• Nenhum resultado encontrado

PARTE IV PLANO DE ACÇÃO

4.2 Planificação da intervenção e da avaliação

A preocupação em elaborar um plano de intervenção para o “Hugo”, deve-se ao facto deste aluno só agora com 11 anos (estando a atingir o final do período considerado critico de aquisição da linguagem de acordo com a fundamentação teórica já apresentada), ter chegado à escola sem possuir nenhuma linguagem. Assim, tendo em conta as especificidades linguísticas do aluno, procurámos organizar actividades de ensino aprendizagem tanto da LGP como da Língua Portuguesa escrita.

44 4.2.1 Materiais e procedimentos

Para seleccionar o vocabulário a introduzir numa fase inicial, recorremos à lista de vocabulário Makaton (versão de Janeiro de 1993, em anexo 1). Esta lista foi usada apenas como referência para a escolha dos vocábulos e expressões mais frequentes na comunicação, uma vez que este sistema de comunicação em si mesmo não se adequa às características do aluno em causa. Para além destas, foram introduzidas palavras, expressões e frases decorrentes das necessidades diárias do aluno e do contexto escolar e familiar em que se insere.

O material verbal a trabalhar com o aluno foi organizado para que fosse recebido através do canal visual. O vocabulário foi introduzido em situações estruturadas de ensino, usando imagens/símbolos ou fotografias, gestos da LGP e a palavra escrita correspondente. Tanto os gestos como as imagens e as fotografias foram usados como formas de acesso ao significado da escrita.

Como instrumentos de trabalho para iniciação à leitura e escrita, utilizámos:

 Tabelas com todo o vocabulário e as imagens de suporte visual (15 a 16 palavras por semana)

 Cartões individuais com as palavras e imagens a utilizar em situação de jogo  Textos de frases com lacunas (com ou sem suporte de imagens) para avaliar a

capacidade de aplicação/compreensão do vocabulário trabalhado.

 Grelhas semanais de registo do vocabulário aprendido em termos de compreensão/produção tanto em LGP como em Português escrito. Cada grelha tem uma lista de 15 a 16 palavras.

O aluno encontrava-se todos os dias na turma, seleccionando-se três tempos de 45 minutos por semana, para uma intervenção individualizada na sala de apoio. Escolheu- se este espaço de forma a não suscitar a desatenção do aluno com estímulos externos às actividades a desenvolver.

A posição do aluno na sala de apoio permitia-lhe olhar directamente de frente para a formadora de LGP e para o docente de educação especial e estar mais atento.

Apresentamos, de seguida, a planificação a longo prazo que definimos para a nossa intervenção: quadro 2 (planificação a longo prazo da intervenção em LGP); quadro 3 (planificação a longo prazo da intervenção em LPE).

A sua calendarização decorreu de 22 de Fevereiro a 21 de Maio de 2010. A planificação para a aprendizagem em LGP foi realizada em colaboração com a formadora surda e a

45 intervenção nesta área foi iniciada pela formadora e continuada pelo docente de educação especial.

A planificação para a iniciação à leitura e escrita em articulação com a LGP foi da responsabilidade do docente de Educação especial, autor deste trabalho. Dela foi sendo dado conhecimento à professora titular da turma da Escola de Referência. Com efeito, os quadros que apresentamos referem-se à planificação global de intervenção que foi feita para o “Hugo”. No entanto, o trabalho foi realizado sem deixar de ter em conta o que era trabalhado em contexto de sala de aula, pela professora titular de turma.

46 Quadro 2: Planificação a longo prazo da intervenção em LGP

Competência essencial: compreender e usar LGP, adquirindo o léxico básico e as estruturas sintácticas mais frequentes e de que necessita para interagir

Interve- nientes Áreas curricu- lares Domínios organizadores2 Competências específicas Formador de LGP Professor de EE LGP: Interacção

Atenção visual Ser capaz de dividir a atenção e de participar em conversas colectivas. Compreensão Prestar atenção a mensagens curtas

em LGP e reagir fisicamente ou responder

Comunicação interpessoal

Comunicar de forma a ser compreendido pelos que com ele convivem.

Comunicação em grupo

Tomar e dar a vez nas conversas em grupo de forma apropriada.

LGP: Literacia

Compreensão Compreender enunciados simples, sobre assuntos familiares

Produção Relatar e sequenciar vivências Exprimir sentimentos e ideias Funções da língua Usar gestos isolados e frases

pequenas para recontar de forma simples coisas que lhe aconteceram. LGP:

Estudo da Língua

Unidades mínimas Usar a expressão facial para expressar dúvida, surpresa, indignação…

Vocabulário Desenvolver o vocabulário,

relacionado com objectos, animais e pessoas familiares

Estrutura frásica Juntar dois a três gestos para fazer uma frase

Usar gestos isolados e frases pequenas para comunicar com os que o rodeiam

Alfabeto gestual Conhecer o alfabeto gestual e relacionar a configuração com a forma escrita da letra minúscula LGP:

Comunidade e Cultura

Identificação Saber perguntar e dizer o seu nome gestual e o de pessoas que lhe são familiares

2

Os domínios organizadores e as competências essenciais decorrem do Programa Curricular de LGP- Pré.escolar e 1º CEB (Carmo e outros, 2008)

47 Quadro 3: Planificação a longo prazo da intervenção em LPE

Competência essencial: reconhecer, identificar e reproduzir palavras de uso corrente e pequenas frases em português escrito.

Interve- nientes Áreas curricu- lares Domínios organizadores3 Competências específicas Prof. EE LP: Emergência da decifração e escrita de palavras e frases Reconhecimento e escrita de palavras e letras

Sabe quando começa e acaba uma palavra

Sabe isolar uma letra

Usa correctamente os instrumentos da escrita

Escreve o seu nome

Distingue os grafemas uns dos outros

Reconhece globalmente palavras frequentes

Reconhece globalmente palavras trabalhadas

Faz a correspondência alfabeto manual/grafema

Escreve palavras e frases Conhecimento

das convenções gráficas

Conhece o sentido direccional da escrita

Atribui significado à escrita em contexto

Distingue letras de nºs

Produz uma caligrafia legível com diferentes instrumentos de escrita Copia palavras e frases em letra manuscrita

Transcreve de letra impressa para letra manuscrita

Compreensão de textos

Lê em LGP pequenas frases Identifica os personagens numa frase

Planificação do texto

Preenche com palavras um esquema pré-estabelecido

3

Os domínios organizadores e as competências essenciais decorrem do Currículo Nacional do Ensino Básico – 1º Ciclo (Abrantes e outros, 2001) e documentos do PNEP (Sim-Sim, 2007; 2008)

48 Para as avaliações intermédias, realizadas semana a semana, tivemos em conta as competências específicas do plano a médio prazo; a análise qualitativa do processo e dos resultados a este nível realizou-se semana a semana, sendo objecto de descrição qualitativa.

De forma sistemática, registámos os resultados da aprendizagem do vocabulário novo introduzido semanalmente em LGP e LPE, tendo em conta os objectivos da planificação a curto prazo e centrando-nos nos seguintes comportamentos observáveis, como o quadro seguinte mostra.

Quadro 4: Comportamentos Observáveis

Domínios Comportamentos

Compreensão da LGP Identifica e associa o gesto à imagem Produção em LGP Articula o gesto quando solicitado

Usa o gesto espontaneamente

Compreensão da escrita Associa a palavra escrita a um gesto e a uma imagem fornecidos

Reconhece globalmente a palavra escrita, lendo-a em LGP Produção escrita Selecciona e escreve palavras adequadas a partir de uma lista

fornecida

Escreve palavras a partir da solicitação em LGP

No final, realizar-se-á a análise da evolução do aluno nas duas competências específicas atrás explicitadas, tendo em conta os resultados das avaliações intermédias e ainda a avaliação final da formadora, no que respeita à aprendizagem da LGP.

4.3 Planificação a curto prazo, implementação e resultados das avaliações

Documentos relacionados