• Nenhum resultado encontrado

2 CAPÍTULO DETERMINANTES DA EVASÃO UNIVERSITÁRIA NA

2.3 ASPECTOS METODOLÓGICOS

2.3.2 Técnicas de coleta e análises dos dados

Os dados da pesquisa foram obtidos de duas fontes. A primeiraé uma fonte de dados secundária obtida via sistema interno da Pró-Reitoria deGraduação (PROGRAD) com autorização da instituição. Esses dados contêm as informações sobre os alunos evadidos, tais como, nome, curso, período de ingresso e período em que se evadiu. A segunda éuma fonte de dados primários obtidos a partir da aplicação de questionários junto aos alunos evadidos com o intuito de identificar os determinantes daevasão. Esse questionário contém dados demográficos e os determinantes da evasão universitária, segundo a literatura analisada neste trabalho, os quais foram mensurados por meio de escaladeLikertde 3 e7 pontos, conforme Apêndice B.

É importante ressaltar que há três elementos fundamentais que devem ser observados na elaboração deum questionário, sendoeles: (i)aredação das perguntas e a sua formatação; (ii) a linguagem deve ser acessível aos participantes;e (iii) deve-se cuidar daformatação, do número dealternativas disponibilizadas e da ordem de exposição, pois um questionário permite identificar opiniões, crenças, interesses, sentimentos, expectativas e situações vivenciadas (GIL, 1999; REA; PARKER, 2000). E, ainda, para elaboração do questionário, buscou-se direcionar pelas sugestões propostas por Rea e Parker (2000), osquais apontam a necessidade de se elaborar um instrumento conciso, mas que consiga abordar uma série de respostas que auxiliem na consecução dos objetivos.

Para garantir esses aspectos, foi realizado um pré-teste do questionário elaborado, visto que é importante que o instrumento da pesquisa meça exatamente aquilo

a que se propõe. Com arealização dopré-teste, busca-se avaliar oinstrumento de coleta de dados e verificar se o mesmo apresentaelementos significativos para um resultado eficaz, tais como: fidedignidade, validade e operatividade (GIL, 2002; MARCONI; LAKATOS,2010). Segundo Widelfet et al. (2005), o pré-teste é umafasefundamentalda pesquisa, em que é possível verificar se a tradução da escala pode ser entendida e interpretadacorretamente,podendoo pré-teste aumentar a validade doinstrumento.

O questionário foi elaboradoem uma versão preliminar com base na literatura sobreevasão e seus determinantes e apresentado a quatro professores especialistas no tema para que esses pudessem apreciar os itens quanto à clareza e entendimento,bem como para verificarem possíveis perguntas-problemas. Os procedimentos utilizados para apré-testagem foram baseadosnas orientações de Malhotra (2002), o qual instrui que o pré-teste não deve se ater somente à compreensão dos itens, mas também devem ser consideradas pelos sujeitosque preencherão os questionários durante o pré-testequestões referentes à compreensãodas respostas da escala, ao layout do questionário,à dificuldade deresponderas questões, às instruções dos questionários e, também, aograudeatenção dos respondentes.

Após a aplicação do pré-teste e os devidos ajustesno instrumentode coleta dos dados, o questionário foi operacionalizadopor meio do formuláriodo Survey Monkey, tãologo foi aprovado pelo Comitê deÉtica, o que sedeu entremaioe julho de2018.

Após coletados, os dados foram tratados e analisados com a utilização do software IBM Statistics 25.0. Primeiramente, verificou-se a quantidade de respostas válidas. De uma população de 22340 de alunos evadidos entre 2006 a 2017, 596 responderam à pesquisae,dessetotal,chegou-se a uma amostra final de 366 respostas válidas. Oscasos excluídos da amostra final incluemos missing values (respondentes que declararam não ter interesse em participar da pesquisa) e respondentes que assinalaram a opção“não sei opinar” ou“eu cursava disciplina de vários períodos”.

De posse dosdados válidos, foram elaborados gráficos boxplot para identificar a presençadeoutliers, ressaltando-se eunenhum outlier foi identificado naamostra.

Na sequência, as escalas foram padronizadas tanto quantoao range (escalas Likert de 7 pontos para escalas Likert de3 pontos)quanto ao ordenamento das respostas (de menor concordância para maiorconcordância)no intuito defacilitara interpretação dos resultados.A referida padronização serviu para dispor asrespostas numa mesmaordem de análise, ou seja, padronizar em ordem crescente de importância para o respondente.

Essa padronizaçãofoi importante para se ter um mesmonível de variabilidadedos dados, assumindo, dessaforma,a premissa de que as opiniões declaradas pelosrespondentes são escalares.Para Junior e Costa (2014,p.4),a escala de verificação de Likert consiste em tomar um construto e desenvolver um conjunto de afirmações relacionadas à sua definição para asquais os respondentes emitirão seugraudeconcordância. Nesse sentido, cada item associado àmensuração a partirdeuma escala Likert foiconsiderado como variável métrica (escalar).

Apósotratamento dos dados, foram realizadas análises descritivas por meio de análises estatísticas, pois esse é um instrumento matemático que possibilita recolher, organizar, apresentar, analisar e interpretar dados (PESTANA; GAGEIRO, 2003). A estatística descritiva possibilita ao pesquisador uma compreensão mais profunda dos dados por meio de tabelas, gráficos, medidas (FÁVEROetal., 2009).

Ainda no intuito de identificarfatores determinantes da evasão,em função do período em que ocorreu a evasão, utilizou-se de análisemultivariadados dados primários da pesquisa. A técnica de análise multivariada dos dados utilizada neste trabalho é a regressão linear múltipla. Segundo Hair et al. (2009), essa técnica permite analisar a relação entre uma única variável dependente e demais variáveisindependentes. O modelo testadonesta pesquisa está descrito na Equação 1:

29

Evasãot = at + determinante^ + et

n=1

(1) Onde:

—Evasãot é o período em que ocorreu a evasão (questão 11 do questionário); - at é a constante do modelo;

29

determinante^.são os 29 determinantes da evasãolevantados

n=1

neste trabalho a partir daliteratura (questões 13 a 43); —sté otermo de erro

Nessecaso, a variável dependente serefereaoinstante da evasãodemodo queos determinantes da evasão foram utilizados para identificar o quanto eles influenciam em retardar ouacelerar aevasãoescolaruniversitária.

Dada a quantidade de determinantes, sendo alguns com colinearidade, visto que mensuram quase que o mesmo fenômeno, utilizou-se, para a regressão, o método de

forward stepwise para inserção (valores-p inferiores a 0.05) e exclusão das variáveis (valores-psuperiores a0.1). Ao nível de significância de 5%, constatou-se que o modelo final obtido possui os coeficientes significativamente diferentes de zero (Teste de F com p<0,001), nãoapresentou problemas demulticolinearidade(VIF médioedecadavariável menor que 10), os resíduos da regressão demonstraram seguir uma distribuição normal (observa-se, visualmente, que os resíduos plotadosno P-Pplot estão alinhados ao longo dalinha diagonal) e se comportaram de forma homocedástica (observa-se, visualmente, que os resíduos estão aleatoriamente distribuídos sem apontar parauma tendência).

Para efeito de robustez, foram realizados testes, considerando as diferentes escalas (Likertde7 pontos eLikertde3pontos), com e sem a padronização dasescalas. O Quadro 4 apresenta o protocolo desta pesquisa, permitindo interpretar o vínculodo objetivo dapesquisa, as fontes, a coleta ea análise dos dados.

Quadro4 - Protocolo da Pesquisa

Problema de Pesquisa: Quais os determinantes da evasão universitária na Universidade Federal de Uberlândia - UFU sob a perspectiva dos evadidos?

Objetivo Geral: Identificar os determinantes da evasão

gasto público. universitária e o impacto desta evasão no Objetivos Específicos Fonte de Dados Instrumentos de

Coleta de Dados Técnica de Análise de Dados Mensurar a evasão universitária

dos cursos da Universidade Federal de Uberlândia no período de 2006 a 2017 e identificar seus determinantes. Pesquisa Bibliográfica; Pesquisa Documental; Questionário. Questionário

(survey) Análise Estatística:- estatística descritiva;

-estatística multivariada (regressão linear múltipla). Fonte: Elaborado pela autora(2018).

OQuadro4 sintetiza o percurso metodológico desta pesquisa.