• Nenhum resultado encontrado

Perfil do empreendedor

No documento Empreendedorismo (páginas 47-51)

empreendedorismo no Brasil

Aula 7 Perfil do empreendedor

Os empreendedores são pessoas com diferencial, possuem mo- tivação singular, empenham-se nas atividades que desenvolvem. Nesta aula, o objetivo é que você conheça o perfil do empreen- dedor para melhor identificar as características necessárias para se tornar um profissional assim.

7.1 Introdução

A abertura econômica e as transformações que marcam as relações de tra- balho fazem com que indivíduos sintam a necessidade de preparação cons- tante para manter a capacidade competitiva. Esse contexto, denominado cenário empreendedor, pode ser encarado como um conjunto de hábitos e características pessoais e profissionais que têm como sustentação a capta- ção de ideias e iniciativas, transformando-as em oportunidades de negócio (FILION, 1999).

Muitas empresas enfrentam o fracasso logo nos primeiros anos de existên- cia, e tal fato deve-se, entre outros fatores, à falta de recursos próprios e giro de capital, entrada acirrada de novos concorrentes e alterações políticas governamentais. Porém, um fator que contribui desfavoravelmente para o crescimento das empresas é a falta de habilidade administrativa, financeira, tecnológica e mercadológica. Em outras palavras, ou os empreendedores que se propõe ao negócio não estão preparados ou então lhes falta o algo mais capaz de impulsionar os seus projetos.

7.2 Perfil do empreendedor

Assim, para compreender o empreendedorismo, é essencial avaliar o ser hu- mano a partir de seu potencial e sua habilidade para desenvolver e executar ideias e projetos. Dessa forma, a importância do profissional capacitado e o es- tímulo à sua criatividade são fundamentais para destacar um empreendedor.

Segundo Drucker (2002), os empreendedores estão dispostos a encontrar as oportunidades e fazer acontecer, lutando por seus objetivos, para colocar em prática as ideias, gerar valor, alavancar o negócio, além de constituírem- -se como essenciais ao mercado, na medida em que são considerados agen- tes de inovação e criatividade.

É, portanto, a partir de um comportamento diferenciado e uma percepção abrangente da realidade que torna-se possível afirmar que o conhecimento oferece a capacidade de identificar as oportunidades e o empreendedorismo busca colocá-las em prática.

Conforme definido pelo Sebrae, o empreendedorismo é a arte de fazer acon- tecer com criatividade e motivação. Consiste no prazer de realizar qualquer projeto pessoal ou organizacional em desafio permanente às oportunidades e riscos. Trata-se, pois, de assumir um comportamento pró-ativo diante de questões que devem ser solucionadas. O ato de empreender desperta no in- divíduo a capacidade de aproveitamento de suas potencialidades, na mesma medida em que leva a um processo de aprendizado contínuo, em atitude de abertura para novas experiências.

O empreendedorismo caracteriza-se pela busca de inovação enquanto dife- rencial competitivo, a partir da identificação de oportunidades de negócio, bem como pela gestão de processos capazes de utilizar recursos visando resultados positivos.

Sendo assim, é conveniente traçar um perfil do empreendedor nesse cenário de mercado atual, tendo em vista as diversas percepções existentes e a neces- sidade de se aprender a empreender, em um momento que requer uma postu- ra dinâmica e criativa para enfrentar os riscos ofertados pelo mercado global.

As organizações possuem cada vez mais a necessidade de desenvolver pro- fissionais com perfil empreendedor, pois estes são os responsáveis pelas transformações, criações e pela visão inovadora atribuída aos processos, principalmente pela obtenção de diferenciação frente à concorrência.

Essa situação deve-se ao fato de que os empreendedores são visionários, dotados de ideias realistas e inovadoras, que planejam as circunstâncias de crescimento e intervém com vistas a propor mudanças. Perceba que o em- preendedor, para obter êxito em suas atividades, deve dispor de um perfil de liderança, pois como é o grande responsável por colocar em prática as ino- vações e procedimentos e coordenar o grupo ou a equipe de trabalho, deve ter a potencialidade para estimular os envolvidos na realização das tarefas, de modo a alcançar as metas traçadas.

Observe as características que assinalam o perfil empreendedor, em compa- ração a um gerente tradicional, os pontos positivos do primeiro em relação à metodologia do segundo grupo de profissionais.

Tabela 7.1: Características do Gerente tradicional X Empreendedor

Característica Gerente tradicional Empreendedor

Motivação Principal – promoção e outras recompensas tradicio- nais da corporação;

– independência, oportunidade para criar algo novo;

Referência de Tempo

– curto prazo, gerenciamento de orçamen- tos semanais, mensais e com horizonte de planejamento anual;

– sobrevivência e alcance de crescimento do negócio;

Atividade – delega e supervisiona; – envolve-se diretamente; Status – preocupa-se com sua posição na empresa; – não se preocupa com status; Com Encara o Risco – cauteloso; – assume riscos calculados; Falhas e Erros – evita ao máximo os erros e surpresas; – aprende com as falhas;

Decisões – concorda com os superiores; – busca tomar decisões pautadas na realidade; A Quem Serve – aos superiores; – aos clientes;

Relacionamentos – hierárquico. – baseados em diálogo e troca de informa- ções e experiências.

Fonte: Adaptado de Arantes & Halicki (2011).

Resumo

De forma simplificada, nessa aula você pôde identificar uma pessoa empre- endedora pelas características que compõem o seu perfil, a saber:

autoconfiança: sente-se seguro em relação aos seus propósitos e projeto;

age com firmeza e determinação para atingir os objetivos estabelecidos;

automotivação: carrega dentro de si a força para encarar os desafios e

transformá-los em oportunidades;

criatividade: tem a capacidade de encontrar soluções para os problemas

que se apresentam, bem como busca desenvolver novos produtos ou ser- viços; da mesma forma, seu potencial permite encontrar novos caminhos e processos além de propor sugestões para melhorar as situações;

flexibilidade: essa característica habilita o profissional a rever posições,

assumir o novo, enfrentar o risco, ceder quando é preciso, ouvir suges- tões, trocar informações, ideias e aceitá-las quando é o caso, ainda que essa atitude signifique uma grande alteração nos projetos; avalia as pos- sibilidades coerentemente e com confiança;

iniciativa: o empreendedor tem potencial para agir oportuna e adequa-

damente com foco na realidade, apresentando soluções, propostas, al- ternativas, influenciando as situações e se antecipando à elas;

perseverança: mantém-se firme e constante em seus propósitos, sem, con-

tudo, perder a objetividade e a clareza frente às situações; percebe os limites.

e-Tec Brasil

Além de todos esses fatores, um empreendedor resiste à frustração, sem dei- xar abater-se quando os projetos não atingem o máximo do que era esperado. É fundamental ter em mente que o recomeço é o principal motivador para seguir em frente. Também a disposição para assumir riscos traduz-se como uma característica valiosa, pois a superação dos mesmos traz ao empreende- dor garra e confiança para trabalhar nos projetos, tornando-se um profissional que auxilia no desenvolvimento socioeconômico de toda uma nação.

Atividades de aprendizagem

1. No texto foram destacadas algumas definições de empreendedorismo. Descreva aqui a definição dada pelo Sebrae.

2. Escolha 02 características elencadas no quadro sobre gerentes tradicio- nais e empreendedores, explique-as e tente apontar um exemplo para cada uma delas.

Assista ao filme: MAUÁ – O Imperador e o Rei. Direção: Sérgio Resende. Brasil, Columbia TriStar do Brasil, 1999. 132 min.

O filme retrata a trajetória de um destacado empresário, Irineu Evangelista de Sousa, o qual era barão e, posteriormente, tornou-se visconde de Mauá. Mauá pode ser para nós um exemplo de um indivíduo que pode realizar os próprios sonhos quando ele se determina a enfrentar os obstáculos e decide ultrapassar as barreiras impostas. Mesmo com tantas diversidades, com o desestímulo dos governantes do país, Mauá ousou e fez a diferença frente a tantos que tentaram impedir que ele realizasse os próprios sonhos.

e-Tec Brasil

51

No documento Empreendedorismo (páginas 47-51)