• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 4 – A educação no Estado de São Paulo

5.4 O Conselho de Escola no desempenho de suas atribuições

5.4.1 Perfil do Colegiado

Na EE “Francisco Barreto”, durante o período 2003 – 2006, embora o processo de escolha dos membros do Conselho de Escola conste de 16 (dezesseis) atas, as informações registradas não são suficientes para identificar a natureza dos procedimentos que permearam o processo eletivo e, ainda, a contribuição deste colegiado para a democratização das relações no interior da escola e implementação da gestão democrática. Durante o mesmo período, fo- ram também realizadas 23 (vinte e três) reuniões do Conselho de Escola com atas registradas em livro próprio. Porém, estas nada informam sobre discussões realizadas, posicionamentos assumidos pelos representantes dos vários segmentos, propostas para encaminhamento de decisões, ou outros registros desta natureza, o que impossibilita conhecer o espaço conversa- cional ocupado pelos diversos segmentos da comunidade escolar e, assim, o perfil do colegia- do.

Acreditando que o perfil assumido pelo Conselho de Escola pode apontar para uma maior ou menor participação na tomada de decisões, o que caracteriza a gestão democrática da escola pública, recorremos a vários registros existentes no interior da escola, para levanta- mento de dados e informações referentes aos representantes dos segmentos que compuseram

o Conselho de Escola na EE “Francisco Barreto”, durante o período 2003 – 2006. O acesso irrestrito ao Plano de Gestão e Planos Anuais de Trabalho, elaborados pela comunidade esco- lar e aprovados pelo Conselho de Escola, e aos prontuários dos professores possibilitou o le- vantamento da quase totalidade das informações desejadas. Os Livros-ponto, fontes fidedig- nas de informações, também foram de grande importância para a elaboração deste trabalho.

Assim, o perfil do colegiado será apresentado a partir das características dos represen- tantes de cada segmento, analisadas com base em alguns indicadores. A situação funcional assumirá grande importância na definição do perfil de representantes da escola, professores, especialistas de educação e funcionários, assunto a ser tratado logo adiante. A análise da for- mação acadêmica dos professores-conselheiros estará voltada para o estabelecimento de uma possível relação entre esta e a maior ou menor participação no Conselho de Escola. O nível de escolaridade dos representantes de todos os segmentos (professores, especialistas de educa- ção, funcionários, pais e alunos), assim como o tempo de permanência na composição do co- legiado serão considerados indicadores importantes para conhecimento do perfil assumido pelo Conselho de Escola, da EE “Francisco Barreto”, durante o período 2003 – 2006.

Quanto ao segmento de professores, um primeiro ponto a considerar trata-se da proba- bilidade de maior permanência na escola, por anos subseqüentes, o que acreditamos favorecer a integração do docente com o seu grupo e com os demais segmentos, em especial, com alu- nos e pais. Esta permanência parece tornar-se mais freqüente entre os titulares de cargo, uma vez que, mediante aprovação em concurso público, escolheram o cargo docente naquela uni- dade escolar ou, para ela vieram removidos, também por concurso público.

Na Escola Estadual “Francisco Barreto”, embora o número de professores titulares de cargo tenha variado de um ano para outro não alcançou, porém, o índice de 50%, durante os anos a que se refere este estudo (2003 a 2006), apresentando-se, ainda bastante expressivo o número de professores ocupantes de função-atividade em exercício na Escola Estadual “Fran- cisco Barreto”91. Porém, foi possível observar que embora, no período 2003 – 2006, os titula- res de cargo se apresentaram em número inferior aos ocupantes de função-atividade, a presen- ça no Conselho de Escola foi bastante expressiva, conforme dados registrados no quadro de número 4, na página que segue.

91

Neste ano de 2006, os professores ocupantes de função-atividade admitidos pela escola representam 39% do total do corpo docente; os ocupantes de função-atividade admitidos por outra escola e que também ministram aulas na EE “Francisco Barreto” correspondem a 19% do total de professores.

Quadro 4 - Presença dos docentes na composição do Conselho de Escola da EE “Francisco Barreto”, nos anos 2003 a 2006, segundo a situação funcional.

ANO TC da escola TC de outra escola OFA da escola. OFA de outra esco- la 2003 100% 2004 80% 20% 2005 80% 10% 10% 2006 80% 10% 10%

A esta categoria de docentes, que durante quatro anos registrou presença média de 85% na composição do Conselho de Escola da EE “Francisco Barreto”, representando o seg- mento de professores (Gráfico 13) coube, juntamente com os representantes dos demais seg- mentos, deliberar sobre as diretrizes e metas da escola, apreciando seus relatórios anuais e analisando seu desempenho em face das diretrizes e metas estabelecidas, atribuições que se incluem entre as definidas para este colegiado (LC 444/ 85, artigo 95, § 5º).

Ressaltamos que o preenchimento de 40% das vagas do colegiado por representantes dos professores parece apontar para uma expressiva responsabilidade deste segmento, na ela- boração, implementação e avaliação do projeto pedagógico da escola.

Os dados parecem também indicar que a perspectiva de maior permanência na escola contribui de maneira significativa para engajamento do professor e participação em colegia- dos e instituições auxiliares como, por exemplo, Conselho de Escola e Associação de Pais e Mestres, conforme podemos observar no Gráfico 13, na página que segue.

Gráfico 13

A este segmento, como também aos demais, cabe eleger 02 (dois) suplentes, encarre- gados pela substituição do conselheiro titular, em seus impedimentos que, “podem estar pre- sentes em todas as reuniões, mas apenas com direito a voz, se o membro efetivo estiver pre- sente” (MEC, SEB, 2004-a, p.42). Assim, na Escola Estadual “Francisco Barreto”, com o Conselho de Escola composto por 20 membros, durante todos os anos do período selecionado para estudo, o segmento professores contou com oito conselheiros titulares, aos quais se so- maram os dois suplentes.

Passando à análise da formação profissional dos professores conselheiros, destacamos que, em sua totalidade, possuem escolaridade de nível superior, com licenciatura específica nas disciplinas ministradas. A especificidade da formação acadêmica será analisada a partir de quatro áreas:

• Comunicação e Expressão, incluindo professores de Português, Inglês, Educa-

ção Física e Educação Artística;

• Ciências Exatas, composta por professores de Matemática, Física e Química; • Ciências Biológicas, por professores de Ciências e Biologia e,

• Ciências Humanas, incluindo professores de História, Geografia e Filosofia. 85% 5% 5% 5% 0% 20% 40% 60% 80% 100% 1

Participação média de professores, segundo a situação funcional, durante o período 2003 - 2006, no Conselho de Escola da EE “Francisco

Barreto”, cidade de Barretos/SP.

Titular de cargo na escola Titular de cargo em outra escola

Ocupante de Função-Atividade na escola Ocupante de Função-Atividade em outra escola

Média da presença dos professores, segundo a situação funcional, período 2003-2006, na composição do Conselho de Escola

da EE “Francisco Barreto”, cidade de Barretos/SP

Presença dos professores na composição do Conselho de Esco- la da EE “Francisco Barreto”, cidade de Barretos/SP, durante o

27,5% 27,5% 15% 12,5% 7,5% 5% 2,5% 2,5% 0% 5% 10% 15% 20% 25% 30% Total

Presença dos professores na composição do Conselho de Escola da EE “Francisco Barreto”, cidade de Barretos/SP, durante o período 2003-2006, segundo a formação acadêmica.

Português Matemática Ciências Inglês Biologia História Geografia Educ. Física

Durante o período 2003 – 2006, igual média de presença na composição do Conselho de Escola (27,5%) foi registrada pelos professores de Português e Matemática, 27,5% (Gráfi- co 14). A análise do currículo da EE “Francisco Barreto” permitiu a constatação de que estes componentes constam do quadro curricular de quase todas as séries, tanto do Ensino Funda- mental como Ensino Médio implicando, assim, na existência de maior número de aulas e, por conseguinte, na existência de maior número de professores destes componentes, ou de profes- sores com maior número de aulas destas disciplinas, na unidade escolar. Este fato pode apre- sentar-se como um elemento facilitador da presença de maior número de professores destas disciplinas, na composição do Conselho de Escola da Escola Estadual “Francisco Barreto”, durante o período de 2003 a 2006. Ressaltamos que neste período, não participaram do Con- selho de Escola, professores de apenas quatro componentes curriculares: Educação Artística, Química, Física e Filosofia.

Gráfico 14

Ainda sobre a participação dos docentes no Conselho de Escola da EE “Francisco Bar- reto”, registramos que a maior média de presença coube aos docentes da área de Comunicação e Expressão que, durante os quatro anos, preencheram quase 50% das vagas destinadas ao segmento docente, conforme consta do Gráfico 15.

Gráfico 15

Depois de conhecer um pouco sobre a situação funcional e a formação acadêmica dos professores conselheiros, parece-nos também importante analisar o período de permanência dos mesmos na composição do colegiado, sem antes, porém, passar pelo tempo de exercício dos professores na escola.

A EE “Francisco Barreto” contou, no período 2003 – 2006, com 117 (cento e dezesse- te) professores, sendo que 46% (quarenta e seis por cento) deles integraram o corpo docente somente por um ano e, apenas 9% (nove por cento) se mantiveram na escola durante os quatro anos do período abrangido por este estudo (Gráfico 16), dados que apontam para uma expres- siva mobilidade em sua composição, o que nos parece dificultar a formação de uma equipe de trabalho. 42,5% 27,5% 22,5% 7,5% 0% 10% 20% 30% 40% 50% Comunicação e Expressão

Ciências Exatas Ciências Biológicas

Ciências Humanas

Média da presença de professores, segundo a área de formação, período 2003-2006, na composição do Conselho de Escola da EE

“Francisco Barreto”, cidade de Barretos/SP

Presença de professores na composição do Conselho de Escola da EE “Francisco Barreto”, cidade de Barretos/SP, durante o

Gráfico 16

Ressalte-se que a formação de uma equipe coesa e verdadeiramente comprometida com o projeto político pedagógico da escola vai se construindo lentamente o que pode ser dificultado quando a composição do grupo se altera com grande freqüência. Acreditamos, ainda, que a permanência do professor por anos seguidos na mesma unidade escolar o torna conhecedor, cada vez com mais profundidade, dos problemas a exigirem solução, acumulando experiências, o que lhe permite contribuir para uma melhor forma de encaminhamento.

A importância da presença do conselheiro por período superior ao de um mandato nos parece ser corroborada pela legislação vigente, quando não fixa o número máximo de manda- tos a serem exercidos com ou sem interrupção, pelos conselheiros. Registramos que a eleição deste colegiado deve ocorrer anualmente, sendo a legislação omissa quanto à reeleição.

Assim, passemos à análise da realidade registrada na EE “Francisco Barreto”, no que se refere à permanência do professor por mais de um ano na composição do Conselho.

Um primeiro dado a ser considerado trata-se do número de professores que, escolhidos entre os pares, representou o seu segmento na composição do colegiado, durante o período 2003 – 2006. Os registros mostraram que esta experiência foi vivenciada por apenas 20 (vin- te) dos 117 (cento e dezessete) professores, o que corresponde a 17%. Com o Conselho da EE “Francisco Barreto” composto pelo número mínimo de conselheiros, 08 (oito) vagas foram asseguradas ao segmento de professores que, como os demais, cabia eleger 02 (dois) suplen-

46% 32% 13% 9% 0% 10% 20% 30% 40% 50% um ano dois anos três anos quatro anos

Caracterização do corpo docente, segundo o tempo de exercício, no período 2003 - 2006, da EE "Francisco Barreto",

cidade de Barretos/SP.

Caracterização dos representantes dos professores, período 2003-2006, segundo o tempo de exercício na composição do corpo docente da EE “Francisco Barreto”,

cidade de Barretos/SP

Presença dos professores na composição do Conselho de Escola da EE “Francisco Barreto”, cidade de Barretos/SP, durante o período

tes. Assim, seria provável que vários professores conselheiros tivessem exercido a função por mais de um ano, o que foi confirmado através das atas de eleição e outros documentos.

Constatamos que a permanência por mais de um ano no Conselho de Escola foi viven- ciada por 60% dos representantes do segmento de professores predominando, dentre estes o exercício de dois mandatos consecutivos (30%). Porém, apenas 10% dos conselheiros perma- neceram no colegiado durante os 4 (quatro) anos do período a que estamos nos referindo, con- forme demonstrado no Gráfico 17, na página seguinte.

Gráfico 17

Assim, a cada ano, a representação dos professores no Conselho de Escola foi renova- da apenas parcialmente, possibilitando a convivência entre os novos conselheiros e os conse- lheiros reeleitos, o que assegura a continuidade do importante trabalho que cabe a este colegi- ado. Porém, a mudança dos conselheiros mediante a eleição de candidatos para representarem o segmento no colegiado, pela primeira vez, cresceu a cada ano. Estes constituíram 30% dos professores conselheiros no ano de 2004, índice que em 2005 subiu para 40% e, no ano se- guinte, para 50%.

40%

30%

15%

10%

5%

0% 10% 20% 30% 40%

Permanência de professores, durante o período 2003 - 2006, na composição do Conselho de Escola da EE "Francisco Barreto", cidade

de Barretos/SP.

apenas um ano dois anos consecutivos três anos consecutivos

quatro anos consecutivos dois anos não consecutivos

Presença dos professores na composição do Conselho de Escola da EE “Francisco Barreto”, cidade de Barretos/SP, durante o perí-

Acreditamos que a renovação parcial dos professores conselheiros possibilita aos no- vos eleitos, maior acesso a informações relativas à atuação do colegiado no ano anterior e aos problemas enfrentados. Ressaltamos que as Atas de reuniões do colegiado registraram de forma bastante aligeirada o desenrolar das reuniões e o encaminhamento de decisões, como já antes discutido. Há de se considerar, porém, que a singeleza dos registros pode permitir que a linguagem oral, recurso de menor confiabilidade, a eles se sobreponha.

Na composição do Conselho de Escola da EE “Francisco Barreto”, durante o período 2003 – 2006, como representantes da escola, somaram-se ao segmento de professores, o de especialistas de educação e de funcionários, igualmente representados por apenas um conse- lheiro, número que corresponde a 5% do total de membros do colegiado. Os elementos anali- sados para apresentação do segmento de professores serão também considerados para discus- são das características que assumiram estes dois outros segmentos, no decorrer do período selecionado para estudo: situação funcional, nível de escolaridade e permanência na composi- ção do Conselho de Escola.

A representação do segmento de especialistas de educação coube à vice-diretora da es- cola, durante os quatro anos abrangidos por este estudo. Informações sobre a sua formação acadêmica, bem como sua trajetória profissional tornou-se possível através de seu prontuário funcional. Com escolaridade de nível superior, licenciatura em Educação Artística e Pedago- gia e quase 10 (dez) anos de experiência docente em escolas das redes estadual e municipal de ensino, foi designada como Vice-Diretora da EE “Francisco Barreto” em março de 1995, en- contrando-se na função há mais de uma década. Exerce suas funções em jornada completa de trabalho92, sendo estas caracterizadas como de especialista de educação93. Em razão de a esco- la contar apenas com um vice-diretor e nenhum outro especialista de educação, teve participa- ção assegurada na composição do Conselho de Escola durante todo esse período. A inexistên- cia de recursos humanos inviabilizou ao segmento a escolha de suplentes, não contando com

92

“Os cargos de especialistas de educação serão exercidos em Jornada Completa de Trabalho, previs- ta no inciso I do artigo 70 da Lei Complementar nº. 180, de 12 de maio de 1978.” (Lei Complementar 444/ 85, artigo 38). “A Jornada Completa de Trabalho instituída pelo inciso I do artigo anterior carac- teriza-se pela exigência da prestação pelos funcionários e servidores, de 40 (quarenta) horas semanais de trabalho, independentemente de restrições referentes ao exercício profissional, em qualquer moda- lidade própria da profissão ou de atividades particulares remuneradas.” (LC nº. 180/ 78, artigo 71).

93

A função de Vice-Diretor de Escola foi criada pela Lei Complementar 725, de 16 de julho de 1993, que introduziu alterações no Estatuto do Magistério Paulista (LC 444/ 85) e caracterizada, para todos os efeitos, como de especialista de educação.

representação no colegiado, nas eventuais ausências da conselheira eleita. Mas, teria isto ocor- rido durante o período estudado? Os registros não permitem resposta a esta interrogação uma vez que, das atas de reunião do colegiado não constam os nomes dos conselheiros presentes.

Em relação à eleição dos representantes do segmento de funcionários um assunto con- siderado de importância já foi objeto de discussão, neste capítulo: trata-se do preenchimento apenas parcial das vagas destinadas aos suplentes, durante todos os anos do período 2003 – 2006. A presença de recursos humanos para preenchimento das vagas, será então analisada, a partir da composição do Quadro de Apoio Escolar94. Na Escola Estadual “Francisco Barreto”, assim como nas demais escolas da rede estadual de ensino, no estado de São Paulo, o Quadro de Apoio Escolar foi definido considerando o número de classes em funcionamento e composto pelo Secretário de Escola, Agentes de Organização Escolar e os Agentes de Serviços Escolares. A situação funcional e a escolaridade do pessoal pertencente ao Quadro de Apoio Escolar da EE “Francisco Barreto” serão analisadas inicialmente e, em seguida, a sua participação na composição do Conselho de Escola, assim como a dos servidores mantidos pelo poder público municipal ou mediante convênios.

O Quadro de Apoio Escolar – QAE da Escola Estadual “Francisco Barreto”, durante o período 2003 – 2006, foi composto pelo Secretário de Escola, 5 (cinco) Agentes de Organi- zação Escolar e 5 (cinco) Agentes de Serviços Gerais, todos com responsabilidades especifi- camente definidas: ao Secretário de Escola cabe administrar, planejar e executar as ações da secretaria da escola, ao Agente de Organização escolar, desenvolver atividades no âmbito da organização escolar, oferecendo suporte às ações da secretaria da escola, bem como ao aten- dimento efetivo à comunidade escolar e, ao Agente de Serviços Escolares, executar tarefas relacionadas à limpeza, manutenção e conservação da escola, assim como ao controle da me- renda escolar.

Considerando o número de classes mantidas pela escola, no ano de 200695, a análise comparativa do módulo de pessoal do Quadro de Apoio Escolar e a realidade diagnosticada aponta para a existência de funcionários excedentes, sendo 1 (um) Agente de Organização

94

O Quadro de Apoio Escolar consiste no “conjunto de cargos e de funções-atividades de profissio- nais que oferecem apoio operacional às atividades-fins da escola, privativos das unidades escolares da Secretaria da Educação.” (LC nº.888/ 2000, artigo 3º, IV).

95

A Escola Estadual “Francisco Barreto”, no ano de 2006, conta com 20 (vinte) classes, de ensino fundamental e médio.

Escolar e 2 (dois) Agentes de Serviços Gerais. Porém, a inclusão da Escola Estadual “Fran- cisco Barreto” no Projeto Escola de Tempo Integral fez com esta situação se modificasse, uma vez que as classes de Ensino Fundamental passaram a ser computadas em dobro, para defini- ção de pessoal96; a escola deixou de possuir Agentes de Organização Escolar em excesso e, ainda, passou a apresentar um déficit de Agentes de Serviços Gerais.Durante os quatro anos do período abrangido por este estudo, merendeiras mantidas pela Prefeitura do Município de Barretos também prestaram serviços junto à Escola Estadual “Francisco Barreto”.

Nos últimos três anos, recursos financeiros destinados à contratação de pessoal para o desempenho de serviços gerais foram repassados pela Secretaria Estadual de Educação à As- sociação de Pais e Mestres da EE “Francisco Barreto”, mediante celebração de convênio, a- través da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, garantindo a manutenção de 30% dos funcionários da escola, percentual bem superior ao de anos anteriores. Acreditamos que este fato esteja estreitamente relacionado com a inclusão da escola no Projeto Escola em Tempo Integral, cuja implementação demanda maiores recursos humanos.

Gráfico 18

96

“Para fins de definição de pessoal na Escola de Tempo Integral, com base nas disposições do De- creto nº. 37.185 de 5/8/1993, e da Resolução SE nº.35 de 7/4/ 2000, será considerado em dobro o nú- mero de classes em funcionamento nos termos do caput deste artigo.” (Resolução SE nº. 7/ 2006, arti- go 3º, § 3º). 83% 74% 74% 55% 0% 13% 13% 30% 17% 13% 13% 15% 0% 20% 40% 60% 80% 100% 2003 2004 2005 2006

Distribuição dos recursos humanos responsáveis pelas atividades de apoio escolar, considerando o vínculo empregatício, no período 2003 – 2006, na EE

“Francisco Barreto”, cidade de Barretos / SP .

Prefeitura Municipal SE/ FDE/ APM - Convênio Governo Estadual

Recursos humanos responsáveis pelas atividades de apoio ao es- colar, na EE “Francisco Barreto”, cidade de Barretos/SP, durante o

Assim, os recursos humanos mantidos pelo Governo Estadual para compor o Quadro de Apoio Escolar, que no ano de 2003 correspondiam a 83% do total de funcionários, repre- sentam, neste ano de 2006, apenas 55%, conforme demonstrado no gráfico 18, que acima