• Nenhum resultado encontrado

Percursos metodológicos durante a codificação e a síntese do procedimento

3 PERCURSO METODOLÓGICO

3.5 A Teoria Fundamentada com embasamento para o procedimento de

3.5.4 Percursos metodológicos durante a codificação e a síntese do procedimento

Como o principal objetivo do questionário era identificar as percepções de ensino que os professores deram aos gêneros textuais/discursivos e/ou textos e os possíveis significados que esses mesmos professores construíram, durante o processo do Intensivão, cabe ressaltar os percursos metodológicos pelos quais as codificações aberta, axial e para o processo passaram referentes às organizações das categorias e subcategorias, bem como as dimensões e propriedades dos dados encontrados dentro de cada categoria e subcategoria.

Assim sendo, durante a análise de cada resposta que os professores deram no questionário, observou-se que:

i) alguns professores mencionaram, detalhadamente, cada momento em que introduziram e/ou abordaram os gêneros em sala de aula, bem como o que aprenderam. Em outros momentos houve a necessidade de inferências, mediante o conhecimento da autora, a qual conhece o trabalho dos professores participantes da pesquisa, pois trabalhou como especialista da educação durante 2 anos com esses professores;

ii) em algumas respostas os professores não faziam referência àquela pergunta do questionário, as quais foram (re)direcionadas para as perguntas que respondiam;

iii) havia algumas informações complementares que pouco acrescentavam nas respostas. Nesses casos, estas informações foram eliminadas, sendo substituídas pelo símbolo [...]. No entanto todas as respostas completas podem ser encontradas no Apêndice 6- Questionário dos professores com respostas; iv) a construção dos memorandos foi norteada pelas perguntas de pesquisa;

v) ao encontrar uma informação que respondia a cada pergunta de pesquisa, ou seja, que viabilizava uma categoria ou subcategoria, as informações eram grifadas;

vi) a categoria: projeto em questão: sob o olhar do professor, por não responderem nenhuma pergunta de pesquisa, não será discutida nesta pesquisa, poderá ser apreciada em um novo projeto;

vii) algumas subcategorias, por não terem densidade nos dados, não possibilitaram a discussão;

viii) os excertos foram enumerados, de acordo com as respostas dos questionários de cada professor participante desta pesquisa, para exemplificar; onde se lê R19P4, tem-se a resposta 19 do professor 4.

Assim sendo, construiu-se o quadro Consolidação dos dados dos memorandos/ organização das categorias e subcategorias, o qual aponta indícios para responder às perguntas de pesquisa, mediante as seguintes categorias e subcategorias:

Quadro 5: Categorias e subcategorias que respondem às perguntas de pesquisa. PERGUNTAS DE

PESQUISA CATEGORIAS SUBCATEGORIAS

 Quais são as atividades e materiais que os professores relataram trazer e planejaram para suas aulas durante o Intensivão?

 Como as atividades relatadas e planejadas pelos professores se relacionam aos documentos oficiais e à literatura da área?

GÊNERO/ OU TEXTO?

 Introdução.

 Abordagem dos gêneros ou dos texto?

 Se gostou de trabalhar com o gênero ou texto e por quê?

 Trabalharia com o gênero no ensino regular?

 Quais são os possíveis significados construídos pelos professores durante o projeto?

TRABALHO DO PROFESSOR

 Dificuldades dos estudantes.  Resolução.

 Sugestões para o novo professor.

SIGNIFICADOS

 Dúvidas.  Resolução.  Aprendizagem. Fonte: Da autora, baseada no Apêndice 7.

O quadro 5 mostra que cada uma dessas subcategorias direcionam a uma pergunta de pesquisa, ou seja, as próprias respostas dos professores, após as codificações aberta, axial e para o processo, identificaram as categorias as quais pertenciam.

Dessa forma, o excerto abaixo, que se encontra na categoria Gênero ou texto dentro da subcategoria se gostou de trabalhar com o gênero ou texto e por quê, mostra a necessidade de esclarecimentos sobre o que é o trabalho com o texto e o trabalho com o gênero.

[...] Porque trabalhar a diversidade de textos aproxima o aluno aos textos ligados ao cotidiano, proporcionando condições para que ele compreenda a função dos gêneros contribuindo para a prática de leituras e produção de texto (R15P7).

As dúvidas que foram geradas pelos excertos no que tange ao trabalho com gênero ou texto, assim como outras dúvidas que os excertos proporcionaram, tornaram a análise mais crítica e interessante, logo esses esclarecimentos estão no capítulo discussão dos dados.

Para ter mais clareza dos procedimentos de análise, o Quadro 6 aponta o objetivo geral, os objetivos específicos, quais perguntas de pesquisa correspondem a eles, os instrumentos de coleta de dados/geração e dados para responder às perguntas de pesquisa e quais os procedimentos de análise para chegar às respostas.

Quadro 6: Perguntas de pesquisa, instrumentos de geração de dados, procedimentos de análise e critérios de análise.

Objetivo geral da pesquisa

Compreender e discutir as percepções de ensino de gêneros textuais/discursivos e/ou textos relatadas pelos professores, durante o projeto Intensivão, em uma escola pública municipal do Sul de Minas, bem como os possíveis significados por eles construídos durante o processo.

Objetivos específicos Perguntas de pesquisa Instrumentos de coleta/ geração de dados Procedimentos de análise 1. Verificar as atividades e materiais que os professores relataram e planejaram trazer para suas aulas drante o Intensivão. 2. Analisar as

percepções de ensino de gêneros

textuais/discursivos e/ou textos relatadas pelosprofessores à luz dos documentos oficiais, da literatura de gêneros textuais/discursivos e de textos.  Quais são as atividades e materiais que os professores relataram trazer e planejaram para suas aulas durante o Intensivão? Questionário respondido por 7 professores. Planejamentos diário dos professores.

 Análise e organização das percepções de ensino que os professores deram aos gêneros textuais/discursivos e/ou textos evidenciados nos dados dos corpus, por meio da codificação dos dados e produção dos memorandos, seguindo as técnicas analíticas da TF (STRAUSS; CORBIN, 2008).  Registro das atividades contidas

no planejamento diário dos professores participantes do Intensivão.

 Análise das características dos gêneros textuais e das

características de textos, presente nos dados da consolidação dos dados dos

memorandos/organização das categorias e subcategorias, seguindo o ISD (BRONCKART, 2012; SCHNEWLY; DOLZ, 2004), e os documentos oficiais da educação brasileira e mineira (BRASIL, 1997, 1998; MINAS GERAIS, 2015).  Como as atividades relatadas e planejadas pelos professores se relacionam aos documentos oficiais e à literatura da área?

3. Refletir sobre os possíveis significados construídos pelos professores participantes do projeto.  Quais são os possíveis significados construídos pelos professores durante o projeto?  Questionário respondidos por 7 professores.

 Análise das características dos gêneros textuais e das

características de textos, presente nos dados do quadro nomeado como: consolidação dos dados dos

memorandos/organização das categorias e subcategorias, o qual em algumas categorias permite encontrar os possíveis significados que os professores participantes da pesquisa construíram durante o projeto, para tal seguimos o ISD, as Capacidades de Linguagem, Formação do Professor de Língua Materna e Mediação e Interação (BORK, 2016; BRONCKART, 2012; CRISTOVÃO; STUTZ, 2011; KLEIMAN, 2001, 2008, 2013; REGO, 2013; ROMERO, 1998; SCHNEWLY; DOLZ, 2004). Fonte: Da autora (2017).

Após finalização da descrição do percurso metodológico, passamos, na sequência, ao capítulo da discussão dos dados, o qual focaliza as atividades e os materiais que os professores relataram trazer e planejaram para suas aulas durante o projeto Intensivão; também enfoca, como essas atividades relatadas e planejadas pelos professores se relacionam aos documentos oficiais e a literatura da área, bem como quais são os possíveis significados construídos pelos professores durante o projeto.