• Nenhum resultado encontrado

4. DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA-AÇÃO

4.1. PLANEJAMENTO DA PESQUISA-AÇÃO

A fase de planejamento da pesquisa-ação envolve quatro etapas: a definição da estrutura conceitual-teórica, a seleção da unidade de análise, definição dos interessados e a definição do contexto e do propósito da pesquisa. Dependendo de como se inicia a pesquisa-ação, essas etapas podem ser conduzidas em ordens diferentes. Segundo Mello et al. (2012), existem duas formas de se iniciar uma pesquisa-ação. Uma forma de se iniciar a pesquisa-ação é por meio da identificação de problemas teóricos e posterior busca de unidades de análises para resolvê-los. A outra forma é através da uma organização definindo um problema e o pesquisador participando das propostas para sua solução por meio do emprego da pesquisa-ação e buscando contribuir com a literatura existente. Neste trabalho a pesquisa-ação tem início com a identificação de um problema teórico. Deste modo, primeiramente é definida a estrutura conceitual-teórico, em seguida é selecionada a unidade de análise, depois definidos os interessados na pesquisa e por fim, é definido o contexto e o propósito da pesquisa. Cada uma dessas etapas no âmbito da implantação de um programa de coleta seletiva na cidade de São Lourenço é descrita a seguir.

4.1.1. Definir estrutura conceitual-teórica

A primeira etapa desta pesquisa-ação é a definição da estrutura conceitual-teórica que é o mapeamento da literatura sobre o assunto. Para Miguel (2012) esta etapa serve para delimitar as fronteiras do que será investigado, proporcionar o suporte teórico para a pesquisa e também explicitar o grau de evolução sobre o tema estudado.

No caso deste trabalho, a estrutura conceitual-teórica refere-se aos conceitos abordados no Capítulo 2 desta dissertação: Resíduos Sólidos Urbanos, Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos, Política Nacional de Resíduos Sólidos, Logística Reversa, Coleta Seletiva, Sistemas de Informação Geográfica e Roteirização.

A partir da fundamentação teórica, foi possível definir como problema de pesquisa a seguinte questão: como deve ser realizada a implantação de um programa de coleta seletiva em um município que precisa se adequar a Política Nacional de Resíduos Sólidos?

Após a definição da estrutura conceitual-teórica deste trabalho passou-se para a etapa de seleção da unidade de análise.

4.1.2. Selecionar unidade de análise

A base para a justificativa e seleção da unidade de análise são critérios definidos a partir da questão de pesquisa, bem como das lacunas identificadas na fundamentação teórica (MELLO et al., 2012).

Realizando uma análise na estrutura conceitual-teórica existente, percebe-se que faltam trabalhos que retratem tanto a implantação de programas de coleta seletiva como a melhoria de programas já existentes. Ademais, com a promulgação da PNRS, todos os municípios brasileiros precisarão possuir/implantar programas de coleta seletiva eficientes. Logo, o critério estabelecido para escolha da unidade de análise é que fosse um município que não possuísse um programa de coleta seletiva e que possuísse algum projeto para a implantação. Assim, foi escolhido o município de São Lourenço.

A cidade de São Lourenço está localizada no sul de Minas Gerais, conforme apresentado na Figura 4.1, e é conhecida pelas suas fontes hidrominerais. O município ocupa uma área de aproximadamente 58km2, possui cerca de 45 mil habitantes (IBGE, 2010) e 28 bairros. Existe na cidade uma cooperativa de catadores, a chamada Cooperativa de Produção de Recicladores de Materiais de São Lourenço (COOPRECI) que é responsável pela atividade de coleta seletiva no município. A cooperativa está localizada em um galpão em uma das saídas da cidade. O aluguel do galpão é pago pela prefeitura de São Lourenço.

Figura 4.1 - Localização do município de São Lourenço Fonte: Santos (2007)

Selecionado o município de São Lourenço como unidade de análise seguiu-se para a terceira etapa da fase de planejamento da pesquisa-ação: definição dos interessados.

4.1.3. Definir interessados

Nesta etapa foram definidos os interessados no desenvolvimento da pesquisa-ação. Em dezembro de 2014 foi assinado um projeto entre o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Lourenço e a ONG “Todos por São Lourenço”. O projeto tem o objetivo não só de implantar um programa de coleta seletiva no município de São Loureço como também melhorar a cooperativa COOPRECI. Com a assinatura do projeto, a ONG recebeu uma verba para realizar o projeto e começou a contar com o auxílio dos pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Logística, Transporte e Sustentabilidade (LogTranS) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Assim, os interessados na pesquisa são o SAAE de São Lourenço, a ONG “Todos por São Lourenço”, a COOPRECI e os pesquisadores do grupo LogTranS. Vale destacar que se pode incluir também a população de São Lourenço como um dos interessados, visto os benefícios que um programa de coleta seletiva pode trazer para a sociedade.

Definido os interessados na pesquisa-ação e consequente implantação de um programa de coleta seletiva na cidade de São Lourenço, passou-se para a etapa de definição do contexto e do propósito da pesquisa.

4.1.4. Definir contexto e propósito

Segundo Thiollent (2011) a definição do contexto e do propósito da pesquisa é uma etapa exploratória, consistindo em descobrir os objetivos e o campo da pesquisa.

Conforme descrito no Capítulo 1, a presente pesquisa é contextualizada pela necessidade de os municípios brasileiros se adequarem as metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos, em particular a meta de possuir/implantar um programa de coleta seletiva no município. O grande desafio na implantação de programas de coleta seletiva é a forma como a implantação deve ocorrer. Além de que, segundo diversos autores argumentam, retratar e estudar a implantação de programas de coleta seletiva ajuda a contribuir para o aprimoramento e eficácia, bem como estimula a implantação de futuros programas de coleta seletiva. Desse modo, o objetivo do presente trabalho é o de retratar e estudar o planejamento e implementação de um programa de coleta seletiva em um município brasileiro através de uma pesquisa-ação, utilizando-se de um SIG para a elaboração dos roteiros de coleta. O intuito é de que todo o conhecimento gerado com a implantação através da pesquisa-ação sirva como base de informações e referências que auxiliem na tomada de decisões de órgãos e autoridades públicas que necessitam implantar programas de coleta seletiva ou melhorar programas já existentes para se adequarem a PNRS. Além de que, a utilização da tecnologia SIG permitirá a elaboração dos roteiros de coleta a serem realizados com a implantação de maneira mais eficaz.

Realizadas as quatro etapas da fase de planejamento da pesquisa-ação seguiu-se para a segunda fase da pesquisa-ação, fase de coleta de dados.