• Nenhum resultado encontrado

Planificação de Expressão e Comunicação: Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita PPACP

No documento RelatórioFINAL (TM) (páginas 132-137)

CAPÍTULO 2: Planificações

2. Breve descrição do capítulo

2.6. Planificação de Expressão e Comunicação: Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita PPACP

No Quadro 18 podemos observar a 5.ª planificação.

Quadro 18 - Plano de aula no Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita.

Material: cartões, cartolina, lápis de carvão, palavras para colar, velcro, cartão de identificação do

pombo- correio. Baseado no Modelo T de Aprendizagem

Plano sujeito a alterações

Escola Superior de Educação João de Deus Jardim-Escola da Estrela

Mestrado em Educação Pré-Escolar

Prova Prática de Avaliação da Capacidade Profissional Plano de aula

Faixa etária: Bibe Azul Educadora:

Duração: 20 minutos Data: 27 de junho de 2011

Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita

Conteúdos Conceptuais Procedimentos/ Métodos

Dinamização das regras da Cartilha

Maternal

 Apresentar à turma um cartão de sócio em ponto grande;

 Explicar para que serve;

 Elaborar com as crianças um cartão de sócio da “União Columbófila da Estrela”;

 Preencher com o nome na parte da frente;

 Preencher o verso do cartão colando algumas palavras de modo a que formem uma frase;

 Fazer o seu retrato na zona da fotografia;

 Ler e interpretar o cartão de identificação do pombo-correio.

Competências

Capacidades / Destrezas Valores / Atitudes

Expressão escrita:  Regras ortográficas; Expressão oral:  Leitura compreensiva. Criatividade: Interpretar; Responsabilidade: Atenção. Teresa Margarida Alves

Turma: MPE - PL N.º 10

117

Inferências e fundamentação teórica

Apresentar à turma um cartão de sócio em ponto grande no quadro

A visualização em tamanho grande daquilo que se apresenta às crianças faz com que se capte a sua atenção, pois têm simultaneamente o exemplo concreto do que estamos a falar, fazendo com que entendam mais rápido.

Explicar para que serve

Antes de uma explicação, estabeleci um diálogo no sentido de questionar as crianças relativamente às ideias que têm, pois algumas delas poderiam saber, ou ter conhecimentos prévios do que é um cartão de sócio. Depois de as ouvir realizei uma síntese explicativa do mesmo.

Elaborar com as crianças um cartão de sócio da “União Columbófila da Estrela”

Com esta atividade consolidaram a realização de um cartão pessoal, aplicaram várias estratégias e obtiveram um produto final.

Como os pontos que se seguem falam por si só, e estão relacionados com todo este ponto, não faço uma inferência pormenorizada, mas sim uma abordagem global da atividade.

De acordo com Sim-Sim (1998), todo este processo implica muito mais do que aprender palavras novas, produzir todos os sons da língua ou de compreender e fazer uso das regras gramaticais. O Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita assenta na forma de expressão e comunicação, com formas variadas de representação, através de um clima de comunicação criado pelo educador, em que a criança irá dominando a linguagem e alargando o seu vocabulário. É necessário, pois, proporcionar momentos de contacto livre e direto com diferentes tipos de códigos simbólicos, explorando, com carácter lúdico, imagens, gravuras e texto, para que a criança sinta interesse e prazer pela leitura e escrita e consequente emergência da escrita.

Com a elaboração da frase no cartão de sócio, proporcionei uma interdisciplinaridade, levando as crianças a ler, interpretar (Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita), conhecer documentos de identificação (Conhecimento do Mundo), e também partilhei uma mensagem através da frase final (Área de Desenvolvimento Pessoal e Social).

118

2.7. Planificação de Expressão e Comunicação: Domínio da Matemática – PPACP

No Quadro 19 apresento a 6.ª planificação.

Quadro 19 - Plano de aula no Domínio da Matemática.

Material: calculadoras Papy, marcas (anilhas), cartolina.

Baseado no Modelo T de Aprendizagem Plano sujeito a alterações

Escola Superior de Educação João de Deus Jardim-Escola da Estrela

Mestrado em Educação Pré-Escolar

Prova Prática de Avaliação da Capacidade Profissional

Plano de aula

Faixa etária: Bibe Azul Educadora:

Duração: 20 minutos Data: 27 de junho de 2011

Domínio da Matemática

Conteúdos Conceptuais Procedimentos/ Métodos

Calculadoras Papy  Decomposição de números  Regras.

 Distribuir as calculadoras pelos alunos e as respetivas marcas: anilhas de pombo-correio;

 Colocar uma situação problemática para contextualizar o tema;

 Indicar uma quantidade: exemplo 6 unidades e pedir para as crianças encontrarem as várias hipóteses de representação na calculadora;

 Explicar que apenas podemos obter 1 marca em cada um dos 4 espaços da calculadora;

 Aplicar a regra com a entrega de mais uma calculadora, explicando como fica representada a dezena;

 Relacionar, ao longo da aula, as cores da calculadora Papy com os valores das peças do Cuisenaire, bem como alguns conceitos: dezena, meia dezena, dúzia, meia dúzia, par, ímpar.

Competências

Capacidades / Destrezas Valores / Atitudes

Experimentar: Manipular; Raciocínio lógico: Cálculo mental. Cooperação:  Dinâmica; Criatividade: Imaginação. Teresa Margarida Alves

Turma: MPE - PL N.º 10

119

Inferências e fundamentação teórica

O material que escolhi para lecionar esta área foi a Calculadora Papy, o qual, já apresentei e fundamentei no capítulo 1.

Elaborei duas placas para cada criança, em que aplicaram regras de numeração binária e decimal em cada placa.

Também realizaram decomposição de números, ao pedir-lhes que representassem uma determinada quantidade onde pudemos verificar as várias hipóteses de representação e com um registo no quadro observaram os vários resultados dos colegas. Concluíram assim, que o mesmo número foi representado de diferentes formas.

Distribuir as Calculadoras pelos alunos e as respetivas marcas: anilhas de pombo-correio Uma componente elementar do processo de desenvolvimento curricular é a produção de materiais de ensino e respetivos fatores de suporte para o educador. São esses materiais que traduzem de forma concreta as intenções do currículo oficial e ajudam o educador a operacionalizá- lo na sala de aula. Para trabalhar esta Calculadora os alunos utilizaram anilhas de pombo-correio, estabelecendo uma relação com o tema explorado por mim no decorrer das várias áreas. Caldeira (2009) salienta que se podem “utilizar: massas, fichas, figuras geométricas em papel… qualquer material que ocupe o espaço permitido pelo quarto do quadrado” (p.346).

Colocar uma situação problemática para contextualizar o tema

Magina (2001) afirma que “os conceitos matemáticos traçam os seus sentidos a partir de uma variedade de situações” (p. 9). Através de um pequeno contexto criei uma situação relacionada com as aves existentes num pombal, para conduzir os alunos a conceitos matemáticos como a adição.

Indicar uma quantidade (exemplo 6 unidades) e pedir para as crianças encontrarem as várias hipóteses de representação na Calculadora

Com esta tarefa os alunos representaram a quantidade, encontraram várias formas de representação que através do diálogo deram a conhecer à turma e posteriormente realizaram no quadro os resultados obtidos.

A decomposição do número promove o cálculo mental que será facilitado a partir do conhecimento das propriedades das operações.

120

Explicar que apenas podemos obter uma marca em cada um dos quatro espaços da Calculadora

Na primeira fase pretendia que os alunos explorassem o material, e compreendessem que uma quantidade pode ser representada de várias formas. De seguida relembrei-os de outra regra importante para a utilização do material: apenas poderiam ter uma marca em cada espaço e a sua soma representava as unidades.

Aplicar a regra com a entrega de mais uma Calculadora, explicando como fica representada a dezena

A concretização deste ponto aconteceu sem dificuldades e os alunos trabalharam vários exercícios.

Relacionar, ao longo da aula, as cores da Calculadora Papy com os valores das peças do Cuisenaire, bem como alguns conceitos: dezena, meia dezena, dúzia, meia dúzia, par, ímpar

Proporcionar aos alunos uma apreensão e reflexão de conceitos relacionados com o raciocínio lógico foi um dos meus objetivos. Como está estabelecido nas OCEPE (1997), a aprendizagem matemática implica que, “O educador proporcione experiências diversificadas e apoie a reflexão das crianças, colocando questões que lhes permitam ir construindo noções matemáticas”(p.74). Também o material Cuisenaire tem todo o potencial para o desenvolvimento de atividades com o objetivo de o aluno se apropriar do domínio da adição e subtração com quaisquer números menores que 10, uma vez que os alunos têm um grande contacto com este material nos JEJD.

Esta escolha contribuiu também para mais uma estratégia que desenvolvi e, de acordo com Chauvel e Wach (2007)

(…) proporcionar aos alunos um contacto com as ideias e métodos fundamentais da Matemática que lhes permita apreciar o seu valor e a sua natureza, e desenvolver a capacidade e confiança pessoal no uso da Matemática para analisar e resolver situações problemáticas, para raciocinar e comunicar. (p. 6)

121

No documento RelatórioFINAL (TM) (páginas 132-137)