• Nenhum resultado encontrado

2 CAPÍTULO DETERMINANTES DA EVASÃO UNIVERSITÁRIA NA

2.3 ASPECTOS METODOLÓGICOS

2.3.1 Percurso Metodológico

Com o objetivo de identificar os determinantes da evasão universitária na Universidade Federal deUberlândia e sua influência no tempo depermanênciado aluno evadido, foi realizada uma pesquisa de natureza quantitativa. Estudos dessa natureza permitem que osdadose asevidências coletadas possam ser quantificadose mensurados. Nesse caso,os dados sãofiltrados, organizadose tabulados esubmetidos a procedimentos estatísticos que facilitam a interpretação da informação (MARTINS; THEÓPHILO, 2009).

Quantoao objetivo, esta pesquisa pode ser caracterizadacomo descritiva, uma vez que, como leciona Andrade (2004), a pesquisa descritiva busca identificar as particularidadesdocontexto a partir de uma análise sem a influência dopesquisador por meio de registro, análises, observação e interpretação.

pesquisafoi amparada por pesquisadocumental esurvey (aplicação dequestionários). Inicialmente, foi realizada uma pesquisa documental nos relatórios gerais de evasão daPró-Reitoria deGraduação (PROGRAD) para identificar os discentes evadidos daUniversidadeFederal de Uberlândia,tendo sido os referidosrelatórios obtidos junto à PROGRAD. Segundo Bailey (2008), compreende-se a pesquisa documental como uma técnicaque analisa documentos que contêm informaçõessobre o fenômeno que sedeseja explorar. A segunda fase desta pesquisa consistiu na aplicação de questionário aos discentes evadidos.

Para execução da pesquisa, foi escolhida a UniversidadeFederal de Uberlândia. Essa escolha está relacionada com a visão da UFU, que consiste em ser referência regional, nacional e internacional de universidade pública na promoção do ensino, da pesquisa e da extensão em todos os campi, além de estarcomprometidacom a garantia dos direitos fundamentais e com o desenvolvimento regional (UFU, 2016).

A população participante desta pesquisa envolve todos os discentes que ingressaram na Universidade Federal de Uberlândia entre o período de 2006 a 2017/1 e interromperam o ciclo de estudos antes do término, ou seja, os alunos evadidos da Universidade Federal de Uberlândia. Segundo Malhotra (2012), o tamanho da amostra diz respeito ao número de elementos a serem incluídos na pesquisa. Ainda segundo o autor, o tamanho daamostra em pesquisa de identificação de problema deve ser de, no mínimo, 500 participantes e deve ter uma abrangência média de 1000 a 2500. Sendo assim, a amostra destapesquisa é constituída por 1000 (um mil) discentes evadidos, pois esse é um valor ideal para amostras por conveniências e segmentadas para que sejam representativasda população.

Justifica-se o cálculo amostral com base na realização de uma amostra por conveniência apartir do universo da pesquisa, que são todos os alunos que se evadiram daUFU entre 2006 a 2017. A partir desse universo, segmentou-se a amostra por cursos e anos.

A amostra dapesquisa constitui de alunos evadidos da UniversidadeFederal de Uberlândiae a variável dependente do estudo relaciona-se aoinstante da evasão, demodo que os determinantes da evasão foram utilizados para identificar o quanto eles influenciam em retardar ouacelerar a evasão.

Ametodologia do estudo utilizará, como técnica de análise de dados, testes de diferenças entre médias e regressão múltipla e, a partir da literatura analisada, foram

levantadas 29 determinantes da evasão, os quais se constituem nas variáveis independentes do estudo. De acordo com Hair Jr et al. (2009), a técnica da regressão múltipla é o uso de duas ou mais variáveis independentes na previsão de uma variável dependente.O ponto de partida necessáriona regressão múltipla, como ocorre em todas as técnicas estatísticas multivariadas, é o problema de pesquisa. Logo, analisaremos os determinantes da evasãoea sua influênciaem retardar ou acelerar a evasão universitária. Os critérios de inclusão da referida pesquisa consistem nos ingressantes da UniversidadeFederal deUberlândiaapartirde 2006 até o primeiro semestrede 2017 que, poralgummotivo, desistiram de concluir o curso de graduação (evadidos).

Com a finalidade depreservara confidencialidade doquestionário, os critérios de exclusão podem ser definidos pelos respondentes que deixaram de responder alguma questãoe também aqueles respondentes que, emquestões similares e/ou queseassociam, tenham colocado respostas bem divergentes, demonstrando que o questionário não foi respondido de forma criteriosa, bem como todos os indivíduos que se recusarem a responder o questionário proposto.

A base de dados em que constam alunos evadidos foi fornecida a partir dos Relatórios Gerais de Evasão da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Uberlândia. Ressalta-se que os dados foram solicitados junto à Pró-Reitoria por meiode um ofício,pelo qual apesquisadoraseresponsabilizou pela utilização dos dadosde forma éticae apenas comfinalidadesacadêmicas.

Para a técnica de coleta de dados, foi utilizado o perfil da pesquisadora na rede social (Facebook) para divulgar apesquisa nos grupos relacionados à UFU, apresentando os objetivos e a importância da referida pesquisa, bem como os riscos em participar da pesquisa, conforme Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os interessados em participar da pesquisa forneceram seus contatos (e-mails ou telefone) no formulário, o qual foi disponibilizado pela pesquisadora para que os possíveis interessados em participar dapesquisapudessem cadastrar seu contato. Para os interessados, foi enviado o link do questionário e os mesmos foram convidados a responde-lo. Antes de acessar o questionário, os participantes, obrigatoriamente, tiveram acesso ao Termo de Consentimento Livre eEsclarecidopara, dessa forma, consentirem ou não em participar dapesquisa.

Ressalta-seaindaqueapesquisadora divulgou a pesquisa nos gruposde Facebook relacionados à Universidade Federal de Uberlândia com a finalidade de encontrar

possíveis discentes evadidos interessados emparticiparda pesquisa

A plataforma online, SurveyMonkey, utilizada para coleta de dados, conta com uma política de privacidade e segurança, responsabilizando-se a pesquisadora por não vender os dados coletados nos questionários e, tampouco, utilizar as respostascoletadas para outros fins. A plataformaprotege os endereços de e-mails dos participantes etodos os dadossão mantidos emsegurança, sendo essas políticas eficazesparadiminuiro risco informado. Ainda, paraminimizar os riscos da pesquisa,aplataforma SurveyMonkey foi configurada paraimpedir o acesso aos e-mails ou a qualquer dado dosrespondentes que possam identificá-los. Ademais, caso apesquisa fosse iniciada e nãofosse encontrado o número de participantes necessários, a pesquisa seria suspensa ou encerrada.