• Nenhum resultado encontrado

2.4 DESENVOLVIMENTO DEPRODUTO DE MODA

2.5.1 A pesquisa de moda

2.5.1.4 Pesquisa de tecnologia

A pesquisa tecnológica consiste em avaliar as novas tecnologias de produção, que compreendem maquinário e novos processos disponíveis para o setor, suas vantagens e seu funcionamento.

Ao elaborar o projeto de uma coleção, o designer ou estilista deve conseguir informações que ajudem a viabilizar a produção dos artigos do ponto de vista industrial, aspecto importante para os negócios, pois envolve custos e tempo. Segundo Rüthschilling (2009) “Os criadores atuais, para além de todo o processo criativo de desenvolvimento de coleções, têm também de estar alerta para a identificação e análise das mudanças tecnológicas, de forma a acompanhar e a tirar o maior partido desta inovação”.

É importante para o designer estar atualizado sobre as tecnologias disponíveis no setor, relação com maquinário e métodos, tipos de estamparia, tecidos diferenciados ou com

propriedades, beneficiamentos têxteis dentre outros itens, pois estes interferem diretamente na qualidade percebida do produto e possuem potencial de trazer viabilidade, valor e diferencial às coleções.

O conhecimento e o contato com maquinário e potencial de um fornecedor, pode ajudar o designer a desenvolver ideias em conjunto, podendo até mesmo trazer certa exclusividade sobre o artigo (TREPTOW, 2013). Algumas empresas, por exemplo, conseguem que fornecedores fechem pedidos de tecidos com estampas desenvolvidas pelos seus próprios designers, conferindo valor e diferencial ao seu produto final.

O criador, conhecendo os processos produtivos bem como as tecnologias de produção, tem a possibilidade de utilizar essas informações para elaborar formas de aperfeiçoar processos e facilitar a produção enquanto concebe os produtos, conseguindo interferir, muitas vezes, na qualidade percebida, no valor intangível e no preço final dos produtos.

2.5.1.5 Pesquisa de vocações regionais

Alguns lugares específicos apresentam recursos de matéria-prima e mão-de-obra incomuns, ou com potencial de serem utilizados na confecção de produtos de moda. A pesquisa de vocações regionais avalia estes recursos com intenção de aproveitá-los para imprimir estilo e mais valor aos artigos.

Exemplos da utilização das vocações regionais podem ser encontrados na FENIT (Feira Internacional da Indústria têxtil). Treptow (2013) explica que:

“Na FENIT pode-se contemplar como as vocações de cada região são utilizadas pela indústria de confecção. Os estados do Nordeste são famosos pela utilização de bordados em linha em suas peças. Já Minas e Goiás são notórios pela profusão de tecidos pintados à mão e bordados com pedrarias. O Rio Grande do Sul destaca-se pela produção de malhas retilíneas e artigos de couro”.

Outro exemplo seria o evento Pantanal Fashion que “[...] vem exportando as vocações regionais para gerar produtos diferenciados e exóticos, que possuem grande apelo comercial para exportação” (TREPTOW, 2013). Dentre os artigos mais produzidos e atrativos para a exportação estão os bordados, bordados em osso e madeira, pinturas com corantes naturais e o exótico couro de peixe.

O conhecimento e a utilização do potencial de cada região podem interferir não só na atratividade estética do produto, mas também no custo do final do artigo, por conta de transporte, logística e até facilidades na fabricação, já que, muitas vezes, os habitantes do local estão familiarizados ao tipo de trabalho. Outro benefício percebido pela pesquisa de vocações regionais é a possibilidade de desenvolvimento para a própria região e comunidade.

Treptow (2013) elucida utilizando o exemplo do estilista Walter Rodrigues:

“O estilista Walter Rodrigues é um entusiasta idealizador de projetos que aproveitam talentos regionais utilizando mão-de-obra de populações carentes. Ele afirma “hoje estou muito preocupado em descobrir como meu trabalho pode ajudar as pessoas”. Rodrigues, apud Coelho, 2003). Walter Rodrigues desenvolveu um projeto, em parceria com o SEBRAE do Piauí, em 2001, utilizando o trabalho de mulheres rendeiras de Ilha Grande”.

E suma, a utilização das vocações regionais torna-se um instrumento interessante que beneficia as empresas no que diz respeito à diferenciação, valor agregado e custo, além de contribuir para o desenvolvimento da região, e, junto a ela, até mesmo da comunidade.

2.5.1.6 Pesquisa de tema para a coleção

A pesquisa de tema ou inspiração possui o intuito de buscar referências e inspirações para despertar a criatividade e gerar subsídios para a criação, orientando o estilista durante o processo de desenvolvimento e oferecendo um norte às suas criações, para que estejam contextualizadas. “Os designers de moda devem buscar constantemente inspirações para manter seu trabalho atual, contemporâneo, e, acima de tudo, para se manterem motivados” (SORGER & UDALE, 2009).

Seivewright (2009) acredita que a pesquisa e a coleta de referências ajudarão a explorar mais possibilidades criativas e abrirá novos caminhos ao design. A pesquisa nutre a informação e inspira a mente criativa (SORGER&UDALE, 2009).

De acordo com Treptow (2013) o tema da coleção é o norteador essencial para a concepção das peças, sendo um tipo de enredo, história ou argumento que inspira todos os elementos que farão parte da composição dos artigos. Os elementos retirados do tema, as formas, cores, materiais, estampas etc., trarão unidade e identidade à coleção, pois todos partem da mesma ideia.

O tema de inspiração deve variar conforme as estações do ano, trocas sazonais de coleções, datas comerciais, tendências, materiais disponíveis no mercado e estilo do designer. Além disso, é fundamental que a escolha do tema seja pensada de acordo com as necessidades e desejos do consumidor, para que a coleção se torne atrativa.

Os bureaux podem ser boas fontes para a pesquisa de tema, pois informam os gostos e preferências futuras dos consumidores e também apresentam os materiais que estarão disponíveis no mercado, facilitando assim a produção e venda dos artigos. Dessa forma, torna-se conveniente considerar esses fatores antes de fazer a escolha.

Este tipo de pesquisa necessita de atenção, pois é grande responsável pela atratividade da coleção aos olhos dos consumidores. O gosto do designer e seu estilo são importantes, mas não devem se sobressair ao gosto do consumidor. Sendo assim, a proximidade com o público- alvo e o conhecimento de seus desejos e necessidades torna-se essencial para as decisões que influenciarão a escolha do tema.