• Nenhum resultado encontrado

4. RESULTADOS e DISCUSSÃO

4.2. Descrição das Empresas Fornecedoras Entrevistadas

4.2.1. Perfil do Fornecedor – FO1

Empresa constituída nos idos do Brasil Colônia, sendo que em 1789 foi oficializada e passou atuar não somente junto à Portugal, mas expandiu sua atuação para o interior do Brasil, com ramo de atuação na interação pessoal e empresariais por meio de mecanismos de comunicação. Em 20 de março de 1969, a fim de se adaptar às necessidades de desenvolvimento ocorrido no setor de comunicação, a sua atuação e vinculação foram reorganizados, o que permanece até o presente.

Ao longo dos anos tem adequado as suas atividades e desenvolvido produtos e serviços, a fim de garantir a contínua melhoria das relações pessoais e empresariais a partir de valores como: satisfação dos clientes; respeito aos empregados; ética nos relacionamentos; competência profissional; compromisso com as diretrizes governamentais; responsabilidade social e excelência empresarial.

A sua estrutura organizacional é constituída de um conselho fiscal e um conselho administrativo, diretoria, presidência e seis diretorias. As diretorias são replicadas regionalmente. A seguir, no Quadro 12, o perfil do FO1.

Descrição Dados Quantidade de empregados 107.836

Escolaridade média dos empregados Segundo grau Responsabilidade social corporativa

incorporada à gestão estratégica?

Sim

Promove ações estratégicas de assistência social?

Continuação do Quadro 12

Tem balanço social publicado? Sim Adota gestão participativa? Sim

Tem código de ética? Sim

Estímulo ao desenvolvimento de seus fornecedores?

Não

Quadro 12: Perfil da Empresa Fornecedora FO1. Fonte: Balanço Social FO1 (2004).

Trata-se de organização com a qual a Caixa mantém o tempo mais longo de relação comercial - 140 anos, haja vista as remessas de correspondências entregues pelo FO1, porém, os registros do SIGES são de 1993.

AÇÕES JUNTO AO PÚBLICO INTERNO (EMPREGADOS)

O investimento nos empregados é incorporado como ação de responsabilidade social corporativa, uma vez que são considerados um stakeholder (público interno), sendo que em 2004 foram realizadas as ações relacionadas a seguir, conforme destaca o Balanço Social de FO1 (2004). A fim de se compreender os resultados em percentuais obtidos na Tabela 2, torna-se necessário destacar que a folha de pagamento bruta (FPB) de FO1, em 2004, correspondeu a R$3.379.180 mil.

Tabela 2: Ações junto ao público interno do fornecedor FO1.

AÇÕES INVESTIMENTO – R$ (mil) % sobre a Folha de Pagamento

Bruta (FPB)

Encargos sociais compulsórios. 695.978 21%

Previdência privada. 136.964 4%

Atendimento médico-hospitalar de empregados, dependentes e aposentados, totalizando 350 mil pessoas seguradas.

274.880 8%

Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional além de 64 mil exames (admissional, de retorno ao trabalho, mudança de função, demissional e periódico).

4.681 0%

Alimentação para os empregados. 428.991 13%

Atividades culturais internas. 711 0%

Programa de reembolso-creche, sendo 3.160 mães beneficiadas.

o Programa destinado aos filhos portadores de deficiência, alcançando 735 crianças.

(Continuação da Tabela 2)

Preparação dos profissionais para a aposentadoria por meio do Programa Nova Etapa de Vida:

o Média de 10 participações por empregado nos treinamentos realizados, inclusive com concessão de bolsas de estudo parciais para os cursos de idiomas, graduação e pós-graduação.

o Programa de Incentivo Escolar a fim de estimular a conclusão do ensino médio. Nos 09 anos do programa a redução de profissionais sem o segundo grau foi de 26%, restando 11% sem essa condição.

684 1%

Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) para 92.427 empregados.

22.708 1%

Fonte: Balanço Social FO1 (2004).

Nos dados acima se observa que nas atividades destinadas ao público interno do FO1 predominam os investimentos no recolhimento dos encargos sociais compulsórios, uma vez que são determinados pela legislação que rege as relações trabalhistas e, portanto, têm o caráter de obrigatoriedade. Além disso, evidenciam a natureza dos investimentos que a empresa FO1 tem realizado nas ações destinadas ao seu público interno, sendo possível identificar a implementação efetiva em atividades caracterizadas como de responsabilidade social corporativa.

AÇÕES JUNTO À COMUNIDADE

O FO1 dá apoio à cultura por meio de patrocínios, sendo que em 2004 foram aprovados 127 projetos, o que correspondeu a 6% sobre a FPB.

Além disso, em 2004 investiu 45 da FPB em patrocínio de esportes brasileiro por meio da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, à Confederação Brasileira de Futsal e ao estímulo de Corrida de Rua.

AÇÕES DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Adoção de ações voltadas para a preservação do meio ambiente por meio de utilização de veículos elétricos, controle de emissão de gases poluentes pelos veículos, descarte

ecologicamente correto de baterias de no-break, lâmpadas fluorescentes e pneus, tratamento de óleo lubrificante substituído, coleta seletiva de lixo e campanhas de economia de recursos naturais e de conscientização ambiental.

Nos documentos analisados e nas informações obtidas por meio das entrevistas, pode- se identificar que esse fornecedor não utiliza mão-de-obra infantil, nem tampouco tem envolvimento com prostituição ou exploração sexual de criança ou adolescente, inclusive realiza atividades destinadas à inserção de adolescentes no mercado de trabalho.

Vale lembrar que o cenário histórico brasileiro de exploração de mão-de-obra infantil e sexual de criança e adolescente estimulam as organizações a contemplarem ações voltadas para inibir esse tipo de problema social.

No que diz respeito aos seus fornecedores, a seleção pauta-se em padrões éticos e de responsabilidade sócio-ambiental, em que pese os aspectos legais que está sujeita. Para o FO1 a ética é considerado um pressuposto fundamental a nortear as suas atividades e de seus empregados no ambiente organizacional, o que se coaduna com o defendido por Borger (2001), Carroll (1979), Melo Neto e Froes (2001), Srour (2003), Veloso (2005), Wood (1991) como sendo um dos fundamentos de uma organização socialmente responsável. Inclusive esse fornecedor tem um código de ética, disseminado na organização, e que norteia as relações internas.

As ações desenvolvidas pelo fornecedor FO1 estão direcionadas para os seus stakeholders e a adoção de balanço social tem por finalidade divulgá-las, tanto interna quanto externamente à organização, possibilitando a disseminação dessas ações. Esse é um dos aspectos ressaltados por Ashley (2005a), que destaca a adoção do vetor comunicação e conhecimento como forma de levar à aprendizagem coletiva e ao estabelecimento de relações pautadas na confiabilidade.