• Nenhum resultado encontrado

Mapa 4 Litologia de Santos – SP

4 METODOLOGIA DA PESQUISA

4.2 PESQUISA DE CAMPO

A pesquisa de campo abrangeu trabalho de campo, observação participante e entrevistas. Na pesquisa qualitativa, a etapa do campo se entende, segundo Minayo (2010, p. 201), como “o recorte espacial que diz respeito à abrangência, em termos empíricos, do recorte teórico correspondente ao objeto da investigação”.

Foram realizadas duas visitas à sede da COMPDEC – Santos em julho de 2014 e abril de 2015, e um estágio de 30/11/2015 a 04/12/2015 que além da vivência, permitiu percorrer as áreas de risco nos morros delimitadas no Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) de Santos, acompanhar a preparação e o início da operação do PPDC e ir à Estação Total Robotizada (ETR), um projeto de monitoramento dos morros instalado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

A observação participante compreendeu uma forma de coleta de dados a partir da observação de como as pessoas se comportam em seu ambiente de trabalho (LIMA; ALMEIDA; LIMA, 1999). Adotou-se a modalidade em que a relação do pesquisador com o objeto de investigação limitou-se ao trabalho de campo, dessa forma “a participação ocorre da forma mais profunda possível, através da observação informal das rotinas cotidianas e da vivência de situações consideradas importantes” (LIMA; ALMEIDA; LIMA, 1999, p.132). Essa etapa também envolveu a ida a eventos governamentais relacionados à proteção e defesa civil entre 2013 e 2015 (Tabela 16).

Tabela 16 - Eventos relacionados à proteção e defesa civil

Nível Evento Organização Ano

Nacional II Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (32h) Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC)

Nov. 2014

Estadual

Seminário Construindo Cidades Resilientes (8h) CEDEC – SP e Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (CEPAM) Out. 2013 Oficina Regional para Redução de Riscos

(Operação Verão) – Região Metropolitana de São Paulo (8h)

Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEDEC – SP)

Nov. 2014 Oficina Preparatória para Operação Verão –

Região de Santos (17h) CEDEC - SP 2015 Out. Municipal 2ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil – cidade de São Paulo (8h) Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil

(COMPDEC) - São Paulo

Mar. 2014 Elaboração: a autora.

Para a realização das entrevistas, a definição da amostragem foi muito importante, pois ela deve refletir “a totalidade das múltiplas dimensões do objeto de estudo” (MINAYO, 2010, p. 197). As entrevistas, segundo Yin (2010), são fontes essenciais de informação e não somente um tipo de coleta de dados, em um estudo de caso.

A Defesa Civil, em âmbito Federal, Estadual, Regional e Municipal, possui parcerias com instituições de pesquisa e tecnológicas que fornecem apoio técnico-científico na gestão de risco e desastres naturais.

Na esfera federal, há o CEMADEN ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (CEPED-UFSC) ligado à Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC).

No Estado de São Paulo, há o Instituto Geológico (IG) ligado à Secretaria de Meio Ambiente (SMA); o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação; e o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade de São Paulo (CEPED-USP). Na Região da Baixada Santista e no Município de Santos, há parcerias com o IG e o IPT.

O IG através de parceria com a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEDEC – SP) e o IPT, desde 1989, colabora com a implantação do PPDC da Serra do Mar, que abrange oito municípios do litoral (na Baixada Santista – Santos, Cubatão, São Vicente e Guarujá, e no Litoral Norte – Caraguatatuba, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela).

O IPT possui parceria de longa data com o Estado de São Paulo nas ações de proteção e defesa civil, além da produção de material cartográfico como a Carta Geotécnica e a Carta de Suscetibilidade. O IPT desenvolveu a metodologia de classificação do grau de risco relacionados a escorregamentos utilizada no PMRR e também desenvolve exercícios simulados de desocupação em áreas de risco junto com o IG e as COMPDEC.

Entendida a importância dessas instituições e o recorte na gestão de risco de escorregamentos em Santos, as entrevistas buscaram compreender as articulações entre os entes federados, a operacionalização dos instrumentos legais, bem como seus pontos fortes e pontos a serem melhorados. Foram entrevistados especialistas em risco geológico do IG e IPT.

No que tange a COMPDEC – Santos, foram entrevistados os agentes de defesa civil. Buscou-se compreender a realidade da gestão de risco referente à aplicação dos instrumentos, recursos humanos e materiais e os principais desafios.

As entrevistas, caracterizadas como uma comunicação verbal e com propósitos bem definidos, permitiram captar dados objetivos e subjetivos, sendo estes relacionado aos valores, às atitudes e às opiniões dos sujeitos entrevistados (NETO, 1996). Optou-se por realizar a entrevista semiestruturada, a qual é composta por uma “série de perguntas abertas, feitas verbalmente em ordem prevista, mas na qual o entrevistador pode acrescentar perguntas de esclarecimento” (LAVILLE; DIONNE, 1999).

Ao todo foram realizadas 10 entrevistas (Tabela 17), uma gravada e nova anotadas no caderno de campo. As entrevistas e os registros fotográficos foram registrados, categorizados e codificados (CANNEL; KAHN, 1986) de acordo com a apropriação e operacionalização dos instrumentos legais e as críticas aos mesmos; respeitou-se o anonimato de todos os entrevistados. A visita à sede da COMPDEC - Santos possibilitou também registro do cotidiano dos agentes.

Tabela 17 – Relação de entrevistas realizadas Data

(mês/ano) Instituição Entrevistados Local Objetivo

03/2015 Instituto Geológico (IG) Pesquisador (Geólogo) São Paulo - SP Compreender as articulações entre os entes federados, a operacionalização dos instrumentos legais, seus pontos fortes e a serem melhorados 03/2015 Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)

Pesquisador (Geólogo) São Paulo - SP

07/2014 COMPDEC - Santos dois Agentes de Proteção e Defesa Civil (Geólogo) Santos - SP Compreender a realidade da gestão de risco referente à aplicação dos instrumentos, recursos humanos e materiais e os principais desafios. 04/2015 COMPDEC - Santos Agente de Proteção e Defesa Civil (Geólogo) Santos - SP

12/2015 Secretaria Municipal de Assistência Social Assistente social Santos - SP 12/2015 Secretaria Municipal de Meio Ambiente Técnico de Meio Ambiente Santos - SP 12/2015 COMPDEC - Santos três Agentes de Proteção e Defesa Civil (Operacional) Santos - SP