• Nenhum resultado encontrado

Enquadramento

Chegou “O dia do pijama” e, neste dia, todas as crianças vêm para a escola vestidas de pijama. Para além dos momentos de interação entre todas as crianças da escola, vamos tentar proporcionar às crianças um dia especial através de uma história que será contada estando todos de pijama, aconchegados debaixo de uma manta e a brincar a fingir o dia a dia de cada um. Após uma semana onde procurámos celebrar esta ocasião tão simbólica, as crianças realizaram atividades que visavam explorar a noite e o dia, através de experiências com luz es, e o pijama e em que circunstâncias este era vestido. De maneira a dar continuidade à atividade que fizemos no quarto escuro com a lanterna e o papel celofane, iremos disponibilizar às crianças molduras feita com o papel celofane colorido para que possam ver o “mundo às cores”. Esta ideia surge porque as crianças se mostraram interessadas na manipulação do papel e o efeito que criava ao colocá-lo à frente dos olhos.

Intencionalidades Pedagógicas das rotinas Ao nível do domínio sensório-motor:

Promover a motricidade fina e grossa nos diversos momentos do cumprimento das rotinas. Promover a autorregulação.

Ao nível cognitivo-linguístico:

 Promover o desenvolvimento da linguagem, estimulando a comunicação entre as crianças e entre estas e os adultos.  Promover a memorização.

Ao nível socio-afetivo:

 Promover a autonomia e autoestima da criança nos diversos momentos de higiene e refeição.  Promover relação entre as crianças, entre estas com os adultos e com os objetos.

Promover a independência e autoconsciência da criança durante situações de conflito com outras crianças.

Rotinas Diárias

Hora Ação ou Atividade

8:00 – 10:00 Receção das crianças no salão.

10:00 – 10:15 Higiene

10:15 – 10:25 Momento de acolhimento com a canção do “Bom dia” e marcação de presenças

10:25 – 11:15 Atividade 11:15 – 11:30 Higiene 11:30 – 12:15 Almoço 12:15 – 12:30 Higiene 12:30 – 15:30 Sesta 15:30 – 15:45 Higiene 15:45 – 16:30 Lanche 16:30 – 16:45 Higiene

16:45 – 18:00 Tempo livre para brincar no exterior ou interior das instalações.

18:00 – 19:30 Snack e chegada dos pais

Sala do Mickey pretende:

Domínio Cognitivo- linguístico:

- Desenvolver a linguagem oral na criança. - Incentivar o diálogo entre as crianças e o adulto e encorajá-las a responder às perguntas.

-Promover a observação.

- Promover a imaginação e a curiosidade - Promover o jogo do faz de conta

Domínio Sócio - afetivo: - Promover interações entre crianças- adultos e crianças-crianças.

- Que a criança tente recordar o que acontece em casa na hora do deitar.

Domínio Sensório-motor: - Promover o conhecimento do corpo, estando a criança num ambiente pouco iluminado.

- Promover o desenvolvimento da consciência e domínio do corpo.

simbólico, a rotina do deitar das crianças em casa e do acordar, mas não em casa mas sim na escola. As crianças sentam-se na manta, cada uma na sua almofada e a estagiária põe uma manta grande por cima delas. A estagiária mostra um livro e pergunta às crianças: “o que vamos fazer agora? o que acontece quando estão na vossa caminha, de pijama vestido? O papá ou a mamã não vos contam uma história?” Consoante as respostas das crianças, uma das estagiárias vai fechar os estores para a sala ficar mais escura, e liga luzes de presença para criar uma atmosfera repleta de magia…Ela espera pelas reações das crianças e pede-lhesque se aconcheguem debaixo da manta porque vamos contar a história da noite A estagiária começa a contar a história com o auxílio de uma lanterna de maneira a tornar o momento especial. Após a leitura da história, a estagiária deita-se e finge que está a dormir. Ela observa as crianças e incentiva as crianças a dormirem também. Uns segundos depois toca o despertador… A estagiária “acorda” estica os braços e diz “bom dia meninos” e espera pela reação das crianças. Pergunta-lhes se dormiram bem… De repente, a estagiária diz “oh, onde estamos?” Ela ouve as respostas das crianças e diz, “olha, acordamos na escola!!!”

Deste modo, a estagiária diz: “Bem, agora que estamos na escola, vamos cantar a canção do bom dia!” A seguir, marcam-se as presenças.

Após o momento na zona da manta, as crianças ouvem a canção do pijama, que já conhecem da semana anterior. Ao som da música, as crianças dançam e fazem gestos, acompanhando a educadora estagiária ou efetuando movimentos espontâneos.

 Livro: “O Botão invisível” Texto Mundos de Vida. Ilustração Yara Kono.  Lanterna;  Manta Humanos: As estagiárias; A educadora cooperante;  A auxiliar de ação educativa.

Ao longo desta atividade pretende-se registar o comportamento de uma criança selecionada. Através do registo de ocorrências significativas, observa-se se a criança interage com outras crianças e com os adultos, se consegue falar da hora do deitar em cada dela e se se deixa envolver pelo jogo do faz de conta proporcionado pela educadora. Considerando estes aspetos, pretende-se recolher dados para satisfazer três dimensões:

- De que maneira a criança interage com outras crianças ou com os adultos?

- A criança envolve-se no jogo do faz de conta? - A criança mostrou-se curiosa relativamente a este momento de faz de conta? Fez perguntas?

16:45 – 17:30

Durante este momento, o educador pretende:

Domínio Socio-afetivo: - Promover interações entre crianças- adultos e crianças-crianças.

Domínio Cognitivo – linguístico

- Promover a linguagem oral da criança, no diálogo e interação com os outros. - Reforçar o conhecimento das cores. -Promover a observação.

Após o lanche e a higiene, a estagiária começa a brincar com a outra estagiária com as molduras de papel celofane e diz: “oh, estou a ver a Telma toda azul…!” A estagiária observa as reações das crianças, distribui os binóculos de papel celofane e deixa as crianças brincarem livremente.

Materiais:  Binóculos de celofane  Brinquedos presentes na sala de atividades disponíveis para as crianças.

Documentos relacionados