• Nenhum resultado encontrado

Personagens coadjuvantes

PARTE II: “ Agora Não ” – Análise do Argumento Cinematográfico

2.2. Personagens coadjuvantes

Inês Santos

Namorada de Hugo, trabalha numa câmara municipal e está permanentemente insatisfeita com as suas condições de vida. Tem consciência da fragilidade do namorado e irritam-lhe as pessoas que se aproveitam disso, achando ser a única que tem o direito de o fazer. Irascível e narcisista, vive uma relação de grande desequilíbrio com Hugo, marcada por constantes discussões em que o agride física e psicologicamente.

Marta Silva

Amiga e colega de trabalho de Hugo no contact center, tem consciência dos problemas da vida do amigo, estando disponível para o ajudar no que for necessário. Indignada com algumas situações que Hugo é alvo, tenta abrir-lhe os olhos e impulsioná-lo a fazer algo.

Célia Machado

Mulher simples de 51 anos, provém de um bairro de operários fabris. Mãe de Hugo, lamenta não ter tido possibilidades de garantir um futuro melhor para o filho, a quem muito deve a ajuda na criação da filha mais nova.

João Machado

Nascido e criado no bairro operário, sempre teve uma vida dura emergiu na sua personalidade austera. Incomoda-o a ideia que tem de que o seu filho, Hugo, é lerdo e “banana” da sua namorada.

51 Guilherme Vilar

Provém de uma família de elite da linha de Cascais que já faliu há anos, contudo os seus bolsos permanecem cheios devido ao negócio que administra de agenciamento de acompanhantes de luxo a executivos de topo, entre eles Pedro Borges de Castro.

Proxeneta de Isabel, conheceu-a quando esta tinha 21 anos, vislumbrando nela uma excelente oportunidade de ganhar muito dinheiro ao agenciá-la. Anos depois, tem nela uma das suas mulheres mais experientes em quem deposita a maior confiança e expectativas.

Catarina Mendes

Recém-formada em Línguas e Relações Internacionais, entrou para o mundo da prostituição por um misto de falta de alternativas e aliciamento pelo dinheiro que nele pode ganhar. Na verdade, quer mesmo arranjar emprego na sua área, mas não tem a sua missão facilitada devido à actual conjuntura do país.

Melhor amiga de Isabel, conta com a ajuda dos seus conselhos experientes que lhe ajudam a sobreviver na dureza do ramo.

Júlio Monteiro

Pai de Isabel, não a vê desde que a mulher faleceu. Culpabiliza a filha pelo abandono que sente. Solitário, passa os dias num jardim público com outros homens sexagenários e septuagenários a jogar cartas e jogos de tabuleiro.

Sílvia Borges de Castro

Esposa de Pedro, casou-se consigo encantada com a sua inteligência e traquejo para os negócios. Nos dias de hoje tem a sua vida infernizada por Pedro que a ridiculariza pelo seu trabalho de cerimonialista. Economicamente não precisa trabalhar, mas fá-lo por prazer e por necessidade de sentir-se útil na sociedade.

Infeliz com o seu casamento que é apenas de aparências, apenas o sustenta pela necessidade de estabilidade que precisa na sua vida social e profissional.

Ricardo Borges de Castro

Jovem de 33 anos, prima pela correcção e honestidade quer na sua vida quer como director do departamento jurídico no grupo hoteleiro da sua família. A integridade é causadora de um antagonismo com o seu pai, movido pelo desejo de lucro desenfreado.

52 Consciente dos preconceitos do pai, e temeroso do que este pode fazer se descobrir a sua orientação sexual, vive em segredo uma relação com Leonardo.

Leonardo Reis

Recepcionista num dos hotéis do grupo Borges de Castro, mantém uma relação com o filho do patrão.

Salvador Guerra

Casado com Sofia para desventura de Virgínia, a sua aparência polida, cordial e sociável ludibria quem não vê a sua grande ambição.

Director financeiro do grupo Borges de Castro, é o principal bajulador do patrão que, pela concordância e apoio aos seus planos, conseguiu a proeza de conquistar a sua confiança.

Sofia Bacelar Guerra

Filha de Virgínia, bibelot que não faz mais nada na vida para além de gastar o tempo entre as compras e as festas de alta sociedade, é o oposto da mãe. Embora tenha estudado até à faculdade optou por não trabalhar para viver os prazeres da vida amplamente.

Casada com Salvador, tem nele um parceiro que lhe anui todas as suas vontades enviesando a tomada de uma perspectiva edificante da vida.

Nuno Mendonça

Aos 28 anos é um dos mais jovens elementos do quadro docente da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, como assistente de Virgínia, a quem assegura as aulas práticas das suas disciplinas.

Brilhante na forma como conceptualiza as questões, o mérito que tem como académico é proporcional às suas qualidades humanas, tendo um grande respeito por Virgínia, a quem considera ser sua mentora.

Conceição Machado

Da mesma idade que Virgínia, Conceição é sua empregada doméstica desde que a patroa se casou. É responsável pelas tarefas da lida doméstica enquanto Virgínia está

53 fora de casa. Mais do que empregada, Conceição é a pessoa que mais apoia e melhor conhece Virgínia.

Clara Antunes

Discreta e eficiente, é a secretária de Pedro Borges de Castro. Ciente da responsabilidade do seu cargo, executa pronta e inquestionavelmente as ordens do patrão.

54 Capítulo 3 – O Conflito

Nos quatro enredos desta narrativa, os seus protagonistas debatem-se com uma série de conflitos de ordem interna e externa, que foram criados com o objectivo de trazer força dramática e interesse para a história apresentada. Ora, notemos que os conflitos vividos pelas personagens principais são em:

 Hugo – decorrentes de natureza profissional – trabalha numa profissão que não lhe é aprazível, nem sente ter condições de trabalho que o motivem – , doméstica – vive uma relação problemática com Inês, na qual é vítima de diversas formas de agressão. Embora o último conflito seja externo, ele é provocado por um conflito interno de Hugo, que embora não queira anuir as atitudes da namorada deixa a fragilidade da sua personalidade levar a melhor;

 Isabel – de origem profissional – o diagnóstico de cancro da mama impede-lhe de continuar a trabalhar, perdendo assim o seu mecanismo de subsistência –, familiar – a opção pela sua profissão, e sequente afastamento da família, culminou na hostilidade que sente por parte do pai. Esses dois conflitos externos originam um conflito interno, em que ciente da sua falta de lastro questiona a razão para estar na vida;

 Pedro – essencialmente de índole familiar, ao originar atitudes que antagonizam a esposa e o filho, por estes não viverem de acordo com as suas vontades e os padrões vigentes na sua mundividência. Após o desfalque, é levantado um confronto que vive consigo mesmo, no qual, ao pode adoptar uma postura humana e resiliente sem a superioridade que sentia ter até então, ou manter o seu despotismo;

 Virgínia – de ordem principalmente interna, vive a lancinante sensação de tornar-se uma pessoa incapaz de continuar a fazer o seu trabalho, com o mesmo brio, vigor e lucidez. Ademais, de forma externa, vive um confronto com a filha que, rejeitando a possibilidade de tomar um rumo construtivo para a sua vida, quer aproveitar-se da fragilidade da mãe para tirar vantagens.

55 Com estes conflitos, procurei conferir credibilidade ao universo do filme, correlacionando de forma verosímil os temas tratados pelas personagens e os conflitos por elas vividos.

56 Capítulo 4 – A Estrutura

Documentos relacionados