• Nenhum resultado encontrado

Principais características dos empreendedores de sucesso

No documento Empreendedorismo (páginas 53-56)

tipos de empreendedores

8.3 Principais características dos empreendedores de sucesso

Pesquisas feitas para o estudo das principais características dos empreende- dores são bastante voltadas para comportamento humano, e o indivíduo que apresenta essas características saberá observar e absorver todas as ferramen- tas necessárias para a concretização de tudo aquilo que ele tem em vista.

Dolabela (2007, p. 71) descreve algumas características encontradas nos em- preendedores que são:

Perseverança: significa você não desistir diante dos obstáculos, ou seja,

persistir diante das dificuldades. Ser perseverante é uma característica essencial para indivíduos empreendedores;

Iniciativa: o indivíduo que se caracteriza como um empreendedor não

espera que as coisas aconteçam, muito menos que outros as façam, mas tem iniciativa, atitude. É uma pessoa proativa, que está sempre dando o primeiro passo em qualquer atividade.

Criatividade: Muito embora seja comum imaginarmos que as pessoas

somente são criativas se assim nascerem, isso pode não ser verdade, pois se podemos nos tornar empreendedores, podemos também desenvolver a nossa criatividade. Portanto, ser criativo não significa somente ser um gênio das invenções, mas criar formas diferentes de desenvolver as tare- fas mais simples do nosso cotidiano.

Protagonismo: significa também não ficar esperando que alguém faça

a nossa tarefa, ou que resolva os nossos problemas, mas ter atitude e ser o “protagonista da história”, a pessoa que faz o que deve ser feito.

Energia: esta característica está diretamente relacionada a estarmos

sempre empenhados, motivados, com pensamentos positivos, ou seja, sempre dispostos a desenvolver as nossas tarefas.

e-Tec Brasil

Rebeldia a padrões impostos: o empreendedor não aceita as coisas

sem entender o porquê, o que não significa ser um revoltado, mas sim um questionador das coisas. Se perceber que algo não está certo, não irá fazê-lo como “sempre foi feito”, vai tentar mostrar que “se feito de outra forma”, o resultado pode ser melhor.

Capacidade de diferenciar-se: relaciona-se ao indivíduo que faz sua

tarefa da melhor forma, buscando sempre atingir um melhor resultado.

Comprometimento: tal característica significa “vestir a camisa” da em-

presa, ou do projeto, ou da nossa tarefa, ou seja, daquilo que nos dispo- mos a fazer.

Orientação para o futuro: qualquer tarefa a ser feita deve ser desenvol-

vida com vistas ao que pode gerar na sequência. Sendo assim, o indiví- duo que tem a característica de visão, pensa sempre em como um passo dado hoje pode impactar no dia de amanhã.

Imaginação e proatividade: define o que deve aprender a partir do

que deseja fazer, ter uma visão além do que está imediatamente sendo feito e, ter iniciativa para fazer algo que venha a trazer mudança e me- lhoria no que está sendo feito.

Tolerância a riscos moderados: significa não desistir porque algo não

deu certo ou então, saber que pode perder, que existe o risco na sua ati- vidade, tarefa ou projeto, mas mesmo assim desenvolver o proposto com confiança, sempre buscando o melhor resultado.

Mas não é impossível que uma pessoa possa desenvolver um comporta- mento empreendedor para melhorar seu desempenho profissional. Existem treinamentos, principalmente por meio de seminários como os aplicados pelo Sebrae, por universidades e outras instituições, que têm como objetivo principal, moldar ou treinar tais comportamentos.

Filion (2000, p. 3) também enumerou as características de empreendedores bem-sucedidos, com certa semelhança em relação aos apontados pelos ou- tros, que são esses descritos abaixo:

• Valores e cultura de empreendedorismo adquiridos por meio de contato com pelo menos um modelo empreendedor no período de juventude;

• Experiência em negócio;

• Diferenciação;

• Intuição;

• Envolvimento;

• Trabalhadores incansáveis;

• Sonhadores realistas (visionários);

• Lideres;

• Têm o próprio sistema de relações com os empregados;

• Controladores do comportamento das pessoas ao seu redor;

• Aprendizagem com os próprios erros.

Muitos empreendedores começam um negócio porque passam por uma ne- cessidade, seja por falta de dinheiro ou por estar passando por um momento de crise e, acabam agindo impulsivamente, sem fazer um planejamento ade- quado. É por um desses motivos que a taxa de ‘mortalidade’ das empresas aumenta. Também, às vezes aparecem oportunidades valiosas que, depen- dendo do modo que ela for vista, pode ser um sucesso se bem administrada e conduzida ou, pelo contrário, vai se tornar um fracasso.

Resumo

Nessa aula você conheceu um pouco acerca das características mais comuns do empreendedor. Assim como já enfatizamos em tópicos anteriores, um indivíduo não necessariamente nasce um empreendedor, mas ele também pode se tornar um a partir da sua vontade, bem como da busca de instrução. Com certeza até você deve estar se identificando como sendo um empre- endedor, a partir do reconhecimento de algumas características explicitadas que o formam.

Também aqui foram elencados alguns tipos de empreendedores e mais uma vez você percebeu que empreender não significa somente abrir um negócio, ser o dono de uma empresa, mas também trabalhar em um projeto social,

e-Tec Brasil

por exemplo. Sendo assim, você pode identificar inúmeros empreendedores à sua volta. Basta parar e observar.

No próximo tópico vamos enfocar a importância do empreendedor para a geração de negócios. Comece já a imaginar qual a sua importância para o negócio da sua empresa, ou para o seu projeto ou para a sua atividade. Re- flita, observe e depois resolva as questões a seguir.

Atividades de aprendizagem

1. Agora que você já conheceu algumas características de um empreen-

No documento Empreendedorismo (páginas 53-56)