• Nenhum resultado encontrado

Planificação de Expressão e Comunicação: Domínio da Expressão Motora PPACP

No documento RelatórioFINAL (TM) (páginas 137-141)

CAPÍTULO 2: Planificações

2. Breve descrição do capítulo

2.8. Planificação de Expressão e Comunicação: Domínio da Expressão Motora PPACP

A planificação que se segue no Quadro 20 diz respeito à 7.ª planificação.

Quadro 20 - Plano de aula no Domínio da Expressão Motora.

Escola Superior de Educação João de Deus Jardim-Escola da Estrela

Mestrado em Educação Pré-Escolar

Prova Prática de Avaliação da Capacidade Profissional

Plano de aula

Faixa etária: Bibe Azul Educadora:

Duração: 20 minutos Data: 27 de junho de 2011

Jogo

Conteúdos Conceptuais Procedimentos/ Métodos

Jogo:

“Solta o pombo”

 Dividir a turma em dois grupos no exterior;

 Entregar “pombos” em cartolina plastificada às duas equipas;

 Explicar as regras do jogo: cada um terá de colocar dentro do ninho o seu pombo, só pode sair o próximo jogador quando o anterior lhe tocar com a mão;

 Ganha a equipa que acabar primeiro;  Colocar metade de uma mensagem em cada pombo, na sua anilha;

 Deixar as outras partes com a equipa vencedora;

 Fazer uma roda e soltar o pombo explicando que irá para o seu pombal e que no dia seguinte podemos completar as mensagens iniciais.

Competências

Capacidades / Destrezas Valores / Atitudes

Orientação espacial:  Interpretar; Compreender:  Simbolizar. Convivência:  Participação; Respeito:  Aceitar.

Material: pombos em cartolina plastificada, ninhos, pombos (verdadeiros) e mensagem em papel.

Baseado no Modelo T de Aprendizagem

Plano sujeito a alterações

Teresa Margarida Alves Turma: MPE - PL

122

Inferências e fundamentação teórica

Este jogo foi concretizado de uma forma divertida e lúdica. Houve uma grande participação por parte das crianças que demostraram saber estar em equipa. O tipo de jogo proposto para este momento foi um jogo de estafetas (caminhos e corridas com passagem pelos colegas de equipa). Pretendi com esta atividade proporcionar uma atividade física em que as crianças pudessem correr e saltar para descontrair do ambiente de sala de aula.

Dividir a turma em dois grupos no exterior

Para esta atividade optei por dividir a turma, fazendo dois grupos. Foram selecionados aleatoriamente já no exterior, e organizaram-se em duas filas. O trabalho de grupo é uma forma de levar as crianças a desenvolver o sentido de partilha e de cooperação entre si. Referindo Zabalza (2001), “quantas mais actividades grupais programarmos ou possibilitarmos, maior probabilidade haverá de que adquiram o hábito de trabalhar/jogar juntas acabando por formar um grupo” (p.252). Entregar “pombos” em cartolina plastificada às duas equipas

Como estratégia construi material que servisse de identificação; cada criança ficou com um colar no qual tinha uma imagem de um pombo e que apenas diferia na cor (equipa azul e equipa branca).

Explicar as regras do jogo

Através de um breve diálogo expliquei à turma como iria decorrer o jogo. Cada um teria de colocar dentro do ninho o seu colar, como de um pombo verdadeiro se tratasse. Regressava para junto dos seus colegas e tocava com a mão no que estava logo a seguir. Só assim podia o próximo jogador avançar. Recorrendo a Bassedas et al. (1999)

(…) o jogo caracteriza-se muitas vezes, pela simulação, por um “fazer de conta”, pela sua própria condição de semi-realidade e para possibilitar um mundo de fantasia, no qual os desejos podem ser realidade graças à simulação e à ilusão. No jogo, transformamos o mundo exterior para adaptá-lo às nossas necessidades. (p.143)

Ganha a equipa que acabar primeiro

Quando se joga, pretende-se que haja um objetivo a atingir. Decidi desta forma estipular para este jogo que ganharia a equipa que conseguisse colocar todos os pombos no cesto em primeiro lugar e que respeitasse as regras estabelecidas.

123 De acordo com Cordeiro (2008)

(…) a prática de desporto em grupo prepara a criança para uma maior aceitação da diferença e para o ideal altruísta de construir algo em comum”, para saber “dirigir” as derrotas sem agressividades ou desânimo e, desde que bem orientado, para uma competitividade sadia e estimulante, com o absoluto respeito pelas regras do jogo e pelo adversário. (p.434)

Colocar metade de uma mensagem em cada pombo, na sua anilha

No intuito de fazer perceber a finalidade de um pombo-correio, escrevi uma mensagem e mostrei como se colocava na anilha, para que pudessem perceber como se pode verdadeiramente comunicar com estas aves. Nesta altura a curiosidade suscitou interesse por parte das crianças, perguntando-me se os pombos iriam mesmo para o pombal. Para que ainda melhor ficasse esclarecida essa dúvida, rasguei ao meio a mensagem, coloquei metade numa das anilhas e soltei os pombos.

Deixar as outras partes com a equipa vencedora

Este procedimento foi alterado na altura. A participação e o envolvimento foram tão grandes por parte de ambas as equipas que decidi deixar a outra parte da mensagem com a equipa que não tinha ganho de modo a deixá-los com a responsabilidade de a guardarem até ao dia seguinte e de certo modo com um enlace pelo que tinham feito. A equipa vencedora ficou radiante pela sua prestação.

Fazer uma roda e soltar o pombo explicando que irá para o seu pombal e que no dia seguinte podemos completar as mensagens iniciais

Devido à agitação das aves e para não exceder o tempo previsto, apenas foi escrita uma mensagem. Como tal, após ter feito uma roda e pedir às crianças para se sentarem, soltei o pombo explicando que no dia seguinte teriam aquela parte da mensagem para unir e que a equipa não vencedora iria verificar se era realmente a parte da mensagem que completava a que tinham.

Concluo com a informação de que me desloquei no dia seguinte à turma e as crianças verificaram que a ave tinha chegado ao seu pombal com a mensagem.

Planificar foi uma realidade constante e enriquecedora para a concretização das atividades. No próximo capítulo, é feita uma abordagem à avaliação na Educação Pré-Escolar e

125

CAPÍTULO 3

No documento RelatórioFINAL (TM) (páginas 137-141)