• Nenhum resultado encontrado

PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

2.16.1 Apoio à Participação em Atividades de Iniciação Científica

As ações acadêmicas da UFOPA são agregadas em Programas, no caso do instituto de ciências da Educação, esses programas administram uma ou mais licenciatura e/ou licenciaturas integradas. Esse caráter interdisciplinar da universidade não permite uma distinção das atividades de extensão, cabendo uma articulação constante com pesquisa e ensino. Segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFOPA (2012-2016, p. 57): “A extensão envolve, principalmente, ações de articulação com a sociedade com forte concentração nas áreas de arte e cultura, processos de organização social, oferta de cursos de pequena duração e ações empreendedoras na sociedade.”

O documento apresenta ainda algumas metas a serem alcançadas até 2016, são elas:

• Ampliar em 20%, anualmente, as ações de extensão financiadas por órgãos

governamentais, fundações e segmentos organizados da sociedade civil, a partir de 2012;

• Dar atenção especial à recuperação, conservação e divulgação de bens culturais de

Santarém e região;

• Construir e estruturar o Museu de Arqueologia;

• Revitalizar e consolidar grupos artísticos ou núcleos de criação, bem como

• Elaborar um inventário geral e histórico de toda a produção artística e cultural da

UFOPA, com atualização anual (2012-2016);

• Promover, anualmente, cursos de formação, capacitação e aperfeiçoamento de

recursos humanos que fortaleçam grupos sociais e aumentem a inclusão.

• Organizar um banco de dados de demandas dirigidas à Universidade e de ofertas

de ações de extensão (2012-2016); Criar uma linha editorial da extensão universitária;

• Criar um Programa Permanente de Bolsas Estudantis de Extensão, com 50

(cinquenta) bolsas anuais, a partir de 2013;

• Definir, com a Pró-Reitoria de Ensino e os Institutos, mecanismos que viabilizem a

incorporação de atividades de pesquisa e de extensão nos currículos dos cursos de graduação, a partir de 2013;

• Propor, as disposições normativas referentes à extensão, em 2012;

• Estimular ações integradas de extensão aglutinando conhecimentos e meios dos

diversos Institutos. (PDI/UFOPA, 2012-2016).

A organização da extensão no curso de pedagogia será implementada a partir dos programas, projetos de caráter interdisciplinar e multicultural, ao qual estarão vinculados docentes, discentes e egressos do curso, com vista a interação entre as linhas de pesquisa do curso e dos diferentes cursos, em atendimento às demandas sociais. Serão planejadas, desenvolvidas e avaliadas numa estreita relação com o ensino e a pesquisa.

De acordo com essas metas estabelecidas no PDI, o Programa de Educação ao qual o curso de pedagogia se vincula, tem estimulado a produção de atividades extensionistas no contexto docente e discente. Com o apoio da Pró-Reitoria de Comunicação e Extensão (PROCCE) e a mediação de projetos como PROEXT/MEC, muitos projetos orientados por docentes do curso foram postos em funcionamento, tanto na oferta de formação continuada para professores da região quanto na qualificação de discentes do curso em determinadas modalidades de ensino. Para viabilizar a interligação da extensão e em consonância com a missão e os objetivos da Universidade Federal do Oeste do Pará, o curso de Pedagogia destina 10h semanais da carga horária de cada professor para atividades dessa dimensão.

A proposta curricular do curso de pedagogia prevê o contato do acadêmico, desde o início do curso, com a realidade na qual irá atuar profissionalmente. Tal contato se dará na observação, participação, acompanhamento e desenvolvimento de atividades pedagógicas, visando reunir experiências e uso dos conhecimentos adquiridos ao longo da formação. Para tanto, faz-se necessário articular as atividades curriculares em torno da solução de problemas reais, em que docentes e discentes buscarão na integração entre ensino e pesquisa subsidiar as ações de extensão do curso, o que faz necessário pensar a extensão universitária como:

Um processo educativo que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e sociedade. A extensão é uma via de mão dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará,

na sociedade, a oportunidade da elaboração da práxis de um conhecimento acadêmico. (FORUMDIR, 2003, p.28).

É, portanto, parte indispensável do pensar e do fazer universitário na produção de saberes científicos, tecnológicos, culturais, artísticos, históricos, sociológicos e filosóficos, com objetivo de interligar a universidade às demandas da sociedade.

2.16.2 Programas de Iniciação Científica

A UFOPA propõe a pesquisa como um meio de produção e circulação de conhecimentos científicos, tecnológicos, artísticos e culturais, sempre articulado ao ensino e à extensão. Essas produtividades acadêmicas devem estar de acordo com a realidade regional, contribuindo para melhoria da qualidade e condições de vida da sociedade amazônica.

De acordo com as políticas de pesquisa da UFOPA há uma previsão de fortalecimento dos grupos de pesquisa já existentes na instituição, incentivando a criação de novos grupos. Segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFOPA (2012-2016, p.59) essas estratégias impulsionam o “apoio de seus projetos, infraestrutura e captação de recursos; ao incentivo na qualificação de seus professores”. O documento aponta ainda o estímulo aos cursos de Doutorado e os estágios de Pós-Doutorado na UFOPA ou em outras instituições de ensino superior. A instituição fomenta pesquisas atrativas que possam viabilizar o interesse de pesquisadores de outras instituições, provendo intercâmbios científicos e tecnológicos cooperativos. Também, como estratégia de legitimar a pesquisa nessa instituição a UFOPA propõe em termos políticos a integração “entre a educação básica e a educação superior por meio de ações de iniciação científica do ensino médio” (PDI/UFOPA, 2012-2016).

Sob esses aspectos o curso de pedagogia dessa instituição vem promovendo essas ações por meio de projetos desenvolvidos no âmbito de grupos de pesquisa consolidados em diferentes campos do saber pedagógico.

3 RECURSOS HUMANOS

Documentos relacionados