• Nenhum resultado encontrado

PESQUISA DE CAMPO

No documento Luana Moreno Medeiros Bazoli (páginas 39-65)

Como foi indicado no capítulo anterior apresento a seguir os dados colhidos á partir de questionários propostos para gestores, professores e pais.

A forma encontrada para a apresentação dos dados é a de dois quadros em que numa estão descritos os dados obtidos dos sujeitos gestor/ professor e na outra os dados obtidos dos sujeitos pais.

Após apresentá-los farei uma análise inicial, visando obter subsídios para o plano de intervenção que consiste a construção de uma escola cidadã.

1.Apresentação dos dados.

Quadro 1: Respostas ás questões abertas para Gestores e Professores.

Questões /

Sujeito 1. Qual o seu conceito sobre Cidadania?

Sujeito 1 (professor)

Cidadania é uma condição que o ser humano conquistou ao longo do tempo. Condição esta de estar inserido em uma sociedade e em seu contexto social, podendo ou não atuar e participar do desenvolvimento desta.

Sujeito 2 (professor) Ser cidadão é ser honesto, é ter garra de querer vencer e combater a desigualdade, estar em meio à sociedade, fazer valer de seus direitos e deveres. O cidadão tem de ser consciente das suas responsabilidades enquanto parte integrante de um grande e complexo que é a coletividade, a nação, o Estado, para cujo bom funcionamento todos têm que dar sua parcela de contribuição. Somente assim se chega ao objetivo final, coletivo: a justiça em seu sentido mais amplo, ou seja, o bem comum.

Sujeito 3 (gestor) Cidadania é onde o cidadão tem

conhecimento sobre seus direitos e visa exercê-los, respeitar o outro, saber conviver com o outro etc.

Continuação do Quadro 1

Sujeito 4 (gestor) Cidadania é o direito das pessoas em participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Uma pessoa que não tem cidadania está marginalizada, ou seja, é uma pessoa excluída da vida social, portanto, não toma decisões, ficando inferiorizada no grupo social.

Todos nós devemos construir novas relações, e temos que ter consciência de nossos atos, tanto na vida social como pública.

No nosso convívio do dia a dia estamos exercitando a nossa cidadania, através de relações e atitudes que estabelecemos com as outras pessoas e com o nosso ambiente. Temos que ser solidários, democráticos, essa é uma tarefa que não tem fim, pois sempre estaremos buscando, descobrindo, criando e tomando consciência mais ampla de nossos direitos.

Continuação do Quadro 1.

Questões/

Sujeito 2. Qual o seu conceito sobre a Gestão

Democrática?

Sujeito 1 (professor)

Pode ser entendido como uma gestão onde conta-se com o apoio, opinião e participação de pessoas que estejam direta ou indiretamente ligadas a uma instituição social ou sociedade.

Sujeito 2 (professor) Existem alguns principios para Gestão

Democrática: Descentralização: A

administração, as decisões, as ações devem ser elaboradas e executadas de forma não hierarquizada.

Participação: Todos os envolvidos no cotidiano escolar devem participar da gestão. Transparência: Qualquer decisão e ação tomada ou implantada tem que ser de conhecimento de todos

Sujeito 3 (gestor) Que todos devem exercer e fazer aquilo que é melhor para a coletividade.

Sujeito 4 (gestor) A gestão democrática nada mais é do que a participação ativa de todos os envolvidos no dia a dia da escola.

Devem participar da gestão os diretores, professores, estudantes, funcionários, pais e responsáveis.

As pessoas discutem, deliberam e planejam e solucionam os problemas, encaminham, acompanham, controlam e avaliam todo o conjunto de ações tomadas.

Continuação do Quadro 1

Questões /

Sujeito 3.Aonde o âmbito de Gestão Democrática,

pode estar vinculado com a prática de cidadania na escola?

Sujeito 1 (professor) Tendo em vista a participação de todos nas decisões como na formulação de políticas educacionais; no planejamento; na tomada de decisões; na definição do uso de recursos e necessidades de investimento; nos momentos de avaliação da escola e da política educacional. Enfim, a atuação efetiva dos alunos em questões de gestão da escola. Sujeito 2 (professor) A Gestão Democrática é formada por alguns

componentes básicos: Constituição do Conselho escolar; Elaboração do Projeto Político Pedagógico de maneira coletiva e participativa; definição e fiscalização da verba da escola pela comunidade escolar; divulgação e transparência na prestação de contas; avaliação institucional da escola, professores, dirigentes, estudantes, equipe técnica; eleição direta para diretor(a);

Sujeito 3 (gestor) Trabalhar com projetos que influenciem a criança a pensar no grupo, na coletividade e não ser tão individualizada, de uma forma que todos possam dar sua opinião.

Sujeito 4 (gestor) A palavra de ordem atual passou a ser comunidade.

O Plano político Pedagógico deve ser elaborado através de construção coletiva e que além da formação deve haver o fortalecimento do conselho escolar.

Resgatar os valores de auto-estima; reforçar os laços familiares, favorecer melhoras na qualidade de vida

Continuação do Quadro 1

Questões /

Sujeito 4.Qual a importância dos atores da escola

(funcionários, professores, gestores, alunos, pais e comunidade) participarem ativamente da proposta da escola pela ação em relação á cidadania, na sua opinião?

Sujeito 1 (professor)

Uma questão muito importante é a participação. Participação esta que vai do planejamento da escola, execução e avaliação, ou a participação em que pudesse apenas convidar a comunidade para eventos ou para contribuir na manutenção e conservação do espaço físico. Também desta maneira atuante que estarão exercendo sua cidadania dentro da escola. Sujeito 2 (professor) Um dos maiores desafios da vida é descobrir

como viver com responsabilidade e respeito aos outros. Ou seja, com cidadania. Com isso a participação dos atores da escola é suma importância.

Sujeito 3 (gestor) É muito importante que todos os membros da escola estejam participando do trabalho, ajudando na execução do mesmo.

Continuação do Quadro 1.

Sujeito 4 (gestor) É de suma importância que todos os envolvidos na escola tenham uma participação ativa. A gestão democrática é um processo que implica mudanças no ambiente escolar, tem que ser um trabalho associativo e cooperativo em tomadas de decisões, sendo que o resultado de todo esse esforço e dedicação resultará num ensino de qualidade.

O conselho será a voz e o voto dos diferentes atores da escola. Assim o conselho será um instrumento de tradução dos anseios da comunidade. Essa participação colabora, de fato, para a formação cidadã, dos diferentes aprendizados dos seus participantes, favorecendo assim a integração entre eles.

Continuação do Quadro 1.

Questões/

Sujeito 5. Como trabalhar a cidadania na educação

infantil?

Sujeito 1 (professor)

Desde bem pequenos as crianças aprendem a observar a postura e atitude do outro, seja um amigo, professor, pai, mãe. São nessas atitudes cotidianas que as crianças se espelham para formar sua estrutura social. Tendo isso como base, acredito que desde a Educação Infantil podemos pensar em um trabalho com cidadania, mas que isto seria um trabalho completamente ligado à rotina das crianças. Diariamente convidando as crianças a participarem do desenrolar da rotina, na escolha de um livro, de uma brincadeira, do cuidado e organização com o espaço e o respeito com o próximo. Dessa maneira acredito que aos poucos vamos formando crianças pensantes e com autonomia para lá na frente se tornarem cidadãos atuantes dentro de uma sociedade.

Sujeito 2 (professor) É na educação infantil e nas primeiras séries do Ensino Fundamental que se constrói a relação de amor e/ou ódio entre as crianças e a escola. Trabalhos bem realizados nesta fase da educação dão aos educando a solidez e a confiança necessárias para que nas etapas posteriores se consolide, para cada um desses alunos, uma formação da melhor qualidade e cidadania.

Sujeito 3 (gestor) Saber respeitar o outro, conviver com aquele que é diferente dele, seja por sua cor, o estilo do cabelo, etc. isto pode ser feito através de histórias que mostrem as diferenças (menina bonita do laço de fita) etc.

Sujeito 4 (gestor) As crianças não devem estar excluídas do mundo em que vive, ainda mais, estar fora da cultura na qual está inserida.

A escola é o primeiro meio social que um ser convive, portanto, devem fazer parte deste espaço de conhecimento, priorizando sempre o respeito, a educação e a honestidade.

É importante o conceito de família. Percebo que é algo que está se perdendo e temos que resgatar, pois é à base de tudo. A criança precisa sentir-se amada e segura.

Temos que exercer a cidadania na educação infantil para construir um espaço próprio, e assim estarem competentes para assumir responsabilidades na estrutura do estado.

Quadro 2: Respostas ás questões abertas para pais:

Questões/ Sujeito

1.Qual o seu conceito sobre Cidadania?

Sujeito 1 (escola particular) É o que todos as pessoas jovens e adultos deveriam aprender desde de seu primeiro ano na escola e ter consciência de seus atos Sujeito 2 (escola pública) Cidadania são os direitos e deveres que você

tem que exercer na cidade, bairro ou país em que vive, respeitando leis.

Questões/ Sujeito

2. Você acha que a escola do seu filho o prepara para ser um cidadão?

Sujeito 1 (escola particular) Sim.

Sujeito 2 (escola pública) A escola do meu filho contribui para que ele possa ser um cidadão, pois mais importante que a escola é a educação que os pais dão em casa.

Questões/ Sujeito

3. Você acha importante trabalhar com a educação infantil os valores e a importância da sociedade em que vivem?

Sujeito 1 (escola particular Muito importante, para mim é a base de qualquer educação.

Sujeito 2 (escola pública) Sim, o valor que é dado na sociedade é importante para vivermos em uma sociedade honesta.

Continuação do Quadro 2.

Questões/ Sujeito

4.Você estar á par dos acontecimentos e participa do cotidiano da escola do seu filho?Comente:

Sujeito 1 (escola particular Sim, atividades como coleta de lixo reciclável e conscientização.

Sujeito 2 (escola pública) Sim, e eu incentivo o meu filho a participar.

Questões/ Sujeito

5.O que o incentiva a participar ou não das atividades propostas pela escola?

Sujeito 1 (escola particular Principalmente atividades que envolvam a família e amigos.

Sujeito 2 (escola pública) A melhoria da escola de meu filho, acho que participando das atividades, poderei ter um pouco mais de acesso.

2. Análise dos Quadros.

2.1.Professores/ Gestores

Posso analisar as respostas como um grande auxilio para o plano de intervenção que é a construção da Escola de Educação Infantil Mundinho Cidadão.

Observei nas respostas que a maioria de professores e gestores estão ligados aos acontecimentos do mundo globalizado e estão dispostos a transformar seus alunos, incentivando a prática da cidadania. Todos acham fundamental o incentivo desta e promovem isso na educação.

Todos os sujeitos que responderam o questionário de perguntas abertas souberam falar com clareza sobre cidadania e gestão democrática e me trouxeram mais subsídios para o Projeto da escola cidadã que tenho em vista construir.

Ressalto uma resposta que me incentivou a continuar esse caminho: Ser cidadão é ser honesto, é ter garra de querer vencer e combater a desigualdade, estar em meio à sociedade, fazer valer de seus direitos e deveres. O cidadão tem de ser consciente das suas responsabilidades enquanto parte integrante de um grande e complexo que é a coletividade, a nação, o Estado, para cujo bom funcionamento todos têm que dar sua parcela de contribuição. Somente assim se chega ao objetivo final, coletivo: a justiça em seu sentido mais amplo, ou seja, o bem comum.

Pois é nesse sentido que vejo uma escola cidadã, uma escola que visa buscar tolerância e outros valores importantes para o bem comum.

2.2 Pais

Foi fundamental a participação dos pais nesse questionário, pois são eles os maiores interessados na educação de seus filhos, e crianças conscientes e criticas, com certeza, serão filhos e cidadãos que contribuem para a transformação do mundo.

Entrevistei pais de classes sociais muito diferentes, que tem seus filhos em escola pública e particular e as respostas foram às vezes diferentes.

Observei que para os pais, o que mais importa é que seu filho aprenda na escola “valores” e principalmente como contribuir para a transformação de seu meio, ou seja, como ajudar a mudar o mundo.

Observei também que na escola pública citada pelo sujeito que me respondeu as questões, a cidadania e a gestão democrática estão em defasagem, e que há muito a fazer ainda. Já na escola particular, há um trabalho mais especifico e intenso, para o incentivo da cidadania e que os pais tem muito mais acesso ao que acontece na escola.

As respostas dos pais me fizeram perceber que educar para a cidadania pode mudar vidas, pode propagar mais valores a quem não conhece e o mais importante, uma escola cidadã pode transformar o ambiente de quem pratica a cidadania, espalhando esta por todos os lugares.

3. Considerações gerais.

A análise das respostas do questionário aberto, tem como objetivo , subsídios para o plano de intervenção que consiste na construção da Escola de Educação Infantil Mundinho Cidadão.

Observei que os gestores e professores estão preparados para trabalhar com a cidadania, porém os pais não estão ligados ao que está acontecendo, não estão informados das mudanças e da importância da cidadania para a educação infantil, já que é primordial nos primeiros anos em contato com o mundo, saber e exercer seus direitos e deveres.

Observei que a formação dos gestores e professores está bem articulada com o tema, escolhi fazer essa pesquisa com esses sujeitos, porque acredito que eles são os maiores articuladores e incentivadores da cidadania na escola, o gestor pela democracia e autonomia que deve dar a todos os atores presentes na escola e o professor por ser a bússola que orienta o caminho para chegar na cidadania plena. Para os pais porque são os maiores interessados que seus filhos tenham uma educação que incentiva a pratica da cidadania.

Os pais estão em defasagem, acho que falta mais participação na escola e na vida escolar de seus filhos, e também mais informação para uma melhoria na educação para a cidadania na escola onde seus filhos estudam.

Analisando esses dados concluo que a escola cidadã, é uma grande incentivadora para a conquista da cidadania e da gestão democrática, pois elas devem andar lado a lado para uma escola cidadã ser completa, cidadania plena só existe com democracia plena.

Por isso concluo de fato que é realizável, tanto quanto conveniente incentivar a cidadania na escola, e construir uma escola cidadã de educação infantil, para a conscientização de todos, fazendo assim um mundo melhor,

mais justo e mais solidário, mais igualitário e mais consciente em relação aos direitos e deveres dos seres humanos.

V. Plano de Intervenção

Neste Capítulo apresento o Projeto Pedagógico da Escola de Educação Infantil Mundinho Cidadão e aspectos relevantes para a sua realização.Vários deles na forma de esboços.

1. A seguir o logo da Escola de Educação Infantil Mundinho Cidadão que visa ser construída:

2. Projetos de trabalho

Idéias–chave de projetos a serem desenvolvidos junto com a coordenação pedagógica e os professores.

O que se pretende é que o aluno não sinta diferença entre a vida exterior e a vida escolar, por isso os projetos

devem ser próximos a vida

(HERNANDEZ,1998,p.67)

Horta cidadã

Consiste em desenvolver hortas comunitárias para atendimento das diversas comunidades, impulsionando a cidadania ambiental, doando o que for plantado para a comunidade e usando esses alimentos para a refeição das crianças. Também colocando a alimentação saudável, com ajuda de um nutricionista no cardápio dos alunos.

Dia da cidadania

Um dia por mês, arrecadar doações da comunidade escolar (como roupas, mantimentos, brinquedos) de pais, alunos, professores, vizinhos da escola, para doarmos para uma comunidade mais carente e necessitada.

Festas cidadãs (festa junina, dia da família, festa de natal, etc).

Consiste em realizar festas tradicionais da escola, mas também com o objetivo de ajudar ao próximo, recebendo doações de todos os tipos e entregando junto com os alunos para comunidades mais necessitadas.

Arte cidadã

É a arte de reciclar, integrando e investindo na cidadania ambiental, fazendo com que o aluno/ a criança, tenha zelo pelo seu mundo, colocando em pratica a educação ambiental.

Mundinho cidadão

Trabalhar os valores mais importantes, dando atenção às relações humanas, colocando em prática essas palavras chave.

As seis palavras mais importantes: eu admito que eu cometi um erro. As cinco palavras mais importantes: Você fez um bom trabalho. As quatro palavras mais importantes: Qual é a sua opinião? As três palavras mais importantes: Se você puder...

As duas palavras mais importantes: Muito obrigado. A palavra mais importante? Nós

A palavra menos importante: Eu

Transformando o aluno em um cidadão educado e tendo em vista o respeito ao próximo.

Mundo mais bonito

Tem como objetivo, falar e produzir o mundo a ser explorado, com visitas ao zoológico, a nascente de um rio e há lugares onde se vê a natureza do jeito que ela é, incentivando as crianças a cuidarem desse mundo onde a maioria delas, por morarem na cidade, desconhecem nos primeiros anos. E após as visitas alertar os alunos de como é importante cuidar da natureza, assim os incentivando a tratar melhor o seu planeta, colocando em pauta importantes temas como não desperdiçar água, não maltratar os animais, jogar o lixo no lixo, não desperdiçar energia, etc.

3.Proposta Pedagógica

I-Identificação da Escola e da Mantenedora

A escola de Educação Infantil Mundinho Cidadão S/C LTDA, localizada á Rua República do Líbano, XXX, bairro Jd. São Luís, Santana de Parnaíba, São Paulo, telefone XXXX - XX-XX, autorizada a funcionar por DRE e registrada no cartório X, sob n° XXXXXXXX livro A n° 01, encontra-se sob jurisdição da Delegacia Regional de Educação- DRE.

A Escola de Educação Infantil Mundinho Cidadão S/C LTDA, está registrada no CNPJ n° XXXXXXXXXXXXXXX, sob o n° XXXXXXXX do registro civil de pessoas jurídicas.

II- Diagnóstico prévio da clientela

A escola está situada em um bairro residencial de classe média alta, mas beirado á uma favela, cercado também por padarias e um hospital.

A clientela são crianças residentes do bairro, de classe media, classe media alta e crianças de baixa renda que receberão bolsas de estudo.

A Escola de Educação Infantil Mundinho Cidadão está situada em um bairro onde não há nenhuma outra escola de educação infantil particular, num raio de 6 km.

A escola atende crianças de 1 ano e meia á 6 anos, dentro de uma proposta diferenciada de ensino (concepção construtivista de ensino- aprendizagem baseada no principio de que, a criança interpreta a informação proveniente do meio através de esquemas e estruturas prévias, dando ênfase aos aspectos cognitivos, emocionais e sociais e tem como maior objetivo incentivar a cidadania e todos os valores em que nela compreendem.

Desejamos formar uma criança critica, desenvolvendo a cidadania e outros aspectos de crescimento com atividades lúdicas, fazendo com que desenvolvam suas competências a fim de constituir uma criança mais saudável, crítica e que aceita e respeita os valores da cidadania, como justiça e solidariedade.

Criaremos condições de a criança estar sempre presente no cotidiano de sua comunidade incentivando a solidariedade e a justiça, educando o aluno a visionar o mundo como ele deve ser e tratá-lo como ele deve ser tratado.

Para isso todas as salas terão 1 professora e 1 auxiliar de desenvolvimento infantil planejando e desenvolvendo projetos junto com os outros professores, gestores e coordenadores para a inter e transdisciplinaridade, abordando várias outras áreas como artes, matemática, linguagem, natureza e sociedade.

O agrupamento dos alunos será feito pela faixa etária e desenvolvimento do aluno:

• Maternal (1 ano e meio á 2 e meio) • Pré-escola I (3 anos)

• Pré-escola II (4 anos) • Pré-escola III (5 anos) • Pré Alfabetização (6 anos)

A divisão dos alunos pela faixa etária, serão em classes especiais e preparadas para os mesmos, tem como objetivo atender as crianças a partir dos interesses e necessidades especificas de cada fase. Porém existirão trocas entre crianças de diferentes idades para um maior envolvimento social entre os alunos.

Cada sala terá no máximo 15 alunos, e nas salas de Maternal e Pré Escola I, o número máximo será de 12 alunos.

Visando o Objetivo geral e os conteúdos indicados no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, para crianças de 1 ano e meio á 6 anos, a escola desenvolverá seu currículo por meio de projetos que serão feitos por todos os atores da escola.

A avaliação da aplicação ocorrerá sobre o desempenho do aluno nas diferentes experiências de aprendizagem, de um modo gradativo, levando em consideração os objetivos visados. Levaremos em conta as atitudes e as habilidades dentro da proposta de educação para a

cidadania e o desenvolvimento psíquico, motor, emocional e social da criança.

A avaliação será continua durante todos os meses e anos da criança na escola.

4. As classes

As classes estarão divididas por faixa etária, porém todos estarão relacionando-se uma com as outras.

As classes divididas têm como objetivo avaliar e observar as necessidades cognitivas e físicas das crianças, porém é importante ressaltar de que em outras oportunidades, como a hora do lanche, na sala de artes, na hora da leitura, da música, do esporte ou no parque eles estarão sempre misturados, para que a se conheçam melhor e coloquem em prática o que aprenderam

No documento Luana Moreno Medeiros Bazoli (páginas 39-65)

Documentos relacionados