• Nenhum resultado encontrado

4 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: EVOLUÇÃO HISTÓRICA E ALGUNS

8.1 Perfil sócio demográfico e ocupacional: abordagens quantitativa e qualitativa

8.1.1 Perfil sócio demográfico e ocupacional – abordagem quantitativa

Tabela 1- Características sócio demográficas e ocupacionais dos trabalhadores técnico-administrativos em educação de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (abordagem quantitativa) – Idade e tempo de serviço na instituição e no cargo (n=166).

Características sócio demográficas e ocupacionais

Média Desvio padrão

Idade (em anos) 38 9,4

Tempo de serviço no Instituto Federal (em anos)

6,8 6,7

Tempo de serviço no cargo atual (em anos)

5,4 5,3

Fonte: Elaborado pela autora.

Constatou-se que a média de idade dos questionados foi de 38 anos, a média de tempo de serviço no Instituto Federal pesquisado foi de 6,8 anos e a média de tempo de serviço no cargo atual dos pesquisados foi de 5,4 anos.

Gráfico 1 - Características sócio demográficas e ocupacionais dos trabalhadores técnico-administrativos em educação de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (abordagem quantitativa) – Sexo (n=166).

Gráfico 2 - Características sócio demográficas e ocupacionais dos trabalhadores técnico-administrativos em educação de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (abordagem quantitativa) – Estado civil (n=166).

Fonte: Elaborado pela autora.

Gráfico 3 - Características sócio demográficas e ocupacionais dos trabalhadores técnico-administrativos em educação de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (abordagem quantitativa) – Escolaridade (n=166).

Gráfico 4 - Características sócio demográficas e ocupacionais dos trabalhadores técnico-administrativos em educação de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (abordagem quantitativa) – Ocorrência de problema físico, psicológico e/ou social causado pelo trabalho do TAE, no último ano (n=166).

Fonte: Elaborado pela autora.

Obteve-se que 51,8% dos participantes eram do sexo feminino, 47% eram casados e 39, 2% possuíam pós-graduação (Lato Sensu) completa.

Na questão sobre a ocorrência de problema físico, psicológico e/ou social causado pelo trabalho do trabalhador Técnico-administrativo em Educação, no último ano, 77,1% responderam “não” e 22,9% (38 participantes) responderam “sim”. Destes, 2 questionados não informaram quais problemas apresentaram. Dos participantes que forneceram essa informação, os problemas citados foram:

Quadro 6 - Características sócio demográficas e ocupacionais dos trabalhadores técnico-administrativos em educação de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (abordagem quantitativa) – Problemas físico, psicológicos e/ou sociais causado pelo trabalho do TAE, no último ano (n=36).

Problemas físicos

- Problemas no ombro (tendinite) (1). - Problema na coluna cervical (1).

- Gastrite crônica e outros problemas estomacais (1). - Problemas físico com o joelho, tornozelo e braço (1). - Pressão alta (1).

- Doença de tenista (epicondilite lateral) (1).

- Dores musculares causadas por esforço, postura e tensão (1). - Hérnia de disco na coluna por pegar peso (1).

- Labirintite e problemas de coluna (1). Problemas

psicológicos

- Ansiedade (3). - Depressão (1).

- Ansiedade e depressão (3).

- Estresse (1).

- Estresse, desmotivação e ansiedade (1).

- Estresse e irritação por excesso de serviço demandado (1).

- Estresse e Burnout causados pela função anterior, que motivaram mudança de setor (1).

Problemas Sociais

- “Em tese, foi um problema social. Ao meu ver, faltou profissionalismo da chefia” (1).

- “Houve um desentendimento com um colega de trabalho do Setor, no período em que eu tinha um cargo de chefia. Pelo que percebo, há uma grande dificuldade em se exercer cargos ou funções de gestão no serviço público, os servidores não conseguem separar questões profissionais, levando qualquer observação ou sugestão para o lado pessoal. Em alguns momentos percebo que a legislação trabalhista do serviço público federal se contradiz, no sentido de que os servidores acreditam que após o período probatório estão isentos de qualquer possibilidade de sofrerem alguma sansão ou de serem demitidos. Têm dificuldade em acatar sugestões no sentido dos horários de trabalho e período de férias, conforme a demanda do trabalho ou da sua função específica, por exemplo, dentre outros. Percebo que algumas funções cujos servidores são únicos, prejudica o atendimento ao público; por exemplo: enfermeira, intérprete de Libras e assistentes de alunos (pelo tamanho do Campus e quantidade de discentes, seriam necessários pelo menos dois de manhã e dois à noite). Enfim, senti muitas dificuldades e criei muitas inimizades após ter exercido um cargo de chefia. Acredito que não tenha perfil; tanto é que saí do cargo e não mais pretendo assumir nenhum outro. Minha sugestão é que talvez pudessem ser oferecidos cursos (obrigatórios) pra quem se disponibilizasse a exercer cargos de gestão, Cursos de relações interpessoais, trabalho em equipe e outros poderia surtir algum efeito. Só gostaria de salientar que o meu relacionamento com os demais colegas do setor ficou abalado; percebo que os colegas me enxergam como alguém que os delatou e que continua os delatando, mesmo após a saída do cargo. E por se tratar de uma equipe muito grande de servidores e muito importante para o Campus, visto que lida diretamente com os estudantes, responsáveis e docentes, essa situação acaba prejudicando o bom andamento do trabalho de todos” (1).

Problemas físicos + psicológicos

+ sociais

- Ansiedade, depressão, insônia, estresse crônico, gastrite e esofagite (1). - Problemas psicológicos e coluna (1).

- Estresse, ansiedade, irritabilidade e adoecimento como gripes e faringites mais frequentes (1).

- Transtorno de ansiedade e dificuldades nos relacionamentos familiares devido às demandas de trabalho (1).

- Ansiedade e dor no nervo ciático (1).

- Físico: radiculopatia e psicológico: estresse (1). - Insônia, estresse e perda de memória recente (1).

- Estresse, dores de cabeça acentuada, dores nos ombros e angústia ao chegar ao local de trabalho (1).

- Estresse, cansaço mental, sobrecarga de trabalho e conflitos de ações e decisões no trabalho (1).

- “Apesar de não terem aparecido no último ano, desde que entrei aqui passei a ter várias doenças como depressão, hipotireoidismo, pressão alta, entre outras. Hoje não tenho mais aquele entusiasmo do início. E, isso me faz

sentir mal” (1).

- Desânimo e desmotivação em realizar seus serviços (1). - Dependência química (1).

- “Não exatamente no último ano, mas ao longo dos anos em que estou exercendo a função de padeiro, por ser no período noturno, (madrugada). percebo que de uns anos pra cá tenho tido muita dificuldade de atenção e concentração, tenho dificuldades de lembrar de acontecimentos do passado - acho que perdi um pouco a memória e minha vida social quase não existe participo de algumas reuniões sociais mas com grande sacrifício com relação ao período que tenho para repousar” (1).

Fonte: Elaborado pela autora.

Em relação à questão sobre o cargo atual, 50,6% dos participantes informaram os seus cargos, os quais encontram-se no quadro abaixo:

Quadro 7 – Características sócio demográficas e ocupacionais dos trabalhadores técnico-administrativos em educação de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (abordagem quantitativa) – Cargo atual (n= 84)

Cargos do setor de ensino Cargos do setor administrativo Cargos de gestão - Técnico de Laboratório (6) - Bibliotecário- Documentalista (5) - Pedagogo (4) - Técnico em Assuntos Educacionais (5) - Assistente Social (3) - Auxiliar de Biblioteca (3) - Assistente de Alunos (3) - Tradutor e Interprete de Libras (2) - Técnico de Enfermagem (1) - Engenheira Química (1) - Nutricionista (1) - Cozinheiro (1) - Psicólogo (1) - Enfermeiro (1) - Técnico em Agropecuária (1) - Assistente em Administração (14) - Contador (3) - Técnico de Tecnologia da Informação (3) - Administrador (3) - Analista de Tecnologia da Informação (2) - Auditor (2) - Engenheiro de Segurança do Trabalho (1) - Ouvidoria (1) - Auxiliar em Administração (1) - Jornalista (1) - Vigilante (1) - Programador visual (1) - Revisora de textos e Coordenadora de - Publicações Técnico-Científicas (1) - Coordenador de Compras e Licitações (2) - Diretor de Administração (2) - Coordenação de Laboratório de Solos (1) - Coordenadora de extensão (1) - Coordenadora do setor financeiro (1)

- Gerente de Gestão de Pessoas (1) - Responsável Técnico de Viveiro Florestal (1) - Coordenadora Geral de Administração e Finanças (1) - Coordenação de ensino (1) - Chefe do Setor de Preparo e Transformação de Alimentos (1)