• Nenhum resultado encontrado

Planejamento das ações do 1º ciclo de melhoria e aprendizagem (P)

4. DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA-AÇÃO

4.4. IMPLEMENTAÇÃO DAS AÇÕES

4.4.1. Primeiro ciclo de melhoria e aprendizagem

4.4.1.1. Planejamento das ações do 1º ciclo de melhoria e aprendizagem (P)

O primeiro ciclo de melhoria e aprendizagem teve inicio com o planejamento das ações que seriam realizadas neste ciclo. Foi planejada tanto a implantação do programa de coleta seletiva no bairro piloto quanto a instalação de dois PEVs recebidos da Nestlé Waters através do CEMPRE.

No que diz respeito à implantação do programa no bairro piloto foi somente planejado nesta etapa qual a rota a ser realizada pelo caminhão da coleta seletiva no bairro, pois na fase anterior já foram estabelecidos quais os dias e o horário de realização da coleta seletiva no bairro (terça e quinta-feira das 07 às 12 horas) e o dia de implantação neste bairro (dia 23 de abril). Na fase anterior também foi estabelecido que deveria ser utilizada a modalidade de coleta seletiva porta a porta no bairro piloto e nos outros 26 bairros, ou seja, todas as residências seriam atendidas pelo serviço de coleta seletiva em suas portas.

Foi utilizado o SIG TransCAD (versão acadêmica 6.0) para a elaboração da rota do caminhão utilizado na coleta seletiva no bairro piloto. Primeiramente, já que seria utilizada a modalidade porta a porta, foi realizada a roteirização em arcos (rotina Arc Routing) no SIG para a elaboração da rota do caminhão no bairro piloto. Todavia, devido à justificativa de altos custos de transporte sem previsão do nível de participação da população do bairro piloto, pois o caminhão teria que passar em todas as ruas do bairro, notou-se que a roteirização em arcos não seria a ideal. Com essa

dificuldade percebeu-se a necessidade de proceder de uma maneira diferente. Foi utilizada a lógica da modalidade de coleta seletiva porta a porta, porém associada à roteirização em nós. Explica-se: foram definidos junto com o gerente da COOPRECI oito pontos de parada (nós) no bairro piloto onde o caminhão da coleta seletiva deveria permanecer parado enquanto os catadores percorreriam as ruas adjacentes dos pontos de parada e encontrariam o caminhão nesses pontos para depositarem o material reciclável até então coletado. Logo, foi escolhida a roteirização em nós para os oito pontos de parada e os catadores deveriam percorrer todas as ruas do bairro realizando a coleta seletiva. Foi definido também um ponto de partida e de chegada onde o caminhão deveria começar e terminar a rota do bairro piloto. Não foi escolhida a cooperativa COOPRECI como ponto de partida e chegada para a rota do bairro piloto, pois os catadores atenderiam outros locais antes e depois de atender o bairro piloto. Por fim, já que em um segundo momento foi escolhida a roteirização em nós, utilizou-se então a rotina Vehicle Routing Problem (VRP) do software TransCAD para a elaboração da rota do caminhão da coleta seletiva no bairro piloto. As variáveis utilizadas na aplicação da rotina Vehicle Routing Problem no TransCAD são apresentadas nos Quadros 4.1 e 4.2. O Quadro 4.1 apresenta as variáveis relacionadas com as ruas e suas características e o Quadro 4.2 apresenta as variáveis relacionadas com os pontos de parada e suas características.

Quadro 4.1 - Variáveis relacionadas com as ruas

Campo Função Valor

Length Comprimento da rua Calculado pelo software. Name Nome de cada rua Foi inserido o nome de cada rua.

Speed Velocidade do caminhão em determinada rua

Utilizou-se a média das velocidades encontradas através do mapeamento das duas rotas que eram realizadas anteriormente, Rota 01 e 02. Isto é, a Rota 01 possuía uma velocidade média de 04 km/h e a Rota 02 possuía uma velocidade média de 05 km/h, logo a média das duas velocidades é de 4,5km/h, ou ainda, 75m/min.

Time

Calcula o tempo gasto em minutos para percorrer uma rua

Foi calculado dividindo o valor do campo Length pelo valor do campo Speed para cada rua.

Quadro 4.2 - Variáveis relacionadas com os pontos de parada

Campo Função Valor

Name Nome de cada ponto Foi inserido um nome para cada ponto.

Capacity Capacidade do caminhão

O ponto de partida e chegada recebeu o valor de 20.000kg (capacidade do caminhão). Para os pontos de parada este campo não foi

preenchido.

Demand

Quantidade de material reciclável coletada em cada ponto

Os pontos de parada receberam o valor unitário (01 kg), pois não se tinha uma estimativa da quantidade de material reciclável que seria coletada em cada ponto de parada. Já para o ponto de partida e chegada este campo não foi preenchido.

Node_ID Número do ID da interseção

mais próxima ao ponto Fornecido pelo software.

Open time

Horário em que determinado ponto pode começar a ser atendido pelo caminhão

Preenchido com um valor igual a 700 (07 horas) para os pontos de parada e igual a 600 (06 horas) para o ponto de partida e de chegada. Pois os catadores começam a chegar à cooperativa as 06 horas da manhã e podem começar a realizar a coleta seletiva a partir das 07 horas.

Close time

Horário em que determinado ponto não pode mais ser atendido pelo caminhão

Preenchido com um valor igual a 1200 (12 horas) para os pontos de parada e igual a 1300 (13 horas) para o ponto de partida e de chegada. Visto que os catadores param de realizar a coleta as 12 horas e podem chegar à cooperativa até as 13 horas.

Fixed time

Tempo fixo que o caminhão gasta parado em cada ponto

Preenchido somente para os pontos de parada com valores iguais a 09 (fixed time) e 01 (unit time) minutos, respectivamente. Resultando em um total de 10 minutos gastos em cada ponto de parada. Isto porque, através do mapeamento das duas rotas (Rota 01 e Rota 02), percebeu- se que o caminhão ficava parado cerca de 10 minutos em cada ponto de parada das rotas.

Unit time Tempo gasto por cada unidade coletada em cada ponto

Preenchidas todas as variáveis, criou-se a rede de ruas considerando restrições de movimento para retornos em U. A rota elaborada pelo software para o bairro piloto é apresentada na Figura 4.10. A Tabela 4.2 apresenta alguns resultados da rota para o bairro piloto.

Figura 4.10 - Rota a ser seguida no bairro piloto Tabela 4.2 - Resultados da rota do bairro piloto

Variáveis Rota de terça e quinta-feira Número de pontos de parada 08

Distância total percorrida 3.279,6 m Tempo total gasto 01 h 30 min

No que diz respeito à instalação dos PEVs, foi planejado junto com a ONG quais seriam os locais onde ocorreria a instalação dos mesmos, porém naquele momento não foi utilizado nenhum critério específico para a escolha dos locais, apenas que os mesmos fossem pontos centrais: a praça mais conhecida da cidade (Praça Brasil) e a praça da prefeitura da cidade (Figura 4.11).

Figura 4.11 - Locais escolhidos para a instalação dos dois PEVs

Após o planejamento das ações do primeiro ciclo de melhoria e aprendizagem passou-se para a execução das mesmas.