondentes concordaram com a afirmação, 3 são indiferentes e 4 discordaram. Vale ressaltar que alguns municípios não tem interesse em aderir porque já possuem sistemas próprios

Tabela 8 – Quantidade de respondentes regionais em relação à sua percepção quanto ao grau de concordância à afirmação “Os municípios que fazem parte da minha unidade regional de saúde que ainda não aderiram ao SLSS tem grande interesse em utilizá-lo”

– Minas Gerais – ago. 2022

Nível de concordância Quantidade

Concordo totalmente 0

Concordo parcialmente 4

Indiferente 3

Discordo parcialmente 3

Discordo totalmente 1

Total 11

Fonte: Elaboração própria.

Acrescenta-se que o Entrevistado 1, disse que as melhorias no sistema estão em constante desenvolvimento e que a articulação com outros atores envolvidos no processo “é essencial e satisfatória”, como o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Junta Comercial e os municípios. Nesse sentido, o entrevistado comentou:

A gente precisa e é necessário que eles estejam envolvidos no processo. O Sebrae tem aquela visão do empreendedor, que nos ajuda muito na hora de desenvolver e na prática. E ele também leva a informação para os municípios e para as empresas. A Junta Comercial da mesma forma. Nosso trabalho é todo pautado nessa articulação (Entrevistado 1)

7 PONTOS POSITIVOS/FACILITADORES E NEGATIVOS/DIFICULTADORES DO