• Nenhum resultado encontrado

Plano de Manutenção

No documento RM1100050410_TOTVS_Manutencao (páginas 46-52)

Os Planos de Manutenção são conjuntos de serviços e produtos a serem executados e aplicados periodicamente a uma unidade ou a um grupo de Objetos de Manutenção do mesmo tipo. Através do Plano de Manutenção é possível Planejar e controlar a execução da manutenção periódica. Estes devem ser executados em intervalos que variam em função dos Indicadores de Uso Cadastrados no Tipo de Objeto de Manutenção. É possível que Objetos de Manutenção pertencentes ao mesmo grupo (Tipo, Modelo e Submodelo) façam parte de Planos de Manutenção diferentes. O vencimento dos Planos de Manutenção poderá ser por marco ou cíclico em função do indicador de uso. E o vencimento será calculado em função da média atual do indicador de uso do Objeto de Manutenção. Para cadastrar um plano de manutenção acesse o menu Cadastros / Plano de Manutenção.

Fig. 29

Pasta Identificação

Informe o Tipo de Objeto, Modelo e Submodelo do grupo de Objetos de Manutenção que o plano se aplica.

l Se segmentado apenas para um Tipo de Objeto o plano se aplica a todos os Modelos e Submodelos

do Tipo.

l Se segmentado para um Tipo de Objeto e Modelo o plano de aplica a todos os Submodelos do

modelo.

l Se segmentado para um Tipo de Objeto, Modelo e Submodelo o plano se aplica somente ao

grupo de objetos determinados.

Freqüência(s): mostra os tipos de indicadores de uso definidos para Tipo de Objeto de Manutenção. Informe o valor do indicador de uso para execução do Plano de Manutenção.

Faixa de Ano Modelo: é possível definir um intervalo de “Faixa de Ano Modelo” para um plano de manutenção. Quando definido uma “Faixa de Ano Modelo” o plano será executado apenas para aqueles Objetos de Manutenção com ano do modelo dentro da faixa. O ano do modelo é informado na tela de cadastro de Objeto de Manutenção Pasta Identificação. Informe o ano do modelo inicial e final para que o plano filtre os objetos que tenha o ano do modelo dentro desse intervalo.

Marco: o Plano de Manutenção por Marco é executado quando o Objeto de Manutenção alcançar ou ultrapassar o valor do indicador de uso informado no Plano de Manutenção.

Exemplo:

Plano: Troca da Correia Dentada

Freqüência de Quilometragem: 10000 km

Se ao inicializar o Plano de Manutenção por “Marco” for inserido indicador de uso para o Objeto de Manutenção no valor zero km. A próxima execução do Plano de Manutenção será com 10000 km e remanescente 10000 km.

Se ao inicializar o Plano de Manutenção por “Marco” for inserido indicador de uso para o Objeto de Manutenção no valor 1000 km. A próxima execução do Plano de Manutenção será com 10000 km e remanescente 9000 km.

Cíclico: o Plano de Manutenção por Cíclico é executado quando o Objeto de Manutenção ultrapassar o valor do Indicador de Uso informado no Plano de Manutenção.

Exemplo:

Plano: Troca da Correia Dentada

Freqüência de Quilometragem: 10000 km

Se ao inicializar o Plano de Manutenção por “Cíclico” for inserido indicador de uso para o Objeto de Manutenção no valor zero km. A próxima execução do Plano de Manutenção será com 10000 km e remanescente 10000 km.

Se ao inicializar o Plano de Manutenção por “Cíclico” for inserido indicador de uso para o Objeto de Manutenção no valor 1000 km. A próxima execução do Plano de Manutenção será com 11000 km e remanescente 10000 km.

Ao acessar o cadastro de Objeto Manutenção / Anexo – Objeto de Manutenção (Visão em Árvore) e selecionar o Objeto Manutenção do lado esquerdo da tela, do lado direito irá aparecer a Pasta Controle de Plano(s) de Manutenção” Nesta pasta será possível visualizar o valor da próxima execução, o valor remanescente para o vencimento e data prevista do Plano de Manutenção. No exemplo do Plano “Troca da Correia Dentada” por “Cíclico” considerando que na inicialização do plano foi inserido um valor de indicador de uso de 1000 km, ao fazer um lançamento de indicador de uso para Objeto de Manutenção no valor de 7000 km. A próxima execução continuará 11000 km e o remanescente 4000 km.

No menu Opções / Parâmetros / Sistema, Pasta Identificação marque o parâmetro “Utiliza Planos de Manutenção e Conceitos de Manutenção Preventiva” para que a Pasta “Planos Realizados” fique visível na edição da Ordem de Serviço.

Pasta Parâmetro

Movimento de Ordem de Serviço que será utiliza para geração automaticamente de OS quando o plano estiver vencido. Quando o tipo de movimento não estiver preenchido significa que não se devem gerar Ordens de Serviço automáticas para o respectivo Plano de Manutenção.

Quando um plano de Manutenção vence é emitida uma Ordem de Serviço para executá-lo. Tal procedimento registra a execução do plano vencido e inicia nova contagem. A geração de uma Ordem de Serviço para um Plano de Manutenção poderá ser feita de duas formas. Acesse o menu Operações / Solicitação de Geração Automática de OS e depois acesse o menu Sistema / Server / Executar Processos e uma Ordem de Serviço será gerada para o Objeto de Manutenção que possui o Plano de Manutenção vencido. Outra forma de gerar uma Ordem de Serviço para um Plano de Manutenção é através do cadastro de Objeto de Manutenção / Processos - Cria OS do Plano de Manutenção e Cria Os Para Terceiros do Plano de Manutenção. Também é possível gerar uma OS para um plano que ainda não venceu.

Planos de Manutenção que tiverem o vencimento juntos poderão ser agrupados em uma única Ordem de Serviço. Acesse o menu Opções / Parâmetros / Sistema, Pasta Ordem de Serviço e marque o parâmetro “ Agrupar planos com o mesmo Vencimento na O.S.” , assim toda vez que Planos de Manutenção distintos para um mesmo Objeto de Manutenção tiverem seus vencimentos juntos serão agrupados em uma única Ordem de Serviço.

Anexo – Itens do Plano de Manutenção

São os Produtos e serviços e que irão compor a ordem de serviço para a execução do Plano de Manutenção.

 Anexo – Inicialização de Plano de Manutenção

Após compor o plano é necessário iniciá-lo para cada objeto de manutenção contemplado pelo mesmo. Isto significa incluir o objeto no plano informando qual a última vez que o mesmo realizou o plano e qual era o indicador de uso. A partir desta informação o sistema passa a gerar as informações necessárias ao gerenciamento do plano para o referido objeto.

Para inicializar um plano de manutenção existem três caminhos:

1. Na visão do Cadastros de Plano de Manutenção Anexo – Inicialização do Plano de Manutenção selecione o objeto e clique no subprocesso “Inicialização do Plano de Manutenção”. O status de pendente passará para efetuado.

2. Na visão do Cadastros de Objetos de Manutenção Anexo – Inicialização de Plano de Manutenção selecione o Plano de Manutenção e clique no subprocesso “Inicialização do Plano de Manutenção”. O status de pendente passará para efetuado.

3. Na visão em árvore do cadastro de Objetos de Manutenção clique no botão Inicialização de Plano de Manutenção e será aberto a tela de inicialização de Plano de Manutenção, selecione o plano e clique no subprocesso “Inicialização do Plano de Manutenção”. O status de pendente passará para efetuado.

Inicializando pela visão do Cadastros de Plano de Manutenção seleciona-se o plano e obtém todos os objetos contemplados.

Para efetuar uma inicialização múltipla ou exclusão de inicialização múltipla de Planos de Manutenção, será preciso que o Objeto de Manutenção não possua nenhum indicador de uso cadastrado e que o Plano de Manutenção tenha sua freqüência em “Dias”. Acesse o menu Cadastros / Plano de Manutenção / Anexo – Inicialização de Plano de Manutenção e selecione vários objetos e clique no subprocesso “Inicialização do Plano de Manutenção” ou “Excluir Inicialização de Plano e será apresentada uma tela para informar apenas a data de inicialização no caso da exclusão a inicialização sai do status de efetuado para pendente quando a exclusão é confirmada.

Processos – Cópia de Planos de Manutenção

Permite criar cópias dos Planos de Manutenção selecionados. Para fazê-lo, selecione o(s) plano(s) que deseja copiar, e defina o Tipo de Objeto, Modelo e SubModelo que a cópia do(s) plano(s) terá(ao). Os planos copiados terão os mesmos itens do(s) plano(s) selecionado(s) para fazer(em) a(s) cópia(s).

Vencimento do Plano de Manutenção

A partir do calculo da média diária de indicador é possível prever o vencimento dos planos. O vencimento é gerado em Operações / Vencimento de Plano(s) de Manutenção.

Considere o Plano de Manutenção Troca da Correia Dentada por Cíclico 1000 para um Objeto de Manutenção com os seguintes indicadores de uso:

30/12/2008 0 km Inicialização do plano com zero km

25/02/2009 10000 km O plano venceu e a próxima execução será com 20000 km

30/03/2009 15000 km O plano ainda não venceu e a próxima execução será com 20000 km 30/04/2009 20000 km O plano venceu e próxima execução será com 30000 km

30/05/2009 25000 km O plano ainda não venceu

Usando como exemplo o ultimo lançamento de 25000 km para demonstrar como é feito o cálculo do vencimento do plano.

1. O Cálculo da média dos indicadores de uso no período 30/12/2009 à 30/05/2009 que será igual a 165,56.

2. Para calcular a data de vencimento do plano faz-se o (Medidor Final) – (Medidor Inicial). No exemplo citado acima a ultima execução do plano foi dia 30/04/2009, então 20000 km será o medidor inicial e o medido final será 25000 km. (25000 – 20000) = 5000 km. Pega 5000 km e divide pela média de indicadores de uso (5000/165,56) = 30,20, isso significa que o vencimento será daqui a 30 dias. Considerando que a data atual do sistema seja 15/06/2009 o vencimento do plano será dia 16/07/2009 como mostra a figura 30.

Fig. 30

Fique atento

Quando o Plano de Manutenção estiver vencido, o campo “Data de Vencimento” na tela de Vencimento de Plano de Manutenção ficará na cor vermelha. Após a geração da Ordem de Serviço o campo “Data de Vencimento” passará a ter um novo vencimento.

Cronograma de Manutenções

Permite visualizar o cronograma anual ou de alguns meses dos planos de manutenção e agendamentos previstos e realizados. Outra funcionalidade que proporciona um controle eficaz das manutenções são os filtros aplicados a Tipos, Modelos, Submodelo, Plano de Manutenção, Filial, Localização, Centro de Custo e Objeto de Manutenção. Acesse o menu Operações / Análise / Cronograma de Manutenções.

Fique atento

 Ao clicar em um dos botões de gerar OS será apresentada a tela de Parâmetros para geração da OS.

Para selecionar vários planos de uma só vez, pressione a tecla “CTRL” e clique sobre os registros que terão geração de OS”s ou pressione as teclas “SHIFT + “SETA DE POSIÇÃO P/ BAIXO.

Para visualizar os Planos Previstos e Realizados, os botões “vermelho” e “verde” devem estar marcados.

Cadastre o seguinte Plano de Manutenção para o Objeto de Manutenção veículo “Fiesta” que foi cadastrado no exercício do Objeto de Manutenção.

Plano de Manutenção: Código gerado automaticamente Tipo de execução: Cíclico

Descrição: Troca da Correia Dentada Cód. Tipo de Objeto: Veiculo

Cód. Modelo: Fiesta Cód. Submodelo: L 1.6 Faixa de Ano Modelo: 2000 à 2010 Freqüência Quilometragem: 10000 km

1. Informe no parâmetro o tipo de movimento para geração de ordem de serviço.

2.Informe no Anexo – Itens do Plano de Manutenção o produto (peça) correia dentada e o serviço

troca da correia dentada.

3.  Inicialize o plano de manutenção e faça lançamentos de indicadores de uso para objeto de manutenção para que o plano fique vencido.

4.Faça a geração de Ordem de Serviço para o Plano de Manutenção. Dica:

Caso a peça correia dentada e o serviço troca da correia dentada não estejam cadastrados, cadastre- os no menu Cadastros / Produtos / Serviços. E no cadastro de produto, Pasta “Integração” marque o parâmetro “Disponível para Manutenção” assim o produto e o serviço ficarão visíveis para serem inseridos no plano de manutenção. Se o plano for inicializado com valor de indicador de uso igual a zero a próxima execução do plano será com 10000 km, mas se na inicialização for inserido um valor de 1000 km, por exemplo, a próxima execução será com 11000 km. Cadastre o mesmo plano colocando o Tipo de execução por Marco e faça os mesmos procedimentos citados e compare as diferenças entre o plano cíclico e Marco.

Exercícios

Visualizar Cronograma

Após aplicar o filtro desejado, clique no botão “Visualizar Cronograma”. Assim o cronograma será gerado. Na Pasta “Planos de Manutenção” e “Agendamento(s) de Serviço(s)” é possível visualizar as manutenções previstas e realizadas. Sendo que as previstas estarão de vermelho e as realizadas de verde.

Também é possível gerar Ordem de Serviço e Ordem de Serviço para Terceiros para um ou vários objetos de manutenção. Para gerar ordens de serviços para vários objetos basta selecioná-los e clicar no botão “OS”.

 Mão de Obra

Os funcionários e pessoas cadastradas no TOTVS Gestão de Pessoas (RM Vitae) podem ser Mão-de-obra da manutenção. Para cadastrar as mãos-de-obra acesse o menu Cadastros / Mão-de-Obra.

Acesse o menu Opções / Parâmetros / Sistema, Pasta Ordem de Serviço e h abilite o controle de mão-de- obra marcando o parâmetro “Controla Alocação de Mão-de-obra”. E para habilitar o controle de histórico detalhado marca-se o parâmetro “Controla Histórico Detalhado de Serviços”.

Ao desmarcar o parâmetro “Controla Alocação de Mão-de-obra” o parâmetro “Controla Histórico Detalhado de Serviços” ficará desabhilitado. Estes parâmetros definem se na edição da Ordem de Serviço na Pasta “Itens” e na edição do item (serviço) serão disponibilizados os botões de “Iniciar, Interromper, e Terminar” apontamento de mão-de-obra.

Segmentação da Mão de Obra

Fig. 31

Este é o cadastro geral de todos os técnicos que podem ser alocados para realizar os serviços da s Ordens de Serviços. A segmentação de Mão-de-Obra poderá ser realizada pelo cadastro de Mão-de-Obra ou pelo cadastro de Tipo de Objeto de Manutenção. A segmentação poderá ser por tipo, modelos e submodelo. Esta é uma segmentação técnica por habilidade e determinam quais técnicos são habilitados a dar manutenção em quais tipos, modelos e submodelos de objetos de manutenção.

Quando não houver segmentação de mão-de-obra por tipo de objeto de manutenção, modelo ou submodelo. Acesse o menu Opções / Parâmetros / Sistema, Pasta Ordem de Serviço e marque o parâmetro “ Disponibilizar todos as Mãos-de-Obra quando não segmentado”. Assim todo o cadastro de mão-de-obra ficará disponível para serem alocadas em itens do tipo serviços na Ordem de Serviço. Com a segmentação de Mão-de-Obra é possível gerenciar as alocações, desempenho, apontamento, histórico detalhado de serviço e cronograma de mão-de-obra, através de gráficos e relatórios. Para ter acesso a essas informações acesse o menu Mão-de-Obra e veja os seguintes opções:

Cronograma Pessoal: permite visualizar o cronograma de cada mão-de-obra por ordem de serviço, previsão de serviço em hora e tempo efetivo em horas.

Desempenho Individual: permite gerar gráficos para cada mão-de-obra de acordo com status do serviço. Desempenho Mensal: permite gerar gráficos mensais para cada mão-de-obra.

Acompanhamento da Execução dos Serviços: permite acompanhar o andamento da execução de serviços para cada mão-de-obra.

Ocupação de Mão-de-Obra: permite visualizar em quais OS, serviços e previsão em horas para execução dos serviços para cada mão-de-obra.

No documento RM1100050410_TOTVS_Manutencao (páginas 46-52)

Documentos relacionados