• Nenhum resultado encontrado

Placa Sound Blaster Live!

Esta é a placa de Creative Labs mais avançada apresentada neste capítulo. Esta placa de última geração possui recursos bastante avançados:

 Som 3D com diversos efeitos de realismo  Quadrifonia

 Conector auxiliar com entradas e saídas digitais  Compatibilidade com a Sound Blaster 16  Diversas entradas sonoras adicionais  256 canais polifônicos

 Mixer totalmente digital de 32 bits

Devido ao elevado número de entradas e saídas sonoras, analógicas e digitais, esta placa é acompanhada de um conector auxiliar (figura 12.52). A ligação entre as duas placas é feita através de um cabo flat fornecido com o kit.

Figura 29.52 Placa Sound Blaster Live.

Na parte traseira da placa (figura 53) encontramos os seguintes conectores:  Line IN

 MIC  Front Out  Rear Out

Os conectores Line IN e MIC (microfone) são similares aos encontrados em outras placas de som. As saídas para os pares de alto-falantes dianteiro e traseiro são do tipo Line Out, ou seja, necessitam que os alto-falantes conectados possuam amplificação própria.

Figura 29.53 Conexões da Sound Blaster Live.

A placa possui ainda diversos conectores internos: Microfone interno

Modem – para ser usado com Voice Modems

TAD – envia sinais do microfone para a entrada sonora de um voice modem CD-IN – para ligar no drive de CD-ROM, através do cabo de áudio

Aux IN – recebe sons de outras placas que gerem sinais de áudio PC Spk – permite fazer a conexão com o Speaker frontal do PC I2S – recebe sons de placa controladora de DVD-ROM

CD SPDIF – conecta com saída SPDIF (áudio digital) em drives de CD- ROM

A Sound Blaster Live possui um processador sonoro (EMU-10K1) responsável pela execução de suas funções, todas realizadas digitalmente. Por exemplo, o seu mixer digital de 32 bits realiza a mistura dos sons de forma mais precisa e com menos distorção que os mixers analógicos encontrados em outras placas. Para realizar a soma de vários sinais de entrada, estes são primeiro digitalizados em 16 bits e enviados ao mixer, com precisão convertida para 32 bits. Os eventuais arredondamentos que ocorrem neste processo se dão nos últimos bits, e o som resultante da mixagem terá seus 16 primeiros bits isentos de erros.

Figura 29.54

Conectores auxiliares da Sound Blaster Live.

Na placa de conectores auxiliares (figura 54), encontramos as seguintes cone- xões:

Digital DIN – Para conexão com sistema de alto-falantes produzido pela Creative

SPDIF IN/OUT – Para conexão externa com dispositivos que possuem cone- xões SPDIF

MIDI IN / MIDI Out – Para conexão com dispositivos MIDI

O Windows não possui drivers nativos para a Sound Blaster Live. Sendo assim, quando o Windows a detecta, entra em ação o Assistente para adicionar novo hardware. Devemos pular a detecção automática usar a opção Selecionar de uma lista. Na lista de marcas e modelos, usamos a opção Com disco. Especificamos então o CD-ROM que acompanha a Sound Blaster Live, no qual estão os drivers.

*** 75% *** Figura 29.55 O mixer do Windows passa a apresentar várias entradas e saídas novas.

Ao clicar sobre o alto-falante da barra de tarefas, teremos uma surpresa. O controle de volume do Windows passa a apresentar o grande número de entradas e saídas sonoras existentes na Sound Blaster Live (figura 55).

Podemos agora realizar testes na placa de som, conforme mostramos na seção Testando a placa de som. Terminados os testes, podemos passar à instalação dos utilitários que acompanham a placa.

A instalação desses softwares é muito simples, e depois de terminadas, devemos reiniciar o computador. Encontraremos então os diversos programas que descreveremos a seguir.

O CakeWalk é um excelente editor de arquivos MIDI. Com ele você pode se tornar um músico, fazendo composições com o auxílio do computador. Se você tem tendências musicais e gostaria de compor, instale e use este programa.

Figura 29.56 Grupo do software CakeWalk.

Ao lado do alto-falante da barra de tarefas você encontrará um ícone que ao ser clicado, abre a janela AudioHQ (figura 57). Aqui encontramos vários programas de configuração relacionados com os recursos da Sound Blaster Live, relacionados com síntese MIDI e som 3D.

Figura 29.57 Utilitários AudioHQ.

O programa SoundFont é usado para carregar novos conjuntos de SoundFonts (amostras de instrumentos musicais digitalizados). Esses conjuntos podem ser obtidos pela Internet. Um dos CDs que acompanham a Sound Blaster Live contém alguns bancos de Sound Fonts para serem instalados. Podemos ainda realizar alterações nos sons dos instrumentos que compõem esses bancos.

O programa Creative Mixer (figura 58) pode ser usado em substituição ao controle de volume do Windows. Possui controles para todas as entradas e saídas sonoras da placa.

*** 75% *** Figura 29.58 O mixer da Sound Blaster Live.

O programa Creative Keyboard é um teclado MIDI virtual. Suas teclas podem ser ativadas pelo mouse ou pelo teclado do computador. Com ele podemos testar os sons MIDI gerados pela placa.

O programa Speaker permite configurar o sistema de alto-falantes e os efeitos 3D a serem aplicados aos sons dos programas. Existem diversas configurações pré-definidas para os principais jogos que suportam sons 3D. Com a aplicação dos efeitos, os sons ficam com excepcional qualidade, como se fossem sons de cinema.

O Creative Rhythmania é um aplicativo sonoro que permite criar composições MIDI a partir de seqüências MIDI pré-definidas, com qualidade profissional. Note que este aplicativo não está necessariamente vinculado à Sound Blaster Live. Pode ser utilizados em PCs equipados com outros modelos de placa de som.

O Creative Launcher é uma espécie de barra de tarefas a partir da qual podem ser executados vários comandos e programas sobre a Sound Blaster Live. Este programa tem o aspecto de uma barra de tarefas que fica escondida na parte superior da tela. Quando o mouse é movido para o topo da tela, o Creative Launcher aparece, permitindo o uso de comandos e programas.

O Creative PlayCenter é um substituto sofisticado para o Mídia Player e para CD Player do Windows. Permite tocar CDs de áudio, DVD, Video CD, arquivos WAV e MIDI. Este programa permite ainda organizar os arquivos sonoros e trilhas de áudio em álbuns, facilitando a sua reprodução.

Além de todos esses programas, encontraremos também o grupo Sound Blaster Live (figura 59).

Figura 29.59

Grupo de utilitários da Sound Blaster Live.

O AudioHQ é um painel de controle para diversas funções da placa. O programa SB Live Experience é uma demonstração multimídia dos recursos da placa, assim como o SB Live Tour. O Soundo’LE é um gravador de som compatível com o padrão OLE, permitindo a inserção de sons dentro de documentos de programas que suportem o OLE. Wave Studio é um editor sonoro, para arquivos WAV. Note que o Soundo’LE e o Wave Studio também acompanham outras placas, como a Sound Blaster PCI 128 e até mesmo modelos mais antigos.

Sem dúvida um programa que vale a pena checar é o SB Live Experience. Com ele podemos checar e entender os recursos avançados da placa. Na figura 60 vemos este programa demonstrando sons MIDI com polifonia de até 256 canais.

Figura 29.60 Demonstração da polifonia em 256 canais.

Ainda neste mesmo programa podemos ver uma demonstração da mode- lagem ambiental. Os sons podem ser acrescidos de características típicas de ambientes, como a ressonância. O programa permite ainda, entre vários outros recursos, testar os alto-falantes. Apesar do ideal ser utilizar dois pares, esta placa pode simular quadrifonia utilizando apenas um par de alto- falantes.

Para quem quer o que existe de mais sofisticado em placas de som, porém sem ter preocupação com o custo, a melhor coisa a fazer é conferir os últimos modelos da Creative Labs. Por exemplo, aqueles que gostam muito de jogos e utilizam placas 3D de melhor qualidade, usar um modelo sofisticado da Creative Labs resulta na combinação do melhor vídeo com o melhor áudio.

Documentos relacionados